Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Soulcrespa 18/02/2021

Postura ética
Lugar de fala, termo impreciso pode ser compreendido como um lugar social em uma estrutura de poder. Quem pode falar?!

Esse pequeno grande livro e cheio de referências e reflexões imprescindíveis para compreendermos como o racismo estrutural funciona...

Henrico 16/02/2021

Perfeita em tudo que escreve! Djamila Ribeiro ensinando o verdadeiro conceito de lugar de fala, abordando temas e situações coerentes.
O discurso impecável de uma mulher preta e feminista, totalmente necessário.

Melina.Mollica 14/02/2021

Leitura obrigatória
Minha primeira leitura da coleção Feminismos Plurais e pretendo ler todos! Leitura rápida que vai a fundo no conceito de lugar de fala, que nem sempre tem sido utilizado de forma correta atualmente.

?Djamila aponta para uma história que foi capaz de desumanizar a população negra, principalmente a mulher, fadada ao silêncio até mesmo nas pautas feministas universalizantes. O racismo, como protagonista de um cenário social, isolou a mulher negra e a reduziu a um corpo inexpressivo.?

Bia | @vouleretedigo 08/02/2021

Traz a perspectiva decolonial e acentua que devemos mover as estruturas. E o mais importante: esse lugar de fala que a internet muito prega, não existe.

Gostei do livro. Traz uma boa introdução do leque vasto que é a questão colonial que está a nossa volta e tanto nos esmaga.

O texto é bom. O que me preocupa é a autora.

Ny 01/02/2021

Lugar de fala
Excelente escrita, e tema extremamente importante!
Todos deveriam ler, é uma leitura rápida e essencial.

danda 30/01/2021

Livro incrível e necessário.
De forma simples e embasada, Djamila explana sobre direito de fala desde origem, percurso histórico e situação atual. De forma a elucidar que todes possuem direito de fala, mas que nossas vivências não nos dão embasamento para falar sobre as dores de outros, mesmo que sejamos do mesmo grupo referente a discussão, nossas localizações e privilégios muitas vezes nos distanciam da realidade vivida por muitos.

Sempre ouvir o outro e principalmente sermos empáticos com suas dores, e usar de nossos privilégios para mudar as situações de silenciamento.

Roberta Silva 28/01/2021

Lugar de fala
É um livro que você consegue ler em um ou dois dias. É uma linguagem fácil.

Por se propor que todos entendam o que é o lugar de fala djamila cita muitas filosafas, acadêmicas para embasar o tema, mas é um livro que explica. Fazendo a contextualização histórica. Muito boa leitura para entender melhor sobre o racismo e a luta feminista negra.

HOLY FVCK 26/01/2021

Militância
é muito interessante ver o feminismo com outros olhos, o feminismo não padronizado, esse livro me incentivou a buscar mais conhecimento sobre o feminismo negro.

Renatita 25/01/2021

Urgente e necessário
É importante nos munirmos de conhecimento e, mesmo sendo um livro curtinho, é bastante denso. Além disso, as referências são um banquete para quem está com fome de saberes do feminismo sobre o ponto de vista da mulher negra!

Karol com kah 25/01/2021

Mais que essencial
Livro muito bom!!
Adoro autores que trazem discursos de outros e depois fazem aquele apêndice enorme de citações. :)

A autora explica de forma bem objetiva o tema. É o tipo de livro que nos faz analisar e repensar em nossas atitudes. Sensacional.
Esse é o primeiro livro da coleção ?Femininos Plurais? que estou lendo, e quero devorar mais ainda os outros após ler esse aqui.

Super recomendo. Mais que necessário a leitura.

cass.luce 17/01/2021

Maravilhoso
Leitura necessária para nos ajudar a entender nosso lugar na sociedade e como isso afeta aos outros. Recomendo para todos, mas principalmente se você for branco e quiser ter uma perspectiva diferente da sua e adicionar um pouco de consciência a seu ser.

Domingas.Beatriz 15/01/2021

Leitura para refletir
" o lixo vai falar, e numa boa "
É uma leitura que te faz pensar sobre o que é o lugar de fala e como funciona para vários grupos de pessoas, tem várias partes que você precisa reler pra poder entender o que a autora quer dizer e tentar assimilar com exemplos, é um livro que todos deveriam ler e por em prática o que ele quer passar. :)

Luis.Gengibre 05/01/2021

Por favor...
Este é o segundo contato que tenho com a autora, e não há como ler um de seus livros sem repensar as próprias ações e palavras. Um livro mecessário, objetivo, recheado de um conhecimento que sempre será necessario releituras anuais.

Lais Duanne 04/01/2021

Para parar de falar que não tem lugar de fala
Nos últimos tempos o termo 'lugar de fala' foi usado de forma errada diversas vezes. Muitas vezes usado pelas pessoas como forma de se esquivar de resposabilidade.
Nesse livro pequeno e muito bom, Djamila desmistifica esse conceito, deixando claro que todos tempos lugar de fala.
Todo mundo fala de algum lugar e é isso que é importante entender.

Amanda 04/01/2021

Vale a pena ler
O bacana do livro é que a autora indica a leitura de alguns artigos que parecem bem interessantes... O tema lugar de fala ainda precisa ser mais debatido para que haja mais compreensão... Acho que o debate pode trazer frutos bastantes interessantes, não só relacionados à questão racial, mas em tudo que envolva discussão sobre minorias... Acompanhemos os próximos capítulos...