Tempo Estranho

Tempo Estranho Joe Hill

Resenhas - Tempo Estranho

Eduardo721 15/05/2024

Sinopse HarperCollins: O terror pode estar presente em qualquer lugar. Ele pode se esconder em uma foto que guarda uma lembrança querida, em uma única pessoa em um shopping lotado, nas nuvens e seus diversos e estranhos formatos e até mesmo em algo tão pequeno e insignificante quanto uma agulha. Nesta coletânea de histórias inéditas, Joe Hill, autor best-seller do The New York Times, nos faz perceber que a presença do horror não está apenas ligada a clichês como lugares escuros, casas velhas e monstros além da imaginação, mas que, mesmo em um belo dia de sol em meio a uma multidão, você nunca está verdadeiramente a salvo (Resenha: Tempo Estranho ? Joe Hill)

Opinião: Definitivamente o terror pode estar em qualquer lugar. E neste caso não estou falando do senso comum que traduz terror para algo assustador que geralmente envolve o sobrenatural ou entidades macabras. Falo de terror no sentido de algo que causa pânico, que está além de nosso alcance compreender ou modificar, que mexe com nosso sistema nervoso provocando uma paralisia de ações. É o terror de se ver impotente diante de algo que vai mudar terrivelmente os rumos da nossa vida.

Juliana918 22/05/2020

Carregado
Só li um conto: Carregado. Recomendo muito, mas a tradução é péssima.

Camijuv 25/03/2021

Uma ótima coletânea de romance curtos.

Totalizando 4 romances, muito bem construídos.
E na minha simpática opinião todos são bons.( É um milagre) Recomendo a leitura.

Gabriel 04/07/2020

Curti, pra variar.
Tô virando putinha do Joe Hill assim como sou do pai dele há anos. Haha

Esses ?romances curtos? foram um bom entretenimento e passaram mensagens no mínimo interessantes. O conto ?carregado? foi o meu predileto principalmente por causa do desfecho. Juro que esperava outra coisa, mas aquela última frase foi meio ?

Fernando.Henrique 04/07/2020

Um bom livro de contos
Tempo Estranho é um livro formado por 4 contos: Instantâneo, Carregado, Nas Alturas e Chuva.

Sem dúvida o conto intitulado como Carregado foi o melhor e ilustra muito bem o fascínio americano por armas e suas consequências, considero os contos Instantâneo e Chuva como bons apesar de serem um pouco cansativos e Nas Alturas é de longe o conto mais fraco do livro.

Suelyn Baldo 01/09/2020

Instantâneo: Nunca imaginaria que uma máquina fotográfica fosse causar tanto estrago assim. Apesar de ser um conto ou um romance curto, os personagens foram muito bem trabalhados e eu gostei muito do desenrolar do conto.
Carregado:Ainda estou sem palavras após ler a parte final de Carregado. O desenrolar é tenso e principalmente o final é angustiante. É um dos melhores contos que li nos últimos tempos. É o melhor de Tempo Estranho.
Nas alturas:Achei o conto bem estranho, mas até que não é ruim. É que depois de ler Carregado, eu esperava um conto do mesmo nível, às vezes a expectativa estraga tudo.
Chuva:Comecei a ler sem expectativa depois de Nas alturas, e não é que deu certo e eu gostei muito?! O conto conseguiu ser triste e revoltante em algumas partes.
Joe Hill mais uma vez mostrou porque é um dos meus autores favoritos.

Ka Antonelli 08/09/2020

Diferente
Diferente dos demais livros de Joe, porém me surpreendeu. Demorei a me acostumar, mas valeu a leitura

Brubs 19/09/2020

Joe Hill no seu melhor!
empo Estranho, Joe Hill ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Uma coletânea com quatro contos que nos faz perceber que a presença do horror não está apenas ligada a clichês como lugares escuros, casas velhas e monstros além da imaginação, mas que, mesmo em um belo dia de sol em meio a uma multidão, você nunca está verdadeiramente a salvo.

✏️ CONTO 1: “Instantâneo” - Eu adorei a vibe anos 80. O narrador é um homem adulto, mas volta no tempo para contar todos os acontecimentos bizarros que viveu quando criança. A temática envolvendo "polaroids do esquecimento" me instigou bastante, mas fiquei frustrada com a falta de resolução. Isso é tão Joe Hill.

