Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

jardel.pstk 02/12/2021

Após a trajetória dos outros dois livros com luta e frustrações, Katniss conquista seu objetivo. Infelizmente, ela vê que para isso deve perdas irreparáveis.

cecilia 21/06/2022

dos 3, o "menos melhor"
não é ruim mas achei xoxo :/ foram 2 livros de ação aventura tristeza choro pancada porradaria fogo chamas caos
e aí nesse eu desanimei :( provavelmente mais culpa minha do que do livro, mas nhe

Bianca.Seminotti 05/02/2022

Trilogia original
Uma trilogia original. A história dos livros me fez pensar em como a humanidade se comportaria frente a uma severa escassez de recursos naturais. Algo possível de acontecer num futuro nem tão distante. E como a transição de poder pode mudar drasticamente o rumo de uma nação. O último livro da trilogia é para fechar com chave de ouro uma história criativa e surpreendente.

Giu 29/12/2010

Mockingjay é épico #FATO
Eu enrolei muito para ler esse livro porque eu sabia dos efeitos que a história me causa e, francamente, eu não queria que a trilogia acabasse.
Mockingjay é épico. Ele mexe com você. Não é um livro fácil. A Suzanne não adocica nada. Não, o livro se trata de uma guerra e guerras não são felizes, guerras matam pessoas. Então não teve jeito... o livro é sombrio e de certa forma real.
É um livro que me fez sofrer o tempo todo, é um livro que eu tive que ler com calma porque senão eu ia me afogar em tantas emoções, é um livro que é a finalização perfeita de uma trilogia perfeita. Verdade.
Para mim, The Hunger Games deveria ser leitura obrigatória, sabe? Não tem como você não ler o livro e não aprender alguma coisa.
Se possível, Katniss cresce mais ainda em Mockingjay. E eu finalmente consegui definir que eu gosto dela, porque eu realmente não sabia direito se gostava ou não. Acontece que a Katniss não é sua personagem principal típica. Ela tem uma personagem própria, ela faz o que ela quer, ela não engole sapo de ninguém e não está lá para agradar os outros. Eu acho que foi isso que tornou a trilogia tão excepcional: a autenticidade da Katniss.
Não vou falar que Team eu sou... mas devo dizer que amei o fim e como tudo terminou e se resolveu ;D
Muitos personagens como o Finnick, Johanna e o Haymitch cresceram em mim, e eu amei como ao longo do livro os personagens vão ganhando mais dimensão.
Uma coisa é fato: a Suzanne escreve bem, mais muito bem, muito bem mesmo. O plot é perfeito e original, os personagens tem profundidade e são praticamente pessoas de verdade, a história não tem nenhum problema de continuidade, buraco ou falha, e o mais importante: a Suzanne sempre me faz chorar.
Deixa eu explicar: quando o autor te faz chorar você sabe que ele realmente mexe com o leitor, o que pra mim é fundamental em um livro. Quando eu leio eu quero ser movida, eu quero entrar no meio do mistério e da história, eu quero visualizar as cenas... e a Suzanne Collins cumpre essa função com mérito.
No fim é isso: se você não leu The Hunger Games, leia. É uma trilogia que não dá para descrever com simples palavras. E se você ainda não leu Mockingjay se prepare para uma jornada cheia de emoções, lutas, traições, alianças inesperadas, reviravoltas e tudo o que torna um livro irresistível.
The Hunger Games vai ser uma história que você nunca vai esquecer.
Nem preciso dizer que é um must né?

yas :) 14/05/2023

If we burn, you burn with us
Cheguei ao fim de mais uma saga perfeita!!

Tenho que dizer que esse terceiro livro foi muito mais difícil que os dois primeiros, principalmente porque enquanto no começo da história já estávamos acostumados com a crueldade e as mortes dos hunger games por si só, agora tudo fica mais sombrio e real, sem realmente um só inimigo para culpar e com muitas e muitas dores acompanhando os personagens.

Acho que The Hunger Games deve ser uma das melhores sagas a abordar as consequências que uma história desse porte pode trazer. Sim, a Katniss sobreviveu e a revolução acabou com o Snow, mas a que custo? Esse livro te conta tudo: pesadelos, estresse pós-traumático, vícios, personagens descendendo em um estado de completa loucura, mortes e mais mortes.

Algumas cenas, a maioria delas, são de arrepiar. Ninguém pode negar o efeito que a figura da Katniss teve não apenas na ficção mas também na cultura geek como um todo, ela realmente é uma das melhores personagens de todas, um verdadeiro símbolo que ultrapassou as páginas para além do que talvez ate a própria autora poderia ter imaginado.

Mas espero que todo leitor de The Hunger Games nunca esqueça o que realmente importa aqui, que a Katniss era apenas uma garota tentando proteger as pessoas que ela amava, que ela queria sim mudar as coisas, mas que nunca passou pela cabeça dela acabar com tudo desse jeito, que as palavras finais dela ecoem: "What i need is the dandelion in the spring. The bright yellow that means rebirth instead of destruction. The promise that life can go on, no matter how bad our losses. That it can be good again."

eli 01/06/2020

for the challenge
oh wow that was a lot to process.....
but like I can?t believe it ended

letAciaderaulino 20/03/2021

melhor trilogia da vida!
Obrigada Suzanne Collins por trazer esses personagens maravilhosos, que mostram autenticidade, força de vontade, humor, estratégia, coragem e mais importante: amor! O livro é incrível, adrenalina pura, as cenas de everlark foram perfeitas, o epílogo maravilhoso, e já estou com saudade desses personagens incríveis. ???

estantedogabs 24/11/2023

Toda vez que leio esse livro é uma surpresa diferente. Como sempre revejo os filmes, acabo me acostumando e esquecendo como o tom do livro é bem mais intenso e pesado.

emasbookshelf 16/04/2021

E enfim as chamas vencem as rosas.
Meu Deus, o que dizer sobre esse livro?
Simplesmente perfeito. Perdi as contas de quantas vezes me emocionei. Eu to acabada e desidratada, leitor gosta é de sofrer mesmo, né? 5 estrelas.
Todo mundo sofre muito nesse livro, é muito triste porém muito real. Suzanne consegue mostrar atualidade e realidade em uma distopia, é incrível.
Muito triste ver pessoas más assumindo o poder, fazendo maldade e recebendo palmas.
Muito triste ver pessoas do bem sendo torturadas e muitas vezes mortas apenas por tentarem construir um mundo melhor.
Esse livro é atemporal e necessário! Na verdade toda a saga é!
Nos resta ter esperanças que um dia uma Katniss Everdeen se levante e vença o autoritarismo. Que o fogo um dia vença as rosas.
Recomendo hoje e recomendarei pra sempre! Leiam Jogos Vorazes!

?????

"It takes ten times as long to put yourself back together as it does to fall apart."