Uma sombra do passado

Uma sombra do passado Nora Roberts

Resenhas - Uma sombra do passado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carolina 05/10/2019

Gente não tem como não amar a Nora... ela é fantástica demais em suas narrativas, a cada novo livro que eu leio dela fico mais fã. Mesmo quando a história não é super, eu curto muito porque ela sabe escrever bem. Neste último lançamento da Bertrand não foi diferente. Fui cativada logo no início da leitura. Uma Sombra do Passado é aquele livro de romance policial que a gente ama, e pra quem é apaixonado por cachorros este livro tem um ponto a mais, sem falar na dose certa de alívio cômico que todo romance envolvendo assassinatos na minha opinião precisa para se ter uma leitura mais gostosa.
“Suas outras duas crianças estavam dentro da varanda telada, balançando o rabo, batendo as patas. Uma das melhores coisas sobre os cachorros, na opinião de Fiona, era a alegria pura que demonstravam ao lhe dar as boas-vindas, independentemente de você ter passado cinco minutos ou cinco dias fora. Aquilo, sim, era amor incondicional e imensurável.”
Fiona Bristow foi a única mulher que conseguiu fugir de um serial killer, mas por causa disso sofreu uma enorme perda. Buscando seguir em frente ela se mudou para a ilha de Orcas, onde sua madrasta possuiu uma loja e lá ela se torna adestradora de cães, principalmente cães de busca e também é líder de um grupo de voluntários que com ajuda de cães fazem busca de pessoas perdidas para resgate. Muitos anos se passaram desde a sua tragédia e perdas e então a vida lhe abre um novo caminho através do treinamento de um cãozinho super especial, chamado Tubarão, mas também o encanto/desencanto com seu dono. Sério gente... nunca me divertir tanto com um casal num livro como neste, fico rindo sozinha dó de lembrar.
“– E me conte sobre o porquê de você ter se distraído. Ele é bonito, não é? – Um fofo, e, depois de adestrado, vai ser uma companhia maravilhosa. Sylvia ergueu uma sobrancelha para a enteada enquanto pegava uma tigelinha e um pote minúsculo. – Eu estava falando de Simon. – Talvez eu também estivesse.”
Simon Doyle é um artista na marcenaria que se mudou recentemente para viver na ilha e apesar de querer ficar sozinho, não pode dizer não ao presente que sua mãe lhe deu. Um filhote de vira-lata de uma mistura de labrador com golden retriever que se torna o pesadelo de sua vida, lhe levando a aceitar a indicação da dona da loja onde ele vende suas peças para contratar um curso de adestramento para seu cão. Ele só não contava que além de se adestrar o seu cachorro e se apaixonar por ele, também iria se encantar com Fiona.
“Ela nunca dizia nada, então ele se sentia obrigado a fazer as coisas. Simon sabia que estava sendo adestrado. Não havia dúvida. Estava sendo adestrado com a mesma sutileza, consistência e praticidade com que a mulher treinava os cachorros.”
Mas nem tudo são flores, e o passado de Fiona, volta com tudo para abalar sua vida e rotina. Porém da mesma forma que ela escapou no passado, ela promete que agora estando mais velha e experiente, não permitirá que acontecerá novamente. Ela só não pode esquecer que não está sozinha. Será que ela irá conseguir abrir seu coração novamente?
Poderia continuar falando maravilhas deste livro, mas um bom de uma leitura, são justamente as surpresas com vamos tendo a medida que vamos lendo, são os detalhes que não recebemos ao ler uma resenha e principalmente, não há graça nenhuma em spoiler não solicitados. Por isso, leia este livro que entrou para a minha lista de favoritos da Nora, que não se limita a 10, você pode ter certeza disto.
O casal principal é fantástico, mas os personagens secundários como sempre só tornam esta história muito melhor, com destaque para os cachorros, que sinceramente não são meros coadjuvantes neste livro, eles são sim personagens centrais que fazem toda a diferença. Este livro não seria tão maravilhoso se não houvesse os cachorros nela.
Não perca tempo e coloque Uma Sobra do Passado na sua lista de leitura, tenho certeza que você não irá se arrepender, mesmo que não seja o seu gênero literário de costume. Dou parabéns para a tradução e revisão deste livro. Desta vez a Bertrand publicou um trabalho super bem feito, fiquei muito feliz. Nota 5/5 com um coração sem sombra de dúvidas.
Boa leitura,

Carolina Finco
Blog Pretenses.

