O silêncio dos livros

O silêncio dos livros Fausto Panicacci

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Guido Alexandre - @lendocomotempo 25/02/2020

Já imaginou um lugar em que o simples ato de possuir um livro seria motivo de parar na prisão?
Vamos acompanhar a história de Santiago, que vai ser vizinho da jovem Alice, uma garota que adorava ouvir histórias. Alice mora com seus pais e sua irmã.

Com a chegada de Santiago, Alice acaba se tornando uma grande amiga, já que ele tem várias histórias para contar, fazendo com que ele se aproxime de toda a família. Onde os livros eram proibidos, ouvir essas histórias era um grande presente.

O livro vai ser dividido em três partes, onde vai relatar o passado, presente e futuro e é ambientado no Brasil e em Portugal. Confesso que gostei bastante desse formato, faz com que a gente se envolva na história.

“Esse livro escolheu-te. Devias lê-lo. Os livros escolhem-nos.” – Pág. 96

Este é um livro que todo leitor deveria ler, pois nos identificamos bastante ao longo da leitura e ele foi escrito especialmente para nós que amamos livros.

Tive o prazer de participar da leitura coletiva do livro organizada pela @lcagcomunicacao e com a presença do autor @faustopanicacci. Foi maravilhoso poder discutir sobre o livro com os participantes da leitura coletiva, eu amei essa experiência.

Só posso pedir para vocês darem uma chance e conhecer essa história, aposto que não vão se arrepender.

@eu_sandroka 24/02/2020

Apenas leiam!!! Livro incrível!!! S2
* Pensava nos pais e na irmã como bonitas caixas de sapato, das quais se empilham em lojas, juntinhas, mas sem se verem umas às outras por dentro. *
O misterioso Santiago Pena; Alice, menina desprezada pelos pais; Um antigo caderno com questões intrigantes; Um jovem acusado de crime que alega não ter cometido; A descoberta de uma biblioteca abandonada... Suspense e aventura misturam-se a profundas reflexões sobre os paradoxos da condição humana nesta arrebatadora história que trata de amizade, loucura, amor e perda da inocência.
O #SandrokaIndika mais difícil que já escrevi.
Amo tanto esse livro, que acabei formalizando opiniões em vez de impressões. Portanto, rascunho rasgado e nova tentativa.
É minha terceira leitura desse lindo. A primeira participando da #LeituraColetiva organizada pela equipe incrível da @LCagenciadecomunicacao e com participação efetiva e muito especial do autor @faustopanicacci. #gratidão
Vocês já leram aqui no ig que a história conta os desdobramentos das jornadas de Alice, Hilário e Santiago. Há outros personagens que permeiam as páginas, engrandecendo - ou não - as vidas dos nossos protagonistas.
Uma sociedade em que os livros foram proibidos. Em que as escolhas são feitas em modo randômico através de aplicativo. Em que não há jornais impressos há muito tempo. Em que criminosos são definidos por determinado gene. Em que a manipulação genética permite * filhos perfeitos *. Em que as árvores foram substituídas por imitações em plástico. Em que as fotografias também estão a caminho da proibição.
Afins queridos... Que distopia triste. E, de certa forma, redentora.
Uma obra prima que, a cada leitura, nos permite novas interpretações. As nuances dos personagens os aproximam de nós, me vi xingando, torcendo, julgando, vibrando, sentindo. Não há como sair imune dessa leitura. Não há. Mérito do autor.
No decorrer da história, temos dois contos em momentos distintos: “A menina e o tigre” e “O mito da videira encantada”. Não fosse o livro incrível por si só, valeria a leitura apenas por eles.
* Uma grande metáfora sobre o papel dos livros na vida das pessoas. *
* Uma declaração de amor à Literatura e também à Língua Portuguesa. *
* Uma trama romanesca sobre amadurecimento. *
* Fazer o leitor ver o mundo pelos olhos de uma criança é um dos grandes achados do romancista (...). O leitor sente junto com a menina, sente aquilo que ela sente. *
5 estrelas, favorito da vida e #recomendadíssimo.
Livro disponível para compra nas livrarias e lojas online de todo Brasil.
2a edição é ilustrada.
Disponível no #KindleUnlimited
#SobreLivrosEseusAfins #oSilêncioDosLivros #oSilencioDosLivros #FaustoLucianoPanicacci #LCAgencia #LCagênciaDeComunicação #BookLover #AmoLer #MarcadorOriginal #KindleÉtudoDeBom #AutorNacional #LeiaNacionais #Instagram

site: Https://www.instagram.com/eu_sandroka
Genilce 21/10/2020minha estante
Onde vc encontrou a edição ilustrada?

