Um Lugar Bem Longe Daqui

Um Lugar Bem Longe Daqui Delia Owens

Resenhas - Um Lugar Bem Longe Daqui

Ju Cabral 09/09/2020

Esse livro foi tema da leitura conjunta de Maio do clube Caverna da Leitura e foi uma leitura extremamente tocante e emocionante

Lorena1059 23/05/2021

Surpreendeu minhas expectativas!
Assim como muitos relatos que vi por aí pela internet sobre esse livro, o começo foi bem arrastado pra mim. A gente se acostuma muito com umas leituras que fluem com certa rapidez já desde o início e acaba estranhando quando um livro se movimenta mais devagar. Mas essa leitura não poderia ser diferente, tudo nessa história tem o momento certo pra acontecer, na velocidade que tem que acontecer. Não teria como ser de outro jeito porque a gente vai crescendo junto com a Kya, conhecendo o brejo junto dela, aos poucos e bem devagar e quando a gente menos percebe, fazemos parte daquilo, estamos totalmente envolvidos. Confesso que na página 40 (vulgo minhas anotações) eu já tinha desconfiado um pouco do que poderia ser o plot, mas nas páginas seguintes mudei de ideia e quem diria? eu estava certa no início! mas me surpreendi mesmo assim porque já não fazia mais sentido na minha cabeça acontecer o que aconteceu. Só que fazia sentido sim, estava tudo ali nas entrelinhas, eu que não quis ver... talvez? Fui mais pela razão do que pela emoção e levei um tapa na cara. Que leitura sublime, sensível, emocionante e por mais que seja uma realidade tão diferente da minha, a minha identificação com a Kya foi impactante e profunda e eu anotei e sublinhei o livro inteiro praticamente. Mais uma leitura que chegou pra mim através do clube da Pam Gonçalves e que amei muito!

Juliete Marçal 11/06/2020

"Em um lugar bem longe daqui, onde cantam os lagostins."
"Kya pousou a mão na terra molhada que respirava, e o brejo virou sua mãe."

Cansada de sofrer abusos físicos e psicológicos nas mãos do marido, a mãe de Kya foi embora deixando os filhos e uma vida de dor e sofrimento. Esse foi o primeiro abandono que Kya sofreu aos seis anos de idade.

Não demorou muito para os seus irmãos mais velhos seguirem o mesmo exemplo da mãe e ela viu a sua família desaparecer, restando apenas um pai bêbado e violento como sua única companhia.

"Este porquinho aqui ficou em casa."

Assim, restou a Kya somente buscar amparo na figura do pai e tentar conquistar a sua estima. Porém seu destino seria mais triste e solitário. Ela foi largada à própria sorte em um humilde barracão no meio do brejo. Kya cresceu e aprendeu a sobreviver cercada de natureza, cavando do chão seu próprio sustento e tendo as gaivotas como amigas. kya é uma força da natureza que sobreviveu da forma que a própria natureza a ensinou.

"A natureza tinha cuidado dela, protegera-a e fora sua professora quando ninguém mais quisera fazê-lo."

Com o passar do tempo a solidão passou a ser uma companheira constante na sua vida, e ela foi crescendo em uma condição de vida precária que era motivo de preconceito e repulsa pelo povo da cidade. Kya era vista como uma selvagem, a Menina do Brejo e jamais seria aceita.

"Quanto se está disposto a oferecer para vencer a solidão?"

O livro é narrado por uma Kya de seis anos até a vida adulta e mergulhamos na triste e emocionante história de uma menina que se transforma em mulher. Acompanhamos a sua vida sendo definida por abandonos, rejeições, dificuldades, determinação, inteligência e superação que me fez ficar com os olhos marejados por diversas vezes.

"Sua família a abandonara à própria sorte para sobreviver num pântano, mas havia alguém que ia até lá sozinho para lhe deixar presentes na floresta."

Durante o desenvolvimento da trama, os capítulos intercalam entre o crescimento e a perspectiva de Kya e uma investigação de assassinato ocorrido nas redondezas do brejo. No início não fica claro a importância que essa morte tem sobre a história, mas no decorrer da narrativa a autora vai amarrando todos os pontos soltos antes de nos entregar as respostas. Confesso que apesar da autora ter deixado algumas pistas, eu me surpreendi muito com o final.

