Uma sombra do passado

Uma sombra do passado Nora Roberts

Resenhas - Uma sombra do passado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jhen_ 01/04/2022

Não era o que eu esperava, mas fãs de romance vão gostar
O livro foi vendido como um suspense policial. Mas no entanto, 95% do livro girou em torno de Fiona e Simon e o deslanchar de seu relacionamento. A sorte é que o romance deles foi consistente do início ao fim o que foi bom. Mas na parte do suspense policial ficou muito a desejar.
Simone 12/05/2023minha estante
Esse livro da nora roberts foi o primeiro livro que li dela....nao gostei ?..fraquinho

Jhen_ 18/05/2023minha estante
Também não curti tanto. Mas como era leitura do clube do livro.. eu terminei. E esse tbm foi o meu primeiro livro dela

Tânia (@ritmoliterario) 25/11/2019

Grata surpresa!
💜Esse foi meu primeiro contato com a autora, e depois de ler essa história tão evolvente, com certeza irei ler outros livros dela. E por isso separei esses 5 motivos desse livro que derreteu meu coração.
A personagem feminina é cheia de energia e carisma. Fiona não é aquela musa que encanta por sua beleza, não, ela encanta com seu sorriso, com sua simplicidade. Ela desarma qualquer pessoa com sua garra.
É uma história bem desenvolvida, com vários ingredientes, entre eles, o suspense. E pouco a pouco vai envolvendo o leitor e quando vê, não quer lagar o livro. Leitura fluida e gostosa, Nora sabe como prender o leitor.
O romance é uma delicia, foi surgindo aos poucos, e a interação entre Fiona e Simon é tão natural, tão simples, que segurar o sorriso é difícil. Sem contar nos inúmeros suspiros que esses dois proporcionam. Um casal improvável com uma química incrível.
O mocinho é nada fofo, e isso para mim foi um ponto forte, pois gosto de mocinhos diferentes, e Simon está longe de ser delicado e contido. Ele é bem direto, nada de fazer política da “boa vizinhança”, e esse seu jeito pode até assustar, mas será por pouco tempo, pois ele é sincero e logo mostra seu coração bondoso. Ele me conquistou completamente❣
Não é uma história apenas de dois personagens, aqui temos muitos protagonistas. Inclusive de quatro patas, e eu me diverti muito com esses peludinhos. Eles dão brilho à história, foi tão bonito ver a relação entre humanos e seus bichinhos. Deixou a leitura ainda mais prazerosa.
Eu amei muito o livro, e esses personagens estão no meu coração, principalmente a turma de quatro patas
Carol 31/01/2021minha estante
Estou lendo!! Também adorei!!

Tânia (@ritmoliterario) 01/02/2021minha estante
Esse livro é muito bom!?

Naty__ 13/03/2020

Tinha lido apenas um livro da Nora, que escreve romance e suspense com esse nome e também escreve sob o pseudônimo J. D. Robb no gênero romances policiais. A autora não é pouca coisa, já publicou mais de 160 romances, a maior parte no gênero suspense romântico, traduzidos para 25 idiomas e editados em todo o mundo.

Ao ler este segundo livro pude perceber que Nora tem uma habilidade incrível para escrever narrativas de suspense misturando emoções reais, palpáveis. São obras que me transmitiram realidade, não é nada fantasioso e nem aquele romance romântico que estamos acostumados a ver em filmes ou livros melosos. Temos a desgraça, temos até mesmo o final feliz, em alguns casos; mas também temos a verdade estampada, que nem sempre estamos preparados.

Não estou dizendo que você encontrará isso aqui. São coisas distintas. São sensações que ela conseguiu me passar apenas com dois livros que tive o prazer de conhecer. Em alguns momentos me lembrou muito o Sidney Sheldon. E, caro leitor, considerem isso como um baita elogio. Mas vamos à história…

Fiona Bristow foi a única vítima que conseguiu fugir das garras do assassino da echarpe vermelha, o serial killer que matou seu noivo e seu cachorro. Após essa carga emocional vivida, ela decide reconstruir a sua vida em uma ilha no noroeste do Pacífico. Desde então, Fiona passa a trabalhar como adestradora de cães.

