Mortina

Mortina Barbara Cantini

Resenhas - Mortina

1 | 2 | 3 | 4

Vivi 24/08/2019

Por aqui tb se lê coisas fofas .
E fui apresentada a essa encantadora menina zumbi.
Ela não podia sair de casa pelo excesso de proteção que a tia tinha com ela.Afinal Martina era diferente.Mas quem disse que o " diferente " não pode ser aceito???
E com todo encanto e bem rapidinho ela nos mostra que todos tem direito sim a ser feliz.
Impossível não se apaixonar.
Sinopse: Mortina não sente frio, nem fica vermelha quando está envergonhada. Por outro lado, ela pode tirar a cabeça quando quiser e fica ótima de roxo.
Embora seja um pouco diferente das outras crianças nos aspectos físicos, por dentro Mortina é como qualquer outra menina: quer ter amigos, às vezes fica sem paciência com os adultos e adora brincar fora de casa.
Que tal conhecer um pouco mais sobre ela?

ELB 05/08/2019

Nem preciso dizer que quando bati o olho nessa capa, eu já quis fortemente, né?
Barbara Cantini é uma ilustradora e autora de livros para crianças e jovens adultos. Caso você ache que já viu esses traços, você pode estar certo. A Barbara é autora de uma série bem famosa, a Ivy Pocket, publicada pela editora Rocco. Mortina é uma série de livros, com o quarto para ser lançado logo mais em inglês..

A resenha irá ser um pouco curta dessa vez, porque o livro em si é uma história curtinha, mas cheia de significados.

Esse livro irá introduzir a nossa protagonista, Mortina, na nossa primeira aventura juntos. No primeiro momento, conhecemos o Palacete Decrépito, onde ela mora com a tia Fafá Lecida, e como é a sua rotina no dia a dia.

Como toda garota da sua idade, exceto que ela é uma menina-zumbi, Mortina adora brincar, mas como a única criança do Palacete, ela se sente sozinha e se empenhada em fazer amizade com as crianças do Vilarejo de Logo Ali. Mas Mortina logo é reprendida pela tia que a proibi de ser vista pelas outras crianças, temendo que as pessoas os expulsassem dali.

Um dia, Mortina escuta as crianças falarem de uma festa onde se fantasiaram de monstros, A Festa de dia das Bruxas. E aí que Mortina começa bolar seu plano de ser ela mesma, e ir fazer amizade com essas crianças.

Como as crianças tem uma pureza no coração, eles não tem os receios da Tia Fafá Lecida, e logo aceitam a menina com todas as suas peculiaridades como uma amiga. E esse é só o começo de várias aventuras entre esses amigos.

Eu amei como a Barbara apresenta de forma simples e direta assuntos um pouco difíceis de se tratar com as crianças hoje em dia. Não tem grandes dramas, nem mimimi, porque criança tem um jeito tão simples de ver as coisas, diferente dos adultos. E é nítido como uma simples diferença na pessoa não é nada para elas, Mortina continua sendo uma criança assim como elas.

Então, aí você vê como o livro é lindinho, não apenas pelos traços, ou as cores maravilhosas, mas pela história que de uma forma singela, nós ensina sobre igualdade. É um belo livro para quem tem filhos, em uma sentada, você consegue contar essa história e ainda educar seu filho para que ele seja muito mais sensível para com os outros.

Apesar do tom simplista e direto para que prenda crianças pequenas no enredo, a criação não deixa de encantar também crianças mais velhas ou até mesmo adultos, todos os trocadilhos feitos com os nomes são de arrancar risos!

A inteligência emocional do livro que garante as 5 estrelas está justo na mágica de casar níveis de interpretação variados e os desenhos fofos que agradam a todos.

Estou ansiosa para os próximos livros da série, e descobri o que essa turminha irá aprontar.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2019/07/resenha-mortina-barbara-cantini.html

Letícia 16/07/2019

Literatura infantil que agrada até adultos
Simplesmente estou encantada com a construção da personagem Mortina, ainda não conhecia a autora e ilustradora Barbara Cantini mas posso afirmar que a forma como o livro foi elaborado é bem leve e muito divertido.
Conseguimos encontrar várias referências maravilhosas desde Stephen King a Edgar Allan Poe. As ilustrações interagem com a escrita de forma sábia o que aguça o olhar de quem lê. Nota máxima e favoritado.

