Sobre o autoritarismo brasileiro

Sobre o autoritarismo brasileiro Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Sobre o autoritarismo brasileiro

Valerio.Assolari 20/01/2021

Diria que esse é um livro essencial aos brasileiros, ele nos mostra de onde vem nosso autoritarismo, nossa violência, corrupção e o famoso jeitinho brasileiro.

José Marques 18/01/2021

Livro necessário!
LIVRO: Sobre o Autoritarismo Brasileiro, Lilia Moritz Schwarcz. (@companhiadasletras)

A professora historiadora Lilia Schwarcz (@liliaschwarcz) nos provoca em seu livro a refletirmos, partidindo de temáticas específicas, o atual cenário político brasileiro que anda bem trêmulo sobre a corda bamba da democracia.

Para entendermos um pouco sobre o autoritarismo brasileiro a autora aborda oito temas:

1 - Escravidão e racismo
2 - Mandonismo
3 - Patrimonialismo
4 - Corrupção
5 - Desigualdade social
6 - Violência
7 - Raça e gênero
8 - Intolerância

Na visita histórica do Brasil do passado até o Brasil do presente percebemos que demos passos consideráveis em determinadas pautas, porém, em muitas outras estamos nos movendo em círculos.

Vivemos um momento político crítico em nosso País, onde as instituições, a imprensa, a ciência e direitos conquistados estão contra a parede, imprensados por delírios autoritários fantasiados de democracia.

O livro da Lilia Schwarcz é um sopro de provocações para que possamos preservar o Brasil do autoritarismo e garantir um futuro ainda mais democrático e inclusivo.

Para entender o Brasil, RECOMENDO demais essa leitura.
Excelente resenha

@umapaixaochamadalivrosblog 14/01/2021

"O Brasil tem um enorme passado pela frente".
Boa noite leitores,
Minha quarta #leitura do ano, um #livro de não ficção, da autora que já acompanho, sobre o passado e presente do nosso país. Antropologia, tema que me interessa, de forma rápida e fluída, ela remonta períodos históricos que não podem e nem devem ser esquecidos, que facilitam nossa compreensão de como chegamos até aqui. Escravidão, patrimonialismo, corrupção, violência, raça e gênero, intolerância e desigualdade social, assim como nossos regimes políticos desde 1500. Pude aprender e relembrar assuntos, tratados de maneira imparcial. Uma obra pra ler grifando, como tanto gosto. A página 236 ilustra bem nosso momento.
"O Brasil tem um enorme passado pela frente" (p. 223).

Para comprar: https://amzn.to/2LC8NKe

Sinopse: Valendo-se de uma ampla reunião de dados estatísticos, Lilia M. Schwarcz examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, bastante antigas e arraigadas, embora frequentemente mascaradas pela mitologia nacional. Os brasileiros gostam de se crer diversos do que são. Tolerantes, abertos, pacíficos e acolhedores são alguns dos adjetivos que habitam frequentemente a mitologia nacional. Neste livro urgente e necessário, Lilia reconstitui a construção dessa narrativa oficial que acabou por obscurecer uma realidade bem menos suave, marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial. Ao investigar esses subterrâneos da história do país ? e suas permanências no presente ? a autora deixa expostas as raízes do autoritarismo no Brasil, e ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.

#sobreoautoritarismobrasileiro #liliamoritzschwarcz #companhiadasletras #2019 #historia #notaquatro #historiadobrasil #politica #leianacionais #leiamulheres #leiamais #leitora #literaturabrasileira #amoler #dicadeleitura #dicasdelivros

Beijos e até a próxima.

paloma 11/01/2021

Neste livro Lilia nos contempla com análises acerca das raízes do autoritarismo brasileiro, as ideias difundidas que comprovariam a sua proposta de abordagem do tema e, sob a perspectiva da autora, forneceriam as bases para o conservadorismo permeado em nossa sociedade.

