O cortiço

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Diane 23/08/2019

Ótimo!
O Cortiço é mais uma grande obra da literatura brasileira que narra a história de João Romão, dono de um cortiço que ele construiu ao explorar a escrava Bertoleza, dizendo a mesma que ela agora era uma mulher livre. Mas na verdade, ele a tinha nas mãos para explorar sua riqueza, que ela conseguiu com muito trabalho, tornando-a também sua amante e ganhando sua confiança.

João Romão só se preocupa com a riqueza que os moradores de seu cortiço podem oferecer, através de seus alugueis. Um homem totalmente avarento e invejoso, que só pensa em seu bem estar. Ele busca status social, principalmente depois que seu rival, Miranda, recebe o título de Barão.

Em paralelo com a história de João Romão, conhecemos Rita Baiana, uma bela mulher que encanta o português Jerônimo. Enfeitiçado, ele abandona sua família e seus princípios para viver esse romance tórrido.

Curti muito esse romance, que assim como Senhora, me empolguei em ler por ser essa versão em quadrinhos. A linguagem já não é tão complicada, é bem humorada até. Gosto das críticas sociais que Aluísio de Azevedo coloca numa narrativa tão simplória. Um livro ainda tão atual.

Vicky.Schneider 08/02/2024

Então. Não levei duas horas pra ler... Fiquei um pouco decepcionada... Escolhi ler em quadrinhos pq sempre achei os clássicos meio chatos. Mas essa história ficou rasa demais, nessa versão.

Mundo da Vavah 04/07/2019

Quando recebi essa edição do selo @editoraprincipis do grupo @editoracirandacultural eu fiquei super feliz em poder captar imagens de uma história tão atemporal do nosso grande Aluisio Azevedo. O quadrinho está maravilhoso, com figuras bem fiéis ao que fora narrado no livro.
A história nos mostra a busca de João Romão pela riqueza, ele explora os empregados e até rouba se for necessário para chegar aos seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. Sua amante, Bertoleza, o ajuda de domingo a domingo, trabalhando sem descanso.
Em oposição a João Romão, temos Miranda, o comerciante bem estabelecido que cria uma disputa acirrada com o taverneiro por um pedaço de terra que deseja comprar para aumentar seu quintal.
Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João Romão trabalha ardorosamente e passa por privações para enriquecer mais que seu oponente. Mas quando Miranda recebe o título de barão, João Romão entende que não basta ganhar dinheiro, é necessário ter status, frequentar ambientes chiques, adquirir roupas finas, ir ao teatro, ler romances, ou seja, participar ativamente da vida burguesa, o que para ele é bem complicado.
No cortiço, paralelamente, estão os moradores menos favorecidos e explorados. Moradores de hábitos peculiares, que trabalham muito e se divertem aos domingos, o dia de descanso. Porém muitas dessas famílias nos mostram a verdeira animalização do ser humano, quando vivenciam brigas, ofensas, traições e situações miseráveis de sobrevivência.
Durante a leitura, vamos acompanhar justamente a evolução do ser humano que busca o status e também o quanto o meio em que se vive pode influenciar em sua cultura, objetivos de vida e decisões desesperadas. Ao mesmo tempo que o cortiço evolui em condições habitáveis, deixando de ser uma situação de vida deplorável, teremos em Bertoleza, uma atitude radical que prova, que o ser humano age em desespero e de forma animalesca.

Jana 26/02/2021

Iniciando a minha experiência com romances adaptados para HQ. A leitura foi bastante tranquila e fácil. Pensando em adolescentes na faixa de treze e catorze anos, acredito que a adaptação é boa. Muitos aspectos polêmicos do romance foram deixados de fora, mas acredito que o tratamento dessas questões em sala de aula, nessa faixa etária em específico, não seria bem visto pelos pais. Ainda assim, para quem quer ter uma ideia geral da obra original, é um bom começo.

leeh! 16/05/2023

Trabalho escolar
História interessante e confusa ao mesmo tempo, creio que o livro original seja grande e essa por ser uma hq precise resumir os acontecimentos.
Mas por conter vários personagens e histórias, acaba confundindo o leitor pela rápida mudança com o passar das páginas

Carolina1264 18/03/2023

Emocionante
Eu não tenho muita opinião pra esse quadrinho, mas não podemos negar que de certa forma ele é emocionante, pelo fato da história de como era antigamente no Rio de Janeiro, e pelas mortes também, enfim dou três estrelas e meia?

