A gangue dos sonhos

Resenhas - A gangue dos sonhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda.Marques 05/02/2021

Amado! Excelente!
Que livro! Um dos melhores que já li na vida! Emocionante, vibrante, irritante e tantas outras sensações despertadas!
fica ainda mais impressionante como a historia cresce depois de algum tempo lido.
se eu pudesse financiaria a adaptação desse livro, seria uma serie fantástica rs.

ANDER CELES 31/12/2020

A gangue que não foi
Quando iniciei a leitura do livro, já amei de cara! A escrita muito boa, a forma de narrar presente e passado, a alternância de personagens como fio condutor da história. E o pano de fundo, principalmente do Christmas e da Cetta. Toda aquela sujeira das ruas de Nova Iorque, as dificuldades, as gangues, crianças sobrevivendo nesse mundo duro...enfim! Muito bom?

Mas eis que surge a segunda metade do livro, que muda tanto a forma de narrativa, tirando um dos fios consultores, como muda a narrativa em si, que não tem mais nada a ver com a primeira metade. É como se fossem dois livros, com os mesmos personagens. Então, o livro não é ruim, pelo contrário. Mas quebra com as expectativas colocadas na primeira parte.

A parte final da narrativa foi a mais fraquinha, com uma super valorização do romance entre o Christmas e a Ruth. E o final dado ao Bill foi o mais decepcionante de todos. Também não gostei da forma como a Ruth foi trabalhada durante o meio da história, achei muito arrastada sua história, sem nada novo acontecendo. E taí outro ponto negativo, a falta de acontecimentos na segunda metade. Enquanto na primeira metade coisas aconteciam o tempo todo, na segunda fica uma coisa meio constante, sem muitos pontos altos, sem problemas para os protagonistas lidarem.

Enfim, favorito a primeira metade e acho legal a segunda.

Yuri Dias 19/12/2020

O Outro Lado da Era do Jazz e a Formação dos Estados Unidos da América
Quais são as primeiras imagens da década de 20 que veem à mente? Os cinemas e teatros com iluminação exacerbada? Pessoas dançando ao som do jazz bebop? Cálices vintage com champagne ou gin tônica? Moços com ternos, chapéus e moças com corte chanel?

Isso só mostra um lado da história. Os loucos anos 20 se configurariam como a geração dos sonhadores, principalmente se tratando na busca incessante ao estilo "american way of life", não importando a classe social na qual o indivíduo está inserido. As imagens acima nos remetem à esfera ascendente da sociedade. Luca Di Fulvio com seu romance “A Gangue dos Sonhos” nos mostra o outro lado da moeda, esquecido por nós mesmos.

A história nos traz Cetta Luminita, fugindo da Itália e de sua família para Nova York, ainda adolescente, com seu filho Chistimas, nascido decorrente de um estupro. A narrativa começa a transitar entre esses dois personagens: Cetta na sua luta pela sobrevivência e Chistimas crescendo em meio à violência das máfias e à pobreza no bairro Lower East Side, e dentre suas idas e vindas, conhece Ruth, uma judia rica, completamente fora do seu eixo social.

O autor italiano, na descrição dos bairros da Big Apple e até nos próprios personagens, nos mostra o cenário e imagens miseráveis, com a menor perspectiva de futuro, provando que a busca do sonho americano não passa de uma ilusão e sorte repentina. A desigualdade, racismo e o tratamento às mulheres e imigrantes são escancarados de maneira brutal pelo narrador, evocando a verdadeira formação americana.

Brutal, violento, emocionante, trágico, sensível, visceral. Essas são algumas palavras as quais nos vem à tona durante a leitura, que por mais envolvente que seja, precisamos recuperar o fôlego ao término de alguns capítulos.

P.S: o romance traz, em alguns momentos, descrições extremamente violentas e pesadas. Não indico a leitura para quem identificar gatilhos ou impressões fortes.

site: @yurincdias

Tatiana Patrícia 18/12/2020

Boa Noite Nova York
Que livro maravilhoso!
Os Diamond Dogs são uma gangue em busca da aceitação dos pobres na sociedade!
Enredo incrível, personagens muito bem escritos.
Linda historia!

Helo Machado 29/04/2024

Nem tanto quanto disseram
O livro é bom sim, mas na minha humilde opinião, não tão fenômeno como muitos afirmaram.
A história do sonho americano de Cetta e seu filho Christmas leva ao leitor ao início do século 20, num momento em que muitos imigrantes europeus chegavam aos EUA em busca de sonhos e uma vida melhor.
Uma vida difícil, sem muitas alternativas, em meio a diferentes tipos de violência, onde a maior luta era a preservação da própria integridade.