Coisas de Mineira 27/06/2019

Barbara Cantini, autora de Mortina, é ilustradora de inúmeros livros para crianças e jovens leitores. Além disso, mora na região da Toscana com o marido, duas filhas e pets. Ela é nascida em Florença.

Nossa resenha de hoje, com efeito, é justamente sobre Mortina, o primeiro projeto escrito e semelhantemente, ilustrado pela própria escritora. Esse livro foi publicado em 2017. Também se tornou o primeiro livro de uma série de sucesso.

“Mortina não era uma menina normal. Mas não se sentia tão diferente assim, Bom, sua pele não tinha o rosado típico das meninas. Na verdade, ela era completamente branca. Ou melhor: era de uma brancura mortal, puxando para o cinza-esverdeado”.

Mortina em inglês se chama Ghoulia, e ela é uma menina-zumbi. Mas, como qualquer criança ela também tem sentimentos, vontades, e até medos. Nessa primeira história Mortina acaba por aprender a auto aceitação. Ela também tem um desejo grande de fazer amizades.

O Palacete Decrépito é onde Mortina vive com sua tia Fafá Lecida – Eu sei! Adorei também… – e com Tristão. Esse último é um galgo albino (cachorro) e é muito amigo da menina-zumbi. AMEI todas as ilustrações onde Tristão aparece fazendo algo interessante… de fato ele realmente é um cachorro cheio de facetas.

Você precisa saber que primordialmente, o maior sonho de Mortina é poder fazer amizade com as demais crianças. Sua tia, a saber, não a deixa sair jamais de casa. Na cabeça de tia Fafá Lecida, os humanos terão reações adversas ao encontrarem com uma criança que é zumbi.

Porém, o Dia das Bruxas está próximo, e nossa querida menina-zumbi tem uma excelente ideia. Dessa forma, inesperadamente acompanharemos toda a armação e toda preparação de Mortina para “pôr a cara no sol”. Com o intuito de sair do Palacete, acompanharemos os feitos de Mortina.

“Quantas vezes Mortina tinha ficado escondida vendo as crianças brincarem nos campos perto do Palacete Decrépito! Às vezes, a curiosidade as levava até o portão do Palacete. Mas nenhuma delas jamais teve coragem de entrar”.

Conseguiram entender a moral da história, né? Certamente que a garota simplesmente deduziu que as demais crianças estarão todas fantasiadas de forma horripilante. Então assim ninguém se dará conta que Mortina é na verdade uma zumbi. Ela não é inegavelmente inteligentíssima?

Ademais, como esse é apenas o primeiro livro de uma série, não sei se essa será a aventura mais ousada de Mortina. Mas com certeza foi uma aventura muito divertida e muito arrojada, ao mesmo tempo. Já estou torcendo para que a Companhia das Letrinhas lancem os demais livros, analogamente, já que são um sucesso mundial e traduzidos para mais de 13 línguas.

“Era uma noite de chuva, de chuva das grossas
Eu saía de casa pisando nas poças
Surgiram de repente, bem à minha frente
Os muros e túmulos de um cemitério diferente.
Que escuro que estava, que frio que fazia!
Vagando entre as tumbas de lajes cobertas
Eu vi uma loira, a loira mais linda!
Ela era o fantasma da tia Benvinda limpando,
Que cúmulo! Seu próprio túmulo!”

A edição saiu pelo selo que tem como proposta editar e publicar livros voltados para o público Infanto-juvenil, a Companhia das letrinhas. O livro possui 56 páginas, que aliás, tornam-se viciantes conforme as viramos. Visto que as ilustrações são muito boas. A historinha contada é cativante. E os detalhes inseridos nas ilustrações dão um toque sensacional para a arte e história contada.

