Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

Paty Gazza 04/01/2023

Vivian Morris se daria muito bem com Evelyn Hugo
Eu amo histórias centradas nos personagens, ainda mais quando são imperfeitos e não têm vergonha de admitir, e isso Vivian Morris faz muito bem. Ela nos conta sua vida a partir dos 19 anos, quando se muda para Nova York para morar com sua tia, diretora de uma companhia de teatro. Vivian logo se vê enredada na boemia e no glamour nova iorquino da década de 1940, até que comete um erro que pode arruinar sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.

Vivian era uma mulher à frente do seu tempo, que viveu de forma considerada controversa para os padrões da época, mas sempre fiel a quem era de verdade e consciente de seus atributos, defeitos e privilégios. Ao olhar para trás e refletir sobre os caminhos que a levaram até ali, ela encara até as partes mais obscuras de sua história e faz as pazes consigo mesma.

O tempo que Vivian passou com a companhia de teatro é uma delícia de ler, ao ponto de parecer que estamos assistindo a uma peça em vez de ler sobre ela. Também temos como pano de fundo o período da Segunda Guerra Mundial e como ela impactou diretamente nossos personagens.

Consigo imaginar Vivian e Evelyn velhinhas, tomando uma xícara de chá e compartilhando mil histórias, das mais dramáticas às mais escandalosas.

Caroline Foletto 27/12/2022

Melhor do ano!
Como esse livro não é um sucesso??? Simplesmente amei!

É uma história adorável! Daqueles em que nada de relevante acontece, mas mesmo assim a gente não consegue largar.

A narrativa é uma carta e só descobrimos quem é o destinatário no final, o que torna a história ainda mais interessante, pois suspeitamos de todos o tempo todo.

O tempo todo senti como se estivesse falando com uma amiga no telefone, onde ela me conta tudo que está acontecendo e eu só fico dizendo ?ah? ?sério?? ?Não acredito!?. Foi adorável ler esse livro! Tranquilo, calmo, aconchegante! Amei, vou ler de novo com certeza! Ainda sinto vontade de abraçar os personagens ?

Beca 18/11/2022

Igual Hevelyn Hugo?
Me interessei pelo livro quando falaram que era o mesmo estilo de escrita da Taylor Jenkins e realmente, se você se apaixonou por Evelyn Hugo e as outras personagens da autora, vai gostar de Cidade das Garotas também!

Só não sei se os ultimos 20% me agradaram tanto, me incomodou um pouco o foco na relação dela com o personagem masculino, achei a construção e a evolução da personagem muito boa pra ser colocada nessa situação ao final do livro. Mas a leitura é muito gostosa e fluida.

Evelyn.Vilela 09/11/2022

Faz parte da vida
Este livro tem um conteúdo poderoso.
Ele tem gatilhos ao menos pra mim, sexuais e também emocionais, muito fortes.
Vivian pra mim é como se fosse realmente de carne e osso, pois a personagem é tão bem construída, assim como os demais, que em minha imaginação eles existem em algum lugar.
As experiências da vida de Lilian, a fizeram ser sabia e madura o suficiente para saber conduzir sua vida, e o incrível é que quando ela era bem mais jovem, ela já vivia com intensidade.
Não precisamos esperar que a maturidade venha e simplesmente aconteça. Não.
Ela é fruto de tudo o que fazemos.
Livro absurdo de maravilhoso!
Vivian! Sim, eu quero ser sua amiga

duds ⤠08/10/2022

incrível demais
Tenho que admitir que o início desse livro não estava me cativando muito, mas do meio pro fim EU FIQUEI OBCECADA PELA HISTÓRIA, até porque a história me lembra um pouco a da Evelyn Hugo, e é o meu livro favorito da história
De verdade, esse é um livro incrível que fez eu me apaixonar por NY

Tina 26/09/2022

Incrível
Que delícia de leitura. Eu simplesmente amo a escrita da Elizabeth Gilbert e a facilidade que ela tem de transformar uma história corriqueira, sem muitos altos e baixos, numa lição para a vida.

Comecei a ler ?Cidade das Garotas? para distrair e me deparei com grandes reflexões.

Recomendo a leitura, vale a pena descobrir toda a história de Vivian e traçar um paralelo com a nossa própria vida.