@eu_sandroka 25/10/2020minha estante
No kindle unlimited só... A edição física só pelo site da editora...

Genilce 30/10/2020minha estante
Ah... Ok

@eu_sandroka 30/10/2020minha estante
:-)

Oda @bibliotecadeumacacheada 23/02/2020

Leia esse livro, você irá se emocionar ?
O livro conta a história de como os livros foram proibidos e quem tivesse estaria cometendo um crime e acabaria sendo preso, o livro é dividido em três partes :

Na primeira parte conhecemos Alice, uma menina que ama história, que sente saudades da avó e do tio, porque eles viviam contando histórias pra ela, Alice vive em Portugal com seus pais e sua irmã Beatriz, uma família que não dá atenção a Alice, se referem a ela o tempo todo como menina.

Na segunda parte voltamos ao passando, no Brasil, conhecemos Hilário, a história da sua infância e como ele foi parar na sua triste realidade. Hilário acaba conhecendo o Antônio, onde uma amizade logo surgue e juntos transformam a biblioteca de Babel, e é nos livros que a vida de Hilário se transforma.

? " Há ali sonhos, vidas talvez mais reais que as nossas. Com livros podemos transcender a platitude de nosso cotidiano, conhecer lugares aos quais nunca conseguiríamos ir."

Na terceira parte, voltamos a parte da Alice, onde pelo olhos dela vamos ver o que aconteceu quando os livros foram proibidos e por diante, e ainda podemos ver sua amizade com o misterioso Santiago e a luta dele para trazer os livros de volta.

? Genteeee que livro foi esse ? Não tenho palavras para dizer o que esse livro fez comigo, senti meu coração apertado em muitas vezes, teve partes que chorei porque querendo ou não é a nossa realidade.

? Nele vemos como o livro pode mudar a vida de uma pessoa, o autor tem uma escrita que conseguiu me prender na história e o final me surpreendeu e muito.

Michele @leituraempauta 20/02/2020

O silêncio dos livros nos traz uma realidade onde os livros são proibidos, e quem possuí-los está cometendo crime sujeito à prisão.

A história é dividida em três partes: na primeira, conhecemos a menina Alice, que ama histórias, mas com a proibição dos livros é privada de lê-los. Sente saudade da avó, do tio, das histórias contadas por eles e das estantes repletas de livros. Alice vive com seus pais e sua irmã mais velha em Portugal, uma família onde cada um vive em seu mundo particular, cada um ligado a uma tecnologia, e que não dá a menor atenção à Alice, se referindo a ela o tempo todo apenas por Menina.

A segunda parte se passa no Brasil e conhecemos Hilário, sua triste infância e as circunstâncias que o levam a um triste destino por muitos anos. A passagem que mais gostei de sua história é o início de sua amizade com o português António, e a transformação da Biblioteca de Babel, onde a literatura transforma a vida de Hilário e de outras pessoas.

Na terceira parte voltamos à história pelos olhos da Menina, e sua linda amizade com o misterioso Santiago.

Para nós que amamos os livros, é impossível imaginar um mundo sem eles e suas histórias incríveis. Porém, acontecimentos recentes nos preocupam, como a censura aos livros com temática LGBTQ na Bienal do Rio no ano passado, a tentativa de proibição de livros clássicos pela Secretaria de Estado de Rondônia e a escola no Rio de Janeiro que atirou livros que recebeu como doação pela janela.

Através de O silêncio dos livros, o autor nos traz reflexões importantes de como a tecnologia tem dominado a vida das pessoas, fazendo com que elas percam o interesse na busca pelo conhecimento, deixando que a tecnologia domine suas vidas, influenciando até mesmo na tomada de decisões.

site: @leituraempauta
@eu_sandroka 25/02/2020minha estante

Josy @estantedajosy 20/02/2020

Ainda que os livros fossem crime, eu lutaria por eles
Hilário Pena de Jesus. Hilário em homenagem a um parente do homem do orfanato, pena por ser tão franzino e de Jesus, porque não era de ninguém. Foi o que o jovem foi por muito tempo, até sair do orfanato e cometer um crime. Ele acertou um homem com uma garrafa e o matou.

