Lugar de fala

Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Dacimara.Costa 02/07/2021

Excelente escrita, livro rápido e gosto de se ler. Esse livro é necessário para dar voz à quem sempre esteve a margem e sempre foi silenciado pela supremacia branca. Ele traz informações históricas e sociais e pensamentos compilados para nós refletirmos sobre as questões de desigualdade, pobreza, racismo, sexismo e principalmente o que é lugar de fala. Como a autora mesmo disse no livro, " não há aqui a imposição de uma epistemologia de verdade, mas um chamado a reflexão".

Liv 16/11/2022

Livro excelente! A Djamila é de uma inteligência absurda e esse livro é muito importante principalmente para nós brancos saber onde devemos entrar em determinados assuntos e para a luta antirracista

profuilma 21/07/2021

É surpreendente pelo conceitos e perfeito pela escrita didática. Por isso, vou deixar um aperitivo para que você entenda que PRECISA ler este livro.
” O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas (…) Com isso, pretende-se também refutar uma pretensa universalidade. Ao promover uma multiplicidade de vozes o que se quer, acima de tudo, é quebrar com o discurso autorizado e único, que se pretende universal. Busca-se aqui, sobretudo, lutar para romper com o regime de autorização discursiva.”

Izamara Ferreira 21/07/2021

Leitura importante.
Acho que todos deveriam ler e não parar por aí. É começo pra uma discursão muito necessária.
"Pensar lugar de fala seria romper com o silêncio instituído para quem foi subalternizado..."

Siliane.Ferrari 21/11/2022

Livro necessário
Outro livro extremamente necessário. Djamila fala sobre o lugar de fala, explica o surgimento dessa expressão e o porquê da impprtância de debater esse tema. Sugiro a leitura e reflexão.

Carol 09/08/2021

Recomendo a leitura.
Todos os conceitos apresentados no livro são importantes, é uma breve introduçao ao feminismo negro e principalmente sobre o direito de se expressar.

Leitura rapidíssima e extremamente esclarecedora sobre o conceito de lugar de fala.

Liz 12/08/2021

Esclarecedor
O livro mostra com clareza como as pessoas usam o conceito de lugar de fala de maneira equivocada. Inconscientemente ou não, o erro em relação a este conceito reafirma a subalternização dos grupos oprimidos e evita discussões importantes e necessárias na sociedade, visto que faz com que as pessoas se isentem de sua responsabilidade de auto crítica e reconhecimento de privilégios.
O livro é uma leitura que todos deveriam fazer!

lucas_leituras 04/09/2021

Ótima fonte de conhecimento acerca do lugar de fala
Eu refleti muito e até ajudou-me a retirar algumas dúvidas sobre o lugar de fala que tanto falam, principalmente nos meios virtuais. Eu percebo o quão superficialmente algumas pessoas aplicam esse conceito e demonstram até ignorância.
Um livro que recomendo para entendermos definitivamente o que é o lugar de fala e a famosa questão: existe mesmo lugar de fala?

Ray (@padawanliterario) 20/12/2022

Importante
Não apenas por contextualizar e nos ajudar a compreender sobre o Lugar de Fala, como sana algumas duvidas e ilusões sobre o feminismo.
Foi uma leitura muito agradável. Altamente recomendado.

Matheus 13/09/2021

Os aspectos discorridos na obra fornecem ao leitor conhecimentos introdutórios a respeito dos lugares de fala, necessários para posteriores aprofundamentos a respeito da temática, além de ser um convite para a reflexão de nosso lugar diante o racismo e concretização do seu combate, a partir do olhar do feminismo negro.

DTK 19/09/2021

?O fundamental é que indivíduos pertencentes ao grupo social privilegiado em termos de locus social consigam enxergar as hierarquias produzidas a partir desse lugar, e como esse lugar impacta diretamente a constituição dos lugares de grupos subalternizados?

Comecei me decepcionando muito com o livro pois não parecia tão acessível quanto os anteriores que li da autora (Pequeno Manual Antirracista e Feminismo Negro), além de parecer meio descompassado na argumentação.
Da metade para o final, no entanto, parece que ele finalmente entre no ritmo e então se torna de fácil compreensão ao mesmo tempo que passa excelentes reflexões sobre lugar de fala e intersecção de minorias

Ketylin Maia 18/10/2021

Complexo...
Leitura difícil, termos muito técnicos, porém ajuda muito a entender melhor sobre lugar de fala já que o termo tem sido tão banalizado.

Daniel263 01/11/2021

Um conceito reforçado com propriedade e expertise
39ª leitura de 2021.

Gosto muito dos livros da Djamila Ribeiro porque ela consegue ser sintética, sem nenhuma superficialidade, e extremamente didática.

Em seus livros, a autora sempre dialoga com grandes pensadores, como Foucault, Kilomba, Derrida, Lorde, Beauvoir etc., traduzindo conceitos bem complexos em uma linguagem clara e cada vez mais necessária.

O foco deste livro é justamente conceitualizar "Lugar de fala", e Djamila o faz dando todo panorama histórico-cultural do termo e do seu emprego. Tudo com um amplo repertório teórico, experimental e literário - e sempre muito bem referenciado!

Um livro excelente, como todos os outros da coleção Feminismos Plurais!

site: https://www.instagram.com/p/CQ3qCNNrPoE/

Julião 06/11/2021

Livro rápido e bacana
Um livro bastante importante para entender o termo ?lugar de fala? e expandir os nossos horizontes quando falamos de raça, gênero e classe social no Brasil