Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Ariane195 14/08/2020

Que livro necessário!
Livro para todos. Oprimidos e privilegiados. Importantíssimo e essencial para aprender mais sobre nosso locus social e nosso posicionamento perante a sociedade.

Cris @cristinadaitx 27/12/2021

Embasada nas escritas e reflexões de diversos e diversas autoras, a autora traz reflexões importantes sobre o papel da mulher negra dentro da sociedade. O mais importante é que ela consegue esclarecer muitas dúvidas sobre conceitos mal esclarecidos a respeito do "lugar de fala" e sobre a função de TODA A SOCIEDADE, independente de raça, gênero ou orientação, no combate a todo tipo de preconceito. Todos devem se posicionar na defesa daqueles que são inferiorizados, independentemente se têm experiência direita ou não com o preconceito. Além disso, todos devem ser considerados capazes de contribuir com suas ideias e percepções sobre os diversos assuntos e todos, sem exceção, têm o direito a ter essas opiniões e percepções respeitadas. Aliás, o respeito é a base de tudo, e é somente o respeito que garantirá a TODO cidadão o direito de exercer sua cidadania com dignidade e principalmente, igualdade.

Estante da mary 21/12/2021

Neurônios em colapso
Muito necessario, propõe muitas reflexões sobre a militância. Muitas vezes usamos "Não é seu lugar de fala" para evitar discussões e silenciar pessoas, me fez pensar muito nisso de escutar o que todos tem a dizer (mas depende).

Vanessa Dias 23/08/2020

Necessário
Leitura necessária, que explica o que é lugar de fala. Material rico de estudo sobre o tema.

Raphael Rostaizer 31/07/2022

Mais um que todos deveriam ler
Excelente livro abordando tópicos extremamente relevantes para entendermos e respeitarmos de uma vez por todas. Esse é o tipo da obra (assim como outras do mesmo ramo) que deveria ser utilizada na educação das pessoas.

Ny 01/02/2021

Lugar de fala
Excelente escrita, e tema extremamente importante!
Todos deveriam ler, é uma leitura rápida e essencial.

Bia | @vouleretedigo 08/02/2021

Traz a perspectiva decolonial e acentua que devemos mover as estruturas. E o mais importante: esse lugar de fala que a internet muito prega, não existe.

Gostei do livro. Traz uma boa introdução do leque vasto que é a questão colonial que está a nossa volta e tanto nos esmaga.

O texto é bom. O que me preocupa é a autora.

Henrico 16/02/2021

Perfeita em tudo que escreve! Djamila Ribeiro ensinando o verdadeiro conceito de lugar de fala, abordando temas e situações coerentes.
O discurso impecável de uma mulher preta e feminista, totalmente necessário.

Jairo Oliveira 24/02/2021

Sim, embarquei na 3º leitura do ano com a mesma autora e no mesmo dia. Com essa bomba de ensinamentos e consciencia.

Kad 01/03/2021

Uma ótima introdução para o debate
Escrita com uma linguagem simples e enriquecedora, Djamila vai construindo uma ponte sólida entre o academicismo e a sociedade brasileira. Com capítulos objetivos, ela te abre portas para se aprofundar pelos tópicos propostos pela discussão ao longo do livro com notas e referências incríveis!
No obscurantismo político que passamos, livros como este são luz e esperança para nossa travessia ao futuro ?

Lila 24/06/2022

Um outro olhar
Depois de ler esse livro entendi porque a Djamilla é tão aclamada aqui no Brasil. A forma que ela aborda o assunto "lugar de fala" é e instiga a curiosidade de quem entende pouco sobre pautas raciais e feministas é louvável.
O livro é bom, uma leitura agradável e de fácil compreensão, que acrescenta bagagem, repertório e vocabulário para quem deseja estar atento.

Anderson Menezes 11/04/2021

Compreendi tudo!
Agora sim posso entender melhor o que é o lugar de fala, que essa filosofa e professora espetacular nos ensina. Amei, e recomendo com certeza.

Rocier 16/04/2021

Interessante
O livro é vale muito a pena, principalmente no atabaques quer começar a estudar sobre o assunto, já que ele traz excelentes referências de autoras que falam tanto sobre lugar de fala quanto feminismo.
Além de fazer trazer uma excelente compreensão sobre como isso deveria ser praticado na sociedade.
É curtinho, da pra dividir por partes e assim compreender melhor lendo-o com calma.

Raphaeuu 14/05/2021

Com o objetivo de desmistificar o conceito de lugar de fala, Djamila Ribeiro contextualiza o indivíduo tido como universal numa sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada, para que seja possível identificarmos as diversas vivências específicas e, assim, diferenciar os discursos de acordo com a posição social de onde se fala