Jude, o Obscuro

Jude, o Obscuro Thomas Hardy

Resenhas - Jude, o obscuro

Nanda Alves 11/01/2024

O amor leva a destruição
Estou em êxtase com a conclusão do enredo. Uau!
Judas é um dos personagens principais, sua vida sempre foi horrenda, cheia de *********. Seu sonho era se tornar doutor, viver o mundo da universidade, fez tudo oque estava ao seu alcance para realizar tal objetivo, passou noites em claras estudando, aprendendo um novo idioma, doou um longo período da sua vida aos estudos. Mas infelizmente a faculdade era restrita a uma certa classe social do qual não fazia parte e nunca pode fazer. Como não pode realizar o seu sonho passou a viver uma vida comum, apaixonou se perdidamente por sua prima Sue, ao qual a amou com blasfêmia. Tudo oque queria era viver!
Seu fim foi trágico, não obteve êxito nos estudos, não obteve sucesso no amor. Não obteve sucesso em nenhuma área da vida.
Suas últimas palavras nesse plano foram amaldiçoando o dia em que nasceu.

Renata.Bertagnoni 25/12/2023

Um dos livros que mais demorei para terminar, muita enrolação e alguns capítulos repetitivos. Para chegar na parte final acontecer tudo. Mas vale demais a leitura.

bruno ereno 01/12/2023

Pesado
Só de ser uma obra indicada por fernanda montenegro já carrega uma expectativa.
uma história densa de desilusão em todos os campos da vida. um tanto difícil de ler até captar o estilo sa escrira. acredito que poderia ter o mesmo impacto se contado em metade do tamanho. entendo que na época os autores se estendiam mais por ser publicado em partes nos jornais e que quanto maior, mais dinheiro eles ganhavam. tal qual o conde de monte cristo.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Gostei demais desse livro. Certeza que foi babado na Inglaterra vitoriana quando foi publicado. Bem obscuro mesmo.

Thiago.Silva 22/11/2023

Livro desgraceira
Esqueça otimismo ou final feliz com esse livro. Aqui você irá ler uma sucessão de tragedias! Do começo ao fim, mas só piora ao longo da leitura. Apesar disso,é um livro que eu gostei muito, nao consegui largar até finaliza-lo. Recomendo a leitura? Sim. Mas sei que nem todos irão gostar

Cris 09/11/2023

Ler é a melhor coisa da vida
Não tenho palavras pra falar o quanto gostei desse livro. Se tornou um dos preferidos da vida. Que perfeição, e que triste, muito triste. É por causa de livros como esse que me sinto feliz e sortuda por gostar de ler. Eu amei tanto Judas e Sue, me marcaram para sempre.

Fabi 03/11/2023

Fantástico
Entrou para a lista dos melhores livros que já li e também para a lista dos mais pesados e tristes. O título não engana, é obscuro. Triste por todas as oportunidades e potencialidades que são perdidas nessa história. Triste pelo desencanto em todos os sonhos e ambições de Judas. Acompanhar toda a sua vida e perceber que o título se encaixa perfeitamente, dói. E dói na alma. Um órfão pobre criado pela tia sem nenhum tipo de afeto e incentivo tem a ambição de estudar, se formar, ser respeitado profissionalmente e trabalhar com dignidade. Até um determinado momento, ele direciona sua vida para essas conquistas, mas sua condição social e pessoas que cruzam o seu caminho o desvirtuam do seu objetivo. Uma série de decisões tomadas ora para satisfazer a sociedade e ora para tentar tomar as rédeas da vida novamente (mesmo que contrariando essa sociedade) mudam o seu destino. O livro é tão bem escrito que nós sentimos durante a leitura uma gama de sentimentos, principalmente, no meu caso, angústia. A Sue, prima e companheira de Judas, eu só fui entender e ter alguma empatia nas páginas finais. Achei genial a figura do Professor Phillotson ter diversos significados na vida de Judas. Arabela despertou um ódio e uma incredulidade por suas atitudes durante todo o livro. A frase "amável" dita no final sobre Judas pela viúva Edlin me fez desabar. Chorei mais do que na parte do "Pequeno Pai do Tempo". E eu adorei sentir tudo isso. Gosto de leitura que desestabiliza mesmo, que faz sentir e refletir. Fico imaginando a sociedade da época quando esse livro foi lançado cheio de críticas à educação elitista, religião, convenções sociais, instituição do casamento, classes sociais ... Apesar de estar doendo até agora (e sei que vai doer por muito tempo), amei a experiência. Até hoje eu tive vontade de colocar um personagem no colo ou num potinho de vidro: o Charlie de Flores para Algernon. Agora são dois. Embora Judas não tenha a inocência de Charlie e também seja responsável por suas escolhas, ele merecia um colo. Se eu escrever mais darei spoilers e não gosto disso.
"Quem éramos nós para pensarmos que podíamos agir como pioneiros!".

