Trocas macabras

Stephen King

Resenhas - Trocas Macabras

Rodrigo.Artioli 26/02/2021

Bom mas...
Poderia sim, ser uma baita história (na minha opinião) se não esquece-se da trama principal para história secundárias. Infelizmente afetou muito a história...

Natália | @tracandolivros 22/02/2021

Trocas Macabras
Castle Rock é uma famosa cidade tranquila de interior, e, apesar de já ter tido seus incidentes, nos últimos tempos ela segue pacata, até a chegada de Leland Gaunt.⁠

Gaunt chega na cidade com a sua loja, onde ele promete vender aquilo que a pessoa mais precisa, em troca de um valor a ser combinado com cada pessoa mais um favor, essa pessoa terá que pregar uma peça em outra, algo simples, inofensivo.⁠

E bom, a gente sabe que isso é uma mentira, já que estamos falando de King. O que começa sendo algo pequeno, vai se tornando uma bola de neve.⁠
.⁠
O autor começa nos apresentando a cidade e seus moradores, suas conexões, mas logo ele já começa a dar o tom da história.⁠

Gostei muito desse livro, porque ele prendeu desde o início, e sendo King, a gente sempre sabe que vão ter partes mais lentas, e elas não ocorrem, porém, o livro poderia ter sido mais dinâmico sim.⁠

Todas as conexões entre os personagens, os passados, a forma como tudo acontece é incrível. O final foi um tanto corrido e abrupto, contudo não poderia ter sido diferente.⁠

O King gosta de criar seu universo como um só, e nesse livro tiveram referências a outros e diversos spoilers de Cujo e A Metade Sombria (Trocas Macabras começa pouco depois do fim desse, com um dos personagens presentes nele como protagonista). Então indico ler só se já tiver lido os outros, se não se importar com spoilers, ou ainda se não tiver interesse neles.⁠

Além disso, fica o alerta de GATILHO para diversos assuntos, King sempre aborda algumas coisas pesadas e polêmicas, então é bom garantir. ⁠
.⁠
⚠️Alerta de GATILHO: Relacionamento abusivo; violência à mulher; assassinato (de pessoas e animais de estimação); violência; religiosos extremistas; suicídio.

site: https://www.instagram.com/p/CLaGAxYjXHd/

Juliano.Ramos 22/02/2021

Tranquilamente um dos melhores livros do King, uma grande história, com uma trama muito bem construída e fluida, nota 10.

AngelaS.DiasNagami 22/02/2021

Quanto custa a sua consciência?
Ai King, já estava com saudade de ficar com medo e incomodada com as ações puramente humanas e egotistas das pessoas. Que vilão você nos entrega aqui ein??

Thiago Alves 20/02/2021

Ótimo
Como todo livro de Stephen King, tem um suspense. Recomendo esse livro é um suspense no começo ao fim.

bobbie 11/02/2021

Entretenimento válido
Stephen King dispensa introduções. Se você já leu algum de seus livros, já sabe o que esperar. Não pense que estou falando da temática horror/terror/sobrenatural/o cinismo religioso. Isso é absolutamente desnecessário. Estou falando sobre o tom, do estilo e até das piadas corriqueiras, que, em alguns casos, beiram a infantilidade. Mas nada disso importa. O que importa é o incrível talento de King pra pegar uma premissa atemporal, eterna, e, por isso, batida ao extremo, e mesmo assim conseguir escrever um livro de 650 páginas que prende e surpreende você. É isso o que é Trocas macabras. Não adianta ficar falando mais sem entregar a história. Vou apenas fechar com a minha admiração pelo escritor por ser um escritor corajoso pra no poupar absolutamente ninguém. Isso muito me admira num escritor.

