Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

Helô 29/12/2021

Não sei o motivo, mas dessa vez não curti muito a leitura desse livro. Achei o final muito corrido, apesar de eu estar impaciente pra terminar de ler.

Bruno 23/03/2022

Perfeito
Simplesmente a saga do milênio. Sem defeitos, retrata o que estamos vivendo no Brasil. Precisamos de rebeldes regularizando seus títulos de eleitor

Mayara.Cortes 31/05/2024

Baita trilogia
Adultos usando adolescentes e crianças como celebridades pra manipular o povo, aquele misto de herói e vilão, sabe?
Fiquei chocada com algumas partes que me pegaram de surpresa.
Fiquei presa na história do começo ao fim.
Super recomendo.

livia 16/12/2022

?Mas ninguém voltou. Exceto eu.

?O que eles querem é que eu assuma verdadeiramente o papel que designaram para mim. O símbolo da revolução. O Tordo.?

? - Porque na arena você só consegue um único desejo. E custa muito caro.
- Custa sua vida.
- Ah, não. Custa muito mais do que a sua vida. Assassinar pessoas inocentes? Custa tufo o que você é.?

?Você está vivo.?

? - A questão é: o que você vai fazer?
- O que eu vou fazer? Eu vou ser o Tordo.?

? - Você poderia pedir a Lua e eles teriam de arranjar um jeito de conseguir para você. - Ele não sabe que já estou pedindo a Lua ao exigir que eles poupem a vida de Peeta.?

? - Se vencermos, quem vai ficar no governo?
- Todos!?

?O presidente Snow diz que está nos enviando uma mensagem? Bom, tenho uma para ele. Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui? Está pegando fogo! Se nós queimarmos, você queimará conosco!?

?Katniss Everdeen, a garota em chamas, agora queima.?

?A estonteante queda em direção ao esquecimento.?

?Eles transformaram você numa arma que pode ser instrumento da destruição da humanidade [?] Você realmente confia nas pessoas está com quem está trabalhando? Você realmente sabe o que está acontecendo? E se você não sabe... descubra.?

?A pérola de Peeta. Dou um nó para prender a pérola no canto do paraquedas e enfio tudo bem no fundo da bolsa, como se fosse a vida de Peeta e ninguém tivesse o direito de tirá-la enquanto ela estivesse sob a minha guarda.?

?Eu às vezes sinto falta de casa. Mas aí lembro que não sobrou nada para a gente sentir falta.?

? - Katniss, não acho que o presidente Snow vai matar Peeta. Se ele fizer isso, ele não vai ter mais ninguém que você queira. Ele não vai mais ter nenhuma forma de ferir você.
- Então, o que você acha que vão fazer com ele?
- O que for necessário para quebrar você.?

?É impossível ser o Tordo.?

?O presidente Snow uma vez admitiu que a Capital era frágil. Na época, não entendi o que aquilo significava. Era difícil ver com clareza porque eu tinha muito medo. Agora não tenho mais. A Capital é frágil porque depende dos distritos para tudo. Comida, energia, até mesmo para recrutar os Pacificadores que nos policiam. Se proclamarmos nossa liberdade, a Capital entra em colapso. Presidente Snow, graças a você, estou oficialmente proclamando a minha hoje.?

? - Quer dizer então que agora vale tudo?
- Acho que não existe um código de regras do que poderia ser inaceitável um ser humano fazer com outro ser humano.?

?As pessoas do 2 engoliam propaganda da Capital muito mais facilmente que o resto de nós. Abraçavam seu estilo de vida. Mas, apesar de tudo isso, ao fim do dia, continuavam sendo escravos.?

? - Mas a diferença significativa entre o 13 e a Capital são as expectativas do populacho. O 13 estava acostumado à dureza, ao passo que na Capital, a única coisa que eles conhecem é Panem et Circenses. Panem et Circenses se traduz por "pão e circo". O escritor queria dizer que em retribuição a barrigas cheias e diversão, seu povo desistira de suas responsabilidades políticas e, portanto, abdicara de seu poder. - Penso na Capital. No excesso de comida. E na diversão mais importante de todas: os
Jogos Vorazes.?

?O problema é que não consigo mais dizer o que é real e o que é inventado.?

?- E se eu conseguisse criar asas, poderia voar. Só que as pessoas não conseguem criar asas. Verdadeiro ou falso?
- Verdadeiro. Mas as pessoas não precisam de asas para sobreviver.
- Tordos precisam.?

?Sou o pássaro de Cinna, inflamado, voando freneticamente para escapar de algo inescapável. As penas flamejantes que crescem de meu corpo. O bater das asas apenas faz com que as chamas se movam. Estou me consumindo, porém indefinidamente.?

?Quando fico à deriva e incapaz de navegar é que eles aparecem. Os mortos.?

?Presa há dias, anos, séculos quem sabe. Morta, mas sem permissão para morrer. Viva, mas totalmente morta.?

?Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. Meu lar é o Distrito 12. Não existe mais Distrito 12. Eu sou o Tordo. Eu derrubei a Capital. O presidente Snow me odeia. Ele matou a minha irmã. Agora eu vou matá-lo. E então os Jogos Vorazes acabarão...?

?A vitória estava nas mãos dela. Tudo estava nas mãos dela. Exceto eu.?

?Estou por conta própria.?

