Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

Thaís Almeida 20/02/2024

Último livro da trilogia...
Por ser último livro eu esperava um pouco mais de ação e algumas explicações... Mas gostei bastante do peso e das consequências que a Katniss teve que repensar e enfrentar. O final e melancólico mas não creio que poderia ser diferente? Uma ótima saga a se reler em tempos em tempos

ingridingriding 06/05/2023

Atemporal brilhante obra prima única coisa desnecessária foi matar o finnick
não lembrava de ser tão .. sei lá. isso não é pra criança não. como eu li isso com 13 anos?? as batalhas a katniss literalmente falando qje ia se mat os negócios todos meu deus
trilogia impecável linda maravilhosa revolucionária agora já posso ler o cantiga
tirando o romance perfeito fiquei assim .... com essa parte

?Are you preparing for another war, Plutarch?? I ask.
?Oh, not now. Now we?re in that sweet period where everyone agrees that our recent horrors should never be repeated,? he says. ?But collective thinking is short-lived. We?re fickle, stupid beings with poor memories and a great gift for self-destruction. Although who knows?"

tipo assim, não é pouca coisa não
enfim leiam os maiores.
marina 07/05/2023minha estante
a cena da morta das criancas tipo . eu chorei de solucar

J 28/08/2020

Amo essa série. O final faz o coração doer, mas ainda assim muito bom.

isarantes 25/11/2021

A história é incrível e o ingles não é tão difícil
consegui alternar com a minha leitura do livro já traduzido e me ajudou muito

Ally 13/10/2020

Chorei
Por mais que eu tentasse não chorar lendo pela segunda vez, me emocionei do começo ao fim

Julia5655 07/10/2023minha estante
Você resumiu mto bem a trilogia!! Sério, jogos vorazes são livros que ensinam tanto e que, mesmo em contextos diferentes, correlacionados na nossa realidade e tudo faz mais sentido.
Além disso, adoro como a katniss é uma anti-herói no livro, o que faz a gnt ficar mais próximo da nossa realidade e quebrar aquele nosso padrão de sempre querer heróis carismáticos que tragam zona de conforto para a gnt. Ela pega bem no fundo o nosso problema de perdoar, vingança, consideração e muito mais.
Jogos Vorazes é incrível!

laura 02/03/2022

Arrasada
É assim que me sinto toda vez que termino essa série.

Poderia falar muitas coisas sobre ela mas só vou falar que ainda amo, que continua sendo incrível e incrivelmente atual e que sempre vai ter um lugar especial no meu coração ?

Petição pra Suzanne Collins fazer mais livros nesse universo.

Rony 01/05/2023

"O que eu preciso é do dente-de-leão na primavera"
Eu tenho para mim o quanto eu necessito de momentos assim, que eu possa me separar de tudo e me dedicar à leitura. E é isso. Vejo como uma necessidade vital há um tempo bom já. Ler o terceiro livro da saga dos Jogos Vorazes, Mockingjay, foi o livro que estava disponível para mim no momento. Eu achei uma boa leitura, com sua dose de suspense e de tramas. O final foi surpreendente, na minha leitura. Um ótimo momento de descanso e que me agradou bastante. Valeu a pena!

giovanna 08/12/2021

ai eu nem acredito que eu terminei esse livro, era pra eu ler lido em 4 dias mas li em 10 por conta de semana de provas e outras coisas também porém tenho certeza que minha cabeça agradece muito por isso kkkkkk.sério mesmo que por*a de livro é esse? nunca vi na minha vida tanto sofrimento quanto nesse livro aqui pelo amor, não recomendo.eu ja assisti os 2 filmes muitas vezes mas confesso que tinha esquecido de algumas coisas o que eu amei mas como eu já falei nas resenhas dos outros ver o filme e ler o livro é muito diferente sério que ódio eu não estava nem um pouquinho preparada.que escrita impecável, que história impecável juro sem defeitos, que livro especial que tem meu coração todinho e muitas das minhas lágrimas também.o tombo foi grande mas valeu muito a pena, estou em choque como esse livro faz você mudar de emoções muito rápido e muitas vezes eu fui de puta me tremendo toda de raiva para chorar rios e mares em 5 segundos.dor e sofrimento e a cabecinha fudida.5 estrelas favoritado!!??
Reiko 08/12/2021minha estante
Livro assim é maravilhoso ?