Como tinha de ter, surge um homem na vida dela, Simon Doyle, e seu rebelde cão. Ela passa a ensiná-lo como educar o cachorro e, concomitantemente, novos assassinatos começam a acontecer. É claro que isso assusta Fiona, principalmente as pessoas que estão ao seu redor, cuidando dela e zelando pela sua segurança. Mas há algo estranho, pois o serial killer está preso, então temos um imitador às soltas.

Esse é o ponto que mais achei que me prendeu do início ao fim. Não acredito que a autora precisasse de 462 páginas para contar essa história, poderia ter tirado pelo menos ter diminuído para 350 e estaria tudo bem. Porém, a forma que ela desenvolve e que narra a história nos deixam atônitos.

Temos cenas previsíveis, como já era de se imaginar. Todavia, existem outras que tiram nosso fôlego e acredito que valha a pena o excesso de páginas para conhecer a escrita da Nora.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/01/resenha-uma-sombra-do-passado.html
Angela Cunha 06/04/2020minha estante
Eu já li algumas obras maravilhosas da autora, mas realmente naquela época mais "antiga" dela, os romances quase sempre iguais(mas que eu adoro)
Hoje em dia, ela passeia com uma liberdade em tantos gêneros, mas eu ainda conheço bem pouco.
Este livro por trazer isso do assassinato, da fuga do passado e do suspense, me agrada mais!
Já está na listinha de desejados!!!
Beijo

Michelle 12/06/2020minha estante
O que mais curto na Nora é sua versatilidade. Li o Quarteto de Noivas e amei. Curti muito a premissa do livro

Emerson146 28/03/2022

Esperava mais que só romance e adestramento
A sinopse desse livro me enganou totalmente, esperava um foco maior no suspense e no serial killer, mas foram vários capítulos de construção de um romance, além de lições de adestramento de cães. Simon e Fiona são ótimos jnts, tubarão foi a grande estrela. A jornada de leitura foi boa, mas teve muitas páginas de enrolação, por isso a nota média!
Emerson146 28/03/2022minha estante
Tem vaga no clube do livro para a próxima leitura, quem estiver interessado!!

Fabiana 03/05/2020

O tempo que eu levei para ler esse livro me fez entender que eu gosto muito mais de começar os livros do que terminá-los. A Nora tem uma grande variedade de enredos e tramas, mas em algum momento elas se cruzam e ficam bastante similares. Temos a apresentação dos personagens que é variada, e interessante. A gente consegue imaginar os protagonistas e eu acho isso sensacional. Geralmente há uma história pesada que envolve um deles: um sequestro, um ataque terrorista, pais violentos, a morte de alguém próximo. O casal tem suas brigas mas ao longo da narrativa se entende, e a gente acompanha eles e o "outro lado" da história, isto é, o ponto de vista do assassino, do terrorista, do pai violento... E então as histórias se concluem tradicionalmente com a vitória do bem contra o mal, com a vitória dos sobreviventes frente ao bandido, um confronto que se aproxima cada vez mais e só finaliza quando há o embate entre vítima e agressor. Não vou dizer que não gosto, porque gosto, mas sendo uma característica clichê da autora, inconscientemente eu paro a leitura quando os enredos se assemelham, porque afinal eu já sei como vai acabar. As diferenças são sutis, mas existem. A leitura dos últimos 25% dos livros acaba sendo na base da leitura dinâmica, para concluir de vez o livro, e conseguir seguir para o próximo. E no próximo todo esse processo se repete...
Daiane 11/05/2020minha estante
O complicado de ler vários livros do mesmo autor é a gente acaba se acostumando com a escrita e várias coisas deixam de ser surpreendente. No caso da Nora, vc já leu a trilogia A Sina dos Sete? Foge dessa pegada de investigação policial e vai mais pra uma pegada de terror com romance, com o bônus da escrita dela...

Luci 20/09/2023

Perfeitoooooo
Essa mulher conseguiu equilibrar e misturar um romance e um suspense de uma forma muito bem desenvolvida!!! História e personagens mt bem construídos, muito bom!!!