Em suma, o livro é uma gracinha. Um presente adorável para qualquer criança, pois trata esse tema sobre “zumbis” de forma engraçadinha e leve. A garota é muito divertida, e principalmente esperta. Acredito que chamará a atenção das crianças tanto para as próprias manusearem a obra, como também lerem junto dos pais. Chama muito a atenção as ilustrações, as cores, e a fonte escolhida. Um presentão na certa!

Por fim, ressalto, não perca a oportunidade de dividir essa história com uma criança; ou mesmo, não perca a oportunidade de ter esse livro em casa. Logo que está é uma leitura rápida, agradável, descontraída e que deixa a gente com aquele sorriso bobo quando chegamos ao fim. Seja como for, dá aquela saudade de ser criança…

No site da autora, você pode conferir mais sobre suas obras, acompanhar algumas de suas ilustrações, e até dar uma conferida no blog dela que é bem interessante, mas infelizmente não está sendo atualizado.

“Certa manhã de verão, Mortina teve uma brilhante ideia: – Vou me maquiar e me vestir com uma menina viva!”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/resenha-mortina/

Gramatura Alta 18/06/2019

Em 2017, a escritora e desenhista italiana Barbara Cantini, lançou o primeiro MORTINA, uma série de três livros sobre uma menina zumbi que sonha em brincar com outras crianças. Os outros dois livros foram publicados em 2018 e traduzidos para mais de 21 línguas diferentes. Se você acompanha lançamentos infantis, já deve ter visto uma outra trilogia famosa da autora, IVY POCKET, que também possui uma arte deslumbrante.

Mortina é uma menina de pele branca, puxando para o cinza-esverdeado, de olhos redondos como uma bola e contornados por olheiras arroxeadas. Ah, e ela também pode arrancar qualquer parte do corpo, como se fosse uma boneca. Só que ela não é uma boneca; ela é uma menina-zumbi.

Ela mora no Palacete Decrépito, com a tia Fafá Lecida (hahahahahaha), e tem como fiel amigo, o Tristão, um cachorro da raça Galgo Albino que ninguém sabe se está vivo ou morto.

O maior desejo de Mortina é brincar com as crianças do vilarejo Logo Ali (bom demais!), mas Tia Fafá Lecida não permite que ela saia da área do palacete, porque tem medo que as pessoas descubram que Mortina é uma menina-zumbi e as expulsem de casa.

A forma de como Mortina faz para conseguir realizar seu sonho é tão deliciosa quanto a os desenhos, cheios de detalhes, de piadas, de cores, de uma fofura que obriga você a ficar olhando e olhando e olhando…

Como todo livro infantil deve ser, MORTINA entrega uma mensagem positiva, de incentivo, de realização, de conquista pelo que se deseja, de aceitação de quem é diferente, de respeito por essa diferença, e por aceitação. Também demonstra como as crianças são livres de preconceitos, se não foram induzidas pelos defeitos dos pais, e como basta uma brincadeira, algo que traga alguma identificação, para que elas se entreguem totalmente.

Um livro infantil que deve ser lido para quem tem filhos, ou para quem ainda tem um pouco de criança na alma, além da possibilidade de se deslumbrar com desenhos incríveis. Acho que já li umas quatro vezes…

site: http://gettub.com.br/2019/06/18/mortina/

Fabio Pedreira 27/05/2019

Mortina
Fala galera, hoje vim trazer para vocês a resenha desse livro extremamente divertido que é Mortina, lançado pela Companhia das Letrinhas. É uma resenha menor do que de costume, por tratar-se de uma história bem rápida e pequena. Porém, muito divertida. =D

Meu nome é Mortina
Mortina não é uma garota comum. Ela tem uma pele extremamente branca, de uma brancura mortal, puxando para o cinza-esverdeado, seus olhos eram redondos como uma bola e contornados por duas olheiras arroxeadas. E, para completar, ela podia arrancar qualquer parte do corpo, como se fosse uma boneca. Isso porque Mortina é nada mais, nada menos que uma menina zumbi.