Apesar de ter visto de relance algumas reportagens que avisaram de uma nova lei, ele não prestou muita atenção, no entanto, e foi julgado perante essa nova lei. E nela, as pessoas que cometiam crime eram submetidas a exames para ser analisada a presença do gene-C em seu DNA. Gene-C seria o gene da criminalidade. Se você já tinha parentes na família com isso ou tendência para ser um criminoso, era detectado no exame e você recebia imediatamente a pena de morte.

Mas os exames de Hilário deram negativo para o gene-C, mesmo assim, ele havia cometido um crime. Então o que estava errado? Hilário foi preso de qualquer forma, afinal, poderia ter a possibilidade de ele ter o gene virtual. Em todas as hipóteses, mantê-lo preso era a melhor opção. A cada quatro anos ele repetia o exame, sempre dando negativo e sua liberdade continuando ser negada e aos poucos Hilário já perdia sua juventude... e sua sanidade.

Quando imaginava que estaria fadado a viver sua reclusão sempre sozinho, foi colocado ao seu lado um senhor que havia cometido um crime peculiar. O senhor de idade era acusado de tráfico, mas a mercadoria era livros! Os livros haviam sido proibidos no país!

Antonio comercializava livros desde sempre e permaneceu realizando seu trabalho mesmo após a proibição. Ao ser pego transportando para outro local, foi pego e levado a julgamento. Pegou uma pena e multa e agora era obrigado a dividir a cela com Hilário.

Essa aproximação não poderia ter sido mais satisfatória. A paixão que Antonio tinha pelos livros logo pôde ser transmitida para Hilário quando eles decidiram reformar a biblioteca da penitenciária. Hilário, que sempre foi um estudioso da arquitetura, jamais imaginava que poderia ser adeptos aos livros literários e se encantou com o mundo que encontrou ali.
“-Ora, e desde quando Literatura não é a sua área? Se ainda não está morto, então é a sua área. É minha área. É a área de todos”.
Paralela a essa história, somos apresentados a Santiago, um homem erudito, viajado que luta pelo retorno dos livros. Ele vive sozinho, mas foi acolhido pela família vizinha com quem sempre almoçava ou jantava. A família tinha uma pequena menina, muito rejeitada, mas que se encantou com Santiago e suas grandes histórias. A menina Alice, muito curiosa, estava sempre buscando uma oportunidade de ouvir as histórias que Santigo conhecia e passou a chamar ele de “Avô de letrinhas”.
“Gostava de ouvir conversas e repetir para si as falas dos outros, imitando as vozes para memorizar. Como uma catadora de palavras, anotava tudo em seus caderninhos. Não entendia bem o que os adultos diziam, mas abraçava as palavras mesmo assim – para quando crescesse e fosse sabida”

Confira a resenha completa no blog: http://www.estantedajosy.com.br/2020/02/ainda-que-os-livros-fossem-crime-eu.html

site: http://www.estantedajosy.com.br/2020/02/ainda-que-os-livros-fossem-crime-eu.html
@eu_sandroka 20/02/2020minha estante

Kleyse0 20/02/2020

Surpreendente. E assim que começo a resenha de O Silêncio dos Livros. Em um país onde ter livros é crime quem fosse encontrado com eles seria preso. Alice Crastino, uma criança curiosa acaba conhecendo Santiago, um forasteiro que se mudou para Gaia para lutar contra a proibição dos livros e no meio de tudo isso acaba gerando interesses já família da pequena. A história dá um salto no passado para contar a história de Hilário Pena, mas não se enganem leitores, as duas histórias vocês irão descobrir que podem ter conexões. E dentre tudo isso, tem aventuras da pequena Alice, um pouco de suspense e acontecimentos surpreendentes. Um assunto que era para estar na só na ficção sobre a proibição dos livros, infelizmente, está virando realidade. Mas não podemos nos abalar e assim como Santiago e Alice devemos lutar para que isso não avance mais e mais.

site: https://www.instagram.com/p/B8yh62ZDTOP/?igshid=1we676b7oylo9

bibliotecadajordana 19/02/2020

[ RESENHA: O silêncio dos livros]

#LeituraColetiva

Autoria: Fausto Luciano Panicacci
Editora: Pandorga
Páginas: 255p
Ano: 2019
Assunto: Drama; Suspense; Aventura; Literatura brasileira.

