Ministério e Celebração da Palavra

Ministério e Celebração da Palavra Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Resenhas - Ministério e Celebração da Palavra

Miguel 30/08/2021

Palavra ao centro
A Igreja Católica apresenta um material muito bom para realçar a importância do ministério direcionado à proclamação/anunciação da Palavra de Deus.

Dividida em dois grandes eixos, primeiro centra-se na fundamentação teológica e tradicional do ministério e na justificação de haver melhor preparo dos ministros próprios; em seguida debruça-se sobre os detalhes mais práticos do serviço, desde os aspectos de vestuário e ritos de celebrações até a indicação do rito no qual se confere o ministério.

Gostei muito, especialmente pelo resgate da significância da Palavra para a vida do fiel e, portanto, de toda a Igreja.

Everton Gonçalves 30/08/2022

Documento da Igreja no Brasil que busca orientar e valorizar o ministério laical constituído em vista das celebrações da Palavra de Deus.
O documento faz uma retomada da importância deste ministério a partir do Vaticano II e orienta a partir dos elementos teológicos, litúrgicos, pastorais e práticos o desenvolvimento das celebrações da Palavra.
No final traz alguns roteiros norteadores para organizar este ministério nas mais variadas partes do pais.