Coisas de Mineira 08/02/2021

Trocas Macabras era um daqueles livros do autor norte-americano Stephen King, que estava quase que impossível de se encontrar para ler. Considerado um dos seus livros “raros” no Brasil, a edição publicada pela extinta editora Francisco Alves, data do ano de 1991. Dessa forma, àqueles que possuem essa obra e estão dispostos a negociá-la, usualmente fazem proveito da necessidade dos fãs em completar sua coleção, e praticam preços beirando o absurdo. No entanto, essa é uma opinião mais que pessoal…

Falando por mim, fiquei na doce espera da editora Suma cumprir o prometido: logo viria o lançamento de Trocas Macabras pelo selo Biblioteca Stephen King. “Bendita sois vós entre as editoras…” o livro saiu! Essa republicação era uma das mais desejadas entre os fãs. E mesmo eu estando gravidíssima pela terceira vez, enjoada até não ter mais aonde, e com o ritmo de leitura tendendo a zero, eu me arrisquei!

Logo que recebi essa obra-prima, comecei a me dedicar à leitura. Foi uma experiência sensacional. E estou aqui hoje para falar um pouco sobre Castle Rock, referências, “coisas necessárias”, Artigos Indispensáveis, enfim, sobre Trocas Macabras. Espero que consigam aproveitar um pouco do que senti lendo esse livro. Mas, principalmente, que eu consiga expressar tudo que essa obra representou para mim. Vamos lá!

“Todo mundo ama ter uma coisa por nada… mesmo que custe tudo.”

Antes de tudo, Castle Rock já é uma cidade (fictícia) conhecida por nós, que somos leitores fiéis, por outras diversas histórias. Lembra-se de cachorro São Bernardo, que após contrair raiva, ataca feroz e mortalmente alguns dos moradores de Castle? Esse é Cujo. Você também pode se lembrar de quatro jovenzinhos, que resolvem desbravar uma floresta para encontrar um corpo de um outro garoto? Esse é o conto O Corpo, que está no livro Quatro Estações, e também acontece em Castle.

À primeira vista, eu poderia passar essa resenha falando sobre referências. Mas, não é o meu propósito. Só afirmo que elas são inúmeras. Por exemplo, nas primeiras páginas você poderá perceber citações a respeito de A Zona Morta, A Metade Sombria, O Cão da Polaroid (último conto do livro “raro” Depois da Meia-Noite), a prisão de Shawshank, Cujo e O Corpo, como já me referi anteriormente. Você irá reparar diversas referências até o fim dos acontecimentos em Trocas Macabras. Já falei sobre como isso é espetacular? Pois é!

“O sorriso era contagiante. Brian gostou instantaneamente do proprietário da Artigos Indispensáveis.”

Assim, apresento a você Leland Gaunt. Ele é um novo negociador que está chegando à cidade, com uma loja que vende algumas coisas necessárias. Objetos que são essenciais para aqueles que o adquirem. O nome dessa nova loja que desperta a curiosidade dos moradores de Rock é Artigos Indispensáveis, e já vem chegando com a promessa de mexer com os cidadãos daquela cidadezinha do Maine. Eles não faziam ideia do quanto!

Após muito interesse dos moradores a respeito do que trataria tal loja, o senhor Gaunt começa a atender o público. Os itens nunca têm seu valor exibido, porém os preços são razoáveis, e você dificilmente não fechará um negócio com o homem. Quando a pessoa encontra o objeto de sua (futura) obsessão, ela aceita o valor acordado com o dono da Artigos Indispensáveis. Contudo, assomado a esse valor, o senhor Gaunt sempre pede um algo a mais, uma pequena peça que será pregada em algum outro morador da cidade. Coisa boba! Sem importância…

O primeiro comprador foi Brian, um menino de 11 anos que coleciona cards de beisebol. Quando menos nos damos conta, grande parte da população de Castle já foi até a loja e encontrou um objeto de seu total apreço. Dessa forma, cada história vai sendo entrelaçada, sem que os compradores pudessem perceber. Mas, o senhor Gaunt sabia exatamente o que estava fazendo. E se regozijava em ver como estava sendo bem-sucedido em seu empreendimento nessa nova cidade.

“… o que muitas decisões ruins têm em comum: pareceu uma boa ideia na hora.”

Alan Pangborn (você deve se lembrar dele lá em A Metade Sombria, não?) é o xerife de Castle. Ele fica prometendo a si mesmo uma visita à Artigos Indispensáveis, coisa que nunca acontece. Movido por outros diversos acontecimentos, Alan nunca conseguiu entrar na loja, e sequer se encontrar com o misterioso Leland Gaunt. Entretanto, tem ouvido falar demais no homem e em seus artigos exclusivos por vários moradores, inclusive sua namorada, Polly Chalmers.