✏️ CONTO 2: "Carregado" - Minha história favorita da coletânea poderia ser um episódio de Black Mirror. Apertou o peito e deixou um gosto amargo na boca, não por ser ruim, mas pelo realismo repleto de discussões sobre preconceitos, racismo, xenofobia e críticas ao porte de armas. O final doeu demais, fiquei paralisada de tristeza. *ATENÇÃO: é o conto mais pesado, tem gatilhos.

✏️ CONTO 3: "Nas alturas" - Eu o considero um grande alívio, um respiro depois do segundo conto. É bem fantasioso e imersivo. Adorei toda a ambientação da nuvem no céu que carrega um palácio e age como se fosse uma pessoa.

✏️ CONTO 4: "Chuva" - É uma história pós-apocalíptica que seria uma bela introdução da primeira trilogia distópica do Joe Hill (será que ele está anotando pedidos? rs). Eu fiquei fascinada com esse mundo tão real e atual em que chove agulhas. As críticas ao governo americano são dosadas com maestria, quem pegou as referências entendeu tudo.

✏️ Depois da leitura de cinco livros do Joe Hill, minha única certeza na vida é que ele é um gênio - sem comparação. Indico Tempo Estranho para todo mundo que queira se aventurar em um terror (suspense, fantasia, distopia...) consciente e inteligente!

site: https://www.instagram.com/universosingulardoslivros/

Levi.Rodrigues 23/10/2020

A parte ruim de Tempo Estranho.
Tenho um segredo e posso contar.

Não sei ao certo para que a ficção nos serve—tenho certeza de que um dia alguém jogará essa afirmação na minha fuça—, mas sei como usá-la, se é que você me entende.

Não leio livros pelo desejo de aprender alguma coisa ou me preparar para o caso de ocorrer a tal situação descrita nas páginas. Se o mundo ruísse, o que eu faria? Ora, sei lá, e quem poderia saber? Leio porque sinto prazer danado em viajar, se pudesse lia até no banho. E já que sou pobre, é bastante provável que consiga ver mais do mundo através dos olhos de um escritor. Às vezes a viagem é turbulenta (essa frase poderia fazer parte da resenha de outro livro, Terror a bordo) e gosto dela mesmo assim. Não faço ideia da razão, terapeutas talvez soubessem. Só sei que me meto em todo canto obscuro da ficção em que puder.

Aí vem o segredo, que nem é um segredo na verdade. Eu acredito. Faço um juramento solene antes de abrir a joça que tiver em mãos, digo para mim mesmo que vou acreditar em qualquer diabo de palavra que o autor escrever ali. Não sei como a mágica ocorre, mas o fato é que ocorre. Mesmo um livro que conheço de cor se torna surpreendente, não há alguém que minta para meu cérebro melhor do que eu mesmo. Esse é o segredo que me faz retornar ao livro que li cinco ou seis vezes.

Com Tempo Estranho, mais uma vez, acreditei. Foi moleza porque Joe Hill torna a crença no impossível coisa simples de se fazer. Se restar dúvidas ou ficar confuso, esclareço. Não li Tempo Estranho mais de uma vez, só o pude comprar neste ano—2020. Para futuras anotações—, mas é certo que farei.

A única parte ruim é que ele termina.

