Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

Soares 29/06/2023

GRAND FINALE
Claro que é bom, inesquecível e o epílogo (especialmente a última parte) é a última peça perfeitas. A única coisa que me fez perder o ritmo da leitura foi a demora pra desenrolar no meio do livro, muito massante, sem contar na Katniss sendo escrota com peeta MAS DEPOIS QUE ELA VOLTOU A SER GENTE FICOU TUDO BEM.

Bianca 19/01/2021

Ok, esse livro me destruiu, e eu não consigo recomendá-lo o suficiente. É absolutamente incrível.

Thalia Haddad 10/07/2023

Quem discorda tá errado
Jogos Vorazes segue sendo a melhor distopia já escrita. Envolvente, inovador, maduro, emocionante.. personagens bem escritos que impossibilitam não haver identificação com pelo menos um e chorar a perda de tantos outros. Além do final maduro que realmente acorda as consequências reais de uma guerra! Impecável, do início ao fim.
Era minha saga favorita da adolescência e continua sendo na vida adulta.
Defenderei a série até o fim e morte a todos que sejam #TeamGale.

maly 22/03/2021

?Then, in my most careful handwriting, come all the details it would be a crime to forget. Lady licking Prim?s cheek. My father?s laugh. Peeta?s father with the cookies. The color of Finnick?s eyes. What Cinna could do with a length of silk. Boggs reprogramming the Holo. Rue poised on her toes, arms slightly extended, like a bird about to take flight. On and on.?
dramione 22/03/2021minha estante
pq sua resenha é uma frase aleatoria do livro

Farleyzinia 28/06/2023

"I have a plenty of fire myself"
Este sempre será um dos melhores desfechos de livros que já li, não importa quanto tempo passe, cada detalhe que a Collins colocou é perfeito.

A Katniss é uma personagem de faíscas realmente, faíscas que nem mesmo ela podia controlar.

O fato de ser um desfecho com baixas muito impactantes torna a história mais palpável, eu diria até mais íntima, por mais que seja uma obra de ficção, porque as guerras sejam ideológicas, sejam por poder, por petróleo, por armas nucleares ou pelo controle de status, foram e são isso na realidade.

Júlia 26/04/2021

Releitura
Já li essa trilogia seis vezes mas essa foi a primeira na língua original. Fui alternando a leitura com a prequel e nossa, que diferença.
Essa história não deixa de me emocionar em nenhuma releitura. Todas as reflexões, os personagens bem construídos, cada linha... Um clássico dessa geração.

rpetek 26/06/2022

Palavras NÃO são capazes de descrever o sentimento que eu tenho por essa saga. Eu juro. Mockingjay traz tanta ação quanto os outros dois livros, menção MUITO honrosa (mais uma vez) a escrita da Suzanne e às descrições extremamente precisas sobre as armadilhas (pods) do capitol, ambientações, aspecto das personagens. Todos os detalhes tornaram esse terceiro livro impecável. Mais doque nunca me senti dentro da história e absorvi completamente as emoções transmitidas por cada um. Pós um final extremamente digno, deixo aqui registrado minha raiva para com o Gale (rato), todo meu apoio ao Peeta (que sofreu mais que a ju) e à Katniss que carregou o mundo nas costas. Haymitch lenda. Likes pro Plutarch. Finnick, ainda te amo. Te amo saga Hunger Games ??

- O que eu preciso é o dente-de-leão na primavera. O amarelo brilhante que significa o renascimento, em vez de destruição. A promessa de que a vida pode continuar, não importa quão ruim foram as nossas perdas. Isso pode ser bom novamente. E só Peeta pode me dar isso.
Então, depois, quando ele sussurra ?Você me ama. Real ou não real?? Digo-lhe ?Real.?