Andreia508 17/02/2020

Uma estória que envolve romance e suspense.
Nesse livro não apenas os humanos são importantes para a trama , os cães são personagens encantadores e importantes.

Tânia (@ritmoliterario) 25/11/2019

Grata surpresa!
💜Esse foi meu primeiro contato com a autora, e depois de ler essa história tão evolvente, com certeza irei ler outros livros dela. E por isso separei esses 5 motivos desse livro que derreteu meu coração.
A personagem feminina é cheia de energia e carisma. Fiona não é aquela musa que encanta por sua beleza, não, ela encanta com seu sorriso, com sua simplicidade. Ela desarma qualquer pessoa com sua garra.
É uma história bem desenvolvida, com vários ingredientes, entre eles, o suspense. E pouco a pouco vai envolvendo o leitor e quando vê, não quer lagar o livro. Leitura fluida e gostosa, Nora sabe como prender o leitor.
O romance é uma delicia, foi surgindo aos poucos, e a interação entre Fiona e Simon é tão natural, tão simples, que segurar o sorriso é difícil. Sem contar nos inúmeros suspiros que esses dois proporcionam. Um casal improvável com uma química incrível.
O mocinho é nada fofo, e isso para mim foi um ponto forte, pois gosto de mocinhos diferentes, e Simon está longe de ser delicado e contido. Ele é bem direto, nada de fazer política da “boa vizinhança”, e esse seu jeito pode até assustar, mas será por pouco tempo, pois ele é sincero e logo mostra seu coração bondoso. Ele me conquistou completamente❣
Não é uma história apenas de dois personagens, aqui temos muitos protagonistas. Inclusive de quatro patas, e eu me diverti muito com esses peludinhos. Eles dão brilho à história, foi tão bonito ver a relação entre humanos e seus bichinhos. Deixou a leitura ainda mais prazerosa.
Eu amei muito o livro, e esses personagens estão no meu coração, principalmente a turma de quatro patas
Carol 31/01/2021minha estante
Estou lendo!! Também adorei!!

Tânia (@ritmoliterario) 01/02/2021minha estante
Esse livro é muito bom!?

Patty 02/07/2021

Tem cachorro, uma linda ilha e um belo romance!
Quem precisa de mais que isso? Adorei essa história, adorei saber mais de grupos de resgates com cães, enfim recomendo!

Ana Paula 01/05/2020

Minha Rainha do romance e mistério!!! Nora Robert me faxina sempre...

Tati Correa 22/07/2020

Adoro os livros de mistério e suspense da Nora. Fiona é uma personagem magnífica, e eu queria ter os seus cachorros. O romance não me empolgou muito, mas a história em sim é boa.

GiGi 28/03/2020

Adorei, muito legal para quem tem ligação com cachorros

Rafaela (@exlibris_sc) 16/03/2020

Um livro que me surpreendeu!
No passado, um grave acontecimento marcou a vida de uma jovem mulher que, entre lágrimas, pesar e sempre olhando sobre o ombro, encontrou forças para recomeçar em um novo lugar estranho. Ela se agarrou a outras rotinas, fez novas amizades e superou o trauma que conspurcou sua vida. Essa é a história de Fiona Bristow, mas ao contrário do que parece, não é nem um pouco óbvia ou esperada.

