Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Vanessa.Coimbra 29/12/2021

Um livro muito reflexivo sobre o tema e com uma linguagem muito fluida apesar do tema complicado. Gostei muito.

vagnerrg_ 01/01/2022

Dos livros necessários para ler, esse é um dos essenciais. Djamila analisa de forma muito contundente as referências que marcam o conceito de “lugar de fala”, demonstrando que há uma epistemologia silenciada na pretensão de dizer sobre o outro. O livro me fez pensar numa geografia do conhecimento e como as interseccionalidades são tão determinantes (e necessárias) para uma visão coerente da realidade. Mais um livro que nos dá um sul (em oposição a “um norte”) e reafirma a necessidade de um pensamento decolonial em oposição ao eurocentrado. Foi empolgante ler esse livro.

PAULINE 09/01/2022

Uma leitura necessária
Lugar de fala (feminismos plurais), obra, escrita por Djamila Ribeiro, filósofa e ativista no movimento feminista negro, tem como objetivo elucidar o conceito ?lugar(es) de fala?. Expressão muito falada atualmente, sobretudo nas redes sociais, mas que, nem sempre, é utilizada em um contexto adequado. Para esclarecer o conceito, Djamila Ribeiro recorre a vários autores e autoras, estabelecendo um diálogo entre textos e culturas. A linguagem é acessível e a leitura flui como em uma roda de conversa, desde que o leitor esteja aberto a apreender todo o conhecimento disponibilizado nessa obra. Diria que é uma leitura necessária, tanto para reconhecermos o nosso lugar de fala como para respeitarmos o lugar de fala do ?outro?. A autora, ao final, ainda disponibiliza notas explicativas e amplas referências para quem quiser se aprofundar no tema. Que tal colocar esse livro na sua meta de leitura de 2022?

Gabriely 10/01/2022

Curto, prático, didático e muito esclarecedor.
Os capítulos são autoexplicativos, gostei da experiência de compreender o que realmente o termo "Lugar de fala" significa. Leitura relevante!

Nayara.Nairne 06/02/2022

É um livro bem importante, achei em alguns momentos cansayivo, pois há muito referencial teórico, mas é um livro muito importante.

Leticia 06/02/2022

Se vai falar sobre, então que fale corretamente!
Já faz algum tempo que a banalização de alguns conceitos vem ocorrendo em nossas conversas diárias, principalmente no ambiente digital. Ler livros como "Lugar de fala" é essencial para não cometer esse tipo de erro. É comum ver pessoas usando desse conceito com o objetivo de silenciar o outro, o que é extremamente equivocado. Todos podemos falar, porém cada um ocupando seu lugar social. Compreender sua posição social, seus privilégios ou falta deles, é essencial em discussões sociais. E esse livro explica isso de maneira simples, mas muito bem fundamentada.
Também gostei muito da bibliografia utilizada nesse livro, fiquei com muita vontade de conhecer as obras das autoras citadas.
Enfim, recomendo demais a todos que tem dúvidas sobre essa discussão sobre lugar de fala e para aqueles que se enxergam como aliados, pois acredito que a compreensão desse conceito seja importantíssimo!

Marcia 13/02/2022

Minhas impressões sobre o livro
Conhecem a frase: "Contra fatos não há argumentos" ?
Então, foi essa a frase que me lembrei logo no início da leitura desse livro da escritora Djamila Ribeiro, livro: "Lugar de fala - Feminismo Plurais".
Escolhi esse livro na intensão de me informar melhor sobre feminismo, feminismo negro, preconceitos e claro entender o "lugar de fala".
É um livro pequeno e muito esclarecedor, com muita informação, muito aprendizado.
Eu recomendo a leitura a todos.
Se eu quero um mundo melhor;
se eu quero melhorar-me como ser humano, é necessário enxergar o outro, conhecer suas dificuldades e a sua história, que tambem é minha, que é nossa.
Sinopse da editora: A intenção da coleção Feminismos Plurais é trazer para o grande público questões importantes referentes aos mais diversos feminismos de forma didática e acessível. Com o objetivo de desmistificar o conceito de lugar de fala, Djamila Ribeiro contextualiza o indivíduo tido como universal numa sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada, para que seja possível identificarmos as diversas vivências específicas e, assim, diferenciar os discursos de acordo com a posição social de onde se fala. (edição revista em parceria com a Pólen Livros

Thiffany7 14/02/2022

Incrível!
Trás e cita várias autoras e livros que já adicionei na minha listinha de leitura.
Perfeito pro momento que estou de querer voltar a ler sobre feminismo e me aprofundar melhor no assunto, principalmente feminismo negro

Debora.Avila 18/02/2022

Resenha
Leitura essencial para todo tipo de pessoa. Entender lugar de fala é compreender que somos plurais, que cada um tem sua trajetória e é dando voz a quem tem lugar de fala que vamos conseguir fazer desse mundo um lugar melhor.
Achei que o livro tem muitas citações e as vezes me incomodou um pouco, mas nada de mais.

Kivia Raquel 21/02/2022

Valioso!
A obra Lugar de Fala, de Djamila Ribeiro, tem um formato semelhante ao de uma palestra transcrita e, apesar de curto (pouco mais de 100 páginas em uma edição de bolso), traz um conteúdo valioso sobre o conceito do lugar de fala, quebrando com a ideia de que somente determinado grupo possui lugar de fala a respeito de assuntos específicos.

"Assim, entendemos que todas as pessoas possuem lugares de fala, pois estamos falando de localização social. E, a partir disso, é possível debater e refletir criticamente sobre os mais variados temas presentes na sociedade. O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como esse lugar impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados".

O livro apresenta conceito de diferentes pensadoras sobre o assunto, um apanhado de bibliografias para quem busca se aprofundar no tema, portanto, um ótimo ponto de partida.

Sel 06/12/2022

Esclarecedor
Muita gente discutindo sobre o lugar de fala e poucos realmente sabem o q é. Este livro deixa o conceito bem claro! Recomendo.

Pietra.Scorzato 31/10/2022

Muito aprendido em páginas breves
Leitura muito importante que aborda conceitos, para além do teórico simples, que regem nossa sociedade desde os primórdios.
Mesmo dando diversas voltas e se arrastando um pouco as vezes, foi uma leitura muito explicativa e relevante.
Recomendo sim a leitura, e para todos que reconheçam a importância de ler sobre esses temas.

Iara.Borges 13/03/2022

As teorias apresentadas são mt bem embaladas, com muitas citações de outros autores. Super recomendo o livro, é bem curtinho e fácil de ler e entende.

Duda Mesquita 25/03/2022

Aprofundando conceitos fundamentais
Lugar de fala é um conceito que é constantemente usado na internet, mas que apenas nesse livro eu pude compreender de fato. A escrita é muito bem embasada nas ciências humanas,sociais e teoria da comunicação, e aprofunda os conceitos fundamentais para que possamos entender de fato o que é lugar de fala.

Livro mais que recomendado.