A gangue dos sonhos

A gangue dos sonhos Luca di Fulvio

Resenhas - A gangue dos sonhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriella 17/05/2021

gostei demais! me senti imersa no livro com essa ambientação impecável. impossível não se apegar ao christmas e à ruth e também foi impossível não odiar o bill com todas as forças. os personagens são muito bem construídos. amei a sensibilidade nas partes da ruth. senti que o autor conseguiu representar bem algumas dores femininas. foram quase 600 páginas que nem senti passar, de tão fácil a leitura.

atenção: o livro contém muita violência física e sexual.

mais conteúdo literário em @nossosprefacios

Rafaela 02/05/2021

O livro do meu ano
Uma história intensa, forte e inspiradora. Personagens incríveis, muito bem construídos e que podemos encontrar ainda hoje no mundo fora desse livro, uma história forte e comovente. Eu não sou a mesma depois dessa leitura.

_San_ 30/04/2021

Nunca julgue um livro pela capa!
Não se iluda com a capa!
Já no início, deu pra notar que não seria uma leitura fácil.
Com uma linguagem pesada, obscena e vulgar, fui tentada a abandonar a leitura por várias vezes, pois não é o tipo de leitura que eu gosto.
Mas a história te prende de um jeito que é difícil não querer saber o desfecho! Consegui chegar ao final "inteira"...

Thamara 28/04/2021

O MELHOR LIVRO!
Esse livro acabou comigo, de uma maneira maravilhosa, mostra a realidade de vidas que sofrem preconceitos e violências. Nunca amei tanto um livro até ler A Gangue dos Sonhos!
BrunoFF 28/04/2021minha estante
sabor de favoritooo

Thamara 28/04/2021minha estante
EXATO

Isa 27/04/2021

A gangue dos sonhos: o que falar sobre esse livro? simplesmente incrível!! Um dos melhores livros que eu já li. Luca di Fulvio fala sobre machismo, xenofobia e racismo de forma séria e responsável e ao mesmo tempo sobre amadurecimento, amor e esperança. O romance, apesar de ser narrado por diferentes personagens e algumas vezes em diferentes épocas, é bem fluída e de fácil compreensão. Enfim, só lendo p conseguir entender o quão bom é esse livro!

edsonor 07/04/2021

Interessante
O que mais gostei no livro foi da crítica social referente à ilusão do sonho americano para os imigrantes, mostrando que apenas alguns poucos conseguem mudar de vida na América e que a sorte também realiza um papel importante nessa conquista. Possui um enredo que te deixa curioso pelos próximos acontecimentos. Confesso que o final foi um pouco decepcionante porém gostei bastante do livro em si.

IG: ed.sonn

Dudu Menezes 25/03/2021

Boa noite, skoobers! Parem tudo e leiam esse livro!
Esse livro fala de perda e de redenção. Fala de amor, de ódio, de coragem, de fraqueza, de tudo que nos constitui enquanto seres humanos. Esse livro, de alguma forma, fala de mim e tenho certeza que, de alguma outra forma, vai falar de você, também. Mas ele faz tudo isso em meio a um contexto histórico diferente - e ao mesmo tempo tão próximo - do que vivemos, hoje. O livro retrata, de forma incrível, como a crise econômica, nos Estados Unidos, dos anos 1920, se refletia na forma como imigrantes italianos, sobretudo mulheres e crianças, eram tratados e precisaram lutar para sobreviver.

Personagens marcantes. Narrativa muito bem construída e fluída. Um livro perfeito e necessário. Que trata de temas cada dia mais importantes de serem debatidos, como: violência contra a mulher, racismo e xenofobia.

Pelo fato de eu ser jornalista, ele me marcou, também, de uma forma muito particular. Já que a escrita, o rádio e a fotografia são parte constitutiva - e decisiva - de quem eu sou. Tive a oportunidade de conversar com o autor, pelo Instagram, e contei a ele o quanto esse livro foi inspirador para mim; inclusive, ajudando a definir o que entendo, hoje, por fotografia.

Como disse à ele, ao meu ver, fotografar não é apenas "escrever com a luz". É aprender a usar essa luz para tatuar, na alma, um instante, por mais insignificante que pareça. É a única forma encontrada, até hoje, para dizer ao tempo que, se não podemos vencê-lo, pelo menos podemos, por um momento, fazê-lo parar o seu trabalho contínuo, emprestando-lhe tantos significados quanto possíveis.

mariana113 20/02/2021

Um livro marcante e que se tornou facilmente um dos meus favoritos. A história é retratada de uma forma maravilhosa, com intercalações de narrativas que dão realmente a impressão de se estar assistindo a um filme. Cada personagem, história e cena te cativa e prende tornando impossível não se apaixonar. O autor fez um trabalho maravilhoso e tantos os personagens quanto a história ganham vida própria nesse livro perfeito.

Ana 06/02/2021

"Que livro. Que personagens. Que história. SIMPLESMENTE PERFEITO! Na verdade, perfeito é pouco pra descrever esse livro. Terminei a leitura mas vou levar um pedaço dela comigo, trama e personagens INESQUECÍVEIS. Me tirou da zona de conforto e me trouxe várias reflexões sobre temas MUITO importantes!! Além de tudo, foi um prazer poder acompanhar a história de amor mais linda de todas. Esse livro é um símbolo de esperança. Magnífico! LEIAM LEIAM!