Isso é bom e divertido, mas também é um problema. Devido a ser uma menina zumbi, Mortina vive com sua tia Fafá Lecida no Palacete Decrépito, brincando praticamente sozinha, tendo como companhia apenas o seu cão galgo albino Tristão. A garotinha consegue se divertir de várias formas, mas o que ela gostaria mesmo era de brincar com outras crianças.

Isso sua tia não aprova, pois, devido a sua condição peculiar, o medo do que as pessoas podem fazer com sua sobrinha ao descobrir que ela é uma zumbi acaba afetando a Fafá Lecida. Mas a garota é obstinada e não vai desistir tão fácil. E não tem oportunidade melhor para isso do que o Halloween.

E a história do livro é justamente nos passar lições sobre o medo do diferente e sobre a aceitação de que ser diferente está tudo bem. Um fato muito interessante nessa história é que mostra como geralmente esse medo vem dos adultos, fazendo com que as crianças reproduzam esse comportamento.

Apesar de ser compreensível o medo da tia Fafá Lecida, o bom é que Mortina resolve arriscar mesmo assim e se aventurar até o vilarejo próximo para conhecer novas crianças. E é justamente o fato de ser diferente que acaba conquistando as outras crianças. Em vez de acharem aquilo assustador, medonho e querer distância, as crianças acabam achando tudo muito legal, querendo conhecer mais a Mortina e passando a brincar com ela.

Diversão de morrer
No geral é isso, uma história contada de forma muito divertida, com imagens sensacionais e divertidas. As ilustrações ficam por conta da própria autora - Barbara Cantini - ganhadora de alguns prêmios como Ilustradora Italiana do ano em 2012 e 2018.

Esse livro é apenas o primeiro de uma série de livros que a Mortina aparece para aprontar. Lá fora já foram lançados 3 e o volume 4º está a caminho. Eu espero muito poder dar continuidade a essa leitura bem engraçada e divertida.

Leia para vocês, leia para seus filhos, parentes pequenos ou em grupos de leituras. É um ótimo livro para estimular, em crianças, o hábito de ler. Eu não deixaria passar essa oportunidade de jeito nenhum.

Bjs de morte e até a próxima.

C. Aguiar 18/05/2019

Mortina assim como qualquer outra criança deseja fazer amigos, mas infelizmente há algo que atrapalha isso! Ela não é uma menina comum, é uma menina-zumbi; com olheiras roxas, pele branca - quase esverdeada - e consegue soltar partes do seu corpo.
Sua tia Fafá Lecida tem medo que o pior aconteça caso Mortina se aproxime das outras crianças, ninguém aceita muito bem o que é diferente, muito menos irão aceitar "monstros". Por isso, Mortina está extremamente proibida de ir brincar com as crianças humanas.

A menina-zumbi passa seus dias brincando no Palacete Decrépito e tem como companhia seu galgo albino Tristão (ainda é um mistério se o cachorro de Mortina está vivo ou morto por causa da sua aparência).
Um dia Mortina escuta as crianças falando sobre uma festividade e isso a deixa empolgada. Mortina terá um dia inteiro para ser ela mesma sem assustar ninguém com sua aparência, todos pensarão que ela está fantasiada de zumbi.

Então ela decide colocar seu plano em prática sem que sua tia suspeite que ela pretende interagir com humanos. O problema é: E se eles descobrirem que ela não é "humana"? Será que Mortina e sua tia Fafá Lecida correm perigo?
O livro é divertido e tem uma linguagem extremamente acessível ao público alvo, sem contar é claro que toda a história é extremamente meiga! Mortina quer apenas viver sua vida sem medo do que os outros vão achar ao descobrir que ela é um zumbi.

A autora/ilustradora com certeza acertou ao criar uma série voltada para o diferente, o incomum, o desajustado; fiquei muito feliz ao ler história. Espero que a editora continue lançando os demais livros no Brasil! Quem me dera ter tido acesso a esse tipo de conteúdo durante a minha infância 💀.

O livro é completamente ilustrado e a leitura pode ser feita em poucos minutos. Se você está pensando em investir em uma nova série infantil, sugiro dar uma olhadinha nessa obra. Vale lembrar que o livro é de capa dura 💖

1 | 2 | 3 | 4