fleabookz 17/06/2021

Esse foi o livro que achei o mais fraco da trilogia, ele não é ruim. Mas estava com expectativas muito grande em cima da Katniss revolucionária sangue nos olhos querendo acabar com tudo e foi um erro, nunca me senti tão otária.
Acabei pegando spoilers de algumas coisas, porém ainda assim fiquei emocionada quando elas aconteceram. Ou seja, Suzanne Collins você soube mexer comigo.
Pontos positivos: aqui a gente consegue entender bem melhor a estrutura de Panem e da Capital, o que é bom porque finalmente conseguimos completar o contexto político do livro. Outra coisa que adorei foi o destaque na Prim, ela parece ser outra pessoa se comparada com a menininha do primeiro livro, te amo Primrose. Os distritos se rebelando também foi algo que achei bem emocionante, inclusive A cena da Katniss, sem muitos detalhes sobre isso aqui.
Não tenho como comentar sobre os pontos negativos, porque acabaria sendo spoiler. Só digo que a autora me paga por ter me feito sofrer tanto e por ficar nessa ladainha de triângulo amoroso, eu preferia um tiro.
Gostei do final? Gostei, porém dava pra ter sido uma coisinha diferente, mas ok né, "remember who the real enemy is". Já sabia tudo do epílogo porque não me aguentei e acabei assistindo vídeos sobre, ai eu amei tudo.

periclecias 08/01/2023

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Sendo sincera, eu não esperava fazer uma resenha formal, mas reler Jogos Vorazes com o conhecimento que tenho hoje me força a isso. Acho que existem poucos livros que já li que conseguiram exprimir com tanta competência a mente humana em um cenário verdadeiramente distópico. Da mesma forma, não me lembrava da competência da Suzanne Collins ao retratar uma revolução ? e como revoluções não se desprendem de seu tempo. A forma como ela retrata o regime do Distrito 13, assim como o processo de recuperação da Katniss das feridas mentais e psicológicas causadas pelos dois jogos em que ela participou, é uma das coisas mais humanas que li em muito tempo. Jogos Vorazes sempre foi minha trilogia favorita e, reler com o conhecimento sociológico e psicológico que tenho hoje, deixou a experiência ainda mais rica.

Isa 15/11/2021

Eu tô chocada
Como sempre eu perco meu chão com jogos vorazes. Eu fico completamente perdida com todas as perdas que acontecem nesse livro, e em como a katniss lida com todas elas.

Gab 04/12/2021

depressão
O último livro segue a mesma estrutura dos outros dois, tem um começo mais parado e a segunda parte é mais agitada, porém a escrita da suzanne é super fluída, vc pisca e já tá terminando o livro?
Acho que foi um desfecho ótimo pra trilogia, nem triste, nem exatamente feliz, mas com pessoas cansadas de uma guerra que vem sendo travada há anos e que finalmente encontraram seu descanso. A propaganda anti violência é mto forte nesse último livro, e a autora a todo momento passa a mensagem de que qualquer tipo de violência, mesmo aquela usada pelas ?razões certas?, não leva a lugar algum. Esse último exemplo é mais trabalhado no personagem do Gale que tem boas motivações, mas ele quer combater a capital usando os mesmos artifícios que ela. E fica aquela reflexão: os rebeldes podem até vencer assim, mas quanto tempo vai levar para esses se transformarem nos mesmos opressores que a Capital?
Enfim, deixando de lado a reflexão política, eu achei a temática da guerra muito bem trabalhada, porém acho que tem umas mortes SUPER desnecessárias. Tipo, ok, entendi que a guerra é ruim, mas eu entenderia a mensagem SEM VC MATAR METADE DOS PERSONAGENS SUZANNE COLLINS
Além disso, me irritei bastante com a Katniss nesse livro. Entendo que ela é uma adolescente sob pressão, mas o jeito que ela trata o Peeta é ridículo. Até quando ela quer ajudar ele, ela tá smp pensando ?vou ajudar porque não quero deixar o snow ganhar?. Zero empatia né gatona. O que o Haymitch fala no segundo livro não podia ser mais real aqui: Katniss poderia viver 100 vidas e NUNCA mereceria o Peeta

É isso, acho que Jogos Vorazes é uma leitura obrigatória pra todo mundo, msm que vc não goste de young adult, a mensagem dos livros é super importante e a Suzanne faz tudo isso com mta maestria

drika 13/06/2023

De fato, parece que a história desse livro daria pra dividir em duas partes e desenvolver melhor as narrativas dos principais eventos. Se não fosse a imagem clara dos filmes na minha memória acredito que nem entenderia o que aconteceu em alguns momentos. Fora isso, acredito ser um final condizente, não dá pra esperar um encerramento todo arco iris e sorrisos, afinal, é uma história de guerra. Enfim, minha história distópica preferida.