Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Samanta 11/04/2021

Leitura necessária. Aborda de forma didática e esclarecedora o conceito de lugar de fala.

Tanseles 03/04/2021

Pra entender o conceito
O livro apresenta o conceito de lugar de fala para além das discussões da internet com pouco fundamento e muito esvaziamento do termo. Todo mundo tem lugar de fala e a autora nós apresenta o conceito de forma fácil.

Larissa 01/04/2021

Você está tão Djamila hoje deveria ser um elogio.
?Por que eu escrevo?
Por que tenho que
Porque minha voz em todas as suas dialéticas foi silenciada por muito tempo.?

Mais um livro finalizado e cada dia mais aumenta minha admiração por essa autora, sua narrativa e história.

Amanda 29/03/2021

Valioso para entendermos a extrema importância de estudar raça e as questões de identidade na sociedade brasileira. Djamila Ribeiro destaca autoras negras que trazem uma nova perspectiva de rompimento com a hierarquização de saber, dando visibilidade as narrativas das pessoas que estão às margens da sociedade. Tomando como base o racismo vivido em nosso país e no mundo, podemos também exemplificar outras questões sobre grupos subalternos. O livro tem um diálogo direto com seu leitor, sua leitura não é densa, mas é muito rica.

Nathalia Polito 29/03/2021

Achei repetitivo
Aprendi muito sobre o vocabulário, importância e lugar de fala da mulher e principalmente a mulher negra, que possui destaque nesse livro. Gostei dos discursos de grandes ativistas como Soujourner Truth, por exemplo.Apesar da redundância é um bom livro

Jéssica 25/03/2021

Esse livro é uma aula! Leitura necessária para qualquer pessoa!

" O não reconhecimento de que partimos de lugares diferentes, posto que experinciamos gênero de modo diferente, leva à legitimação de um discurso excludente, pois não visibiliza outras formas de ser mulher no mundo."

Jéssica 19/03/2021

Djamila Ribeiro explica perfeitamente o conceito de lugar de fala que é frequentemente utilizado de forma errada atualmente. Uma leitura necessária para quem ainda não tem entendimento sobre o assunto, além de contar com inúmeras referências para estudar o assunto mais a fundo.

Ingrid Bays 17/03/2021

"(...) o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas"
Leitura importantíssima e necessária!

Adonai 16/03/2021

Lugares de fala, sempre no plural.
A gente vê por aí muitas pessoas usando o conceito de "lugar de fala" de uma maneira um tanto desconectada do que a Ribeiro diz em seu livro. O mais complicado é ver pessoas que querem de alguma forma derrubar movimentos e usam justamente o desconhecimento para queimar ainda mais o que a pensadora produziu.

Livro necessário para as militâncias, mas principalmente para pessoas que ainda estão no campo do "não saber" do que se trata as posições de dizer, mas principalmente sobre compreender dor(es) e talvez assim diminuiremos algumas desconexões entre nós.

Suli 14/03/2021

Excelente e necessário!!
Todos temos lugar de fala. Mas quem é ouvido e quem é silenciado?
" Pensar lugar de fala seria romper com o silêncio instituído para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de romper com a hierarquia."

Bru 06/03/2021

Leitura necessária e didática!
Djamila aborda assuntos de extrema importância no contexto social atual. E esclarece conceitos que muitas vezes são deturpados. Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, o livro é rapido e acrescenta muito. Com certeza é uma leitura que farei novamente.

Fabiano 03/03/2021

O meu lugar
Muito interessante este livro, pois nós dá uma nova perspectiva sobre os lugares que os sujeitos ocupam na sociedade em relação ao seu discurso. Para mim, como homem branco hetero foi muito importante lê-lo pois me situa no debate sobre o racismo e me dá direções de como ajudar a combater esse nosso problema de sempre.

Kad 01/03/2021

Uma ótima introdução para o debate
Escrita com uma linguagem simples e enriquecedora, Djamila vai construindo uma ponte sólida entre o academicismo e a sociedade brasileira. Com capítulos objetivos, ela te abre portas para se aprofundar pelos tópicos propostos pela discussão ao longo do livro com notas e referências incríveis!
No obscurantismo político que passamos, livros como este são luz e esperança para nossa travessia ao futuro ?

Karol Rodrigues 25/02/2021

Um livro claro e necessário para refletir.

Essa leitura se faz urgente nessa sociedade para que seja possível ampliar a escuta para dar voz para aqueles que sempre foram calados à força.

Jairo Oliveira 24/02/2021

Sim, embarquei na 3º leitura do ano com a mesma autora e no mesmo dia. Com essa bomba de ensinamentos e consciencia.