A cada virar de página e fim de capítulo, você se verá respirando fundo, devorando cada palavra e ansiando pelos próximos eventos. O que parece ser um “mero” romance traz elementos de suspense e mistério, amor de quatro patas, assassinatos e perseguições, amizade e companheirismo e uma paixão fulminante que te fará ansiar por um copo gelado de limonada. Uma Sombra do Passado, como meu primeiro contato com a escrita de Nora Roberts, foi uma ótima surpresa que me pegou de jeito e logo me vi viciada na leitura. Cara a cara com seus medos e fraquezas, Fiona será capaz de enfrentá-los mostrando que a força de uma mulher é a própria natureza em toda sua potência?

Essa foi uma leitura que me tirou da zona de conforto de modo extremamente gratificante. Eu não esperava que o livro apresentasse um romance tão encorpado como o entregue pela autora pois acreditava que, erroneamente julgando o livro pela capa, fosse uma história mais suave, mostrando o clássico amor de verão onde um estranho chega à cidade e conquista o coração da mocinha. Engano meu! E que feliz engano. Nora Roberts constrói personagens cheios de personalidade e possuidores de várias camadas, não apenas a mãe de fulano ou o melhor amigo que sempre está ao seu lado quando preciso, mas também a mulher que não sabe cozinhar nem ovo frito, a que é atraente mesmo sem esforço, o homem que parece te amar secretamente e a sombra saída do seu pior pesadelo.

Foi devido essa habilidade primorosa da autora “flertar com o perigo”, fazendo do romance algo além de uma história de amor, que me senti tão conectada com Fiona. No passado, ela foi vítima de um serial killer conhecido como o Assassino da Echarpe Vermelha tendo escapado por pura sorte ou pela força do destino, algo que não aconteceu com seu noivo e seu amado cão, ambos mortos pelo assassino como vingança por ela ter sobrevivido. Mesmo tendo sido preso, Fiona teve que viver com o medo e a paranoia por um longo período até decidir recomeçar em outro lugar.

Agora ela vive em uma ilha e é adestradora de cães, o que aumentou ainda mais meu prazer na leitura; seu relacionamento com os animais e também com as pessoas que fazem parte de sua vida me fizeram aprender e pensar profundamente sobre a forma como nós vivenciamos cada momento, seja entre humanos ou com bichos. Além disso, ela ajuda a coordenar equipes de busca e resgate com cachorros sempre que algum turista se perde na ilha. Trabalhar com animais e ainda fazer algo importante com isso? Sensacional e bastante educativo todos os momentos em que Nora Roberts instrui o leitor através de Fiona. Mas foi com o aparecimento de Simon Doyle, o novo morador da ilha e seu quase vizinho, com sua maestria em design de móveis e seu cachorro rebelde Furacão que me senti completamente fisgada, apreciando e me divertindo imensamente cada vez que os dois entravam em cena.

O clássico, mas jamais enjoativo, jogo de morde e assopra que segue o relacionamento, inicialmente profissional, de Fiona e Simon me fez lembrar de outros romances da literatura que tenho como queridos na estante e no coração, como Elizabeth e Mr. Darcy em Orgulho e Preconceito e Catherine e Heathcliff em O Morro dos Ventos Uivantes. Você já pode imaginar, assim como eu suspeitei durante a leitura, que os dois iriam acabar se apaixonando, mas a forma como isso acontece é de tirar o fôlego. Não esperava gostar tanto da sensualidade presente na relação dos dois sendo muito bem sopesada pela autora que procurou não focar demais neles, mas sim em todo o conjunto de eventos que os circundavam.

Mas eis que um novo assassinato acontece cujo modus operandi é igual ao do Assassino da Echarpe Vermelha, fazendo todo o trauma superado de Fiona voltar com força total pois o objetivo do imitador parece ser corrigir o único erro de seu mestre: matar a única vítima que escapou. A partir desse ponto o livro recebe toda uma dose extra de sabor já que a escritora une o romance e o thriller de forma excepcional, envolvendo ainda mais o leitor que devora as páginas ávido para descobrir o que virá a seguir. Ao menos, isso aconteceu com esta leitora que vos fala.