Enfim, 'Um lugar bem longe daqui, não tem como sua forte característica apenas o drama e o mistério apresentados em seu enredo, mas também, tem o poder de tocar fundo no emocional e entregar uma história com temas importantes e reflexivos, dentre os quais: segregação racial, violência doméstica, preconceito, solidão, abandono e a relação do homem com a natureza.

Esse livro é uma lição de vida e superação! Me faltam palavras para descrever. Eu simplesmente não mudaria nada nele. Lindo demais! Meu novo favorito, com certeza!

Recomendo, MUITO!

"Um brejo não é um pântano. Um brejo é um lugar de luz, onde a grama brota na água..."

^^
Juliana Rodrigues 11/06/2020minha estante
Resenha maravilhosa! ??

Deu vontade de ler o livro de novo hahahahaha

Juliete Marçal 11/06/2020minha estante
Hahaha ? Obg! ??
Achei que eu não fosse conseguir fazer hoje!
Ainda estou digerindo essa história. Fazia tempo que um livro não me deixava assim. Acho que o último foi 'Caçadora de estrelas'.??

Glaucia 13/06/2020minha estante
Ele e Maravilhosoooo msm,foi o meu último favoritado do ano passado.

Deni Cruela 16/06/2020minha estante
Vou ler esse livro, sua resenha me deixou curiosa ?.

Juliete Marçal 16/06/2020minha estante
Leia! ?
Recomendo de olhos fechados! ?

José Vitor 18/09/2022

"there are things that only carolina will ever know"
minha experiência com esse livro foi simplesmente espetacular, do início ao fim, assim como o brejo, eu estive ao lado de kya, eu vi ela ser abandonada e ter o coração partido por aqueles que ela amava diversas vezes, mas, diferente do brejo, eu não pude fazer nada, eu vi ela sendo excluída e sofrendo muito mais do que uma criança, ou até mesmo um adulto poderia aguentar, e mesmo assim se mantendo erguida, buscando alento na poesia, nos animais, nas plantas e flores do brejo que a criou.
o livro de começo me pareceu bastante monótono, mas a medida que lia ficava cada vez mais interessado em kya e sua jornada e, como o livro alterna entre passado e presente, o presente não me importava muito (assim como em evelyn hugo que o meu interesse era na história da evelyn e não na monique), mas ao decorrer do livro a autora vai encaminhando para que ambas as histórias se complementem e faça tudo sentido.
meu ponto favorito foi a criação da protagonista, kya, criada na solidão e esperança de que um dia sua "ma" ou irmãos voltariam, tendo que crescer e amadurecer precocemente, descobrindo a paixão e o amor, e também a desilusão e o ódio, nutrindo por uma vontade de querer aprender sobre o brejo em que vive. um brejo que é antropomorfizado e o personagem central da história, brejo que contém as gaivotas, grande paixão de kya, os lagos por onde ela navega seu barco e se esconde, brejo esse onde os pássaros voam e fazem kya rir, folhas de outono flutuam e voam pelo céu, onde se tinha alguém além de kya que compreendia a solidão, era a lua.
um livro que retrata a solidão humana em todos os aspectos, no amor, na sociedade, e principalmente na família, e em como isso tem um reflexo ao longo da vida inteira e intercepta todas as relações posteriores.
em relação ao final, tenho minhas ressalvas, acho que o final após a decisão final do júri seria perfeito, terminando em aberto tanto quanto em relação a morte do chase, quanto ao futuro do relacionamento da kya com o tate, não sou muito fã de salto temporal, mas entendi que ela quis encerrar tudo que começou com um ponto final mesmo.

Michela Wakami 13/08/2020

Que livro maravilhoso, depois dos 50%, eu não consegui mais desgrudar do Kindle.
Diferente de tudo que já li até o momento, além de envolvente é cheio de surpresas e várias emoções.
Não tem como não se apaixonar, pela protagonista, como não sofrer com ela e não ficar feliz com ela.
Juliana 13/08/2020minha estante
Pois é! No começo a gente acha cansativo, mas depois é só ?eita? atrás de ?eita?! ;)

Michela Wakami 13/08/2020minha estante
Verdade Juliana, estou em êxtase até agora. ?

