Ivanhoé

Ivanhoé Sir Walter Scott

Resenhas - Ivanhoé

1 | 2 | 3 | 4

z..... 12/02/2019

Coleção Aventuras Grandiosas (Rideel)
Publicação infantojuvenil. O romance é de cunho histórico, no contexto medieval de lutas entre anglo-saxões e normandos, mas a adaptação privilegiou a parte romântica entre Ivanhoé e Rowena nos encontros e desencontros, estabelecidos pelo banimento do jovem, promessa de casamento da moça a outro pretendente, o torneio como desafio para o reencontro, ferimento do cavaleiro e salvamento através de Rebeca, a quem depois retribuiu salvando também.
A parte referente a Robin Hood foi explorada com brevidade (no apoio ao Rei Ricardo Coração de Leão), assim como a atenção para Rebeca. Tenho percepção de ser a personagem mais atrativa, por estar disposta a transceder todas as barreiras daquela sociedade, em disposição de luta na valorização humana, não em determinantes políticos como era o contexto motivacional. Salvou alguém da mesma sociedade que depois lhe condenou, ademais, no contexto das Cruzadas está implícito perseguições a seu povo.

Guilherme 05/01/2020

Pax vobiscum
Um livro que agradaria muito as horas de lazer de Dom Quixote, tem várias façanhas de cavaleiros misteriosos que lutam por uma causa nobre ou por uma donzela de beleza inigualável; vilões que aparentemente são movidos pelo mais puro ódio adquirido por uma vida de vícios; um rei que busca seu trono de volta, que está ocupado pelo seu indigno irmão. Só faltam alguns monstros fantásticos para o romance ficar perfeitamente encaixado na biblioteca do nosso nobilíssimo fidalgo.
E o livro começa bem, eu diria que as primeiras 100 páginas são espetaculares, Walter Scott descreve as cenas como se estivesse pintando um quadro cheio de detalhes , em algumas partes ele apresenta pessoas da cabeça aos pés, literalmente.Não obstante, a partir de um momento os diálogos começam a ficar muito enfadonhos, longos demais e não levam a lugar algum. Em uma das partes que deveria ser uma das mais extasiantes, a conquista de um castelo, o narrador deixa dois personagens que estão longe da luta descreverem-na, e isso deixa toda cena muito chata.
A minha edição diz que o editor do livro não gostou da morte de certo personagem, então ele simplesmente obrigou o autor a ressuscitá-lo, e isto foi uma das coisas mais estúpidas que eu já vi na literatura. Mas enfim, se a história tivesse seguido o padrão apresentado nos primeiros 25% eu teria gostado muito mais.

Shaftiel 19/01/2009

É um livro bom, atgé batante interessante, mas há de se entender o contexto da época em que foi escrito. É mais antigo e se aproveita de muitas das lendas da perversidade dos cavaleiros templários. A escrita é muito mais lenta do que ocorre nos romances históricos como Bernard Cornwell ou Pressfield.

É um bom romance, mas é para se ler com cuidado e sem esperar uma aventura alucinante. Até mesmo laguns faots são um tanto ingênuos ao se perceber a Idade Média quando se compara com os livros que lemos hoje em dia, mas Ivanhoé continua sendo um bom clássico.

prof.vinic 16/03/2020

Rei Ricardo tinha coração de leão, mas tamanho de um urso
Um clássico da literatura medieval, fazem anos que tenho o interesse de ler este livro mas a oportunidade nunca tinha surgido. Ter assistido o filme de 1952 (que agora sei que não tem muito a ver com o livro) não apaziguou esta vontade, agora finalmente eu consegui ler. O que posso dizer: realmente é muito bom, prende a atenção do leitor e li praticamente em uma sentada só (e isso durante as férias, e com visitas em casa!). O enredo é muito bem amarrado, embora algumas passagens são tão óbvias hoje em dia que o 'plot twist' desejado pelo autor não surtiu nenhum efeito. Mas isso não é nada que realmente prejudique o livro. Recomendo fortemente a leitura. Por ser um livro retratando uma época muito específica e real o antissemetismo é latente; porém temos ciência que era algo muito próximo a isso mesmo (a Santa Inquisição estava aí para não me deixar mentir sozinho ;) ). SPOILER o Ivanhoe vive da lenda criada para ele, o cara faz pouco neste livro.

1 | 2 | 3 | 4