Já imaginou viver em uma época em que os livros são proibidos?

"Era um daqueles períodos da História tão tragicamente adultos que o absurdo só se faz visível aos olhos da infância."

"Há tempos superamos aquelas bobagens sobre escolhas e responsabilidade, valores, livre-arbítrio. Nada mais leve para o coração humano do que depositar tudo na grandiosa mão da sorte."

Em uma época sombria em que livros são proibidos, a tecnologia é utilizada até pra decidir as atitudes humanas, assim como para criar filhos com a genética perfeita, em que não se conta mais histórias e a leitura é um ato criminoso.

Vivia Alice uma menina que queria crescer para ser sabida, curiosa como toda criança, adorava ouvir as histórias de sua avó que tinha virado estrelinha, e de seu tio que fora preso devido a proibição dos livros, vivia a imaginar e anotava tudo que achava importante em seus caderninhos, os seus maiores tesouros.

Mas um dia ao voltar pra casa da escola, se encontra com o novo vizinho Santiago Pena que havia acabado de chegar em Portugal, a partir desse encontro uma amizade irá surgir entre a menina que adorava histórias e o estrangeiro que gostava de contar histórias.

"A menina deixou o lugar com um contentamento enorme: ela sabia que dali surgiria uma grande amizade, algo que mudaria sua vida."

Mas Santiago possuía um passado misterioso e desconhecido por todos, e sempre levava consigo um caderno apenas com os dizeres na capa "Hilário Pena", todo esse mistério leva a família de Alice a ter muitas dúvidas e desconfianças sobre ele, mesmo que com o passar do tempo ele fosse quase da família, e passava a contar histórias não só pra Alice mas para a família Crástinos.

Será que a leitura é capaz de transformar alguém? Por que o estrangeiro ainda despertará anseios perigosos na família Crástinos?

O livro é dividido em três partes, em que vemos o passado pelos olhos de Santiago, o presente e o futuro pelos olhos de Alice, a escrita é poética, e possui várias referências literárias, sendo narrado tanto na perspectiva de um adulto quanto de uma criança leva o leitor para dentro da narrativa de maneira fabulosa e encantadora com um final surpreendente.

Além de abordar de maneira magnífica a importância que a leitura teve enquanto agente de transformação, leitura como direito humano, e como a leitura é importante durante a infância e toda nossa vida, e principalmente a importância das bibliotecas enquanto locais de disseminação da leitura e informação.

Gabi Voss 13/02/2020

"Um livro é a melhor companhia não humana que alguém pode ter - embora sua 'não humanidade' seja de todo questionável. "

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 10/02/2020

Resenha: O Silêncio dos Livros, Fausto Luciano Panicacci
O Silêncio dos Livros é um livro de Distopia / Drama / Ficção científica / Romance / Romance policial / Suspense e Mistério, foi escrito pelo autor Fausto Luciano Panicacci sendo de literatura nacional. Eu recebi esse livro em parceria com a Agência LCComunicação junto com o escritor, foi feita uma leitura coletiva, eu recebi além do livro outro livro para sorteio, duas canetas, marcadores e uma carta com as regras.

O conteúdo do livro é sobre uma garota chamada Alice e um rapaz chamado Santiago, ela é curiosa e vive num lugar onde ter livros é crime.Então o Santiago vai na casa dessa família e começa contar histórias, uma dessas histórias é sobre um homem chamado Hilário que comete um crime, mas ele não tem o gene do crime, porém por acharem que matou alguém o advogado na verdade não acredita nele mas faz não ter pena de morte pois ele é contra e fica com prisão perpétua, ele faz nova amizade com um preso que na biblioteca Babel onde esse homem fala sobre os livros, o Hilário muda completamente seu gosto sobre literatura.

