Trocas macabras

Trocas macabras Stephen King
Stephen King

Resenhas - Trocas Macabras

Silvana 12/04/2021

A inauguração de uma nova loja está deixando os moradores de Castle Rock em polvorosa. Os rumores e especulações são por conta do nome curioso da loja, Artigos Indispensáveis. O que será que vem a ser isso? Para a mãe de Brian Rusk nada mais é do que mais uma loja de antiguidades com móveis antigos falsos e telefones à manivela mofados. Mas ela não poderia estar mais enganada e Brian soube disso em primeira mão ao passar em frente a loja um dia antes do previsto para a inauguração e, encontrar uma placa de aberto na porta. Brian não pretendia entrar, mas a curiosidade falou mais alto e quando percebeu já estava do lado de dentro da loja olhando para prateleiras praticamente vazias. E já estava indo embora quando o dono da loja apareceu.

Ele se apresenta como Leland Gaunt e diz que Brian tem a honra de ser seu primeiro cliente e por isso ela fará um preço bem camarada pelo que Brian escolher comprar. Brian que só tem noventa e um centavos no bolso não pretendia comprar nada, mas ao ser questionado sobre seu maior desejo no momento, ele diz sem hesitar: um card de beisebol de Sandy Koufax. E o Sr. Gaunt não só tem o card certo, como ele está autografado com uma dedicatória para Brian. E quando o Sr. Gaunt diz que vende o card por oitenta e cinco centavos, mais uma ação, Brian nem ouve mais nada e sai da loja com o card e sem nem saber com o que concordou em fazer para o Sr. Gaunt.

A segunda visita, dessa vez no dia da inauguração, é a Sra. Polly Chalmers, dona da loja de costuras que vai dar as boas vindas à cidade ao novo lojista. E depois dela parece que todas as pessoas da cidade passam por lá, e o Sr. Gaunt tem o que cada uma delas mais deseja por um preço acessível, e claro um favor, uma espécie de pegadinha inofensiva com alguém da cidade. Mas então a cidade parece ter virado de pernas para o ar e é como se todos tivessem usado a mesma droga, pois parecem todos hipnotizados e seus piores sentimentos vindo a tona. E o único que aparentemente pode resolver essa situação é o xerife Alan Pangborn, que pelo menos até o momento não parece ter sido enfeitiçado por nenhum artigo da loja.

"O Sr. Gaunt pensava em si mesmo como um eletricista da alma humana. Em uma cidade pequena como Castle Rock, todas as caixas de fusíveis estavam alinhadas. O que tinha que ser feito era abrir as caixas... e começar a cruzar os fios. (...) Depois era só ficar na moita disparando cargas pelos circuitos de vez em quando para manter as coisas interessantes. Para manter tudo aquecido. Mas em geral, você ficava na moita até que tudo estivesse feito... e aí você ligava a corrente elétrica de verdade."
Quem acompanha o blog sabe que apesar de já ter lido muitos livros do autor eu não sou exatamente fã por ele ser muito prolixo. Mas quando esse livro chegou aqui em casa eu não pude deixar de ler. Gente que edição perfeita é essa? Eu ainda não tinha visto nenhum livro da Bibloteca Stepehn King que está sendo publicado pela Suma, mas agora eu já preciso dos outros livros. A edição é sensacional, capa dura com esse tom de verde vibrante, nova tradução e material exclusivo que só deixam o leitor mais satisfeito com seu exemplar. Sem falar que o livro estava esgotado há anos no Brasil e agora todos os leitores e fãs do autor poderão conhecer essa história, que a meu ver é uma das melhores do autor.

Porque não basta termos uma edição perfeita se a história não for boa. E pela primeira vez, e olha que já li uns trinta livros do autor, eu fui fisgada nas primeiras páginas da história. Geralmente nas primeiras cem, duzentas páginas, o autor enrola tudo o que pode e só depois da primeira metade que a gente fica realmente envolvido, mas nesse eu já me vi vidrada na história logo que ela é apresentada. História essa que se passa em Castle Rock, cenário constante em alguns livros do autor como Cujo, A Zona Morta e A Metade Sombria, esse ultimo com o personagem Alan Pangborn. Claro que ainda temos sim aquela lentidão característica do autor, mas isso não me incomodou porque aqui no caso entendi como fundamental para o desenrolar da história.