site: https://www.levirodrigues.com.br/

Thaisa 29/10/2020

"Tempo Estranho" é uma coletânea que reúne quatro contos de Joe Hill: "Instantâneo", "Carregado", "Nas Alturas" e "Chuva".
Em "Instantâneo", acompanharemos um jovem que terá seu caminho cruzado por um homem que possui uma câmera fotográfica capaz de apagar memórias. É uma trama que conta com elementos lovecraftianos e clara influência de Stephen King - além de misturar o fantástico com uma melancolia sem fim.
"Carregado" é uma narrativa sobre um segurança cheio de armas - e preconceitos - que, ao tentar impedir um tiroteio, cria um massacre; assim como uma jornalista negra que tenta desvendar o que realmente aconteceu. Uma crítica dolorosa e necessária sobre os perigos do armamento, da supremacia branca e da violência policial que as minorias encontram diariamente.
Já "Nas Alturas" surge como um respiro depois de tantas emoções, nos apresentando Aubrey, um homem com diversas paranóias que, ao pular de paraquedas, acaba por cair em uma nuvem sólida, com um insólito domo no centro, e onde tudo o que o protagonista deseja toma forma.
Por fim, o livro finaliza com o excelente "Chuva", uma trama cheia de representatividade sobre uma jovem que presencia a morte de sua amada e de boa parte de Denver depois que uma misteriosa chuva atinge Boulder - no lugar de gotas, chove agulhas e pregos.
Utilizando como pano de fundo fenômenos naturais (ou nem tão naturais assim), Hill escreve, nesses romances curtos, narrativas bem desenvolvidas com personagens impactantes. Seus enredos não tem nada de raso, e é fácil entender que ele é prolixo e detalhista para que o seu leitor se sinta imerso em cada uma de suas criações... E dá certo!
Tirando "Nas Alturas" que, apesar de seu interessante terror cósmico, não me conquistou, as outras três novelas me deixaram boquiaberta: através do estranho, da desgraça e da dor, o autor aproveita cada linha para se posicionar politicamente (algo de importância crucial hoje em dia), traçar paralelos entre o mundo em que vivemos e o mundo que sonhamos, e ainda derreter, apertar, aquecer e destruir o coração do leitor em cada página.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Wania Cris 05/12/2020

Filho do pai...
Presente de aninatal desse ano acabou passando na frente de outros tantos como uma tentativa desesperada de sair de uma ressaca. Custou, mas, consegui terminá-lo. Não que o livro seja ruim ou difícil de ler, mas, eu tava bem enrolada na leitura mesmo...

Tempo Estranho é composto de quatro novelas: Instantâneo, Carregado, Nas Alturas e Chuva.

Instantâneo é magistral! Começa de uma forma juvenil, tanto quanto o protagonista e evoluí pra uma narrativa adulta, assustadora, estranha. Tem um desenrolar aquém da qualidade da premissa, o que pode ter comprometido a nota geral do livro, mas, ainda assim, uma excelente novela.

Carregado é a novela que justifica o livro. Que tema difícil! A conclusão parece fácil e lógica até que seja apresentada em forma de pergunta e daí você fica num dilema profundo. Eu fiquei, porque a conclusão me levou bem longe de minhas considerações... foi realmente impactante.

Nas Alturas foi o mais gostosinho de se ler e o que me entregou tudo o que eu esperava. Eu realmente me apeguei ao Aubrey e torci muito pra que ele se libertasse de suas dependências emocionais. Acredito piamente que ele conseguiu.

Chuva é quase uma novela de terror de tão assustadora, claustrofóbica, dilacerante... Personagens estranhos e assustadores e os que não o são dão mais medo ainda. Por mais fantástico que seja em algumas passagens me agradou totalmente, do inicio ao final, sem saídas fáceis e finais agradáveis. É realmente um texto bem coerente com tudo o que é narrado.

Joe Hill consolida uma carreira de sucesso na minha opinião com esse livro maravilhoso. Mostra que ele tem estilo próprio, o que é bem complicado tendo o pai que ele tem e, por si só, já é mérito suficiente, mas, ele ainda tem uma escrita de qualidade, umas ideias doidas que só, um talento próprio mesmo! Já é um dos meus autores favoritos.

Michele 15/12/2020

Não me cativou
O livro em geral não é ruim, mas achei um pouco arrastados considerando que são contos. Os personagens não me cativaram muito, então a leitura acabou não fluindo. Demorei para ler e não foi um livro marcante.

Thay 30/12/2020

Um Horror Mais Real que Fictício
Tempo Estranho (Joe Hill) 4/5
“Uma câmera peculiar. Um tiroteio em massa. Uma nuvem que não é exatamente o que parece. Uma chuva de agulhas. Quatro histórias conectadas apenas por uma sensação de horror e desespero.”