Sandra 22/06/2019

Junho 2019 otimo
Como todo romance de Nora Roberts, é envolvente, personagens fortes, tramas policias sem drama. Otimo

Monica Monte 28/06/2019

Como avaliar esse livro? Quando li a sinopse, achei muito parecido com “A obsessão” e apesar de ficar meio decepcionada com isso, relevei, porque foi um dos livros da Nora que eu mais amei.

Porém, apesar de algumas semelhanças, a vibe era outra. Infelizmente achei a história meio enfadonha e sem vida. Não desgostei completamente, muitas partes adorei.

Principalmente pelo fato da Fiona ser adestradora de cães e só lamentei de não ter tido essas dicas antes, mas até tentei aplicá-las agora com minhas encrenquinhas (sem sucesso, óbvio). Adorei a Fiona, que passou por um trauma enorme e conseguiu dar a volta por cima.

Além de adestradora, ela era voluntária da Unidade Canina da cidade, que tinha como função, resgatar pessoas desaparecidas. A cidade tinha várias florestas, então a equipe era sempre acionada e foi muito interessante entender tudo o que envolvia esse tipo de resgate.

Quanto ao Simon, sinceramente, achei ele um pouco ogro, talvez para combinar com a Fiona. Gostei mais do Tubarão, o cachorrinho dele que precisava ser adestrado.

A Nora sabe como ninguém descrever uma comunidade, os laços que unem essa comunidade e como todos estão dispostos a ajudarem uns aos outros, mas só me empolguei realmente com a história na reta final.

Mas é um livro da Nora né? Que mesmo não sendo aquela maravilha, ainda é melhor que muitos por aí, então vale a leitura.

Tamara 01/07/2019

Ler Nora Roberts é sempre uma experiência deliciosa, gostosa e que me passa um tom de empolgação para devorar o livro logo e ao mesmo tempo me deixa com uma sensação de leveza, pois me sinto de coração aquecido, mesmo quando ela traz temas pesados. Então, como já não lia nada da autora há alguns meses, foi com muita empolgação que iniciei Uma sombra do passado assim que ele foi lançado.
Eu não considero esse um dos meus livros favoritos dentre os que li da autora, talvez por uma preferência muito pessoal minha que não me dou bem com cães e esses são os maiores protagonistas nesse livro, e apesar de achar os cachorros presentes nessa história extremamente fofos, engraçados e simpáticos, não tive aquele mesmo sentimento de amor como os apaixonados por esses animais sentiram enquanto liam. Também, algo que achei que deixou a desejar em partes foi o suspense que apesar de angustiante, não foi um dos mais impactantes, e talvez eu tenha me sentido dessa forma pouco empolgada com o mistério já que vinha acostumada com um ritmo de tramas pesadas que fizeram parte dos enredos dos últimos lançamentos da autora aqui no Brasil.
Porém, apesar desses pequenos pontos, o conjunto da obra faz essa ser uma ótima história, que vale muito a pena ser lida pois encontramos aqui um romance bacana, sem dramas e brigas e um casal que se sente confortável um com o outro muito rapidamente, além disso, há um mocinho muito peculiar e apaixonante, e uma protagonista forte e cativante. Os personagens secundários também são daqueles dos quais sentimos vontade de ser amigos, e a ambientação e a parte em que os cães trabalham como cães de resgate foi muito incrível, especialmente quando tivemos a oportunidade de acompanhar resgates e finais felizes de perto.
Assim, acredito que Uma sombra do passado seja um livro bastante agradável para boa parte dos leitores que gostam das obras de Nora Roberts, e penso que para novos leitores também possa ser uma boa inserção nos enredos de Nora, desde que esses o iniciem com a ideia de que essa é uma história leve e que traz alguns clichês, mas ainda assim é aconchegante, romântica, cheia de amizade, amor, carinho e cumplicidade.