Ana Brolio 07/09/2021minha estante
Exatamente . Apesar de achar um pouco cansativo, pois estou em 47% e sinto como se já tivesse lido dois livros rs, estou gostou bastante. Me sou muito o preconceito e as coisas que vai acontecendo com ela.

Michela Wakami 07/09/2021minha estante
Ana, prepara o coração.??

Ana Brolio 07/09/2021minha estante
Aí meu Deus. Já deu de sofrimento pra essa menina.

Michela Wakami 08/09/2021minha estante

Isadora Alves 30/03/2021

Profundo, magnífico e surpreendente
Esse livro foi uma surpresa muito boa para mim, eu tentei ler no começo do mês mas não estava na vibe e agora eu dei essa segunda chance e foi a melhor coisa que eu fiz.
A Kya é de longe uma das minhas personagens favoritas da literatura, ela é tão singular e fantástica, eu me apeguei tanto nela, foi realmente aquela sensação de "eu preciso proteger ela". A relação dela com a natureza foi algo que realmente me tocou profundamente, é algo tão puro e transmite tanta segurança pra ela.
Preciso exaltar também os personagens secundários, Pulinho e Mabel são tudo, eu amei tanto a relação deles com a Kya, foram a família e um porto pra ela.
Como ninguém é perfeito eu gostei de como as inconsistências do Tate foram mostradas, mesmo tendo magoado a Kya profundamente ele teve sua redenção e o final com os dois vivendo e observando o brejo juntos foi tão lindo e a descoberta no final foi surpreendente.

"A maior parte do que sabia havia aprendido com a natureza. A natureza tinha cuidado dela, protegera-a e fora sua professora quando ninguém mais quisera fazê-lo."

Fran @paginasdafran 19/07/2020

Maravilhoso! Trecho mais opinião.
"Quando Kya correu até a varanda, viu a mãe usando uma saia marrom comprida com as pregas da barra batendo nos tornozelos enquanto ela descia a estradinha de areia com salto alto. Os sapatos de bico fino imitavam pele de jacaré. Seus únicos sapatos de sair. Kya quis gritar, mas sabia que não podia acordar Pa, então abriu a porta e parou nos degraus de tijolo e tábuas. Dali viu a mala azul que Ma carregava. Em geral, com a mesma confiança de um filhote de cachorro, Kya sabia que a mãe voltaria com um pedaço de carne embrulhado num papel pardo sebento, ou então com uma galinha de cabeça dependurada. Mas ela nunca calçava os sapatos de jacaré, nunca levava mala. Ma sempre olhava para trás no ponto em que a estradinha de areia cruzava com a de terra batida, com um dos braços erguidos no alto, acenando com a palma branca da mão, enquanto virava para pegar a trilha que serpenteava pelas florestas encharcadas, lagoas de tifa, e quem sabe ?se a maré ajudasse ?dava na cidade. Mas nesse dia ela continuou andando, sem firmeza por causa dos sulcos no chão. Sua silhueta alta surgia de vez em quando pelos buracos da floresta até apenas pedaços de lenço branco relampejarem entre as folhas. Kya correu até o ponto do qual sabia que dava para ver a estrada; com certeza Ma acenaria dali, mas chegou a tempo de ver a mala azul ?uma cor tão errada para a mata ?desaparecendo. Um peso, espesso como a lama negra, esmagou seu peito enquanto ela retornava aos degraus para esperar."

Uma das coisas que fez Um Lugar bem Longe Daqui se tornar um dos favoritos desse ano, com certeza é a fantástica imersão visual a que ele nos proporciona.

Essa cena do início da história já me mostrou o imenso poder da narrativa de Delia Owens e o que percebi aqui só se confirmou no restante do livro.

É uma ode à natureza. Impossível não se apaixonar pela Kya, que nessa cena, tem apenas seis anos.

Ela vê a mãe partir sem olhar para trás. E em pouco tempo seus quatro irmãos também desaparecem pela estradinha, restando apenas um pai que ainda sofre os horrores vividos na guerra.

Sozinha no brejo. É assim que Kya cresce.

"Kya pousou a mão na terra molhada que respirava, e o brejo virou sua mãe."