Minha análise eu amei o livro, tanto que eu favoritei e dei 5 estrelas, achei sensacional as referências com A menina que roubava livros e Fahrenheit 451, se você ficou curioso em saber sobre mais o livro super indico que leia ele, o livro está disponível na Amazon, Saraiva e no site da Editora Pandorga. Minha leitura foi muito fluída e esse livro é encantador para todo amante de literatura. Portanto esse livro é incrível e vale muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/

Simone 25/01/2020

Uma verdadeira obra de arte!
Já faz algum tempo que não leio um livro tão bem escrito como esse, com uma trama muito bem delineada, personagens que grudam na pele, e poesia entremeada em um contexto. O autor é formado em fotografia, história do cinema e história da arte... E soube como ninguém contar uma belíssima história.

Trata-se de um mundo distópico, onde os livros são proibidos, e quem ousar tê-los, é punido severamente. Entre passado e presente o leitor é presenteado com um enredo excepcionalmente escrito, contado ora aos olhos de uma garotinha; ora aos olhos de um homem desdito. A primeira parte é narrada aos olhos de Alice (em Portugal), uma garotinha que ama histórias e que acaba por conhecer Santiago (seu novo vizinho), um homem misterioso e também amante de boas histórias e literatura. A segunda parte é contado aos olhos de Hilário (no Brasil), um homem que cometera um desatino e, por isso, ficara preso por vinte e cinco anos. A terceira e última parte volta a ser contada em Portugal (aos olhos de Alice), interligando todas as partes, mimoseando o leitor com uma narrativa de encher os olhos e o coração. Os personagens secundários são de suma importância, dando ao contexto ainda mais beleza e instigando o leitor. Abaixo segue alguns quotes:

"Nem sempre havia sido assim: a menina ouvira sobre uma época, remota e mágica, na qual era permitido ler histórias em livros – o que, sendo uma coisa boa, tinha agora o rosto de um mito." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Quando de algo se tem pouco, agarra-se com afinco a esse pouco; mas quando esse pouco é menos que pouco, esvai-se e perde-se em pó." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Enquanto o mundo decretava a morte dos livros, tentando silenciá-los, eles resistiam: longe do burburinho quotidiano, do barulho das cidades, das buzinas dos carros, do ruído dos aparelhos, do falatório vazio, o silêncio dos livros não era de morte, como se buscava impor-lhes, mas de música. O silêncio tinha sons, e os livros iam conclamando, em cochichos, à leitura, e celebrando, aos gritos, a vida. O silêncio dos livros cantava. O silêncio dos livros era a própria música." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

"Pensou em monstros, lembrando-se que os monstros das histórias pelo menos tinham lá uma lógica, ainda que mera lógica de monstros; mas os humanos que estava a conhecer descortinavam uma falta de lógica que, não podendo ser tributada à sua monstruosidade, só podia advir de sua humanidade." (Livro: O SILÊNCIO DOS LIVROS, de Fausto Luciano Panicacci)

Pois bem, para um bom amante da literatura este é um prato cheio, com profundidade, poesia e magníficas mensagens. Eu fiquei presa ao contexto do início ao fim, sentindo os sabores e dissabores que a trama induziu-me. E olha que estou falando de um enredo permeado de narrativa, muitas vezes detalhada (algo que não sou muito fã), mas que com essa obra foi tão bem galgada que, em verdade, não fez diferença alguma para mim... Digo até mais, tornei-me fã do autor e sua exímia sensibilidade para se contar uma incrível história. Este livro tornou-se um dos meus favoritos, cheguei ao final com o coração apertado e, agora, estou numa baita ressaca literária. EU. MEGA. INDICO. o/ E não por menos, o avaliei no Skoob com cinco estrelas e, claro, o favoritei. P.S.: Vocês precisam conhecer essa obra.

A trama é narrada em terceira pessoa, com narrativa e diálogos rebuscados, porém compreensíveis; a diagramação está perfeita, no formato digital; e a capa estampa ninguém menos que Alice e Santiago, caminhando em plena Vila Nova de Gaia.

