Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Ca Melo 01/08/2020

Por que é necessário entender sobre lugar de fala?
O termo lugar de fala tem sido muito questionado e nem todo mundo entende ou acredita mais no seu uso, por isso, antes de qualquer coisa é necessário entender os porquês da importância do termo, segundo a própria Djamila Ribeiro:

1º ” O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas (…) Com isso, pretende-se também refutar uma pretensa universalidade. Ao promover uma multiplicidade de vozes o que se quer, acima de tudo, é quebrar com o discurso autorizado e único, que se pretende universal. Busca-se aqui, sobretudo, lutar para romper com o regime de autorização discursiva.”

2º “Falar de racismo, opressão de gênero, é visto geralmente como algo chato, ‘mimimi’ ou outras formas de deslegitimação. A tomada de consciência sobre o que significa desestabilizar a norma hegemônica é vista como inapropriada ou agressiva, porque aí se está confrontando poder. “

3º “Assim, entendemos que todas as pessoas possuem lugares de fala, pois estamos falando de localização social. E, partir disso, é possível debater e refletir criticamente sobre os mais variados temas presentes na sociedade. O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como isso impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados. “

Eu sou uma admiradora do trabalho da Djamila Ribeiro enquanto mulher negra, filósofa e feminista, e acho que suas colocações sobre esses temas são extremamente válidas e pertinentes. Lugar de fala cumpriu muito bem o seu propósito enquanto parte de uma coleção voltada às massas, a oportunidade de oferecer conhecimento sobre assuntos tão importantes por especialistas no assunto, mas com uma linguagem clara e com baixo custo de compra.

O livro é curto, um pouco mais de 100 páginas, mas também certeiro e transmite seu conteúdo de forma objetiva. Sua estrutura se organiza em 4 partes: contexto histórico sobre o assunto, a situação da mulher negra na sociedade, a definição do lugar de fala e alguns equívocos sobre o termo.

O estilo da escrita da autora é muito semelhante às análises literárias, e percebe-se a pesquisa que Djamila Ribeiro fez sobre diversas mulheres feministas (brancas e negras) sobre o assunto. A partir de diversas citações a autora dialoga com os leitores sobre os possíveis significados e suas interpretações sobre diferentes autores e suas perspectivas, ora semelhantes, ora conflitantes.

Esse livro é um excelente exercício de introdução sobre aspectos do feminismo negro e da importância da interseccionalidade ao elencar a importância de considerar gênero, raça e classe como fatores essenciais para a discriminações e desigualdades sociais. Djamila Ribeiro cita diversas autoras e autores como Angela Davis, Conceição Evaristo, Lélia Gonnzalez e Stuart Hall, tanto ao longo de seu texto, como numa parte final listando os materiais que ela utilizou em sua extensa pesquisa. Essas referências também podem servir de interesse para aqueles que desejam se aprofundar nessas questões e buscar mais autores que tratam desses assuntos. Eu particularmente fiquei muito tentada a conhecer a obra de Grada Kilomba

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/07/25/resenha-lugar-de-fala-de-djamila-ribeiro-colecao-feminismos-plurais/

RaquelSales17 21/07/2023

De fato a autora tem muito conhecimento de causa, já é há muito tempo militante e uma filósofa incrível tornando tangível e inteligível a expressão tão comentada ultimamente que é ?o lugar de fala?
Super recomendo

Nicole.Niero 14/02/2023

Uma leitura necessária
O livro nos explica conceitos muito importantes e é riquíssimo em informações.
Embora eu tenha achado redundante e com linguagem muito rebuscada, o que torna o conhecimento menos acessível.

Tori.Estelar 19/03/2024

O livro é muito bom, esclarecer e introdutório.
É preciso que nós indentifiquemos nossos privilégios e entender que nosso ponto de partida nunca será o mesmo em uma sociedade como a que vivemos atualmente (racista, machista, lgbtfóbica, etc.).
Precisamos ver algo para que esse algo nos incomode e a partir desse incômodo decidamos mudar esse algo.

Lethycia Dias 21/11/2021

Conceito importantíssimo
Não me lembro exatamente quando conheci o conceito de "Lugar de Fala", mas ver como a expressão se popularizou com uma interpretação completamente errada em discussões de redes sociais me fez sentir a necessidade de fazer leituras sérias sobre este conceito. Este livro satisfez a minha necessidade e me deu até mais do que eu esperava.
O livro começa com uma longa contextualização sobre feminismo negro e sobre como as mulheres negras experienciam o machismo e a misoginia de forma diferente das mulheres brancas e historicamente não foram contempladas por alguns discursos de feministas brancas, além de historicamente terem seus saberes e conhecimentos deslegitimados e suas necessidades específicas ignoradas pela sociedade. Essa parte do livro é fundamental para entendermos o conceito de lugar de fala e porque alguns grupos contestam discursos hegemônicos.
Embora eu já conhecesse e compreendesse "Lugar de fala", a parte do livro que trata especificamente do conceito foi também muito rica para mim. A incerteza sobre a origem do termo é compensada pelos comentários que Djamila faz a respeito de termos semelhantes que ajudam a compreendê-lo. As citações são riquíssimas e me deixaram com vontade de fazer muitas leituras novas de não-ficção.
Achei uma leitura bem fluida e compreensível, mas acredito que pode ser mais difícil para pessoas que não têm tanta intimidade com textos acadêmicos. Foi para mim uma leitura muito rica e que me despertou para fazer conexões com muitos outros assuntos. Tenho mais livros da série "Feminismos Plurais", que Djamila Ribeiro organiza e do qual "Lugar de fala" faz parte, e fiquei bem curiosa para ler os outros.

site: https://amzn.to/3CJUGr6

Tanseles 03/04/2021

Pra entender o conceito
O livro apresenta o conceito de lugar de fala para além das discussões da internet com pouco fundamento e muito esvaziamento do termo. Todo mundo tem lugar de fala e a autora nós apresenta o conceito de forma fácil.