giovanna 08/12/2021minha estante
simm amo sofrer

Bel 04/10/2012

Afora, talvez, alguns momentos em que a personagem enfatiza um pouco mais a "DR" pessoal do triângulo amoroso, esse livro não tem muito de infantil. Bruto, seco e com uma crítica pesada à humanidade.
Embora seja ficção científica, está longe de ser irreal.
Difícil não lembrar, mais recentemente, das guerras no Afeganistão, no Iraque, em Ruanda, no Timor-Leste, e tantos outros exemplos por toda nossa história, passando pelo império romano com seus gladiadores no coliseu....
Definitivamente não consigo deixar de associar à estória contada por Khaled Housseini em A cidade do sol, e 1984, de George Orwell...

sscorpiuskingg 25/11/2023

And it burns
Eu reli esse livro dps de 10 anos e sinceramente, envelheceu bem demais! A Katniss depois de td que passou descreve o que vê de um jeito tão sarcástico que eu ri em momentos muito brutais. 10/10

Marcio 16/07/2012

Não quero influenciar futuros leitores, pois talvez alguem goste do livro. Mas quem se interessar por uma opinião mais crítica a respeito desse livro:

UPDATE (16/07/2012): Já que todo mundo já leu o livro, segue a íntegra da crítica (pior que um monte de gente veio me xingar lá no finado blog. Ô, gente bruta!):

Esse link (http://kathytemean.wordpress.com/2010/06/16/high-concept-book-definded/) tem uma explicação interessante sobre o tema High Concept Book, termo originário do cinema. Significa que você pode contar a história em poucas linhas e todo mundo vai saber de imediato do que se trata o livro e, melhor ainda, a maioria das pessoas que escutarem a história vai se interessar em ler o livro. Isso é um high concept book.

Há vários exemplos de high concept books, mas os mais notórios, na minha opinião, são Jurassic Park (um paleontólogo e uma criança fanática por dinossauros encontram os bichos vivinhos num parque, em perfeita verossimilhança) e Harry Potter (garoto que vai para uma escola de bruxos).

É esse o caso também da série Hunger Games. Mundo pós-apocalíptico, governado por um poder totalitário, dois adolescentes de cada distrito, de variadas idades e de ambos os sexos, são sorteados para participar de um reality show onde a regra é uma só: o que permanecer vivo por último é o vencedor. O toque trágico é que se tratam de adolescentes (e às vezes crianças) que são obrigadas a participar da matança. Isso é um hiper mega high concept book.

Depois de uma idéia dessas, o livro caminha por conta própria para o escritor. Suzanne Collins explorou muito bem isso nos dois primeiros livros da saga, que usam a mesma idéia. Mas o final do segundo livro significa uma ruptura com a fórmula. Não haverá mais Hunger Games e a história do livro passa a ser a história da humanidade contra esse poder totalitário. Esperava-se então um épico, não é? Uma saga. Um grande livro que explore toda essa revolução, com a heroína da história na linha de frente.

Não foi isso que aconteceu com Mockingjay. Não sei o que aconteceu na cabeça da autora. Provavelmente, não contava mais com uma high concept idea para se apóiar e se perdeu. Ela derrapou feio no desfecho dessa série. Foi o final mais decepcionante que eu tenho notícia desde Lost..

É tão grande a lista de coisas desagradáveis no livro que só dá pra citar as mais irritantes: a heroína da história, Katniss, deixou de ser heroína e virou uma chorona. A cada revés que ela sofre, lá vem páginas e mais páginas de lamentações, de choro (ela se esconde pra chorar), de lamúria. Isso durante TODO O LIVRO. Esquisito. O mundo explodindo todo lá fora e o leitor fica obrigado a ver tudo através dos olhos dessa garota chata (ela cria caso com cada bobagem!) e chorona, que nem teve grandes participações no desenrolar das coisas, passando a maior parte do tempo lamentando sua vidinha e fazendo produções de TV fake para levantar a moral dos rebeldes. Quando resolve fazer algo, vai sempre compelida pela vontade e pela manipulação dos outros, dando tudo forçadamente errado.

Mortes sem sentido, anticlímax em seqüência. Num momento crítico e tenso do livro, a autora pára para mostrar em detalhes uma equipe de maquiagem preparando Katiniss para aparecer na TV, enquanto ela, como sempre, vai se lamentando ("ó vida, ó azar).

E autora, através desse livro, também resolveu exibir sua visão pessimista a respeito das guerras e da humanidade em geral. Nos dois primeiros livros, existe um clima de crueldade com os Hunger Games. Há a revolta subseqüente, os rebeldes tomam o poder e tudo isso para quê? Para quê, me digam?

Para os vencedores passarem a infligir aos vencidos as mesmas crueldades de que foram vítimas.

Como diria o doutor Pimpolho, vai se f...!