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2020/01/falando-em-o-silencio-dos-livros-de.html

Raposa Literária 22/01/2020

Raposa Literária - leitura necessária!
O silêncio dos livros é uma obra com narrativa discursiva poética, que nos faz refletir sobre a importância dos livros e como a leitura é essencial para o nosso senso crítico e para a formação de questionamentos, entre outras coisas. Devo adiantar que essa leitura foi extremamente satisfatória para mim, no princípio, tive uma certa dificuldade em me conectar com a narrativa devido ao vocabulário que o autor utiliza, um pouco mais rebuscado do que o que eu estou acostumada, mas tão logo me habituei e a narrativa fluiu como deveria.

O livro é dividido em partes, na primeira, somos inseridos em um futuro não tão distante ou talvez muito distante (depende do seu ponto de vista), em que os livros são proibidos. Ler, comprar, colecionar ou qualquer ato que envolva as tão delicadas e encantadoras páginas, é crime.
Nesta primeira parte, conhecemos Alice, uma menina que no auge dos seus oito anos sonha com uma época distante, uma época em que os livros eram permitidos, secretamente, ela mantém um exemplar que fora um dia de sua já falecida avó, entretanto ele não dura muito, quando sua mãe o descobre, trata logo de se livrar dele.
Alice é uma menina sem o carinho e afeto dos pais, e por isso, carente de atenção. Quando um homem ocupa a casa ao lado da sua e ela descobre o apreço que ele possui pelos livros e histórias, ela finalmente acredita ter achado seu ponto de paz.

A narrativa da segunda parte retrocede alguns anos e somos apresentados a Hilário Pena. Um brasileiro, condenado, tentando provar sua inocência ou talvez, tentando entender quem de fato é.

A vida na prisão o isolou de muitos acontecimentos que mudaram drasticamente o rumo da sociedade, com o mínimo contato que ele tinha com a sociedade exterior, ficou sabendo quando a proibição dos livros e impressos começou, mas para ele, não fazia diferença, não entendia porque livros eram tão superestimados. O amadurecimento de Hilário foi um ponto alto na história, a construção e a desconstrução de antigos conceitos nos mostrou mais do que somente a mudança e evolução de um personagem, foi possível captar a essência do que o autor queria transparecer.

A terceira parte do livro fica por conta da inserção de Hilário/Santiago na família de Alice, e o desfecho surpreendente da trama fez com que eu ficasse de boca aberta e com o coração acelerado.

O silêncio dos livros foi uma surpresa agradável para mim, e é o tipo de leitura que a cada releitura há mais intrínseco diante dos parágrafos, uma referencia aqui e outra ali torna a leitura instigante e desbravadora.

@_paralivreando_ 21/01/2020

Fascinante
De silêncio esse livro tem muito pouco. Quer seja nas ações, decisões, lagrimas, sonhos, desejos, anseios, tristezas ou dores, é possível ouvir as vozes e os gritos em cada página, em cada sofrer, em cada história, em cada sonho, relatado nesse livro excepcional.
Em um futuro não tão distante, onde pais e filhos dividem um mesmo teto e levam uma vida individualista, onde a sorte é decidida por aplicativos, onde a tecnologia trás a solução para o fim da criminalidade ao mesmo tempo em que causa insegurança e dúvidas em sua veracidade, são levantando tópicos e questionamentos sobre a vida que levamos e que escolhemos para viver nos próximos dias.
Um livro que desperta momentos para ser filósofos e encontrar o real sentido da vida.
@eu_sandroka 21/01/2020minha estante
Amei sua resenha.
Esse livro é incrível.
Vc tem Instagram?

@_paralivreando_ 14/02/2020minha estante
Tenho sim... ja seguimos uma a outra Lá tb! ?

@eu_sandroka 14/02/2020minha estante

Miry 16/11/2019

Poético
É aterrorizante a ideia que o livro mostra de uma realidade onde ter livros é crime. Já pensei logo que ia ser presa. Governo nenhum ia fazer eu me desfazer dos meus livros.

Mas é uma distopia dolorosa que mostra o pior do ser humano. Foi uma experiência única.