Patricia.Rezende 26/07/2023

Proteja a Kya a qualquer custo
Primeiramente que livro sensacional, definitivamente não é o estilo de livro que me interessa mas eu amei demais!!
Tudo que a Kya passou me da raiva, a história dela é muito triste, a bichinha sofreu muito e viveu totalmente isolada por puro preconceito.
Os personagens desse livro são 8 ou 80, ou vc despreza eles do fundo da sua alma ou ama eles e queria muito conhecer e guardar em um potinho.
O final foi muuuuito bom, eu não tava esperando de jeito nenhummm, fiquei muito chocada com a sequência final de revelações. Outro ponto positivo pra mim foi as cenas no tribunal, eu fiquei muito apreensiva, parece que eu tava ali assistindo junto com eles, até fiquei levemente obcecada e já to procurando outros livros que também tenham cenas no tribunal.
Não tenha medo de ler esse livro, o mix de emoções que você vai sentir vale muito a pena!
Ps: menção honrosa pra dois personagens maravilhosos, o Pulinho e a Mabel ??
Kleilson.Torquatto 26/07/2023minha estante
Eu amei esse livro!
O filme tbm é bom. ?

JoAo 26/07/2023minha estante
Essa história é incrível!!!!

manu.brignol 26/07/2023minha estante
um dos meus favoritos!! o filme é tão bom quanto o livro, recomendo mto

Priscila 24/10/2022

História sobre coragem e amor
Amei a história da Kya, ela passou por poucas e boas, mas apesar de tudo não desistir de continuar tentando. Super recomendo.

lopes46 10/04/2022

não tenho palavras pra fazer uma resenha apropriada. simplesmente lindíssimo. sensível. empático. obra prima.
Mi 11/04/2022minha estante
Eu amo esse livro. Meu favorito!!!

madu 26/01/2021

Tranquilo
"O que ele tinha aprendido ? logo depois do DNA, dos isótopos e dos protozoários ? era que não respirava sem ela."

Uma história gostosa de ler, mesmo envolvendo temas difíceis, me trouxe uma paz.
Vale a pena.

Ulhiana.Silva 13/08/2021

Em choque!!!
Que livro amigos!

Me surpreendi demais, não esperava que fosse um livro tão profundo, que aborda preconceito, racismo, relacionamentos abusivos, abandono e afins.

A Kya me cativou assim que começou seu ponto de vista, demora um pouco para a história te prender, porque no começo é só uma apresentação dos personagens e cenários e o contexto!

Mas assim que a Kya começa a contar, você fica preso querendo saber como essa menina vai sobreviver sozinha, abandonada e com apenas 6 anos!

Me apaixonei pela garra dela e por sua personalidade, confesso que as vezes você fica um pouco irritado com as ações dela, mas precisa ser levado em consideração algumas coisas kkk' E também é muito bom acompanhar a volta por cima que ela dá!

O Tate é outro personagem que você se encanta, mas como todo ser humano tem seus erros.

Resumindo, recomendo demais, sério mesmo. Me fez ficar preocupada, desesperada, triste, quase chorei, surtei kkk' !! ??????
Dhewyd 11/03/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso... impossível ler sem fazer pausas para suspirar...

Jessica 08/10/2020

Perfeito
Preparem os lencinhos... Desde o início é comovente, acompanhamos toda a trajetória de Kya e é muito fácil se envolver com a história dela. Muitas partes são difíceis, mas vale a pena e tem muito aprendizado ao longo das páginas.
Bela 08/10/2020minha estante
Uma das melhores leituras desse ano.

Xxxxzx 08/10/2020minha estante
Tá na minha fila de espera rsrs.

Mi Rubin 22/08/2020

Sobre coragem, liberdade e conhecimento.

Kya é um dos personagens mais fortes que li nos últimos tempos. O que ela consegue fazer com praticamente nada a sua volta, é tão grandioso. Ela realmente é selvagem, mas não de forma pejorativa. Mas sim, de forma liberta. De saber como o seu mundinho ali funciona nos mínimos detalhes.

Sim, não adianta hipocrisia. Se ela tivesse lutado de forma "justa" não haveria justiça. Infelizmente.

Ela será o personagem que vou defender até o fim ??