Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Camila 11/06/2021

Esclarecedor
Este pequeno livro é muito elucidaste para compreender, de maneira simples, o conceito de lugar de fala. É essencial para repensarmos o lugar social ao qual olhamos e vivemos.

Panndora 08/04/2023

Perfeito
A riqueza de conteúdo que é este livro, não dá para ser resumida.
Djamila traz um tesouro em forma de discurso acerca do tema lugar de fala, pensado no lugar de mulher negra e feminista, neste livro vamos entender antes de qualquer discussão mais profunda o que é é-se lugar de fala e quem está ocupando ele.

*Day* 24/04/2024

LUGAR DE FALA É...

Li esse livro pela primeira vez em 2022 e confesso, que li correndo sem prestar muita atenção e consequente perdi muitos ensinamentos nesses quase dois anos, dessa vez pela segunda vez revisitei suas páginas com mais cuidado e compreensão.

Lugar de fala é antes de mais nada, contribuir para o debate e mostrar diferentes perspectivas como bem diz Djamila Ribeiro.

É uma obra pequena, porém grande em conteúdo o livro inteiro está recheado de referências (tanto que no final da edição que tenho são 20 páginas só de referências), pensar em lugar de fala é de extrema importância para a compreensão desse termo. O livro oferece uma perspectiva ampla sobre as dinâmicas de raça, gênero e classe social no Brasil e no mundo. E a autora corrobora isso citando uma infinidade de autores.

Algumas pessoas podem reclamar justamente disso, porém é um livro com linguagem acessível e que pode muito bem (como eu acho que é o caso) ser uma porta de entrada para estudos e pesquisas sobre o tema.

Gostei bem mais dessa leitura do que da primeira!

PriBP 18/11/2021

"Se não se nomeia uma realidade, nem sequer serão pensadas melhorias para uma realidade que segue invisível"

É um livro que apesar de ar vezes um pouco formal e academicista consegue com clareza explicar sobre a importância de dar a visibilidade necessária para os movimentos das minorias. Essa é uma das minhas criticas ao livro, esse ar de artigo que lemos na universidade e que acaba afastando outros tipos de leitores iniciantes e mais casuais.
Como mulher banca, tento sempre ler sobre o feminismo negro. É importante entender as diferenças, entender a luta dos outros, para apoiar da forma adequada. Mas sempre dando o espaço necessário para que as pessoas digam as suas necessidades e exponham as suas críticas.
É um bom livro, curtinho, rápido de ler (apesar da leitura em si não ser tão flúida)!

Bel 31/12/2020

Um livro necessário!
Esse livro traz muitas reflexões importantes sobre racismo e feminismo negro que vêm sendo construídas há séculos, mas que para mim (na minha posição de privilégio e acomodação) não eram tão conhecidas. Isso vai muito ao encontro do que Djamila escreve sobre "apenas falar" x "ser escutado". Sobre o lugar da mulher negra de "outro do outro" e sobre o "outro" por si só já não "ser" e não sendo não tem porque ser ouvido. Ela mostra a construção do espaço dessa mulher como alguém, não como outro. Também fala sobre a construção racista e colonialista do saber, excluindo todos os demais saberes em detrimento da construção branca européia.
E sobre lugar de fala em si, Djamila traz que todos temos um, já que esse lugar de fala é nosso ponto de partida racial, social e de gênero, que, unidas, nos colocam em grupos e nos proporcionam (de forma ampla) vivências especificas. Sabendo que partimos de um lugar específico, devemos ter consciência de que a vida não é universal e validar o lugar de fala do outro.
É um livro muito bom e imagino que os demais dessa série também o são. Quero poder conversar sobre o que li para ver se compreendi tudo o que Djamila propõe e, igualmente, fazer uma releitura com outra construção de saber.

Vanessa.Oliveira 02/04/2020

LUGAR DE FALA
Lugar de fala, negritude, sexismo, gênero, racismo são temas que pretendo estudar. Pra início escolhi ler um dos livros da coleção "feminismos plurais" onde o escolhido foi o Lugar de Fala da filósofa negra Djamila Ribeiro. O livro possui uma linguagem simples e acessível a quem vai começar a estudar o assunto.
Pensar sobre lugar de fala é uma postura ética. É fundamental nos localizarmos socialmente para pensarmos as hierarquias, desigualdades, pobrezas etc. Ter esse pensamento é como romper com a lógica de que os subalternos vão estar sempre tentando se localizar e mostrar o seu ponto, uma vez que eles já possuem. Saber que a mulher branca ganha menos que o homem branco, homens negros ganham menos do que as mulheres brancas e as mulheres negras ganham menos que todos, nos mostra quão invisível é a posição da mulher negra. Para Simone de Beauvoir a mulher foi criada ao longo da história como 'O Outro' e nesse sentido a mulher negra é o 'Outro do Outro', como bem coloca a Grada Kilomba. Tudo isso me fez pensar que o mundo não é apresentado para as mulheres com todas as possibilidades, sobretudo as negras.
Enfim, esse livro me fez começar a pensar a partir de novas premissas. Tais premissas são necessárias para desestabilizar verdades absolutas.
#lugardefala #vcsabeoqueé #djmilafilosofa #vozamulheres #vozamulheresnegras