E que história. A capa não poderia ser mais perfeita para explicar o que acontece na história. Os moradores de Castle Rock viram verdadeiras marionetes nas mãos do misterioso Sr. Gaunt. Aos poucos ele vai manipulando a cidade toda a fazer suas vontades. Mas se pensar bem ele só mexe com algo que já estava dentro das pessoas. As desavenças entre eles já existiam e a raiva e o ódio também, ele só intensifica esses sentimentos. E tudo vira uma verdadeira loucura. Quando a gente vê noticias de pessoas que se mataram por um motivo besta como discussões no trânsito ou por causa de algum barulho constante na casa do vizinho, a gente não quer acreditar que foi somente aquele o motivo. E nesse livro o autor mostrou como esses motivos bobos podem fazer uma pessoa virar um monstro.

A história é cansativa por toda lentidão da construção da mesma, só nas últimas duzentas páginas mais ou menos que a gente não consegue largar o livro, porque então sim começam as ações. Mas eu acabei vendo ela como uma partida de xadrez. No começo as peças vão se movendo lentamente, e então a coisa chega em um momento onde não existe mais uma forma de voltar atrás e acreditei piamente que não ia sobrar ninguém vivo para contar essa história. Dos livros que li do autor até agora, esse foi o que mais fiquei desesperada por uma saída que eu não conseguia ver de jeito nenhum. Por isso, por toda a construção e finalização, não poderia dar uma nota menos do que a máxima para o livro. Dizem que ele sempre estraga o final, mas eu particularmente gostei muito desse aqui. É por isso que indico o livro a todos os fãs do autor. E para quem quer se aventurar em sua escrita, mas que não gosta de livros de terror, pois nesse temos mais um suspense propriamente dito, apesar de termos um quê de sobrenatural na história.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/02/resenha-trocas-macabras-stephen-king.html

Dani Sousa - @eulieulerei 11/04/2021

..."Você não vai acreditar em seus olhos"...
Gente esse é mais um livro do mestre que me faz admirar esse grande escritor a cada novo livro finalizado não canso de pensar: "Que mente é essa meu Deus?" em trocas macabras ele realmente está magnifico.
Trocas macabras já começa atiçando a curiosidade do leitor voraz, em descobrir o que a nova loja "Artigos indispensáveis" tem a oferecer, um novo tipo de loja em Castle Rock cidadezinha nada conhecida criada pelo King.
Então conhecemos Leland Gaunt e sua loja onde seus produtos mudam de acordo com o cliente, seus maiores desejos disponíveis em uma loja, com um precinho excelente, impossível de não ser comprado, e para completar o pagamento você só precisa pregar uma peça em alguém. Alguns dias depois da abertura da loja a cidade vira de cabeça para baixo com acontecimentos macabros e sinistros, pois é só uma piadinha inofensiva... humrum vai vendo!!!
Como em outros livros do King ele nos induz a sentir as sensações dos personagens com acontecimentos esquisitos e intrigantes, trocas macabras tem muitos spoiler de "Cujo" e de "Metade Sombria" que foi a parte que eu mais amei do livro. Podemos vê nesse livro o quanto uma fofoca, ou de uma simples brincadeira inocente, pode causar tanta discórdia, e que um simples objeto pode causar tanta inveja a ponto de não se medir as consequências.

Giann0 07/04/2021

Trocas Macabras
Uma experiência incrível essa leitura, não é meu livro preferido do King, mas ficou com certeza entre os 10+.

Gabriel 03/04/2021

Um dos piores King que eu já li
Eu já li mais da metade da bibliografia do King e ele é, definitivamente, o meu autor favorito já muito tempo.... mas esse livro é ridículo de ruim: enrolado, sem propósito, irritante e uma perda de tempo. Não acrescenta nada. Eu estava com uma expectativa enorme mas a realidade foi um murro na cara e um balde de água fria haha.
Wania Cris 03/04/2021minha estante
Mas, cê tá brava?

Gabriel 03/04/2021minha estante
Te desafio a ler essa bomba e não ficar

Wania Cris 03/04/2021minha estante
Eita, caraio... Vai demorar porque tô lendo em ordem cronológica...

Fabricio 03/04/2021minha estante
Pior que aquele do cara que flutua? Duvido hahaha

Gabriel 03/04/2021minha estante
Qual é esse, Fabrício??

Fabricio 04/04/2021minha estante
Ascensão. Um conto que a Suma deu golpe e lançou como livro em capa dura.

Gabriel 04/04/2021minha estante
Eu não li ainda!