Fernanda.Marques 05/02/2021

Amado! Excelente!
Que livro! Um dos melhores que já li na vida! Emocionante, vibrante, irritante e tantas outras sensações despertadas!
fica ainda mais impressionante como a historia cresce depois de algum tempo lido.
se eu pudesse financiaria a adaptação desse livro, seria uma serie fantástica rs.

ANDER CELES 31/12/2020

A gangue que não foi
Quando iniciei a leitura do livro, já amei de cara! A escrita muito boa, a forma de narrar presente e passado, a alternância de personagens como fio condutor da história. E o pano de fundo, principalmente do Christmas e da Cetta. Toda aquela sujeira das ruas de Nova Iorque, as dificuldades, as gangues, crianças sobrevivendo nesse mundo duro...enfim! Muito bom?

Mas eis que surge a segunda metade do livro, que muda tanto a forma de narrativa, tirando um dos fios consultores, como muda a narrativa em si, que não tem mais nada a ver com a primeira metade. É como se fossem dois livros, com os mesmos personagens. Então, o livro não é ruim, pelo contrário. Mas quebra com as expectativas colocadas na primeira parte.

A parte final da narrativa foi a mais fraquinha, com uma super valorização do romance entre o Christmas e a Ruth. E o final dado ao Bill foi o mais decepcionante de todos. Também não gostei da forma como a Ruth foi trabalhada durante o meio da história, achei muito arrastada sua história, sem nada novo acontecendo. E taí outro ponto negativo, a falta de acontecimentos na segunda metade. Enquanto na primeira metade coisas aconteciam o tempo todo, na segunda fica uma coisa meio constante, sem muitos pontos altos, sem problemas para os protagonistas lidarem.

Enfim, favorito a primeira metade e acho legal a segunda.

Yuri Dias 19/12/2020

O Outro Lado da Era do Jazz e a Formação dos Estados Unidos da América
Quais são as primeiras imagens da década de 20 que veem à mente? Os cinemas e teatros com iluminação exacerbada? Pessoas dançando ao som do jazz bebop? Cálices vintage com champagne ou gin tônica? Moços com ternos, chapéus e moças com corte chanel?

Isso só mostra um lado da história. Os loucos anos 20 se configurariam como a geração dos sonhadores, principalmente se tratando na busca incessante ao estilo "american way of life", não importando a classe social na qual o indivíduo está inserido. As imagens acima nos remetem à esfera ascendente da sociedade. Luca Di Fulvio com seu romance “A Gangue dos Sonhos” nos mostra o outro lado da moeda, esquecido por nós mesmos.

A história nos traz Cetta Luminita, fugindo da Itália e de sua família para Nova York, ainda adolescente, com seu filho Chistimas, nascido decorrente de um estupro. A narrativa começa a transitar entre esses dois personagens: Cetta na sua luta pela sobrevivência e Chistimas crescendo em meio à violência das máfias e à pobreza no bairro Lower East Side, e dentre suas idas e vindas, conhece Ruth, uma judia rica, completamente fora do seu eixo social.

O autor italiano, na descrição dos bairros da Big Apple e até nos próprios personagens, nos mostra o cenário e imagens miseráveis, com a menor perspectiva de futuro, provando que a busca do sonho americano não passa de uma ilusão e sorte repentina. A desigualdade, racismo e o tratamento às mulheres e imigrantes são escancarados de maneira brutal pelo narrador, evocando a verdadeira formação americana.

Brutal, violento, emocionante, trágico, sensível, visceral. Essas são algumas palavras as quais nos vem à tona durante a leitura, que por mais envolvente que seja, precisamos recuperar o fôlego ao término de alguns capítulos.

P.S: o romance traz, em alguns momentos, descrições extremamente violentas e pesadas. Não indico a leitura para quem identificar gatilhos ou impressões fortes.

site: @yurincdias

Tatiana Patrícia 18/12/2020

Boa Noite Nova York
Que livro maravilhoso!
Os Diamond Dogs são uma gangue em busca da aceitação dos pobres na sociedade!
Enredo incrível, personagens muito bem escritos.
Linda historia!

nana 21/11/2020

não é pra qualquer um.
Esse livro toca no fundo da alma. É simplesmente perfeito. O autor foi muito esperto com as palavras.
Durante a leitura, em um momento o autor apresentava momentos extremamente tristes e em outros ele descrevia momentos de felicidade, isso foi o que mais me prendeu nesse livro, foi uma forma sutil de retratar a dualidade da vida. Aconteceram coisas horríveis nessa história, que deixam o leitor desolado, mas não é nada que seja fora da realidade da época, uma coisa que eu gostei muito no livro. Não achei luca di fulvio apelativo, e sim realista, ele não poupou detalhes, e em momento ALGUM, pelo menos ao meu ver, romantizou as coisas.
É uma leitura extremamente difícil, mas vale a pena, cada palavra lida vale a pena. Di fulvio soube captar toda a desgraça que era a Nova York de 1920 e cada ponto de esperança que nascia ali. Acho que é isso que nos mantém vivos, se agarrar às coisas boas, à esperança, no meio da desgraça.
Amei. Simplesmente AMEI.

Erika 19/11/2020

Amo esse livro
Acabei agora, pra mim foi excepcional, tem tragédias? Sim, acontecimentos realmente chocante e triste porém tem o amor de uma mãe, que em meio a tanta dor não abandona seu filho, tem uma amizade linda, tem um romance com tempero certo. É tem o Sal, que tirou sorrisos de mim durante essa leitura incrível. Favorito com certeza. ( tenho vários livros de capa de "luxo", mas pra mim essa é a capa mais linda que tenho, virou meu queridinho).

1 | 2 | 3 | 4 | 5