@eu_sandroka 07/11/2019

Apenas leiam!!! #Incrível
Nova edição linda.
Li primeiro em e-book “via” Kindle unlimited. Em seguida (porque eu não conseguia esquecer a estória, de tão incrível que é) li no e-book que adquiri na Amazon.
Ainda hoje não encontro palavras suficientes para descrever 1/3 do que esse livro significou e representou pra mim.
Estória densa, tão bem escrita, quase poética, tão real, tão palpável, e tão assustadora.
Eu cresci amando ler. Sou livrólatra por natureza. Amo o cheiro das páginas. Fazer a imersão em uma distopia sobre um mundo sem livros me arrebentou positivamente.
Essa estória arrebata. Não dá pra ficar imune.
Desperta sentimentos. Desperta pensamentos. Desperta desejos. De um mundo melhor. De uma sociedade menos injusta. De mais empatia. De olhar pro próximo como alguém que existe - corpo e alma.
A loucura de um sistema randômico, que decide passo a passo dos integrantes alienados dessa nova sociedade instituída.
Proibiram os livros. Agora querem proibir as fotografias.
A única coisa constante pra mim é dizer: apenas leiam.
Sério, leiam “o silêncio dos livros”.
Foi minha melhor leitura (e releitura) em 2019.
Ganhei a edição anterior, e é linda também, páginas tão cheirosas... Perfeição em forma de livro.
Há redenção. A qual preço, a gente define dia a dia com nossas atitudes.
#Recomendadíssimo
5 estrelas e favorito da vida.
Henris Andrade 10/12/2019minha estante
Desejo ler em 2020, adorei sua resenha.
Obrigada ?

@eu_sandroka 10/12/2019minha estante
Obrigada.
S2
Esse livro se tornou meu #xodó. Leitura incrível mesmo.
Por favor, diga depois o que achou.
;-)
Abraço.

Henris Andrade 19/12/2019minha estante
?????

@donzelaobscura 05/11/2019

Arrasador!
"TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE."

Assim começa a história com essa frase impactante e que já me fez criar expectativas sobre a leitura.
Santiago chega a Portugal, após muitos anos de reclusão por um crime do qual alega veementemente que não cometeu. No novo lar, conhece sua pequena vizinha, Alice, uma criança alegre e ávida por histórias.

Alice é apenas uma menina que ama livros desde que a sua Avó lhe contava sobre eles e suas histórias, pois nascera numa época em que os livros são proibidos e quem os porta, poderá ser condenado à prisão perpétua ou até mesmo corredor da morte, porque é considerado um crime gravíssimo.
Cativada pelas histórias de seu novo vizinho, em um belo dia, percebe que o mesmo, porta um pequeno caderno de capa preta e sabe que isso também é proibido, mas atiçada pela curiosidade, prefere descobrir por si mesma do que se trata.

Esse livro me pegou de surpresa em alguns aspectos e me surpreendeu. O amor à Literatura é explícito em cada página e nos faz questionar se um dia os livros forem proibidos, o que será da humanidade. Escrita envolvente e profunda nos faz enxergar que a Literatura pode transformar vidas! Cheia de metáforas, referências literárias, nos transporta para várias reflexões.
É um livro mágico e cheio de polêmicas. Recomendo muito! Quem ama esse universo, precisa lê-lo!
Só achei que o final poderia ter sido menos corrido.
Foi leitura do mês de Setembro do grupo @lcentrebff ao qual eu e minha xará Isis Silva do Instagram @felicidade.nos.livros criamos.

[ Quotes ]

📘"Há momentos, porém, em que um homem, por vontade própria ou densidade das circunstâncias, reconhece-se Humano, identifica-se com o outro."⠀
.⠀
📘"Com livros podemos transcender a platitude de nosso cotidiano, conhecer lugares aos quais nunca conseguiríamos ir."⠀
.⠀
📘" O que ocorre é que, quando se lê, a vida trivial é posta em suspensão e, quando retornamos de uma boa aventura literária que apele a nosso senso de beleza, de verdade, de mistério, encontramos uma realidade qualificada."⠀
.⠀
📘"O livro é a melhor companhia não humana que alguém pode ter - embora sua" não humanidade" seja de tudo questionável."⠀
.⠀
📘"A mentira é um véu que nos protege do que de pior há em nós; mas esse véu servirá de banquete às traças do tempo."⠀
.⠀
📘"A única diferença entre um homem venerável e um desprezível é que o primeiro nunca foi pego."⠀

site: http://apenassentidos.blogspot.com/2019/11/o-silencio-dos-livros-fausto-paniccaci.html?m=0
@eu_sandroka 07/11/2019minha estante
Estória incrível!