Ameaças, perseguições e alguns capítulos vistos pelos olhos do assassino tornaram a trama ainda mais eletrizante, bem como a maneira com que Fiona reagia a cada novo desenrolar da história. Muitas vezes me senti em um seriado à lá CSI onde os investigadores analisavam a cena de um crime ou a psiquê do próprio criminoso.

Mesclando um romance tórrido que trilhou o aprimoramento pessoal tanto de Fiona quanto de Simon, com conexões familiares, adestramento canino e uma caçada à uma mente perturbada, Uma Sombra do Passado foi sem dúvida uma das melhores leituras do ano e que irá agradar diversos públicos principalmente devido à maestria de Nora Roberts em unir diversos gêneros em uma única caixinha que será presentada ao leitor.

Um enredo bem construído e ambientado que cairia perfeitamente bem em uma adaptação que seria de bom grado apreciada e revisitada. Tendo sua releitura programada para um tempo próximo, espero que vocês gostem dessa leitura tanto quanto eu quando se disporem a lê-la.

site: http://www.estantediagonal.com.br/2020/03/uma-sombra-do-passado-nora-roberts.html

Ivy (De repente, no último livro) 14/03/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Eu esperava amar a escrita da Nora Roberts. E confesso que até gostei de bastante coisa que a autora colocou neste romance. A pesquisa profunda sobre as Unidades de Resgate de Cães, todos os detalhes e pormenores de como tudo isso se conduz e também a rotina de quem adestra esses adoráveis animaizinhos foram interessantes e deram um ar mais único à um romance que soa bem comum, e isso é um ponto positivo para Roberts. Porém, a autora se extende demais na narrativa. A trama deste livro poderia ter sido narrada de um jeito mais simples, sem tantas idas e vindas. A leitura foi cansativa e arrastada por um bom tempo, e só perto do final o livro ganhou fôlego pra oferecer um desfecho correto. Ainda assim, achei que faltou emoção ao final, que embora tenha sido realista e mantido a coerência da narrativa, poderia ter sido mais tenso. Tudo se concluiu em poucas páginas e dá uma sensação estranha no leitor já que são quase 500 páginas de livro onde praticamente se arrasta em detalhes o romance e a interação entre Simon, Fiona e vez ou outra algum personagem secundário, canino ou humano.

Os secundários aliás ganham bem pouca relevância. Num livro tão largo, acho que a autora poderia ter conduzido tramas paralelas, focado mais nos secundários, nos entregado outras estórias que deixassem a narrativa mais interessante, mas ela foca muito e apenas no Simon e na Fiona (e raramente no assassino) e isso é um pouco frustrante já que não há muito o que se contar uma vez que o leitor já entendeu bem a dinâmica do treinamento dos cachorros e do romance entre o casal.

Como eu já comentei, não tenho críticas quanto ao final dado por Nora Roberts. Foi prático, rápido e coerente. Falta emoção e a autora poderia ter aproveitado mais a tensão, porém, continua sendo um final correto à trama, dentro do esperado. É um daqueles desfechos que apesar de não deixar no leitor uma sensação de impacto, consegue nos deixar satisfeitos.

A trama toda por sinal é bem linear. Sem reviravoltas e sem grandes conflitos. O assassino que Nora Roberts apresenta é bem realista, ela soube traçar bem o perfil doentio de um psicopata e o bacana é que a autora nos apresenta uma trama sem super heróis. Todo mundo aqui tem limitações e ninguém brinca de ser mártir como em alguns livros e eu gostei desse detalhe, é uma trama que dá para o leitor visualizar e acreditar no que ocorre enquanto lê.

Eu achei que fosse terminar esse livro frustrada, porque as páginas demoravam a passar e tudo parecia estagnado, no entanto, felizmente, o final me deixou satisfeita, e apesar de não ser o livro do ano pra mim, foi, no geral, uma leitura bacana, interessante e sem clichês, o que é muito bom quando a gente já tá saturado de tanto repeteco no gênero romântico.