Essa foi a minha primeira experiência com a autora e sua escrita, mas com certeza não será a última. Para muitos a autora talvez tenha "exagerado" em seu tom e nas críticas que teceu no decorrer do livro, pra mim se trata de sua perspectiva, visão da história, que é apaixonada e muito interessante. A autora faz uma exposição, muito bem embasada diga-se de passagem, de vários temas pertinentes em nossa sociedade, tais como: patrimonialismo, mandonismo, intolerância e corrupção. É com certeza uma experiência enriquecedora ter a ciência que tais comportamentos e práticas estão enraizados desde o princípio de nossa história e tudo que vivemos culmina SIM no momento atual do país.

Um livro muito interessante, uma leitura fluída, mesmo que não seja agradável, tendo em vista o que expõe. Recomendo muito a leitura.

GraAa18 09/01/2021

Fundamental
Neste livro a autora faz um recorte sobre o autoritarismo brasileiro desde o descobrimento até os dias atuais. Um livro que poderia estar na lista dos livros essenciais para o ensino fundamental. Desmistifica nossa história romantizada e nos leva à realidade dos fatos. Amei ???

Jeane 29/12/2020

Excelente livro. Escrita clara e acessível sobre pautas importantes relacionadas ao Brasil como a escravidão, o racismo, as desigualdades sociais a intolerância...
Quero ler

Jeane 20/03/2021minha estante
Vale demais, Douglas!

Joana.Amaral 27/12/2020

Importante
Achei um livro importante para entender onde estamos e porque estamos. Porém um apanhado de ideias, dive uma dificuldade de me prender.

Dedas 23/12/2020

Um ensaio necessário
Leitura obrigatória da historiadora Lilia Schwarcz para entender o nosso presente através de uma análise histórica do Brasil

Enzo 22/12/2020

A violência nossa de cada dia
Este livro nos traz com argumentos sólidos, números e uma reconstrução histórica, as violências e autoritarismos que perduram há séculos no Brasil.

Nossos problemas como sociedade não começaram ontem, nem vão acabar tão cedo, mas são leituras como essa que nos trazem consciência de como o Brasil funciona e entendendo isso podemos tentar gerar alguma mudança.

Larissa 20/12/2020

Leitura necessária!
Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li!

Traz um retrato do Brasil de uma forma bem simples e de ótima leitura.

Aborda os principais temas: preconceito, intolerância, corrupção, os mais diversos tipos de violência existentes no nosso país. Faz uma análise da história brasileira e da nossa atualidade, mostrando como tudo corrobora com o destaque que governos autoritários estão tendo.

Um livro que me fez refletir muito, e que ainda precisarei pensar bastante para refleti-lo. Aprendi que não podemos colocar a culpa de tudo no nosso passado, mas que também não podemos perder as esperanças e achar que a luta não irá trazer resultados! Temos que seguir adiante.
Excelente resenha

cucalee 05/12/2020

Explicativo e necessário.
História do nosso país, informação que devemos sempre buscar. Com o passado, aprender. Ao futuro, buscar melhores soluções. Isto que esta obra literária de Lília M. Schwarcz traz ao leitor.⁣

Achei incrível a catalogação dos dados atuais nos âmbitos da violência, corrupção e uma ótima explicação do patrimonialismo que (ainda) molda nossa história política.⁣

Uma ótima leitura para entender o que ocorreu em nosso país no ano de 2013 (quando tiveram as movimentações “Vem para rua”). ⁣

Primeira leitura desta autora e anciosa para as próximas. ⁣

Recomendadíssimo!!⁣

site: https://www.instagram.com/p/CIULL7kjhuG/?utm_source=ig_web_copy_link

Lucas Corrêa 03/12/2020

Atual e necessário
Nesta obra, que, infelizmente, é mais atual do que nunca, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz nos leva a uma viagem ao passado, mas, sobretudo, ao presente. Ela nos mostra como o autoritarismo no Brasil sempre existiu sob os panos, consolidando-se através dos séculos nas mais subterrâneas raízes, vendendo a imagem de um povo "pacífico", "generoso" e "cordial" (em uma deturpação do termo cunhado por Sérgio Buarque de Holanda); produzindo, assim, a exaltação de figuras patriarcais que "proviam" aos seus protegidos e puniam seus inimigos: o colonizador, o Bandeirante, o Imperador, o coronel, o militar, o "mito".

Indispensável para se compreender como chegamos até aqui e se vislumbrar para onde estamos seguindo.

