Memórias póstumas de Brás Cubas

1 | 2 | 3 | 4

Fábbio (@omeninoquele) 26/07/2022

Amo essa história
#OMeninoResenhando
?Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte...?
Brás Cubas sempre fora de uma família de posses. Ainda muito cedo, estudou em melhores escolas e sempre teve tudo o que queria. Em seu livro de memórias, conhecemos esse personagem excêntrico e tão único em todas as fases de sua vida. Vida essa que em nenhum momento deixou de ser aproveitada como se sempre fosse os últimos momentos que tinha.
O livro começa com ele já morto, dedicando suas memórias ao primeiro verme que comer suas carnes frias. Mais adiante vemos que ele estava a criar um remédio que revolucionaria a medicina, o Emplasto Brás Cubas, dedicado a aliviar a melancolia da humanidade e que fora por conta desse total foco nessa descoberta, ele deixou-se definhar até a morte. E por incrível que pareça, o remédio que poderia dar-lhe um certo renome, morre com ele, antes de vir a ser realidade.
A visão que esse personagem nos passa é de que as coisas em sua vida sempre vieram de maneira muito fáceis, foi assim quando seu pai arranjou-lhe um casamento de bom partido, que lhe propiciaria a entrada na política. Mas por infortúnios da vida, ele conhece uma outra moça, se apaixona por ela e quando pensamos que vai desposá-la ele escolhe a que lhe daria um certo poder perante a sociedade, e por esses infortúnios, o pai da moça não lhe entrega a mão da filha, e quando ela se casa com outro, os dois, Brás Cubas e Virgília passam a ser amantes.
O personagem defunto viveu a vida como achava que era pra ser vivida, mas não deixou nada de legado de que pudesse se orgulhar ou se envergonhar. O que o torna de certa maneira esquecível, e que cai em uma certa tristeza, porque aquele que em nada contribui para a vida de alguém ou deixa legados é certo que não aproveitou tudo o que tinha que aproveitar dela. Nós somos momentos e cada pedaço desse tempo que estamos vivos, são oportunidade que temos pra criar nosso legado.
O romance se passa no século XIX, no período em que D. Pedro II era o imperador do Brasil e é através desse cenário que podemos visualizar como a sociedade era formada, e na história é retratado essas divisões das classes sociais, a escravidão e como o pensamento científico era visto. Tudo de maneira ácida, pessimista e irônica, sob a narração em primeira pessoa que deu ao autor essa visão privilegiada, atrás de Brás Cubas para tecer críticas a essa sociedade e que de certo modo criou um romance inovador ponto de referência pra muitos autores de hoje em dia.
Gosto muito dessa narrativa, pelo brilho e inovação que carrega e por ser precusora de uma literatura fantástica e por se tornar tão relevante e aclamada mesmo nos dias de hoje. Recomendo demais!
#MemoriasPostumasDebrasCubas #MachadoDeAssis #Principis #Quadrinho

Wilson 28/03/2021

Brás Cubas quadrinhado
É uma delícia poder ler essa obra literária, mas com a visão também compartilhada com os desenhos dos quadrinhos, que por sinal, estão muito bem feito. A leitura dessa forma torna mais agradável para os que ainda têm um pouco de preguiça em leituras somente escritas. Mas o tempo cura esse problema, onde a imagem daquilo que estais lendo, você mesmo terá a oportunidade de criá-las em sua mente criativa.

Aline.Santos 07/06/2020

Nunca li a obra original, então não sei avaliar se é fiel. Mas no geral não gostei mto da história.

Clara938 01/06/2020

É bem interessante ver esse clássico em quadrinhos, porém senti falta de algumas frases icônicas além do linguajar um pouco mais complexo
Roberto Noir 30/06/2020minha estante
Realmente não poderiam ter deixado passar a famosa "Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis."

sofsversion 05/07/2023

Nunca achei q ia preferir amantes doq casados
No começo nn tava gostando mt nn, admito, mas dps foi ficando viciante e fui me interessando cada vez mais

jynzersos 18/06/2023

?Não alcancei a celebridade. Não conheci o casamento. Não padeci a morte de D. Plácida. Nem a semidemência do Quincas Borbas. Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.?