Mari.Alves 25/07/2021

"Aquele homem ali diz que precisa ajudar mulheres a subir na carruagem (...) nunca ninguém me ajudou a subir numa carruagem, eu não sou mulher? Olhem para meu braço, eu plantei, capinei, levei palha para os celeiros e homem nem um conseguiu me superar. Eu não sou mulher? (...) Pari 5 filhos que foram vendidos como escravos, ninguém ouviu minha dor a não ser Jesus. Eu não sou mulher?
Truth, 1850, sobre a exclusão das mulheres negras do movimento feminista.

aline 20/12/2021

não sei nem como começar a resenhar esse livro... ele é tão curtinho e, ao mesmo tempo, é tão grande! grande no sentido de ser rico, abarcar grandes ideias e esclarecer, de forma bastante envolvente e fluída, conceitos complexos.

percebi que entendia o conceito de "lugar de fala" de forma equivocada (e penso que essa é a interpretação da maioria das pessoas), mas a djamila ribeiro teoriza de forma bastante didática sobre o assunto, com base no discurso e teorias de diversos outros estudiosos.

o livro, ainda, vai além da noção de lugar de fala: é uma aula sobre feminismo negro (sobre como a universalização da ideia de "mulher" é, paradoxalmente, extremamente excludente) e sobre o mito da epistemologia ser "neutra" (já que a única forma de conhecimento realmente validada é a europeia; o "saber" é branco e é homem), entre várias outras coisas.

em suma, esse livro é um convite à reflexão. reconhecer que grupos foram historicamente silenciados e, ainda hoje, precisam ter muita força para se fazerem ouvir, é extremamente necessário. mas, com aqueles inseridos na norma hegemônica querendo ou não, essas vozes ecoam, e ainda bem que ecoam!!! djamila ribeiro rainha do mundo todinho!

um trecho que resume: "pensar lugar de fala seria romper com o silêncio instituído para quem foi subalternizado, um movimento no sentido de romper com a hierarquia, muito bem classificada por derrida como violenta."

msantos 06/06/2022

Todos os que utilizam o termo lugar de fala para provar algum ponto ou até mesmo encerrar uma discussão deveriam ler esse livro.

luisaolvn 24/10/2021

primeiro livro que li nesse estilo e recomendo muito! pretendo ler mais da autora, é um livro bastante necessário.

Rafa.Barros 19/04/2022

Importantíssimo!
Djamila mais uma vez esclarecendo de forma incrivelmente didática assuntos de extrema importância, assim como em seu outro livro "Pequeno Manual Antirracista". O contexto histórico aqui trazido é muito esclarecedor para o entendimento do lugar de fala!

"Assim, entendemos que todas as pessoas possuem lugares de fala, pois estamos falando de localização social. E, partir disso, é possível debater e refletir criticamente sobre os mais variados temas presentes na sociedade. O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como esse lugar impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados."

estanted4ari 31/07/2022

LUGAR DE FALA
Uau, por onde começar? Djamila usou esse livro como fonte de pesquisa e claro, sua opinião como mulher negra e outros escritores consolidados. E não tem nada que eu possa dizer a respeito a não ser que é um BOM LIVRO para te informar melhor, ter outras opiniões, e assuntos que são essenciais e o mais importante: O RACISMO É UMA REALIDADE NO BRASIL SIM. E sai pra lá com essa "opinião" onde não existe isso, ok?

luanivea 01/05/2021

Esse livro faz parte de uma coletânea para explicar conceitos da forma mais didática possível. Meu primeiro contato com a escrita da Djamila e achei bem escrito e conciso.
A autora nos traz pontos interessantes sobre lugares de fala, explicando desde o princípio o conceito, trazendo termos similares e com ótimas referências.
Enfim, recomendo muito, gostaria que fosse um pouco mais aprofundado, mas entendo a ideia.

Ótimo para dar de presente para aquele coleguinha que só fala asneiras rsrss.

Nati Farias 28/05/2020

O livro Lugar de Fala faz parte da coleção Feminismos Plurais organizada pela Djamila Ribeiro. Essa coleção e esse livro em especial são leituras obrigatórias para todos. Utilizando uma linguagem acessível, porém com muito embasamento teórico a autora apresenta uma obra magistral sobre o tema.

Cris Viamonte 16/06/2020

Que tapa na cara gigante e necessário
... e que todo mundo deveria levar.

A importância desse livro é inversamente proporcional ao tamanho. Acho que todo mundo deveria dar uma chance!