Christmas é um vencedor! E a narrativa de seus atos cheios de humanidade, com qualidades e defeitos, erros e acertos, cativam o leitor.

????

Dulce 25/02/2020

Incrível!
Que livro minha gente! Uma história muito bem desenvolvida, uma escrita envolvente e empolgante! Personagens bem construídos e simplesmente apaixonantes...

Recomendo? Sim e muito!

"Nova York. Nos tumultuados anos 1920, a cidade é, para milhares de europeus, a epítome do "sonho americano". E não é diferente para Cetta Luminita, uma italiana que, apesar de muito jovem, busca um lugar ao sol com seu filho Christmas. Numa metrópole em plena explosão, onde o rádio está nascendo e o cinema começa a falar, o menino terá que crescer entre gangues rivais, em um ambiente de violência e pobreza, tendo sua imaginação e sua coragem como únicas armas para sobreviver. A esperança de uma nova vida nasce quando ele encontra a jovem Ruth, uma judia bela e rica."

#DulceLeu
#EditoraVestigio

Maria Paula 27/08/2020

Um dos melhores livros que li no ano. História me prendeu do início ao fim.

Bruna 13/08/2020

EXCEPCIONAL!!!!
E é assim que se escreve um romance poderoso!
(Obrigada a todos os envolvidos na tradução dessa obra maravilhosa e a Vitoria Dozzo que foi por quem eu descobri a existência do mesmo.)
É UMA HISTÓRIA FASCINANTE, CHEIA DE VERDADE E VIDA. Faz você pensar em um tanto de coisa IMPORTANTE, nossa! É um livro único, lindo, doloroso, puro e visceral. Amei desde a primeira página e me fez chorar desde o começo, já fazia muitooooooo tempo que eu não chorava assim por um livro. Me tirou totalmente da zona de conforto literária kkkk.
POR FAVOR PESSOAS DO MUNDO LEIAM ESSE LIVRO MARAVILHOSO, EXCELENTE, INCRÍVEL, ADMIRÁVEL, COMPLETO!!!!!!!!
Os personagens são absolutamente sensacionais, esse autor é um GÊNIO.
AI, GENTE É PERFEITO, LEIAM LEIAM LEIAM!

Marina 28/07/2020

Livro sensacional
Livro mto bom, pesado em algumas passagens, mas foi possível mergulhar na América de 1920-1929.

Dani 13/08/2019

Perfeito
Uma das estórias melhor construídas q já li. Perfeito! Pena q são só 600 páginas!!! Já estou com saudade dos personagens. Mocinhos ou bandidos todos de personalidade cativante.

Nathalie.Murcia 28/06/2019

Um dos melhores livros que li
Uma das melhores leituras do ano. Apesar de ser um calhamaço de 589 páginas, dividido em 70 capítulos, a história não perde fôlego em nenhuma das partes. Um enredo dinâmico, com muitas reviravoltas, desenvolvido por intermédio de personagens bem construídos e fortes, que fazem o necessário para sobreviver em uma sociedade marginal, marcada pelos próprios códigos de conduta.

Há trechos pungentes de violência e estupro, imprescindíveis ao cerne da trama e conexão dos eventos, no que tange às duas personagens femininas de extrema relevância na vida do protagonista, Christmas Luminita. Ele é filho da italiana Cetta, a qual imigrou para Nova York, na década de 20, em busca da concretização do sonho americano e de um futuro promissor para o menino, que conviveu no subúrbio, em meio à violência das ruas e das gangues, mas sempre teve o dom de contar histórias e lorotas. O que mais gostei no livro foi a capacidade do escritor conseguir extrair histórias de amor e amizade verdadeira, manifestadas de diferentes formas, e cultivadas nos mais improváveis ambientes e condições, mas ao mesmo tempo muito verossímeis. Um livro que desperta uma miríade de sentimentos, máxime raiva, compaixão, desprezo, esperança e ansiedade. Há muitos trechos pesados, angustiantes, e outros carregados de humor e ironia.

Me encantei verdadeiramente com as problemáticas dos personagens. Torci pelo carismático Cristmas, e por seu relacionamento com Ruth, uma judia rica que teve sua juventude maculada por um trágico revés. Achei exemplar a relação de afeto e respeito que ele nutria pela mãe, uma prostituta que ele sempre defendeu, admirou e amou. A mesma torcida tive por alguns outros personagens gângsters não tão politicamente corretos, mas que acabaram por me despertar simpatia, assim como certamente despertará a dos demais leitores.

