Mockingjay

Mockingjay Suzanne Collins

Resenhas - Mockingjay

Ruds 24/06/2011

Só tenho uma palavra para descrever esse livro: breathless. Consiga todo o fôlego possível nos primeiros capítulos, por que depois de uma frase da Katniss, vai ser impossível respirar. Não quero fazer uma resenha grande, mas não posso garantir nada também. E eu espero de coração que a Rocco não ponha "Tordo" ali em cima. Por que vai ser broxante, muito broxante.

O começo é bem "light. Serve apenas para você entender como aconteceram à coisas depois do final de "Em Chamas" e para introduzir a trama de "Mockingjay". No começo eu achei muito "não quero isso, parte logo para ação." Mas acabei entendendo que era necessário ter esses capítulos. Afinal, é preciso que a personagem principal se familiarizasse com o ambiente e tudo que estava para acontecer.

Os capítulos seguintes são recheados de ação atrás de ação. Cada missão faz com que seu coração pare de bater, desejando ansiosamente que nenhum personagem principal morra e que todos continuem até o fim.

Mais em http://checkthis-book.blogspot.com/2011/06/resenha-mockingjay-suzanne-collins.html

Janayna 26/05/2014

Pena que acabou
Adorei a trilogia Hunger Games. De vez em quando curto alguma coisa na literatura young adult. Me interessei pela estória assim que assisti aos dois primeiros filmes. As personagens são bem interessantes e o assunto muito atrativo, pois é uma crítica ao nosso estilo de sociedade - muito embora a trama se passe num futuro distante, meio pós-apocalíptico...rs
Sentirei saudade da Katniss Everdeen.

Lariss 03/03/2015

O melhor!
"Seja lá qual for o contrário de bem, é exatamente assim que estou me sentindo."
Sem sombra de dúvidas o melhor da trilogia. Talvez pelo fato de não ter visto o filme e ser tudo novidade, mas simplesmente O MELHOR! Adorei o desenrolar da história e principalmente como o romance decorre. MARAVILHOSO!

Ivy 11/07/2015

Anteriores foram superiores
Finalmente, depois de atrasos e atrasos, eis minha resenha. Não sei realmente o que aconteceu. Se foram as mudanças de sair das férias e voltar à rotina normal, se foi a visita da minha sogra , ou se foi um tempo de relaxo mesmo, mas a verdade é que não sei se já demorei tanto para terminar de ler um livro.
Isso acaba sendo um ponto contrário, porque se você demora é porque a leitura não te prendeu, não te convenceu. E verdade é que eu senti sim essa 3ª parte mais pesada e difícil de ler e se adaptar do que as outras 2 partes.
Primeiro ponto é que muitos personagens saíram da história para dar lugar aos rebeldes do Distrito 13, uma porção de novos personagens que foram introduzidos simultaneamente e me deixaram um pouco perdida e confusa.
13037285A história mexeu um pouco com as minhas emoções. Primeiramente porque, embora seja uma distopia, infelizmente alguns pontos são extremamente reais. Principalmente para quem conhece a realidade de uma guerra. Foi impossível não me encaixar e não recordar a Síria e a realidade que esse país enfrenta. Eu que vi, que tenho amizade e contato ali, achei incrível a semelhança entre os distritos rebeldes do Panem contra o Capitólio e a dura e triste realidade da Revolução Síria com os rebeldes lutando contra o regime de Bashar Al Assad. Houveram partes que foram extremamente semelhantes à coisas que eu ouvi se passar na guerra civil síria. E chega a ser terrível como a ficção se aproxima da realidade ás vezes. Ou como diriam alguns, como a vida imita a arte. Há uma cena em particular que Katniss visita um hospital no distrito 8 se não me engano, que realmente me foi dura de ler, porque eu fechava os olhos e poderia ver exatamente a perfeita descrição dos hospitais de Aleppo, de Homs, ou quem sabe de Daraa. Talvez esse tenha sido um ponto negativo. Não foi um livro que me relaxou, que me divertiu, mas antes disso, me despertou lembranças tristes em parte.
12509921Como já apontei, eu me atrapalhava muito com os vários personagens novos, demorou para eu associar cada um, e agora entendo porque sentiram a necessidade de fazer a versão cinematográfica do livro em 2 partes.
Katniss aqui nessa parte está mais dura do que antes (pudera né? depois de 2 arenas). Peeta também sofre uma mudança de 180º e simplesmente faz a história mudar em relação ao trio central. Quem tem mais aparições é Gale, onde podemos conhecer melhor a sua história e personalidade, e entender as semelhanças que o unem à Katniss.
Katniss volta após passar pela segunda vez pela Arena. Aqui ela está sozinha, ferida, e tendo que tomar decisões, fazer escolhas e aceitar coisas que no seu íntimo não queria. O livro inteiro dá pra sentir Katniss desejando fugir daquilo. Aqui temos uma noção melhor do relacionamento dela com Gale. E seus sentimentos para com Gale e com Peeta. E, obviamente, a sua escolha final.
7710333Não vou contar a história, porque não quero dar spoilers. É uma série muito boa, eu honestamente prefiro os livros à filmes, e eu recomendo. Mesmo que essa última parte não tenha tido o impacto das outras em mim, eu ainda assim recomendo muito essa série.
Achei a história embora confusa pela introdução de novos personagens, muito consistente. Óbvio, por se tratar de uma distopia, temos algum ponto irreal como as mutações do Capitólio. Mas, à exceção disso, como disse, a história é consistente, bem escrita e achei muito bom que Suzanne deixou o romance para segundo plano, se focando na revolução, na história. Isso mudou o livro, destaca diante da maioria, e é um bom ponto, porque ela soube desenvolver a história ao ponto de não sentirmos a menor falta das cenas de amor.
Mais uma vez, recomendo toda essa série, que dificilmente deixa de agradar. The Hunger Games foi o boom das distopias, e a história realmente vale a pena. E embora achei o livro 1 e 2 superior à esse, não tenho do que reclamar, já que Suzanne finalizou a história de maneira satisfatória.