Alice 23/02/2023

Eu nunca li a história original, mas acho que é um bom resumo do livro, os desenhos são bonitos, coloridos e ajudam a entender algumas palavras mais difíceis, não entendi muito algumas partes pq pareciam não estar "completas" mas acho que isso foi por ser a história mais resumida.

Bárbara 23/07/2021

Para um fã de "O Cortiço" esse HQ é indispensável!! É uma versão light e possui uma ótima adaptação da obra original.
A organização e o trabalho dos designers são maravilhosos.

yaslendo0 16/08/2021

O cortiço
Não funcionou em forma de quadrinhos porque limitou a obra, porém foi um bom primeiro contato real com ela para mim.
Devido às poucas páginas e aos tantos personagens que precisavam ser abordados em pouco tempo tudo ficou bastante corrido. Tentarei ler o livro em si no futuro.

Gabi.Trarbach 11/10/2021

A história é até boa , a leitura é bem facil afinal é um livro bem curto, mas eu ainda prefiro outros livros. LI PRA ESCOLA

Fábbio @omeninoquele 19/06/2022

Bom relembrar dessa história.
#OMeninoResenhando

"... Nem prazer, nem desprazer, pois o trabalho era tão constante para ele quanto a necessidade de acumular e ter dinheiro. E era daquela gente que o dinheiro vinha..."

O português, João Romão soube muito bem aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe deu. Ele trabalhou muito quando mais novo, e quando seu antigo patrão também português resolvera voltar pra sua terra, dá a ele como pagamento um conto e quinhentos reis que foi o pontapé para seu sonho de prosperar e fazer aumentar a grana.

Logo ele conhece a negra Bertoleza, que vive escrava em uma fazenda, mas sonha com sua alforria, e onde João Romão vê a oportunidade de agarrar mais uns trocados, que a pobre juntava pra comprar seu passe de liberdade. João tem lábia, e convence de que havia comprado a liberdade de Bertoleza, e ela toda feliz passa a enxergá-lo como salvador e a partir daí cai nas garras do inescrupuloso ambicioso.

Pouco tempo João Romão compra um terreno e passa a construir o que depois seria O cortiço, que reúne todo tipo de gente, que não tendo uma solução foi parar ali por última opção. É engraçado de ver que esse povo, é o que molda a sociedade como um todo, no cortiço há de tudo e essa heterogeneidade é o que dá liga na história e mostra as camadas sociais que existe.

João Romão é o típico cara que faz tudo pra se dar bem, e que visa somente poder ter dinheiro, não importa em cima de quem tem que passar. Quando surge a oportunidade de poder se casar com uma moça de família ilustre, ele não hesita de por pra escanteio, a pobre que tanto lhe ajudou desde o início. E esse tipo de amor que é idealizado por Bertoleza e que é quebrado facilmente é uma das características marcantes do realismo/naturalismo brasileiro, momento literário em que o romance foi escrito.

Os personagens são muito marcantes e caricatos, e que carregam traços de personalidade bastante realistas, mas o que falar do Cortiço que passa a ser um dos personagens mais importantes nessa história? É lá onde tudo dá início e é lá onde as coisas acontecem.

De frente a uma pedreira, o Cortiço surgiu com objetivo de abrigar os trabalhadores locais e como é uma habitação popular diz muito sobre as pessoas que vivem lá. Quando penso nesse livro, a figura clara de um lugar sempre cheio de pessoas das mais diferentes classes me vêm a mente.

Confesso que o quadrinho é bem mais fraco do que imaginava eu gostei porque matei a saudade dessa história e de personagens que já conhecia. Ele é uma ótima pedida pra alguém que quer adentrar nos clássicos nacionais, mas não quer ler os textos na íntegra, mas só como uma porta pra a obra original que ele serve. Eu já conhecia o livro e o recomendo muito. Se for ler a HQ, que ela te desperte o interesse de ler o romance.

#OCortiço #AluisioAzevedo #Principis #CirandaCultural #LiteraturaNacional #LivroClassico #10HQsEm10Dias

site: https://www.instagram.com/p/Ce7EKs6LjOq/

1 | 2 | 3 | 4