Jania Marta 07/02/2021

Sem sentido
Tentaram abocanhar o livro todo de forma resumida e ficou sem sentido como em o " pulo" da página 19 para 20. É necessário ler a obra original primeiro para compreender a história.

ORaskol789 04/02/2021

críticas sociais do século XIX no RJ
Crítica social muito legal e interessante do Machado de Assis que retrata críticas a sociedade do século XIX,tais como; Escravidão,maturidade,a elite do tempo . E tudo isso escrito por um NEGRO DO SÉCULO XIX!
Acredito que todo brasileiro tem que ler esse livro .

Jv 23/11/2020

Como eu não queria ler esse livro antes?
Nunca me interessei de ler clássicos, achava cansativos, com palavras difíceis,eruditas. Porém, memórias postumas mostrou-me que não é bem assim. Esse livro é bastante inovador, especialmente para sua época, e os personagens são muito carismáticos.

Neila 20/09/2020

Brás Cubas
Memórias póstumas de Brás Cubas conta, como o título indica, suas memórias, sua vida, porém quem conta já está morto! Brás Cubas conta sua vida desde a infância, seus amores e sua posterior solidão.

z..... 09/02/2022

Edição em Quadrinhos Principis (2019)
É difícil a adaptação para HQ de obra onde devaneios e reflexões são o principal atrativo. Brás Cubas tem essa disponibilidade, usando sua vida e experiências pessoais para a percepção do mundo, como era comum, desmistificado de romantismo idílico e realista na exposição nua e crua de visceralidades rotineiras na sociedade. Cinismo, hipocrisia, aspirações egoístas, disposições torpes, farsa e maldade são idiossincrasias...

A edição tem idealização jovial, em formas e cores, percebendo-se essa pretensão principalmente na ilustração de personagem da atualidade representando sedutor capitão. Fato talvez ignorado pela maioria, mas evidente para conhecedores. Oras! É Corto Maltese na página 20, encarnando o capitão dos devaneios de Cubas.

Conheço o romance no texto integral e, sabe o que foi interessante na leitura dessa HQ? Devaneio por devaneio, tive os meus também, com insight a exemplo da leitura de Dom Casmurro em quadrinhos dessa mesma coleção, de que houve o caso extraconjugal entre Bentinho e Capitu. Real e negada cinicamente, similar a Cubas em seu enlace com Virgília, esposa do amigo Lobo Neves. Vejo tal fato na vida de Capitu e, em recente descoberta para mim, que alguns sustentam como invencionices, na amizade entre Machado e Alencar... e a mulher deste. Brâs Cubas expõem a arte da hipocrisia... real, comum, presente, existencial em nossas misérias torpes.

Enfim, curti a adaptação. Vale como inusitado resumo, obviamente, não definitivo.

Naty 25/04/2020

Rápido para ler, resume os pontos mais importantes desse clássico da literatura brasileira

Mateus 01/07/2022

A adaptação para quadrinhos ficou ótima, tanto as imagens quanto os textos, tudo ficou muito bom e dinâmico

Romulo Vieira 31/08/2019

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, sem dúvida alguma dois e continua sendo um dos maiores escritores brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro, em 1839, filho de um pintor de parede e lavandeira. Ficou órfão cedo e foi criado pela madrasta.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é um romance que revolucionou a sua época, a princípio publicado em folhetim, de Março até Dezembro de 1880, para no ano seguinte tornar-se um livro.

Brás Cubas, que, como ?defunto autor? narra as contradições da sociedade brasileira do século XIX, denunciando a escravidão, positivismo, política e o cientificismo.

Os tempos passaram e Memórias Póstumas de Brás Cubas continua influenciando a nossa literatura e seus leitores.

Essa HQ é muito divertida e bem trabalhada, é uma ótima forma de incentivar a leitura de clássicos da nossa literatura.

Desejo à todos uma ótima leitura, e não esqueçam de deixar seus comentários sobre a obra.

site: https://www.instagram.com/p/B11dZcOjlVm/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

1 | 2 | 3 | 4