Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Carol 09/08/2021

Recomendo a leitura.
Todos os conceitos apresentados no livro são importantes, é uma breve introduçao ao feminismo negro e principalmente sobre o direito de se expressar.

Leitura rapidíssima e extremamente esclarecedora sobre o conceito de lugar de fala.

Liz 12/08/2021

Esclarecedor
O livro mostra com clareza como as pessoas usam o conceito de lugar de fala de maneira equivocada. Inconscientemente ou não, o erro em relação a este conceito reafirma a subalternização dos grupos oprimidos e evita discussões importantes e necessárias na sociedade, visto que faz com que as pessoas se isentem de sua responsabilidade de auto crítica e reconhecimento de privilégios.
O livro é uma leitura que todos deveriam fazer!

lucas_leituras 04/09/2021

Ótima fonte de conhecimento acerca do lugar de fala
Eu refleti muito e até ajudou-me a retirar algumas dúvidas sobre o lugar de fala que tanto falam, principalmente nos meios virtuais. Eu percebo o quão superficialmente algumas pessoas aplicam esse conceito e demonstram até ignorância.
Um livro que recomendo para entendermos definitivamente o que é o lugar de fala e a famosa questão: existe mesmo lugar de fala?

Sarah.Rebeca 14/02/2023

Livro extremamente necessário
Em Lugar de Fala, Djamila Ribeiro, de forma sucinta e lúcida, trás a tona assuntos sobre as categorias marginalizadas e subalternas da nossa sociedade. Indico à todos lerem esse livro.

Matheus 13/09/2021

Os aspectos discorridos na obra fornecem ao leitor conhecimentos introdutórios a respeito dos lugares de fala, necessários para posteriores aprofundamentos a respeito da temática, além de ser um convite para a reflexão de nosso lugar diante o racismo e concretização do seu combate, a partir do olhar do feminismo negro.

DTK 19/09/2021

?O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como esse lugar impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados?

Comecei me decepcionando muito com o livro pois não parecia tão acessível quanto os anteriores que li da autora (Pequeno Manual Antirracista e Feminismo Negro), além de parecer meio descompassado na argumentação.
Da metade para o final, no entanto, parece que ele finalmente entre no ritmo e então se torna de fácil compreensão ao mesmo tempo que passa excelentes reflexões sobre lugar de fala e intersecção de minorias

Ketylin Maia 18/10/2021

Complexo...
Leitura difícil, termos muito técnicos, porém ajuda muito a entender melhor sobre lugar de fala já que o termo tem sido tão banalizado.

Daniel263 01/11/2021

Um conceito reforçado com propriedade e expertise
39ª leitura de 2021.

Gosto muito dos livros da Djamila Ribeiro porque ela consegue ser sintética, sem nenhuma superficialidade, e extremamente didática.

Em seus livros, a autora sempre dialoga com grandes pensadores, como Foucault, Kilomba, Derrida, Lorde, Beauvoir etc., traduzindo conceitos bem complexos em uma linguagem clara e cada vez mais necessária.

O foco deste livro é justamente conceitualizar "Lugar de fala", e Djamila o faz dando todo panorama histórico-cultural do termo e do seu emprego. Tudo com um amplo repertório teórico, experimental e literário - e sempre muito bem referenciado!

Um livro excelente, como todos os outros da coleção Feminismos Plurais!

site: https://www.instagram.com/p/CQ3qCNNrPoE/

Julião 06/11/2021

Livro rápido e bacana
Um livro bastante importante para entender o termo ?lugar de fala? e expandir os nossos horizontes quando falamos de raça, gênero e classe social no Brasil

Thais645 14/11/2021

Leitura obrigatória
Segundo livro da coleção feminismos plurais que leio, e é uma leitura obrigatória. Entender o que é lugar de fala é fundamental para apoiar todos os movimentos de quebra do sistema preconceituoso e discriminatório machista, racista, e lgbt-fobico.
"O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas."
Entender o nosso lugar de fala é reconhecer quando se tem privilégios, e aprender a escutar o outro.
Djamila Ribeiro é uma excelente escritora! Pequeno Manual antirracista ja está aqui na cabeceira.

naoeumaresenha 18/11/2021

achei que djamilla explica bem seu ponto em poucas páginas. e lugar de fala é basicamente isso mesmo, sobre saber seu lugar social. um homem branco não só pode falar sobre racismo, como por ser o maior responsável por ele deve entender seu lugar social e utilizar dele para fazer esse discurso.

AleBertulino 25/11/2021

LUGAR DE FALA
Uma leitura que tem que ser usada sempre como estudo, uma ótima leitura para ingressar e entender a luta de mulheres negras no Brasil e a importância de sua fala.

Beamenezys 03/06/2023

Incrível!!
Essa é uma leitura incrível, me fez repensar e (re)compreender o que é o Lugar de Fala. Enfim, recomendo a todos o livro!

Estante da mary 21/12/2021

Neurônios em colapso
Muito necessario, propõe muitas reflexões sobre a militância. Muitas vezes usamos "Não é seu lugar de fala" para evitar discussões e silenciar pessoas, me fez pensar muito nisso de escutar o que todos tem a dizer (mas depende).

luamagnetica 27/12/2021

Um livro muito interessante e importante porém, pela proposta da introdução de ser popular/acessível, achei que pecou nos dois capítulos finais. Não pelo conteúdo, mas pela escrita com muitos termos técnicos que muitas pessoas podem se perder.

Poderia ter sido escrito de outra maneira ou talvez colocar um glossário explicando alguns conceitos de termos que são usados no livro como se estivessem no cotidiano de todo mundo.

No mais, comecei como uma leitura excelente que queria panfletar para todos e terminei achando que estava lendo um texto acadêmico para a faculdade.

Enfim, novamente, não deixa de ser muito rico no que se debate!