Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

graziiffraga 10/12/2022

Lugar de fala
Livro rápido e fácil de ler, a escrita é muito boa e Djamila tem uma gama de conhecimento fenomenal. Apesar dos pontos polêmicos da autora em outras obras e afins, esse é um ótimo livro pra entender de onde cada indivíduo fala. O conceito é essencial no dia a dia e até já aprendi sobre em aulas da faculdade de jornalismo.

Kad 01/03/2021

Uma ótima introdução para o debate
Escrita com uma linguagem simples e enriquecedora, Djamila vai construindo uma ponte sólida entre o academicismo e a sociedade brasileira. Com capítulos objetivos, ela te abre portas para se aprofundar pelos tópicos propostos pela discussão ao longo do livro com notas e referências incríveis!
No obscurantismo político que passamos, livros como este são luz e esperança para nossa travessia ao futuro ?

Livia.Rosembach 22/10/2022

Mtt bom
O livro é muito bom, tem uma linha de raciocínio que você não entende no início, mas consegue fazer sentido no final
É um livro mtt importante, e q todos os usuários de tt deveriam ler

Ingryd44 11/09/2022

Para não compactuar com o esvaziamento das palavras
É uma leitura muito importante, tanto pelo assunto em si quanto para os atuais debates (e discussões) que vemos na Internet.
Aqui Djamila Ribeiro esmiúça todo o conceito de lugar de fala, e quais foram os acontecimentos que antecederam o conceito. Além de comentar sobre o esvaziamento do conceito por pessoas online.

Anderson Menezes 11/04/2021

Compreendi tudo!
Agora sim posso entender melhor o que é o lugar de fala, que essa filosofa e professora espetacular nos ensina. Amei, e recomendo com certeza.

Rocier 16/04/2021

Interessante
O livro é vale muito a pena, principalmente no atabaques quer começar a estudar sobre o assunto, já que ele traz excelentes referências de autoras que falam tanto sobre lugar de fala quanto feminismo.
Além de fazer trazer uma excelente compreensão sobre como isso deveria ser praticado na sociedade.
É curtinho, da pra dividir por partes e assim compreender melhor lendo-o com calma.

Letícia 11/12/2022

Super necessário
Lugar de fala é um termo muito usado atualmente e muitas vezes as pessoas se perguntam como lidar e quando se posicionar. O livro traz diversas referências que podem esclarecer (e tranquilizar) o público.

Ray (@padawanliterario) 20/12/2022

Importante
Não apenas por contextualizar e nos ajudar a compreender sobre o Lugar de Fala, como sana algumas duvidas e ilusões sobre o feminismo.
Foi uma leitura muito agradável. Altamente recomendado.

Raphaeuu 14/05/2021

Com o objetivo de desmistificar o conceito de lugar de fala, Djamila Ribeiro contextualiza o indivíduo tido como universal numa sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada, para que seja possível identificarmos as diversas vivências específicas e, assim, diferenciar os discursos de acordo com a posição social de onde se fala

Marcelo 20/05/2021

Ótima leitura.
Gostei da análise do tema e das colocações da autora. A escrita acadêmica sempre demanda maior atenção de nós leitores. O tema cada vez mais pertinente. Infelizmente em pleno 2021 não superamos o racismo.

profuilma 21/07/2021

É surpreendente pelo conceitos e perfeito pela escrita didática. Por isso, vou deixar um aperitivo para que você entenda que PRECISA ler este livro.
” O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas (…) Com isso, pretende-se também refutar uma pretensa universalidade. Ao promover uma multiplicidade de vozes o que se quer, acima de tudo, é quebrar com o discurso autorizado e único, que se pretende universal. Busca-se aqui, sobretudo, lutar para romper com o regime de autorização discursiva.”

luamagnetica 27/12/2021

Um livro muito interessante e importante porém, pela proposta da introdução de ser popular/acessível, achei que pecou nos dois capítulos finais. Não pelo conteúdo, mas pela escrita com muitos termos técnicos que muitas pessoas podem se perder.

Poderia ter sido escrito de outra maneira ou talvez colocar um glossário explicando alguns conceitos de termos que são usados no livro como se estivessem no cotidiano de todo mundo.

No mais, comecei como uma leitura excelente que queria panfletar para todos e terminei achando que estava lendo um texto acadêmico para a faculdade.

Enfim, novamente, não deixa de ser muito rico no que se debate!

Carol 09/08/2021

Recomendo a leitura.
Todos os conceitos apresentados no livro são importantes, é uma breve introduçao ao feminismo negro e principalmente sobre o direito de se expressar.

Leitura rapidíssima e extremamente esclarecedora sobre o conceito de lugar de fala.

Liz 12/08/2021

Esclarecedor
O livro mostra com clareza como as pessoas usam o conceito de lugar de fala de maneira equivocada. Inconscientemente ou não, o erro em relação a este conceito reafirma a subalternização dos grupos oprimidos e evita discussões importantes e necessárias na sociedade, visto que faz com que as pessoas se isentem de sua responsabilidade de auto crítica e reconhecimento de privilégios.
O livro é uma leitura que todos deveriam fazer!