Quem espera um super thriller escrito por Nora Roberts pra roer as unhas e levar um susto, pode se desapontar. Acho que o segredo de uma boa leitura aqui é estar bem ciente de que temos um romance de personagens fortes e batalhadores e, que neste romance, haverá um pequeno toque de suspense, que é secundário e só serve pra criar algo de mistério na trama. O destaque central é a relação de Simon e Fiona, que por sinal achei bem madura e realista, isso foi bem bacana, pois não é um conto de fadas e os personagens às vezes deixam seus defeitos em evidência, o que nos dá a sensação de testemunhar uma relação comum, entre pessoas normais. Uma sombra do passado tem vários elementos positivos, apresenta uma estória sólida e bem escrita, mas com certeza peca por seu excesso de páginas, que faz a leitura ser bastante arrastada por boa parte da trama.

site: www.derepentenoultimolivro.com

ELCi 07/09/2021

Uma sombra do passado
A Nora dessa vez não me encantou com a história. Achei linear,sem surpresas. Uma leitura que Foi pra mim puxada de ler. Poderia ser muito envolvente, a ideia foi boa, mas os personagens não me prenderam.

Pri | @tolendocomapri 27/09/2019

Maravilhoso!
Depois de sobreviver a um serial killer, Fiona se mudou para uma ilha buscando uma vida mais tranquila. Sendo a única mulher que conseguiu escapar das mãos do Assassino da Echarpe Vermelha, sua vida nunca mais foi a mesma, mas mesmo assim ela conseguiu se reerguer.

Anos depois, trabalhando como adestradora de cães, ela conhece o rabugento Simon, um talentoso marceneiro que acabou de se mudar para a ilha e precisa de ajuda para adestrar seu cãozinho rebelde, o danadinho Tubarão.

Mas então, uma nova onda de assassinatos começa e tudo indica que o novo serial killer é algum tipo de imitador do assassino original. Enquanto lida com seu medo, Fiona e Simon ficam cada vez mais próximos, por mais que não quisessem um envolvimento mais sério.
?Ela não fazia seu tipo. Simon podia repetir isso mil vezes para si mesmo, mas não fazia diferença. Aquela mulher mexia com sua cabeça, fazia seu sangue ferver. Ela o afetava.?
Eu estou completamente encantada com esse livro e com a escrita da Nora! A princípio eu achei que esse livro fosse um thriller, mas é uma mistura de romance com suspense e fofurice que me fisgou logo nas primeiras páginas!

Você ama Doguinhos? Pois aqui tem muitos! Fiona tem três labradores super simpáticos, e juntando isso ao danadinho do Tubarão, que é uma mistura de labrador com golden retriever, o fofurômetro explode!

Fora isso, a história tem muitos detalhes sobre adestramento de cães e como eles são usados em busca e resgate. Achei muito legal mostrar esses detalhes no livro.

A parte do suspense com os assassinatos também é muito bem construída, mas a história é mais focada no romance entre Simon e Fiona, que por sinal, me arrancou suspiros e risadas ao mesmo tempo.

Um livro envolvente e instigante que eu indico pra todo mundo! Sério, leiam! É uma boa trama pra ninguém botar defeito!

Jeh Diário dos Livros 15/09/2019

Interessante!
Uma Sombra do Passado é o meu primeiro contato com a autora Nora Roberts. E fiquei muito feliz quando recebi o livro em parceria com a editora, pois tinha muita vontade de conhecer a escrita dela, já que é uma autora muito aclamada na literatura e posso dizer que minha primeira impressão foi muito boa da autora.

Fiona Bristow é uma mulher decidida e muito forte. Com um passado sombrio ela atualmente superou as perdas e os traumas que tinha e agora vive em uma ilha no pacifico fazendo o que mais ama na vida: Adestrando cães e trabalhando como voluntária na unidade de resgate local à pessoas que desaparecem. E apesar de toda reviravolta que Fiona colocou em sua vida, ela sabe que tem muitas coisas a superar ainda. Principalmente a história que mudou sua vida.