Luizinho 05/04/2021minha estante
Chocado, me deu ainda mais vontade de ler, pra tirar minhas próprias conclusões kkkkkkkk

Gabriel 06/04/2021minha estante
Nossa, não perde o seu tempo nãoooooo

Natt 02/04/2021

Você já esteve aqui!
A história já começa aguçando a nossa curiosidade em saber o que vem por aí. O começo é um pouco tímido, em alguns momentos um pouco parado, pois vamos conhecendo muitos habitantes de Castle Rock, mas isso é essencial para o desenrolar da história e você vai descobrir como elas se conectam.

Conforme seguimos a história ela se torna mais sombria, mais assustadora e mais sangrenta. Para os fãs do King essa é uma ótima leitura! Essa não é a primeira coisa estranha que acontece na cidade, já vimos várias outras acontecendo como em Cujo, A Metade Sombria, e A Zona Morta.

Se você já leu esses livros vai amar as referências que Trocas Macrabas faz a essas histórias! E depois de ler esse livro vou com certeza pensar duas vezes antes de entrar em uma loja nova e excêntrica da minha cidade.
Renato 02/04/2021minha estante
Finalizei o livro neste momento também e não tenho dúvidas que terei uma ressaca literária daquelas, mas enfim mais uma obra escrita com maestria pelo King. E uma dúvida, o prologo e o epílogo do livro são feitas pelo Leland Gaunt correto?"voce já esteve aqui".

Natt 02/04/2021minha estante
Eu acredito muito que sim! Pelo menos foi isso que deu a entender. Até deu uma vontade de ter um segundo livro, ia ser muito legal! ?

DomDom 30/03/2021

Sabe aquele momento em que você sente saudades de um determinado autor, e, como por um passe de mágica, ele aparece de mão beijada pra você ler? Foi justamente isso que aconteceu. Stephen King sempre esteve em minha listinha de autores preferidos, e, óbvio, que não iria deixar essa oportunidade passar.
A até então pacata cidade de Castle Rock (cidade fictícia utilizada como cenário de algumas outras obras de Stephen), se vê instigada quando surge uma loja que será inaugurada em breve: Trata-se da "Artigos Indispensáveis". A grande pergunta feita por uma boa parte dos habitantes é: "Quais os produtos que serão vendidos nela?".

A curiosidade começa a ser sanada, quando o proprietário Leland Gaunt começa a vender os objetos de desejos dos seus clientes. Isso mesmo: Os produtos vendidos vão de acordo com os desejos daqueles que entram na loja, que vão desde cards de jogadores de basebol, passando por óculos que provocam encontros sexuais com Elvis Presley, até vara de pescar ou amuletos que aliviam dores físicas.

E o melhor é que os valores financeiros cobrados por Sr. Gaunt são irrisórios. A grande chave são as "peças inofensivas" que os compradores terão que pregar em outros habitantes escolhidos pelo vendedor. Em outras palavras, seria um tipo de pacto. Alguns dias após a inauguração da loja, acontecimentos completamente estranhos começam a pipocar por toda a cidade, chamando a atenção de Alan Pangborn (xerife da cidade), que logo começa a investigar e fazer conexões que levam ao centro dos problemas.

“Isso mesmo, disse Leland Gaunt. Além do mais, qual é o problema? É só uma piadinha inofensiva. E se fosse acontecer uma coisa séria por causa dela - e não vai, claro, mas só imaginando, só pelo bem do argumento, que fosse acontecer -, de quem seria a culpa?” Página 497

Essas "peças inofensivas" foram o estopim para o caos que instalou na tranquila cidade. E quando falo em caos, falo em catástrofe mesmo. Digna da batalha final de "Os Vingadores" (risos). Assassinatos com requintes de crueldade, brigas de gangues, etc.

Mais uma vez, Stephen mostra seu talento em deixar o leitor o mais próximo possível das sensações dos personagens. Em uma determinada passagem, senti a aflição passada por Nettie (quem tem TOC vai se sentir representado nesse trecho). Foram duas páginas relatando o cuidado/dúvida em relação ao fechamento das portas da casa.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2021/03/trocas-macabras-stephen-king.html

Ler para Recomeçar 28/03/2021

O que vc quer pagar.
O que você está disposto a pagar por algo que vc deseja do fundo do seu coração? Mas qual o verdadeiro preço que se paga por isso

Duda | MiguriGeek 26/03/2021

A história foi muito boa, apesar de um pouco confusa no começo por serem vários personagens diferentes.
Devo admitir que esperava um pouco mais do final, mas a mensagem que ele passa é interessante.