Um livro que pretendo reler e recomendo, sem pestanejar, para quem quiser ser transportado para uma literatura de qualidade, carregada de emoções conflitantes do início ao fim. Creio que a história merece uma adaptação cinematográfica à altura!

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Barbara Nonato 19/06/2020

Realista e visceral!
Acredito que basta conhecer um pouco de história para saber que a "violência" encontrada nas páginas deste livro não foge à realidade ou época da narrativa, portanto não há surpresas em relação a este fato que talvez possa chocar alguns leitores despreparados.
A escrita e narrativa são fenomenais e a leitura vale cada parágrafo.
Em uma saga que estende-se por pouco mais de duas décadas, desde o começo do século XX, em quase 600 páginas, o leitor é convidado a mergulhar na crua realidade de Cetta, imigrante italiana que precisa se virar para sobreviver, e seu filho, criado conforme as poucas condições da mãe. E o que vemos é a crueldade das ruas de Nova York sendo, na medida do possível, ultrapassada por um menino que consegue travestir de esperteza sua inocência e por uma mulher que luta para que suas dores não doam ainda mais. Por trás de tudo isso, um amor, também inocente e também abraçado pela crueldade.
Uma história que talvez não seja para todos os públicos e, certamente, não é para todas as idades, mas cuja maestria deve ser destacada e louvada.

moni 23/05/2020

sem palavras
simplesmente o melhor livro que eu já li na minha vida. Se eu pudesse dava 1000 estrelas.

Fabby 19/11/2019

Favoritado e super recomendado!!!!!
Comecei essa leitura em convite de minha amiga Leandra (não exatamente um convite mas ela comentou sobre ele de forma tão acalorada que não resisti a iniciar a leitura junto com ela), mesmo tendo cerca de 7 livros iniciados (!!!). Um livro de quase 600 páginas (calhamaço, portanto já me encanta) que foi lido em menos de uma semana, um recorde para mim!

Foi uma leitura ligeiramente fora da minha zona de conforto com relação ao autor pq não costumo sair muito geograficamente de Brasil e países de língua inglesa e esse é um italiano (Itália faz parte da história dos meus antepassados, isso tornou a leitura um tanto quanto mais envolvente e empática).

A história se inicia nos idos de 1900 quando somos apresentados a Cetta, filha de camponeses trabalhadores de uma fazenda cujo proprietário tem o costume de abusar de meninas bonitas. A mãe de Cetta usava de artifícios para que a filha pareça deficiente e com isso, afaste o interesse do patrão. Ela até consegue por um tempo mas ao julgar que ela esteja em segurança, abre a guarda e a garota é brutalmente violentada por um amigo do fazendeiro, resultando em uma gravidez na adolescência.

Mas não se preocupe, essa história não tem somente dor e sofrimento não. O enredo central gira em torno do filho de Cetta, no que chamamos de um romance de formação que começa com a vinda de Cetta e Natale (seu filho) para a América e em torno dos sonhos e da imaginação desta criança.

Temos questões que são abordadas e que nos fazem pensar e refletir sobre situações reais que nossos antepassados tenham vivido e das quais não tivemos conhecimento algum, de como o processo deles de sair do país de origem para uma vida totalmente desconhecida pode ter consequências negativas e positivas, dependendo da força de luta de cada um, da educação que trouxeram e transmitiram aos filhos.

Temos também a questão de como amor e aparência não andam juntos e de uma visão de sexo que separa o ato carnal de um envolvimento emocional e de como eles podem se misturar e ser algo lindo ou podem ser confundidos e causar traumas e dores que levam anos para ser superados e com sequelas a serem levadas por uma vida.

É visível na leitura que um dos pilares do caráter de uma pessoa tem a ver com sua educação mas também nos mostra como o ambiente em que vivemos e somos criados pode influenciar nisso de forma dolorosa em alguns casos mas como um crescimento pessoal em outros.

Eleito um dos melhores livros que li este ano e um dos favoritos da vida, em muitos momentos me levou às lágrimas mas em outros, gargalhei sozinha. Emocionada, apaixonada pelos personagens (com exceção de um que me dividiu entre ódio e muita pena dele - mas um personagem que me trouxe também muitas reflexões), sinto que será algo a ser relido pois a estória e os ensinamentos contidos nele quero levar pra vida!

BETA 13/03/2020

Foi muito bom acompanhar o crescimento e desenvolvimento do personagem.
Este livro esta entre os meus queridinhos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5