Você irá perceber o quanto cada artigo é exatamente do tamanho da necessidade e/ou do desejo daquele comprador específico. Também perceberá logo como tal objeto vira tamanha obsessão, a ponto do comprador não se importar com mais nada, e passa a ter sentimentos de perseguição, de medo, de sensação de perda… em suma, a compra se torna infinitamente mais importante que qualquer outra coisa.

O preço pago é sempre uma bagatela. Apesar disso, o comprador se sente sempre em dívida com o senhor Gaunt, cumprindo assim as tais “pegadinhas” que o dono da loja solicitou. Ah, essas solicitações do senhor Gaunt podem ser via sonhos, telepaticamente, ou até em outras visitas à sua loja. O homem não descansa. Ele tem tudo sob controle e sabe exatamente o que cada cliente seu está fazendo, e se já cumpriu sua parte do acordo. Ele não dormita e não te deixa em paz até que sua parte do acordo esteja ok. O senhor Gaunt SEMPRE SABE.

“… muitos segredos – na verdade todos os segredos importantes – não podem ser compartilhados.”

Trocas Macabras era para ser a última história escrita sobre Castle Rock conforme informações, e em certo ponto da narrativa a gente realmente acredita nisso! King nos envolve em uma trama desesperadora, cheia de desafios, de embates, lutas, muita violência, mortes e confrontos. Depois que todo desespero toma conta daquela cidade, daquela população, percebemos que são pouquíssimos aqueles que não estão sobre a influência de um item adquirido na Artigos Indispensáveis. Podemos fazer algum tipo de reflexão, no fim das contas, a respeito de ter, de possuir. De percebermos se nós possuímos algo, ou se é esse algo que nos possui.

Se atente bem aos nossos protagonistas, Alan e Polly. Ambos com marcas profundos e dolorosas. Mortes e tristezas são impressas em suas almas – e o assunto] “alma” é importante nessa obra. Hoje, eles se amam e tentam se cuidar, porém, definitivamente, são dois protagonistas “quebrados”, imperfeitos, os quais não podemos imaginar se serão influenciados pelo “poder” de Leland Gaunt, ou se serão a redenção da cidade. Só precisamos descobrir se Gaunt tem razão quando diz que tudo e todos têm um preço.

Por fim, basta refletirmos se nossa paz, ou mesmo nossa sanidade, está em jogo ao negociar um objeto com o atemporal Leland Gaunt em sua loja de Artigos Indispensáveis. O preço é sim negociável, todavia você não termina de pagar sua dívida até que o senhor Gaunt tenha dito que está pago. King, mestre na arte de apavorar seus leitores com realidades nuas e cruas, nos deixa assombrados com esse romance que fica ecoando em nossa mente após as páginas terem terminado. Te desejo sorte. Faça uma boa leitura, pois essa belezinha merece nada menos do que 5 estrelas.

“A humanidade! Tão nobre! Tão disposta a sacrificar o outro!”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/trocas-macabras/

Maju 07/02/2021

Foi uma típica obra do Stephen King...
Como sempre, um desenrolar prolixo e interessante, com uma mensagem metafórica entremeada. Amo a forma com que King nos engaja na história e nos faz ler com a mesma voracidade na qual a história é escrita.

Demorou as 300 primeiras páginas para eu realmente ficar envolvida na história por haver muitos personagens e uma teia muito rica de laços e envolvimentos.

A trama deixa uma mensagem sobre bens materiais e seu domínio sobre nós, de forma a nos conduzir a necessidades inúteis e, por vezes, desnecessárias. O que vale realmente na vida?

Apesar de não ter gostado muito do final por ter sido além do fictício é esperado, a mensagem trazida pelo autor sempre faz valer a pena. Nos faz refletir bastante sobre bens materiais e o que realmente significam no nosso dia a dia.

A leitura valeu a pena e, ainda, mais uma pra minha lista de obras do King. Para quem curte prolixidade, ele é o THE KING! ?