Luisa.leituras 17/04/2024

Necessário
Li esse livro ora faculdade e ele é extremamente necessário para entender certas configuraçoes da nossa sociedade

náthaly 04/09/2020

finalmente tive a oportunidade de ler mais uma livro de djamila ribeiro, logo o que mais tinha curiosidade, e nada me surpreende ter adorado.

adoro como djamila cumpre seu discurso de trabalhar temas de certa complexidade, como toda didática possível não deixando nada passar e usando referências de primeira linha.

se ainda tem o conceito de 'lugar de fala' confuso dentro da sua cabeça ou acha que não o tem, esse livro é pra você.

Jugirassol 17/09/2020

As pessoas começaram a utilizar o conceito de lugar de fala de uma forma muito simplista. Aqui, Djamila consegue, em poucas páginas, explicar de fato o que é lugar de fala, considerando o papel de cada um no sistema social. Leitura interessantíssima e necessária.

Maia 25/05/2021

Elucidador.
Impecável no que se propõe Djamila Ribeiro dá uma aula nesse primeiro livro da série "feminismos plurais". É bem curtinho, 112 páginas apenas, mas muuito elucidador e com várias referências incríveis tais como: Lelia Gonzales, Conceição Evaristo, Kilomba, Judith Butler... Enfim um arcabouço de boas citações que por si só já valem a leitura dessa aula em forma de obra.

Melina.Mollica 14/02/2021

Leitura obrigatória
Minha primeira leitura da coleção Feminismos Plurais e pretendo ler todos! Leitura rápida que vai a fundo no conceito de lugar de fala, que nem sempre tem sido utilizado de forma correta atualmente.

?Djamila aponta para uma história que foi capaz de desumanizar a população negra, principalmente a mulher, fadada ao silêncio até mesmo nas pautas feministas universalizantes. O racismo, como protagonista de um cenário social, isolou a mulher negra e a reduziu a um corpo inexpressivo.?

Caroline1442 11/06/2022

Ótima leitura, porém acadêmica
Na apresentação, Djamila afirmar que a idéia da coleção "Feminismos plurais" é trazer conceitos importantes com uma linguagem simples e de fácil compreensão, ao meu ver, a autora já peca nesse quesito logo no primeiro livro. Apesar do conteúdo ser extremamente interessante, aqueles que não estão acostumados com leituras mais acadêmicas podem achar um pouco maçante.
Mas de maneira geral, gostei do livro. como mulher branca foi importante conhecer outros pontos de vistas e outros trabalhos de mulheres negras, citadas por Djamila.
Apesar de curto, achei o livro esclarecedor para entender lugar de fala, muitos pensam que sabem o que é isso, muito se ouve e vê nas redes sociais (um ponto inclusive levantado pela autora), mas pude perceber que poucos realmente sabem que é.
Recomendo a leitura, principalmente para pessoas brancas.

Sam 03/06/2021

Todo mundo tem lugar de fala
Livro necessário pra entender mais sobre as militâncias e como se apropriam do termo "lugar de fala" para deslegitimar discursos. Apesar de muitos termos acadêmicos a essência do que vai ser dito é compreendida.

Todos tem lugares de fala, desde que entendamos que esses lugares vem da nossa posição social. Para ficar claro, um homem branco pode sim teorizar sobre o racismo, mas desde que fale a partir da sua perspectiva de localização social como homem branco e deixe uma pessoa negra representar e falar sob sua perspectiva do que sofre com o racismo. Aqui entra a diferença entre lugar de fala e representatividade mais bem explicado no livro.

Todos devemos ter espaço e teorizar para cada vez mais assuntos reprimidos tomarem voz no mundo e mais importante ainda, deixar quem sempre foi reprimido falar e saber ouvir, da parte de quem sempre teve voz.

Para reflexão "só fala na voz de ninguém quem sempre teve voz e nunca precisou reivindicar sua humanidade"

Giselegcintra 06/10/2020

Sensacional!
É o livro que eu menos tinha ouvido falar da Djamila Ribeiro, mas o que eu mais gostei até agora.

Aprendi demais e organizei mentalmente várias questões que eu tinha aqui dentro. O discurso da autora consegue ser profundo, alcançando a relevância do tema, mas tudo é passado de forma bem didática.

Excelente livro.

Mari 31/08/2021

É um livro bem teórico que vai tratar sobre várias questões sobre o feminismo,mas ele vai tratar principalmente do feminismo negro,de como as mulheres negras são vistas e tratadas dentro do próprio feminismo e na sociedade. É um bom livro obra quem se interessa por saber um pouco mais sobre o feminismo.