Thamirys.Melo 22/09/2022

Acompanhar o desenrolar da vida de Vivian foi um prazer. Sua rebeldia adolescente, sua boemia novaiorquina e um final bem inesperado me prenderam do início ao fim.

Natalia Faria 17/09/2022

Poucas vezes me deparei com protagonistas que assumiram que eram superficiais e que dedicavam suas vidas à contemplação da beleza e da juventude. A personagem Vivian se encaixa nessa descrição: pouco liga para a política, economia e educação; foi expulsa da faculdade de prestígio que estudava; e graças a influência de sua falecida avó, encontra na moda sua verdadeira paixão.

Quando é mandada embora da casa dos pais para morar com sua tia na Nova York dos anos 40, Vivian se vê longe dos olhares julgadores de seus progenitores e começa sua jornada de descoberta sexual.

O teatro de sua tia Peg, especializado em peças de baixo orçamento para entreter os vizinhos operários, é na minha opinião o melhor cenário possível para a história. A falta de glamour do espaço é compensado pelo elenco de personagens brilhantes e diversos; o tamanho é compatível com a generosidade de sua proprietária; e, o pouco dinheiro que ganham é o que ajuda a desenvolver a criatividade de Vivian.

Ao longo da história vemos a protagonista viver de forma inconsequente e entrando em situações que afetarão as pessoas ao seu redor por vezes irreversíveis. Visto que o livro é contado por Vivian anos mais velha, felizmente vemos boa parte da sua vida.

"Assuma o que fez. Arque com as consequências. Quanto antes for pisoteada, mais cedo vai poder começar a reconstruir sua vida."

De modo geral é um livro despretensioso e gostoso de ler.

Nani84 16/09/2022

Amei
Amei esse livro do começo ao fim. Que história incrível, de mulheres fortes e decididas, imperfeitas em sua totalidade, mas incríveis exatamente por isso. Leaimmm

Agnes.Camargo 15/09/2022

Um livro gostoso
Leitura fluida, um livro especialmente bom de ler para mulheres, eu diria.
Não te deixa entediado em nenhum momento, e é tão rico quanto a vida de uma mulher dona de si pode ser.

Gustavo.Ouriques 06/09/2022

Ela fez esse livro pra mim
Apaixonado por esse livro. Quero encontrar outros que tragam uma história tão viva, tão ?relatable? e que inspire a leitura como esse. Não consegui parar de ler. A história me encantou do início ao fim.

Vitoria 30/08/2022

Surpresa agradável ??
?Cidade das garotas? não foi o livro que eu esperava, e apesar de não poder dizer que foi melhor do que eu imaginava ainda sim foi uma surpresa agradável. Me apaixonei pela personagem principal, pelos seus erros e sua jornada. A história em si so me prendeu no início, nas primeiras 100 paginas, depois não consegui imergir na narrativa e me perdi em vários momentos, mas ainda sim amei acompanhar a vida da personagem.

Minha parte favorita foi definitivamente conhecer um pouco mais da Nova York da década de 40/50/60 e as diferentes dinâmicas da época.

Dito isso, o livro tomou outra forma pra mim nos agradecimentos. Saber do falecimento da esposa da autora e ler a dedicatória fez com que o livro ganhasse um novo lugar no meu coração. Eu me emocionei muito!

SaBCouto 15/08/2022

Não vá com tanta sede ao pote
Acho que meu maior problema foram as altas expectativas. Esperava Evelyn Hugo. Não chega nem perto de Evelyn Hugo, mas é bonzinho, sabe? Meio cansativo a necessidade da autora de agir o tempo todo com a personagem sendo a feminista que quebra tabus, uma hora cansa o tanto que ela insiste nessa imagem de libertina e ícone sexual amante de sexo e amante de homens, tipo.... ja entendi, toca a história. Achei que o final seria melhor. Mas okay, entendi a mensagem de pessoas quebrando tabus desde 1940.

Maria.Clara 01/08/2022

Uma viajem a New York !!!!
Cidade das garotas foi um livro que me tocou mtt !!! A escrita da Elizabeth Gilbert te teletransporta para New York na época da 2 guerra mundial e é incrível o quanto vc se vê preso nos acontecimentos e nas descrições sobre a cidade e as pessoas. A Vivian é uma personagem muito incrível e eu consegui me identificar muito com ela em vários momentos da história!!!!!! Foi realmente uma experiência e tanto ler esse livro ??