O palhaço e o psicanalista

O palhaço e o psicanalista Christian Dunker
Cláudio Thebas

Resenhas -

Joicereja 21/01/2024

Listen to your heart before you tell him goodbye ?
?Escutar dá trabalho, toma tempo e envolve riscos.?

Há tempos eu queria ler esse livro e o Kindle Unlimited me ajudou nessa tarefa. Autores nacionais que narram suas experiências com o ato de escutar as pessoas, nos dando histórias pessoais e muito memoráveis (urso, Mc Suquinho, dor de dente).

Eu considero um livro de Desenvolvimento pessoal (fala não violenta).

Meus trechos favoritos: Exemplo de pessoas que não escutam (abomináveis seres desescutadores). Falar em primeira pessoa. Responsabilidade com o que se diz. Exponha o que se sente. Cuidado com a denegação. Respeite o fluxo: pedir, receber, dar e retribuir. Corras riscos, com cuidado. Distinguir: culpa, responsabilidade e implicação.

Terapia sempre será fundamental, não precisa ter transtorno nenhum para se tratar.
Fabio 24/01/2024minha estante
Adorei a resenha, sobretudo o titulo, Joice!!!!

Joicereja 24/01/2024minha estante
O título mais inspirador que eu já tive kkkk

Kkkkk adorei

Fabio 24/01/2024minha estante
Joice, agora que eu vi, que você é praticamente minha vizinha kkkk
Moro em Suzano kkkkkkk

Joicereja 25/01/2024minha estante
Literalmente estamos lado a lado kkkk

Fabio 26/01/2024minha estante
Exato! Kkkkkkkkk literalmente

Maria 11/02/2020

Livro maravilhoso para psicólogos e não psicólogos também. Comprei por ser fã do Dunker e o livro não decepcionou!
Sthefany 25/08/2020minha estante
O seu veio sem erro de impressão? O meu veio cheio de erros, estou tentando trocar há um tempo, mas sem sucesso

Maria 30/08/2020minha estante
Sim, veio tudo certo

Leticiaos 13/12/2023

Não me conquistou
Senti que lutei pra continuar lendo, durante praticamente o livro todo...
Sabe aquela sensação de ler e já ter esquecido o que tava na linha anterior? Foi assim o livro inteiro. Não sei dizer exatamente o porquê, algumas partes soam muito como leitura técnica, que estou lendo artigos, sei lá.

Resisti até o final mas não sinto que tive um bom proveito da leitura, infelizmente.
João Ateu 30/12/2023minha estante
Estou na mesma, Leticia. A ideia de ter empatia na escuta está presente em todos os capítulos, tornando o livro monótono. Lógico que há partes que são exceções, todavia ainda é muito repetitivo. Vou ler até o fim para tentar absorver algum conhecimento.

Maick 01/04/2024minha estante
Vou ler novamente ?? Não

Suh 04/03/2023

O palhaço e o Psicanalista
Não sei porque esse livro ficou tanto tempo encalhado na minha estante e eu ficava lutando pra de fato entrar no assunto.
Mas comecei esse ano querendo ser uma pessoa que escuta (não apenas em vão, porém de fato saber o que o outro quer me falar), sempre fui de ouvir muito, mas por teimosia muitas vezes interpretar o que me foi dito da maneira errada e pelo meu sentimentalismo, levar tudo pro lado do coração.
Esse livro me fez perceber que as vezes temos que ir além de apenas ouvir, mas também compreender.
LucAlio.CAmara 07/03/2023minha estante
Quero muito ler esse livro e faz um tempo. Tenho ele em ebook e também deixei encalhar. Quero vê se leio esse ano.

Suh 07/03/2023minha estante
Esse livro é tão bom, não sei como metade das pessoas deixam encalhados, é difícil até começar, acredito que por ter muita teoria, mas depois se torna um livro necessário pra vida.

Maria4556 19/11/2021

Um livro muito bom pra leigos, estudantes ou até mesmo profissionais já experientes da área, cheio de reflexões e humor
mauragabs 23/11/2021minha estante
me empresta!