Carolina.Gasai 20/03/2021

Hora de terminar de pagar
Castle Rock é quase um personagem tão complexo quanto as pessoas que nela habitam. Mais um trabalho de Stephen King que me cativa do começo ao fim.
Quando uma nova loja que parece ter produtos essenciais para todas as pessoas da cidade é inaugurada, eventos cada vez mais pavorosos e violentos acontecem em cadeia, todos sendo causados pelo Sr. Gaunt como forma de pagamento pelos seus Artigos Indispensáveis.
Estou satisfeita com a leitura, e algumas cenas foram tão impactantes, principalmente as do final, que acho que vou sonhar com o livro essa noite.
Para quem já leu Cujo e A Metade Sombria, este livro está cheio de referências e nos traz o maravilhoso Alan de volta!

rafael mandrake 20/03/2021

lindo perfeito
lindo perfeito
carolnepm 20/03/2021minha estante
MENTIROSO CALUNIADOR

@leituras_sa 15/03/2021

" - Quando você negocia comigo - disse Gaunt, se preparando para arremessar -, é melhor se lembrar de duas coisas: o sr. Gaunt sabe mais... e a negociação só acaba quando o sr. Gaunt disser que acabou".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Há uma nova loja na cidade. ARTIGOS INDISPENSÁVEIS, diz a placa. Um nome curioso, que se torna tema de rumores e especulações entre os moradores de Castle Rock. Para cada cliente que entra na loja, Leland Gaunt tem algo perfeito ― um objeto há muito sonhado, desesperadamente desejado. O preço parece sempre razoável, mas vem acompanhado de pedidos estranhos. O que começa como brincadeiras e pegadinhas inocentes aos poucos sai do controle, transformando a cidade em palco de disputas caóticas e brutais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Tenho que dizer que esse livro conseguiu me deixar abalado por vários dias, e olha que já li inúmeras histórias de Stephen King rs. Não sei se foi apenas comigo, mas acho a primeira parte do livro muito arrastada, fazendo com que eu levasse mais tempo do que de costume para lê-lo, mas, depois, a história começa a andar num ritmo muito bom, e surgindo fatos a todo instante. Nesse livro também podemos ver como uma simples fofoca ou uma brincadeira inocente pode causar a discórdia de uma cidade inteira, e que um simples objeto, por mais banal que seja, pode mudar a personalidade das pessoas. Então, se escutou algo sobre você, investigue bem antes de tomar atitudes que podem ter graves consequências.
Por @dangomesn
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📃 Ficha Técnica
🔹 Título: Trocas Macabras
🔹 Autor: Stephen King
🔹 Editora: Suma de Letras
🔹 Ano: 2020
🔹 Número de páginas: 656 (Edição Física)
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/CMQX1OijI9m/

Gio 04/03/2021

Trocas macabras
Qual é o preço que você está disposto a pagar pelo seu maior desejo?
Além de um debate moral, o livro vem carregado de suspense sobre os próximos eventos, quanto mais você lê, mais você quer ler!
A quantidade de personagens deixa a gente meio confuso, mas antes do 5º capítulo você tem, pelo menos, uma ideia de quem seja. Traz uma clara ligação com seu livro Cujo sem deixar com que quem não leu fique perdido (como eu).
Fantástico como os demais livros desse MARAVILHOSO autor, mas definitivamente um dos meus favoritos agora! Intenso, sem tempo para pausas.

Rittes 01/03/2021

Será o diabo?
Mais uma reedição do mestre dentro desta fantástica coleção e uma das mais esperadas, uma vez que a edição antiga atingia preços estratosféricos nos sebos. Mas, a obra em si não é das melhores de King e se ressente de um tipo de construção típica de livros de terror dos anos 80, mas como é de King, ainda vale a pena. É aquele velho estilo volumoso e que vai num crescendo até o ápice que faz a eterna alegria dos fãs do mestre!

Alice 27/02/2021

Recomendo.
A história é muito boa. Só me incomodam duas coisas: o fato de aparecerem vários personagens e histórias de outros livros (eu, que não li outros livros de Castel Rock, admito que fiquei um tanto perfida nessas partes) e também tem a aparição de muitos personagens, e acabei ficando um tanto confusa (recomendo vocês anotarem o nome de cada um e características dos próprios, pra não se confundir). Mas gostei demais e acho que vale a pena ler os contos anteriores sobre Castle Rock antes de Trocas Macabras pra ter a experiência completa! Mas se você não se importa ou não tem tanto desejo de se aprofundar as obras do mestre do terror, com certeza, não vai estragar a sua experiência ler sem ter lido os outros anteriores.