Gabslareine 20/11/2020

Só deixarei uma citação que a autora mesma coloca no último capítulo:

O Brasil tem um enorme passado pela frente. - Millôr Fernandez

Miguel.Lopes 15/11/2020

Obra indispensável a qualquer brasileiro.
O livro "Sobre o Autoritarismo Brasileiro", escrito pela professora titular no Departamento de Antropologia da USP, Lilia Moritz Schwarcz, examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro. Tópicos como desigualdade social, racismo, violência, raça e gênero e outros são organizados e escritos pautados em dados, arquivos históricos, fontes, pesquisas e procuram compreender o âmago da arbitrariedade brasileira.

A escritora, autora de outras importantes obras como "As barbas do imperador", "Brasil: Uma biografia" e o "O espetáculo das raças" desmistifica às crenças da nação verde e amarela, como a tolerância, a pacificidade e o respeito de todos perante sua heterogeneidade. A história meramente fictícia e, salienta-se, escrita por europeus, de um país com passado grandioso, serve apenas como pano para uma história repleta de injustiças, segregação e diversas patologias sociais mantidas até o presente, recorrentemente passadas à "vista grossa".

Entretanto, o que esperar de um país que carrega fardos como: no Brasil, a cada 7,2 segundos uma mulher sofre agressão física; o Brasil investe apenas 1% do seu PIB em educação, média inferior a diversos países vizinhos sul-americanos; a população negra é a quem mais sofre com a violência no país; alguns autores brasileiros cogitam em estabelecer o termo "Transfeminicídios" devido a altíssima porcentagem de mulheres trans e travestis que sofrem agressão de gênero; pátria onde a representatividade política feminina é uma das piores do mundo, perdendo para países como Iraque, Afeganistão e Arábia Saudita - nação esta que apenas em 2013 sancionou uma lei impedindo mulheres de serem agredidas.

Portanto, "Sobre o Autoritarismo Brasileiro" é obra necessária e indispensável a quem queira compreender esse país tão paradoxal e que, sobretudo, tenha a intenção de mudá-lo, rumo a prosperidade, ao bem comum e ao respeito. Encerro citando uma frase do filósofo inglês Herbert Spencer, que salienta a necessidade de respeito ao próximo: "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro".
Rafael.Luiz 15/11/2020minha estante
??????

rebeca 15/11/2020minha estante
resenha perfeita e super detalhada! amei ler, parabéns!

Ariadna Oliveira 12/11/2020

Livro extremamente necessário
No livro "Sobre o Autoritarismo Brasileiro" Lilia Schwartz faz um compilado dos principais pilares do autoritarismo enfrentado atualmente no Brasil, que tem na história do país, desde a época do colonialismo, suas raízes. Apesar de deixar claro que o passado por si só não justifica o presente, ressalta a importância de conhecermos nossa história para que possamos ter consciência do patriarcalismo, mandonismo, desigualdade social, corrupção, intolerância, violência, dentre outras estruturas que compõe o autoritarismo, tão enraizado no país, e a partir desse conhecimento, poder mudar o futuro. No entanto, ainda que poucas, tenho algumas críticas a fazer. A autora aprofunda muito no Brasil colônia e Império, mas deixa a República a desejar, apesar de saber que isso aconteceu propositadamente, pois os atuais objetos de estudo dela são justamente a colônia e o império. Além disso, em alguns capítulos senti que ela se afastou um pouco do proposto no título, e em outros, teve dados estatísticos demais e pouco conteúdo. Outro ponto, é que a autora poderia ter sido mais objetiva, pois em alguns momentos ela repete a mesma frase várias vezes. Por fim, gostaria de ter lido propostas mais concretas e soluções possíveis e palpáveis para os problemas apresentados, pois ela só apresenta soluções gerais, mas não aprofunda em nenhuma. Ainda assim, é um livro digno de cinco estrelas em razão da importância social que ele tem, principalmente diante do contexto político no qual o Brasil se encontra. É leitura excelente para quem quer conhecer as raízes autoritárias do país de forma simples e didática. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas do país. Adquiri muitos novos conhecimentos e pude compreender melhor a realidade da população brasileira.