Quatro histórias que têm a duração breve de um conto e a profundidade de um romance, essa é a proposta desse livro que admito ter sido o que menos gostei do Joe Hill. Porque? Porque a verdade dói.
Você começa a história se prendendo aos poucos, vagamente convencido do que está lendo e de onde aquilo vai dar. E termina ela gritando querendo mandar um e-mail pro autor pedindo explicações e um final maior.

A temática da escrita do Hill mudou desde a eleição do Trump, as histórias dele passaram a atacar o estilo de vida estúpido americano e mentalidade conflituosa da sociedade atual, faz sentido, porém dói saber que esse horror é mais real que fictício.

Tem que ter estômago pras histórias dele, não exatamente no sentido visceral mas no psicológico, aguentar o que acontece é foda. Contudo, é gratificante sair da zona de conforto e acessar outras bolhas, por mais que imaginariamente, e é extremamente gostoso ter mais quatro cenários do Hill criados e guardados na minha mente.

Instantâneo: cogitei não ler mais o livro depois de ser destruída por essa aqui, sei lá, a forma que ele parte meu coração é diferente

Carregado: vtnc esse final tá travado na minha garganta até agora

Nas alturas: dude wtf?

Chuva: perfeito, this is Joe Hill. That’s my baby right here in every single word!

Edu 30/12/2020

Um pouco variado
Histórias muito boas, algumas muito mais pancada do que outras, com níveis de violência e descrição que podem deixar o leitor incomodado. Porém os contos são muito bons, ótimos personagens, cada uma das histórias tem um pano de fundo mundano, com que você pode se identificar com algum personagem naquela história, até que algumas coisas começam a indicar que tem algo a mais acontecendo ali também.
Ótima leitura.

Camila - @darkbookslibrary 25/07/2019

O livro é formado por quatro contos distintos que traduzem o horror contido em situações aparentemente nada sobrenaturais.

“Instantâneo” - Ambientado nos anos 80 e protagonizado por um menino gordinho e nerd tem tudo que os doidos por It e Stranger Things amam, referências da época, aquele ar nostálgico de uma infância inocente e um mistério que envolve pessoas perdendo suas lembranças, um homem dirigindo um cadillac e uma polaroide.

“Carregado” – Expõe o perigo da venda descontrolada de armas por meio da história de um segurança de shopping que impede um tiroteio em massa, mas que vê sua figura de herói ruir quando a verdade vem à tona. O conto ainda trata de racismo e da uma forma bem direta e crua;

“Nas Alturas” – O mais diferentão dos contos e com uma pegada leve se scifi, Nas Alturas retrata a situação de um jovem solitário que pula de paraquedas para homenagear uma amiga e acaba em uma situação inimaginável onde precisa refletir sobre seus sentimentos e a forma que lida com seus relacionamentos.

“Chuva” – Uma tempestade de agudas afiadas inexplicável cai na região de Denver e, além de causar muitos estragos, mata milhares de pessoas. A situação gera caos generalizado e a personagem principal, uma jovem lésbica, tem que enfrentar suas dores pessoais, preconceito, e uma série de obstáculos para lidar com sua dor e descobrir a verdade.

A leitura foi uma experiência bastante interessante e os fãs do mestre King que ainda não se aventuraram pela escrita do filho dele vão gostar bastante. Já quem não tem o costume de ler o gênero, vai encontrar nessa obra uma boa opção para se aventurar no terror, que nessa obra é intrinsecamente ligado às situações vividas pelos personagens.

Além do mergulho em situações no mínimo aterrorizantes, o livro traz várias ideias sobre as quais refletir como amadurecimento, perda, racismo, livramento (SIM! Livramento de pessoas, precisamos deixar algumas irem embora), preconceito, armamento, superação de fobias...

O livro tem bastante diversidade, representatividade e trata de muitos temas socialmente relevantes em nossa sociedade atual revestidos por camadas de mistérios e situações incríveis e inexplicáveis, um conjunto que, sem duvidas, gera uma leitura bastante instigante.

Um ponto em comum que todas os contos tem é a superação da perda de alguém, cada uma trabalhada de forma diferente.

Super recomendo a leitura, seja você fã do gênero, ou não, e se quer se aventurar, essa é uma ótima opção.

site: https://www.instagram.com/darkbookslibrary/