Entrelivros_efilho 09/08/2019

📖❝𝑬𝒓𝒂 𝒗𝒊𝒗𝒆𝒓 𝒐𝒖 𝒎𝒐𝒓𝒓𝒆𝒓, 𝒅𝒆𝒄𝒊𝒅𝒊𝒖. 𝑴𝒂𝒔 𝒏𝒖𝒏𝒄𝒂, 𝒋𝒂𝒎𝒂𝒊𝒔, 𝒗𝒐𝒍𝒕𝒂𝒓𝒊𝒂 𝒂 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒆𝒙𝒊𝒔𝒕𝒊𝒓.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fiona viu sua vida mudar quando há anos atrás escapou de um serial killer e viu seu noivo e cachorro não terem a mesma sorte e serem mortos por ele, tentando seguir em frente leva uma vida tranquila trabalhando na ilha onde mora como adestradora de cães e voluntária em uma unidade de busca canina e resgate.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas sua paz é abalada quando novos assassinatos começam a surgir seguindo o mesmo padrão do serial killer que ela ajudou a prender, e em meio a isso ela conhece Simon, um novo morador da ilha que precisa de ajuda para adestrar o seu cão e enquanto o FBI tenta encontrar o assassino, Fiona tenta seguir sua rotina mesmo sabendo que ela é o alvo principal do novo serial killer e vai precisar da ajuda de Simon e dos amigos para mais uma vez conseguir sobreviver.
--♡--
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi meu primeiro contato com a autora e amei sua escrita, sua narrativa é lenta e minuciosa a forma que construiu os personagens é apaixonante, desde os cachorros que sem dúvida roubam a cena, os amigos de Fiona que são inspiradores e são pessoas que todos deveriam ter por perto e o casal protagonista que são descomplicados e cativantes, Fiona é dedicada determinada e forte e mesmo desmoronando por dentro não demonstra, e Simon com seu jeito peculiar é um fofo e o par perfeito para ela.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Apesar do suspense ficar em segundo plano e eu ter desejado uma dose maior dele a autora consegue nos deixar na expectativa, porque logo no início somos apresentados ao assassino intercalando os capítulos entre ele e Fiona, e essa mistura ficou tão gostosa que nos sentimos parte da história e 462 páginas passa num piscar de olhos, o romance é despretensioso e nada clichê, o casal é sem mimi conversam e expõem o que sente e nos deixa torcendo por eles do início ao fim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Temos investigação, diálogos inteligentes, resgate com cães, romance aconchegante e muita amizade cumplicidade e carinho, quem gosta dessa mistura deliciosa super recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/B068MDED3VZ/

Jeh Diário dos Livros 15/09/2019

Interessante!
Uma Sombra do Passado é o meu primeiro contato com a autora Nora Roberts. E fiquei muito feliz quando recebi o livro em parceria com a editora, pois tinha muita vontade de conhecer a escrita dela, já que é uma autora muito aclamada na literatura e posso dizer que minha primeira impressão foi muito boa da autora.

Fiona Bristow é uma mulher decidida e muito forte. Com um passado sombrio ela atualmente superou as perdas e os traumas que tinha e agora vive em uma ilha no pacifico fazendo o que mais ama na vida: Adestrando cães e trabalhando como voluntária na unidade de resgate local à pessoas que desaparecem. E apesar de toda reviravolta que Fiona colocou em sua vida, ela sabe que tem muitas coisas a superar ainda. Principalmente a história que mudou sua vida.

Quando jovem, Fiona foi sequestrada pela assassino da echarpe vermelha e ela foi única que conseguiu sobreviver e reconhecer o monstro que matou diversas mulheres na época, mas mesmo escapando do assassino, Fiona pagou um preço caro por ter revelado quem ele era e até hoje ela sente a dor da perda das pessoas que amou.

Mas sua vida pacata está prestes a mudar quando ela conhece o marceneiro Simon Doyle, seu novo aluno com seu cachorro para adestrar. Simon que apesar de seu jeito fechado e meio rude, acaba fazendo o coração de Fiona bater novamente e mudar seu ritmo constantemente.
Mas essas não são as únicas mudanças na vida de Fiona, quando Simon entra em sua vida para melhorar, algo ruim também acontece. O FBI descobre que existe um novo serial killer e que eles está seguindo os mesmos passos do assassino anterior e imitando detalhadamente o trabalho dele. E que essa revelação pode mudar tudo e fazer Fiona reviver um pesadelo terrível novamente.