Maria4556 24/11/2021minha estante
Eu li no kindle unlimited amiga

Ralin 05/03/2022

O Silêncio é a melhor forma de ser escutado...
Falar do livro "O Palhaço e o Psicanalista" é ter uma sede insaciável por áreas da psicologia que trabalham com representatividade e com superação. No livro, são representados dois lados de uma moeda que todos nós temos: O lado de análise (psicanalista) - que retomam a princípios - e o lado mais recluso (palhaço). De forma metafórica, a essência do livro se resume na importância de escutar, de observar detalhes e de falar somente quando necessário.
O livro é cheio de altos e baixos. Alguns pontos que chamam atenção e que trazem uma excelente reflexão acerca das nossas atitudes e das atitudes de outrem. Por outro lado, o livro peca ao trazer capítulos prolixos e também enfadonhos, o que desconcentra e descentraliza o objetivo dessa obra.
Se eu resumisse esse livro em uma frase, com certeza seria:
"Essencial, porém equilibrado.".
Pretendo reler alguns capítulos daqui a alguns anos, mas muito provavelmente não o lerei completo novamente.
Um Excelente dia a todos!
Ralin 05/03/2022minha estante
PS: Não farei a crítica do livro "1808", de Laurentino Gomes. É um livro completamente objetivo que proporciona informação, então o livro não permite um sentimentalismo ou uma subjetividade, mas super recomendo a leitura!

Iizzie 27/11/2023

É meio termo
Ainda não sei dizer se esse livro era de fato tudo o que eu esperava. Talvez eu tenha ido com sede demais ao pote...
Anna1529 27/11/2023minha estante
eu tive o mesmo sentimento, porém eu desistiu de ler ele no meio do livro

Italo 13/07/2021

Como escutar os outros?
O livro, através das semelhanças entre o que faz o palhaço (representado por Cláudio Thebas) e o que faz o psicanalista (representado por Christian Dunker), busca mostrar a importância da escuta nos relacionamentos e como aperfeiçoar essa coisa que ninguém mais faz (ouvir).
Sté 13/07/2021minha estante
Esse foi uma das indicações da faculdade... que legal ver alguém fazendo uma resenha dele!

w i l l . 07/01/2021

? Escutar o outro é escutar o que realmente ele diz, não o que nós , ou ele mesmo, gostaria de ouvir. ?

Recebi esse livro como indicação de uma amiga psicóloga, e curti tanto ao ponto de praticamente devora-lo.

Leitura gostosa que, mesmo se tratando de ter sido elaborada por um psicanalista, não te bloqueia com muitos termos científicos ou palavras difíceis.

Foi de grande valia pra mim toda a reflexão e a percepção de que nós realmente não sabemos escutar o outro, por mais estranho que pareça.

Enfim, Leiam e tirem suas próprias conclusões. Recomendo !
Gaja Rocha 23/08/2021minha estante
Tam li, e vc me incentivou a reler.

Igor.Banin 06/05/2020

Ótima conversa
Linguagem acessível para quem não é da área "Psi", com ótimos exemplos da clínica.

Gabi Feijó 14/05/2020

Aprendi muito
Esse livro serve para qualquer pessoa ler. Vc percebe que de maneiras simples pode ajudar outras pessoas sabendo, como escutar os outros.

Jade 24/05/2020

Gentil, generoso e genial
Já tinha lido alguns textos e assistido alguns vídeos de Dunker, mas não conhecia Thebas. Foi uma surpresa boa. Adorei a dupla e o produto dessa relação. Para quem não tem familiaridade com a psicanálise talvez a leitura se torne complicada em alguns momentos, mas, não se preocupe. Não é preciso entender tudo em uma primeira, segunda, ou terceira leitura. Vai seguindo. O importante é ler. Adorei a proposta do livro,
me trouxe boas reflexões e aprendizados. Não cansei de compartilhar com minha família e amigas/os trechos do livro. Inclusive já indiquei ele para a deusa e pro mundo.
Leitura imprescindível para aquelas/es que buscam ser melhores escutadoras/es, de si e da/o outra/o.

Grazi 29/05/2020

Livro ótimo para quem busca uma transformação no cotidiano e escuta do próximo!

jdelisiario 12/06/2020

Uma grata surpresa
Descobri esse livro por acaso, rolando o feed aqui do Skoob. Quando pensava que estava lendo autores internacionais, tive a grata surpresa de descobrir que são brasileiros, excelentes no que fazem. Com um tema importante e atemporal, trazem a escuta para o nosso dia a dia, para nossas relações do trabalho, relacionamentos interpessoais de modo geral. Ahh se todos soubéssemos escutar verdadeiramente, muita coisa seria diferente e, no mínimo, melhor. #leituraTerapia