Quando jovem, Fiona foi sequestrada pela assassino da echarpe vermelha e ela foi única que conseguiu sobreviver e reconhecer o monstro que matou diversas mulheres na época, mas mesmo escapando do assassino, Fiona pagou um preço caro por ter revelado quem ele era e até hoje ela sente a dor da perda das pessoas que amou.

Mas sua vida pacata está prestes a mudar quando ela conhece o marceneiro Simon Doyle, seu novo aluno com seu cachorro para adestrar. Simon que apesar de seu jeito fechado e meio rude, acaba fazendo o coração de Fiona bater novamente e mudar seu ritmo constantemente.
Mas essas não são as únicas mudanças na vida de Fiona, quando Simon entra em sua vida para melhorar, algo ruim também acontece. O FBI descobre que existe um novo serial killer e que eles está seguindo os mesmos passos do assassino anterior e imitando detalhadamente o trabalho dele. E que essa revelação pode mudar tudo e fazer Fiona reviver um pesadelo terrível novamente.

Mas a questão que fica é será que Fiona ainda é o alvo de um crime de tantos anos atrás? Será que o novo assassino está com ela na mira? No meio de tantos dramas, Fiona terá que tomar decisões importantes em sua vida e tentar aprender a seguir em frente se quiser realmente deixar o passado para trás.

---------*------------

Uma Sombra do Passado me fisgou pela trama, realmente tenho que concordar que Nora sabe o que está fazendo e sabe conduzir muito bem o leitor com suas histórias. É uma narrativa detalhista, mas que prende você do inicio ao fim.

O mistério e reviravolta não existe tanto no livro por ele se tratar de uma mistura de romance com thriller e não temos nada espetacular ou surpreendente na trama, mas mesmo assim sabe quando você não consegue parar de ler porque quer continuar dentro daquela história? É assim que a autora te conduz durante o livro inteiro.

Os personagens conseguem ser cativantes, e temos a narração tantos dos personagens principais quanto da mente dos serials killers que a autora apresenta. Falando dos personagens principais posso dizer que gostei muito da personalidade de ambos, pois Fiona é uma mulher animada, delicada que ao mesmo tempo que semostra forte e indestrutível. Simon já é mais durão, mas com um coração mole por dentro, o tipo de personagem masculino que eu gosto e apesar de ambos serem bem distintos conseguem combinar muito bem como casal e rapidamente você começa a shippar ambos.

Um dos temas que vai agradar qualquer um que ler esse livro são os cachorros que a autora insere na história. Pois é impossível você não sorrir e amolecer seu coração com tanta fofura com cãezinhos tão fofos e amorosos. E a interação deles, o jeito que a história caminha faz você se apegar totalmente aos doguinhos.

A ambientação é bem feita e traz aquele ar de ''férias'' por eles morarem em uma ilha e é muito fácil você se imaginar morando ou passando um tempo em um lugar tão calmo e tranquilo como lá. É como eu disse lá em cima, a autora sabe o que faz e sabe levar muito bem a história.

Minha única ressalva, se é que posso chamar de ressalva é que achei que o livro poderia ter menos páginas e a história poderia ter sido mais ''rápida'' em certos momentos. Talvez por eu ter essa sensação de calmaria demais, senti que o final foi meio apressado e poderia ter tido mais páginas enquanto outras cenas poderiam ter sido menos trabalhadas.

A diagramação da editora está impecável e a capa é bonita, discreta e combina com a história pois trás um ar mais misterioso e ao mesmo tempo condiz com a trama. Não encontrei erros durante a leitura e as letras estão em um bom tamanho.

Com certeza o livro me agradou muito pela escrita agradável da autora já que é fácil gostar dos personagens principais e os secundários que são muito bem elaborados. E já fiquei ansiosa para ler mais livros dela, principalmente os romances, já que achei que essa história foi até balanceada nos dois gêneros, mas senti um trabalho melhor no romance do que no suspense em si.