Mas a questão que fica é será que Fiona ainda é o alvo de um crime de tantos anos atrás? Será que o novo assassino está com ela na mira? No meio de tantos dramas, Fiona terá que tomar decisões importantes em sua vida e tentar aprender a seguir em frente se quiser realmente deixar o passado para trás.

---------*------------

Uma Sombra do Passado me fisgou pela trama, realmente tenho que concordar que Nora sabe o que está fazendo e sabe conduzir muito bem o leitor com suas histórias. É uma narrativa detalhista, mas que prende você do inicio ao fim.

O mistério e reviravolta não existe tanto no livro por ele se tratar de uma mistura de romance com thriller e não temos nada espetacular ou surpreendente na trama, mas mesmo assim sabe quando você não consegue parar de ler porque quer continuar dentro daquela história? É assim que a autora te conduz durante o livro inteiro.

Os personagens conseguem ser cativantes, e temos a narração tantos dos personagens principais quanto da mente dos serials killers que a autora apresenta. Falando dos personagens principais posso dizer que gostei muito da personalidade de ambos, pois Fiona é uma mulher animada, delicada que ao mesmo tempo que semostra forte e indestrutível. Simon já é mais durão, mas com um coração mole por dentro, o tipo de personagem masculino que eu gosto e apesar de ambos serem bem distintos conseguem combinar muito bem como casal e rapidamente você começa a shippar ambos.

Um dos temas que vai agradar qualquer um que ler esse livro são os cachorros que a autora insere na história. Pois é impossível você não sorrir e amolecer seu coração com tanta fofura com cãezinhos tão fofos e amorosos. E a interação deles, o jeito que a história caminha faz você se apegar totalmente aos doguinhos.

A ambientação é bem feita e traz aquele ar de ''férias'' por eles morarem em uma ilha e é muito fácil você se imaginar morando ou passando um tempo em um lugar tão calmo e tranquilo como lá. É como eu disse lá em cima, a autora sabe o que faz e sabe levar muito bem a história.

Minha única ressalva, se é que posso chamar de ressalva é que achei que o livro poderia ter menos páginas e a história poderia ter sido mais ''rápida'' em certos momentos. Talvez por eu ter essa sensação de calmaria demais, senti que o final foi meio apressado e poderia ter tido mais páginas enquanto outras cenas poderiam ter sido menos trabalhadas.

A diagramação da editora está impecável e a capa é bonita, discreta e combina com a história pois trás um ar mais misterioso e ao mesmo tempo condiz com a trama. Não encontrei erros durante a leitura e as letras estão em um bom tamanho.

Com certeza o livro me agradou muito pela escrita agradável da autora já que é fácil gostar dos personagens principais e os secundários que são muito bem elaborados. E já fiquei ansiosa para ler mais livros dela, principalmente os romances, já que achei que essa história foi até balanceada nos dois gêneros, mas senti um trabalho melhor no romance do que no suspense em si.

Então posso dizer para você que está lendo essa resenha que Uma Sombra do Passado realmente é interessante por apresentar essa mistura de gêneros dentro da história e que vai deixar você vidrado pelo suspense, apaixonada pelo romance e encantada por esses cachorrinhos fofos que são colocados na história.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2019/09/resenha-uma-sombra-do-passado.html

Ley 18/09/2019

Meu primeiro contato com a escrita de Nora e amei!
Uma Sombra do Passado foi meu primeiro contato com a escrita de Nora Roberts. Sempre tive curiosidades de conhecer suas obras, e este livro foi uma ótima oportunidade. Ele é uma mistura de suspense com romance, e foi justamente essa mistura que me cativou.

Fiona, uma adestradora de cães e residente numa ilha, no passado foi vítima de um serial killer chamado Assassino da Echarpe Vermelha. Ela conseguiu escapar e na época estava noiva quando o mesmo assassino matou seu noivo juntamente com seu cão. Ele foi preso logo em seguida, mas Fiona ainda lembra que foi a única vítima que conseguiu escapar.