?Acho que Peeta tinha certa razão quando disse que poderíamos destruir uns aos outros e deixar que outras espécies decentes assumissem o planeta. Porque há algo significativamente errado com uma criatura que sacrifica as vidas de seus filhos para resolver suas diferenças. A verdade é que viver num mundo onde esse tipo de coisa acontece não traz benefícios a ninguém.?

?Sei que isso teria acontecido de um jeito ou de outro. Que aquilo de que necessito para sobreviver não é o fogo de Gale, aceso com raiva e ódio. Eu mesma tenho fogo suficiente. Necessito é do dente-de-leão na primavera. Do amarelo vívido que significa renascimento em vez de destruição. Da promessa de que a vida pode prosseguir, independentemente do quão insuportáveis foram as nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. E somente Peeta pode me dar isso.?

? - Você me ama. Verdadeiro ou falso?
- Verdadeiro.?

?Aqui é seguro, aqui é um abrigo. Aqui as margaridas lhe protegem de todo perigo. Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei.?

Cris 20/12/2023

Tiro, porrada e bomba!
Eu reli a trilogia Jogos vorazes quase 10 anos após ler a primeira vez e o que mais me impressionou foi como eu gostei mais dos livros depois do que na época que li, quando já tinha gostado muito da história então.

Fiz a releitura através de audiobook, e se você tiver facilidade com o idioma inglês, eu recomendo muito os audiobooks desta trilogia disponíveis na Storytel, que são perfeitos. Mas já tem também a versão em português.

Já li o livro do Snow, mas antes de postar a resenha sobre ele, queria deixar registrado neste espaço alguns comentários sobre a finalização desta obra prima que é a trilogia original.
Este acho que é o mais sombrio dos três livros, temos muito drama, personagens traumatizados e torturados, guerra, tiro, porrada e bomba. Muitos personagens importantes e queridos acabam morrendo nesta jornada.

Katniss, que só queria paz, acaba sendo o rosto da revolução, e a responsabilidade dela nesta rebelião é imensa.

Sobre o final, ficou a mesma sensação da primeira vez que li. É belo, feliz e triste ao mesmo tempo. É um final que não te deixa com o coração em paz, parece que a ameaça continua ali na esquina.

E isto é incrível! A capacidade da Suzanne de nos deixar imersos na história e de sentir as emoções dos personagens é um negócio de louco. Foi uma ótima finalização para uma história incrível.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

marlon 23/04/2023

Melhor livro de fictício
Uma história de tirar o fôlego,um universo incrível,amei ler cada capítulo desse livro,dessa trilogia.

cariad 13/11/2023

Mockingjay
O motivo de não ser 5 estrelas é que eu não gosto muito da katniss e isso atrapalha um pouco mas eu adoro os personagens secundários e o plot.

Jean_silva159 05/09/2023

Releitura
Finalizando essa trilogia pela segunda vez (agora lendo eles em inglês). Não tem nem muito que falar, tinha "esquecido" o quanto essa série é incrível, mesmo os filmes sendo MUITO fiéis, esses livros conseguem ser pelo menos uma 5 vezes melhores que os filmes

senjuah 03/06/2023

Melhor saga de todos os tempos?
Só consigo chorar e sentir na minha alma as últimas palavras da Katniss no epílogo. Jogos Vorazes é possivelmente a melhor saga de todos os tempos e descreve tão bem a fragilidade, a inocência e a barbárie da humanidade.

GiaA. 21/06/2023

Palmas para Suzanne, ela conseguiu!
Mesmo depois de alguns dias, ainda não consegui (e ainda acho que vai demorar muito) processar tudo o que aconteceu nesse livro. Suzanne se superou com Mockingjay, não deixando dúvidas do cuidado, carinho e esforço posto em toda a trilogia The Hunger Games. Sinto que ela conseguiu retratar as críticas à sociedade de forma certeira, constante e simples. Mockingjay entrou para a lista de meus livros favoritos desde o primeiro parágrafo.

Ju 22/06/2023

A raça humana e seu pequeno desejo por auto destruição
Eu não lembrava o quão triste essa saga é, talvez na época da primeira leitura eu ainda não tivesse conseguido compreender alguns dos detalhes das entrelinhas.
No decorrer da história vimos o quanto o ser humano pode ser cruel, por mais distante que a realidade de Jogos Vorazes seja, através da história da humanidade temos muitos exemplos dessa crueldade, da luta por poder, da forma que pessoas inocentes são usadas nessas lutas. Parece que ao longo de todos esses anos a humanidade tem procurado formas de se auto destruir, mas quem acaba pagando por isso são as pessoas mais vulneráveis, que muitas vezes nem tem noção do que está acontecendo.
A Suzanne Collins foi genial ao escrever esse tipo de história para um público mais jovem, um enredo rico, que nos faz pensar sobre muitas questões sobre o que estão acontecendo ao nosso redor e no mundo como um todo, não subestimou a inteligência de seu público alvo e isso se mostrou certeiro com o enorme sucesso da saga.

Juliana 28/08/2016

Impressionante
Eu adorei a triologia, mas quando estava lendo este aqui, aconteceram protestos na China baseados na revolução do livro. Acabei levando para sala de aula e citando trechos dele para os meus alunos entenderam como a literatura pode influenciar o comportamento de grupos e impactar na sociedade, Foi uma experiência enriquecedora! Recomendo a todos!