Então posso dizer para você que está lendo essa resenha que Uma Sombra do Passado realmente é interessante por apresentar essa mistura de gêneros dentro da história e que vai deixar você vidrado pelo suspense, apaixonada pelo romance e encantada por esses cachorrinhos fofos que são colocados na história.

site: http://diarioelivros.blogspot.com/2019/09/resenha-uma-sombra-do-passado.html

Uinayara 01/09/2019

Resenha Uma sombra do passado
Fiona Bristow é uma sobrevivente, pois não admite ser considerada uma vítima. A muitos anos atrás, foi o Assassino da Echarpe Vermelha a raptou e quase a matou, mas ela conseguiu escapar. O que fez com que o serial killer matasse seu noivo e seu amado cão. Ela reconstruiu sua vida numa ilha onde é adestradora de cães e voluntária na unidade canina de resgate.
Simom Doyle é um famoso carpinteiro que entra na vida de Fiona para que ela possa domar seu rebelde caozinho, ao mesmo tempo que um imitador do famoso serial killer inicia uma matança e tudo indica que irá atrás de Fiona.
?????????
Em mais um incrível suspense com aquela pitada de romance, Nora Roberts nos apresenta uma fascinante história sobre resiliência, persistência e muito amor canino. Sempre sou suspeita para falar sobre os livros da autora mas, achei tudo bem dosado, um ritmo leve e envolvente e desfechos bem equilibrados e condizentes com todos os aspectos que a autora usou pra contar a historia. Os personagens secundários, principalmente os cães de Fiona: Bogart, Newman e Peck são adoráveis e Nora fala sobre muitas curiosidades sobre o adestramento de cães. Simom foi pra mim um mocinho de prato cheio, fugindo totalmente do clichê, com genio forte e super irritavel, o que garantiu um toque maravilhoso na composição do seu persogem, fiquei encantada com ele.

Tamara 01/07/2019

Ler Nora Roberts é sempre uma experiência deliciosa, gostosa e que me passa um tom de empolgação para devorar o livro logo e ao mesmo tempo me deixa com uma sensação de leveza, pois me sinto de coração aquecido, mesmo quando ela traz temas pesados. Então, como já não lia nada da autora há alguns meses, foi com muita empolgação que iniciei Uma sombra do passado assim que ele foi lançado.
Eu não considero esse um dos meus livros favoritos dentre os que li da autora, talvez por uma preferência muito pessoal minha que não me dou bem com cães e esses são os maiores protagonistas nesse livro, e apesar de achar os cachorros presentes nessa história extremamente fofos, engraçados e simpáticos, não tive aquele mesmo sentimento de amor como os apaixonados por esses animais sentiram enquanto liam. Também, algo que achei que deixou a desejar em partes foi o suspense que apesar de angustiante, não foi um dos mais impactantes, e talvez eu tenha me sentido dessa forma pouco empolgada com o mistério já que vinha acostumada com um ritmo de tramas pesadas que fizeram parte dos enredos dos últimos lançamentos da autora aqui no Brasil.
Porém, apesar desses pequenos pontos, o conjunto da obra faz essa ser uma ótima história, que vale muito a pena ser lida pois encontramos aqui um romance bacana, sem dramas e brigas e um casal que se sente confortável um com o outro muito rapidamente, além disso, há um mocinho muito peculiar e apaixonante, e uma protagonista forte e cativante. Os personagens secundários também são daqueles dos quais sentimos vontade de ser amigos, e a ambientação e a parte em que os cães trabalham como cães de resgate foi muito incrível, especialmente quando tivemos a oportunidade de acompanhar resgates e finais felizes de perto.
Assim, acredito que Uma sombra do passado seja um livro bastante agradável para boa parte dos leitores que gostam das obras de Nora Roberts, e penso que para novos leitores também possa ser uma boa inserção nos enredos de Nora, desde que esses o iniciem com a ideia de que essa é uma história leve e que traz alguns clichês, mas ainda assim é aconchegante, romântica, cheia de amizade, amor, carinho e cumplicidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5