Atualmente ela dá aulas para cães e seus donos. O que completou meu favoritismo pelo livro, foi a relação de Fiona com os animais, a obra tem um foco especial nos cães e eu aprendi bastante lendo este livro. É através de seu trabalho que ela conhece Simon, um novo morador na ilha que possui um filhote chamado Tubarão. Simon não sabe absolutamente nada sobre cachorros e é muito engraçado acompanhar ele com Tubarão.

Ele é o tipo de cara mais calado e Fiona constantemente diz que ele nunca fala nada à toa. Os dois começam a ter um romance, mas eles são totalmente o oposto do outro. Fiquei com medo desse romance ser cheio de brigas por ambos serem tão diferentes, mas pelo contrário, o que acontece é que eles começam a ter uma relação bonita que amei acompanhar.

Mas fugindo um pouco do romance, Fiona recebe a terrível notícia de que um novo assassino está a solta e seu modus operandi é o mesmo do Assassino da Echarpe Vermelha. O novo assassino parece querer seguir os passos do anterior e com isso terminar o que o outro deixou inacabado: enfim matar a única vítima que escapou. O livro toma um novo rumo a partir daí e começa a mesclar entre o suspense e o romance.

O motivo de eu ter achado que os dois gêneros presentes na história contribuíram para a história ter se tornado melhor, é justamente por essa junção não se confundir. Fiona embarca em um novo romance totalmente diferente do que esperava e esse romance a ajuda a superar o que estar por vir. As ameaças que recebe, a perseguição por todos os lados e o suspense por trás do assassino a acompanham o livro inteiro e fiquei apreensiva em muitas partes.

Algumas pessoas podem achar o romance do livro um pouco longo, mas é que a autora trabalha a construção da relação dos personagens desde o começo, até ela se tornar mais sólida. Fiona é uma mulher forte e independente, mas o que está passando no momento não é fácil. É como eu disse, o romance deles contribui para a superação do que Fiona passa. Espero ler mais livros da Nora, e esse meu primeiro contato com ela foi ótimo. O livro apesar de ser grande, não é maçante, e a escrita é bastante fluida.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/09/uma-sombra-do-passado.html#more

Pri | @tolendocomapri 27/09/2019

Maravilhoso!
Depois de sobreviver a um serial killer, Fiona se mudou para uma ilha buscando uma vida mais tranquila. Sendo a única mulher que conseguiu escapar das mãos do Assassino da Echarpe Vermelha, sua vida nunca mais foi a mesma, mas mesmo assim ela conseguiu se reerguer.

Anos depois, trabalhando como adestradora de cães, ela conhece o rabugento Simon, um talentoso marceneiro que acabou de se mudar para a ilha e precisa de ajuda para adestrar seu cãozinho rebelde, o danadinho Tubarão.

Mas então, uma nova onda de assassinatos começa e tudo indica que o novo serial killer é algum tipo de imitador do assassino original. Enquanto lida com seu medo, Fiona e Simon ficam cada vez mais próximos, por mais que não quisessem um envolvimento mais sério.
?Ela não fazia seu tipo. Simon podia repetir isso mil vezes para si mesmo, mas não fazia diferença. Aquela mulher mexia com sua cabeça, fazia seu sangue ferver. Ela o afetava.?
Eu estou completamente encantada com esse livro e com a escrita da Nora! A princípio eu achei que esse livro fosse um thriller, mas é uma mistura de romance com suspense e fofurice que me fisgou logo nas primeiras páginas!

Você ama Doguinhos? Pois aqui tem muitos! Fiona tem três labradores super simpáticos, e juntando isso ao danadinho do Tubarão, que é uma mistura de labrador com golden retriever, o fofurômetro explode!

Fora isso, a história tem muitos detalhes sobre adestramento de cães e como eles são usados em busca e resgate. Achei muito legal mostrar esses detalhes no livro.

A parte do suspense com os assassinatos também é muito bem construída, mas a história é mais focada no romance entre Simon e Fiona, que por sinal, me arrancou suspiros e risadas ao mesmo tempo.

Um livro envolvente e instigante que eu indico pra todo mundo! Sério, leiam! É uma boa trama pra ninguém botar defeito!