site: http://completamenteliteraria.blogspot.com.br/

Juliana 28/08/2016

Impressionante
Eu adorei a triologia, mas quando estava lendo este aqui, aconteceram protestos na China baseados na revolução do livro. Acabei levando para sala de aula e citando trechos dele para os meus alunos entenderam como a literatura pode influenciar o comportamento de grupos e impactar na sociedade, Foi uma experiência enriquecedora! Recomendo a todos!

Helô 04/10/2021

Ai que vontade de destronar um presidente
Tinha uma época que esse era o meu livro favorito da série. Mas hoje em dia eu acho ele meio lento, comparado com os outros dois, apesar de dar uma acelerada no final.
Acho a jornada da Katniss incrível, principalmente porque ela não é aquela heroína perfeita que todo mundo ama; ela é má e amarga e desagradável, e eu acho que isso tudo só deixa ela mais real.
O último capítulo e o epílogo me pegam toda vez e sempre escapam umas lágrimas.
Uma das minhas séries preferidas, sem dúvida nenhuma.

lucas 10/03/2022

bom ate de mais.
a série toda de jogos vorazes foi muito bem escrita e desenvolvida, acho que de todas ficções distópicas essa é a minha favorita. Mockingjay veio para fechar com chave de ouro, ansioso para ler o próximo livro.

Rschunke 14/04/2022

Melhor trilogia de distopia de eras
Como eu amo essa trilogia mds, a escrita da Suzanne é maravilhosa e fluída, mesmo que nesse livro tenha algumas coisas apressadas que as vezes fica difícil de acompanhar tu não consegue tirar os olhos da leitura, de novo chorei pra [*****] na morte do amor da minha vida Finnick, com o Peeta lutando contra a própria mente, a morte da Prim depois de tanto esforço da Katniss pra manter ela viva e eles fazendo o livro, relembrando de todos os amigos, familiares, e o bebê da Annie e do Finnick ?. Mas amo o final deles juntos com os filhos, se curando em conjunto.

Vinijgc12 28/09/2022

a maneira como a trilogia se encerra é simplesmente espetacular, sem deixar pontas soltas, causando suspense mas resolvendo tudo

Marcela 11/10/2022

Eu gostei mas...
... É difícil manter a qualidade e atender todas as expectativas sendo o 3o volume de uma trilogia cujos dois primeiros são obras incríveis.

Eu gosto do desenvolvimento das personagens e nesse livro a esfera psicológica é desenvolvido um pouco diferentemente.... As tensões vão para além do físico, social ou políticos.

Não vou entrar em detalhes pra não me estender. Nas outras resenhas já falei das construções das personagens, narrativa e linguagem, isso não muda, segue ótimo.

O fim é muito bacaninha, não teria esperado ao longo de boa parte da trama, mas eu queria muito que a autora desenvolvesse mais, desse ao leitor o gostinho da intimidade dos relacionamentos apresentados, não sei, talvez eu seja romântica demais kkkk