Larissa633 03/02/2021

"Você poderia ter qualquer coisa que quisesse, desde que pudesse pagar por isso."

NancYamada 30/01/2021

O que você faria em troca do que mais deseja?
A premissa do livro já é incrível. Aqui temos uma história sobre a importância das coisas e a moral na hora de obtê-las.
O livro tem muitos casos bem tensos e interessantes, em contrapartida alguns são mais longos e demorados de se ler. Independente disso, são extremamente necessários cada um deles para determinar a grandiosidade do acontecimento. (E vamos falar a verdade, nem todo mundo tem uma vida tão interessante né?)
Já aviso que passo pano pro autor, apesar disso, gostei de verdade do livro. É um king do começo ao fim. (Fica na imaginação de cada um o que isso quer dizer kkkkk)
Muitos spoilers de outros livros, recomendo respeitar a cronologia castlerock.
Cah 24/02/2021minha estante
Ta na minha lista de compras! quero mto! Adorei sua resenha ?

douglaseralldo 17/01/2021

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE TROCAS MACABRAS, DE STEPHEN KING OU POR QUE A VOZ DO DIABO É DOCE DE OUVIR...
1 - Com todos os elementos canônicos do horror e as razões de ser este livro um dos mais cultuados entre fãs de Stephen King, Trocas Macabras, com seu tenebroso e alucinante ritmo, mostra-nos um dos mais temíveis e assustadores vilões do gênero, e é assim, puro deleite ao leitor que é tragado para a ficcional Castle Rock e testemunha do tramar de algo tão explosivo que torna-o uma figura paralela a seu protagonista, pois que a cada novo tecer e entrelaçar da maldade, tal como Alan Pangborn, ficamos a mercê e impotentes perante ao mal que é Leland Gaunt;
2 - Neste livro voltamos a Castle Rock, a cidadezinha criada por King em que todos os horrores e maldades podem acontecer. O leitor, aliás, encontrará referências a outros acontecimentos em the Rock, especialmente os vistos em Cujo, de modo que vale dizer que "entrega" o desfecho de alguns personagens neste outro livro. Mas desta feita o que parece significar a história derradeira de Castle Rock é a chegada da figura demoníaca, cínica e demasiadamente cruel de Leland Gaunt que inaugurará uma peculiar loja de antiguidades na cidade e, a partir dela, colocando em movimento acontecimentos que se tornarão inevitáveis;

3 - E aqui temos uma questão bastante interessante de se observar no que se refere à construção da obra literária. Para muitos escritores ou pensadores sobre a literatura, a escrita de um livro é uma espécie de tecer, de tramar ou bordar algo, até que tenhamos uma trama - o enredo - que unifica os pontos; Gosto muito dessa perspectiva da tessitura e, nesse caso, temos duas camadas de tessitura; na verdade, dois artífices, King, o autor, é claro, mas também Leland Gaunt. Se King é o artífice mor, não podemos negar que Gaunt é meio que uma espécie de personagem-autor, já que a trama inevitavelmente se desenvolve também pelo tecer, pelo tramar dos pontos realizados por Gaunt. São eles, o enredar do vilão, que a bem da verdade conduzem toda a ação e os terríveis acontecimentos em the Rock, inclusive até o seu final. Isso faz da obra também uma questão estética;

site: http://www.listasliterarias.com/2021/01/10-consideracoes-sobre-trocas-macabras.html

mariii 16/01/2021

Cansativo mas o final é bom
Infelizmente o plot da história não me prendeu tanto, eu achava legal enquanto lia, mas quando parava não sentia ânimo pra voltar, foi uma leitura demorada muitas vezes li outros na frente, não me interessei muito com o que ia acontecer, quando chega em 75% começa a ficar mais interessante, gostei do final , apesar da história não ter prendido minha atenção a narrativa como todas do king foi ótima e não me fizeram desistir, achei ok.

Aline 15/01/2021

Pra mim esse foi o melhor livro de Stephen King que eu já li...
Acho interessante como ele mencionou outras obras dele no livro..
Só o final que achei que poderia ter sido melhor... mas ainda assim adorei!!!