Carolina 05/10/2019

Gente não tem como não amar a Nora... ela é fantástica demais em suas narrativas, a cada novo livro que eu leio dela fico mais fã. Mesmo quando a história não é super, eu curto muito porque ela sabe escrever bem. Neste último lançamento da Bertrand não foi diferente. Fui cativada logo no início da leitura. Uma Sombra do Passado é aquele livro de romance policial que a gente ama, e pra quem é apaixonado por cachorros este livro tem um ponto a mais, sem falar na dose certa de alívio cômico que todo romance envolvendo assassinatos na minha opinião precisa para se ter uma leitura mais gostosa.
“Suas outras duas crianças estavam dentro da varanda telada, balançando o rabo, batendo as patas. Uma das melhores coisas sobre os cachorros, na opinião de Fiona, era a alegria pura que demonstravam ao lhe dar as boas-vindas, independentemente de você ter passado cinco minutos ou cinco dias fora. Aquilo, sim, era amor incondicional e imensurável.”
Fiona Bristow foi a única mulher que conseguiu fugir de um serial killer, mas por causa disso sofreu uma enorme perda. Buscando seguir em frente ela se mudou para a ilha de Orcas, onde sua madrasta possuiu uma loja e lá ela se torna adestradora de cães, principalmente cães de busca e também é líder de um grupo de voluntários que com ajuda de cães fazem busca de pessoas perdidas para resgate. Muitos anos se passaram desde a sua tragédia e perdas e então a vida lhe abre um novo caminho através do treinamento de um cãozinho super especial, chamado Tubarão, mas também o encanto/desencanto com seu dono. Sério gente... nunca me divertir tanto com um casal num livro como neste, fico rindo sozinha dó de lembrar.
“– E me conte sobre o porquê de você ter se distraído. Ele é bonito, não é? – Um fofo, e, depois de adestrado, vai ser uma companhia maravilhosa. Sylvia ergueu uma sobrancelha para a enteada enquanto pegava uma tigelinha e um pote minúsculo. – Eu estava falando de Simon. – Talvez eu também estivesse.”
Simon Doyle é um artista na marcenaria que se mudou recentemente para viver na ilha e apesar de querer ficar sozinho, não pode dizer não ao presente que sua mãe lhe deu. Um filhote de vira-lata de uma mistura de labrador com golden retriever que se torna o pesadelo de sua vida, lhe levando a aceitar a indicação da dona da loja onde ele vende suas peças para contratar um curso de adestramento para seu cão. Ele só não contava que além de se adestrar o seu cachorro e se apaixonar por ele, também iria se encantar com Fiona.
“Ela nunca dizia nada, então ele se sentia obrigado a fazer as coisas. Simon sabia que estava sendo adestrado. Não havia dúvida. Estava sendo adestrado com a mesma sutileza, consistência e praticidade com que a mulher treinava os cachorros.”
Mas nem tudo são flores, e o passado de Fiona, volta com tudo para abalar sua vida e rotina. Porém da mesma forma que ela escapou no passado, ela promete que agora estando mais velha e experiente, não permitirá que acontecerá novamente. Ela só não pode esquecer que não está sozinha. Será que ela irá conseguir abrir seu coração novamente?
Poderia continuar falando maravilhas deste livro, mas um bom de uma leitura, são justamente as surpresas com vamos tendo a medida que vamos lendo, são os detalhes que não recebemos ao ler uma resenha e principalmente, não há graça nenhuma em spoiler não solicitados. Por isso, leia este livro que entrou para a minha lista de favoritos da Nora, que não se limita a 10, você pode ter certeza disto.
O casal principal é fantástico, mas os personagens secundários como sempre só tornam esta história muito melhor, com destaque para os cachorros, que sinceramente não são meros coadjuvantes neste livro, eles são sim personagens centrais que fazem toda a diferença. Este livro não seria tão maravilhoso se não houvesse os cachorros nela.
Não perca tempo e coloque Uma Sobra do Passado na sua lista de leitura, tenho certeza que você não irá se arrepender, mesmo que não seja o seu gênero literário de costume. Dou parabéns para a tradução e revisão deste livro. Desta vez a Bertrand publicou um trabalho super bem feito, fiquei muito feliz. Nota 5/5 com um coração sem sombra de dúvidas.
Boa leitura,

Carolina Finco