Memórias póstumas de Brás Cubas

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Renata.Rezende 28/09/2020

Um retrato de Brás Cubas para chamarmos de nosso
As belas ilustrações de Walmir Amaral dão vida aos famosos personagens dessa obra de Machado de Assis de maneira muito sensível. O solteirão Brás Cubas saiu bem apessoado.

Considerada a primeira obra do realismo brasileiro, os personagens e a vida no Rio de Janeiro do 2º império são retratados de forma fatídica, impessoal, expondo, com a deliciosa ironia machadiana, os privilégios da elite.

Tenho minhas dúvidas se alguém que não leu a obra completa conseguiria entender bem o enredo por essa HQ. Algumas frases ilustres foram deixadas de lado, mas ainda assim, como professora, considero que as HQs são uma forma muito mais interessante de convidar os jovens a fazerem as primeiras leituras da literatura brasileira. Principalmente hoje, em tempos de resumos e análises prontas na internet.
Vale super a leitura!

Diane 01/09/2019

Facilitou o entendimento
Neste romance de Machado de Assis, somos levados a conhecer a história de Brás Cubas, um "narrador defunto", que conta as suas aventuras vividas na sociedade brasileira do século XIX. Confesso que há tempos tento ler esse livro e nunca conseguia, devido sua linguagem difícil da época. Fiquei feliz em encontrar essa versão em quadrinhos, que apesar de não mudar a linguagem da narrativa, facilita o entendimento através das imagens. E fiquei feliz em finalmente conhecer essa obra, cheia de simplicidade, mas de uma riqueza imensurável para a literatura brasileira.

DaniM 15/05/2019

Achei essa adaptação bem superior à da mesma editora para Dom Casmurro. Conseguiram transformar a história em quadrinhos, transportando com sucesso a linguagem machadiana para esse formato. Trata-se de um quadrinho para adultos, diferente do que a maioria possa pensar. Definitivamente os diálogos não seriam palatáveis para crianças. Não amei, mas gostei.

1 | 2 | 3 | 4