Ronan 07/10/2023

Que livro intenso!!!

Amei demais a leitura desse livro, a narrativa é extremamente envolvente, você segue acompanhando a vida desses personagens torcendo pra tudo dar certo, mas não é isso que vamos encontrar aqui, pra mim essa é uma história bem melancólica, as coisas não vão dar certo, nada vai ficar bem, em alguns momentos é desesperador.
Quero muito ler outras coisas do Thomas Hardy depois dessa leitura maravilhosa.

Gabrielli 03/09/2023

Uma das grandes surpresas do ano
A escrita de Hardy é lindíssima e envolvente, o enredo me prendeu do início ao fim. Ainda que discorde do autor em alguns pontos e odeie muito os personagens por ele construídos, é impossível não dar crédito ao autor por essa obra maravilhosa, cheia de temas capciosos, que foi muito polêmico em sua época. Recomendo muito!

arthur966 09/08/2023

Era-lhe totalmente impossível pedir a deus que o livrasse da tentação, quando seu desejo era ser tentado até mesmo setenta e sete vezes.

Ana 24/04/2023

"Quanto mais longe vou menos certo me vejo."
Publicado em folhetins no final do século XIX, Jude, o obscuro, é um clássico da era Vitoriana escrito pelo autor Thomas Hardy. É sombrio, deprimente e pingente, assim como a realidade que ele apresenta. Aqui temos um protagonista, Jude é um menino pobre que sonha em mudar de cidade, entrar para a universidade e se tornar um erudito. Mas quantos mais tenta se desvencilhar das amarras sociais em que está preso, piora sua situação. Acredito que pode ser considerado um romance de Formação já que acompanhamos boa parte de sua vida. Hardy aqui faz duras criticas aos valores e crenças da sociedade da época como a rigidez das convenções sociais e a extrema dificuldade de ascender socialmente, preconceitos de classe e gênero, casamento compulsório, o elitismo e a discriminação no meio acadêmico e a religião usada como instrumento de poder. É um livro pessimista, denso, cru , triste e honesto, que aborda aspirações nunca realizadas e constrói personagens humanos e complexos. Se um livro deve ser como um machado que quebra o mar gelado em nós, esse com certeza é um exemplo disso. Espetacular!!!!

L.a.u.r.e.n 05/04/2023

Uma leitura difícil
Eu levei aproximadamente uns 6 meses pra terminar esse livro (inclusive colocando outras leituras no meio). Ele tem uma história bem densa, mas o final me agradou bastante. Jude tem uma vida difícil do início ao fim. Foi uma leitura que me tirou da minha zona de conforto literária e por isso super indico!
É até difícil escrever uma resenha sobre ele, tamanho o tempo que levei pra terminar, mas existem passagens memoráveis nesse livro e que vou levar esses ensinamentos pra vida. E se eu contar, acabaria dando spoiler hahahaha.

elainegomes 28/03/2023

Judas, o obscuro- Thomas Hardy ???????

É um livro nublado, doloroso, em que o tom pessimista se sobrepõe, uma leitura desatenta pode te levar a considerar um bando de personagens chatos? mas o livro é muito maior, cresce nos intervalos, justamente quando se fecha o livro para respirar que surgem as melhores reflexões sobre o que Hardy estava propondo ao expor tamanha repressão emocional e a falta de liberdade do indivíduo.

A crítica aos dogmas religiosos e a sociedade de castas, a completa falta de liberdade e oportunidade, onde querer está muito distante de poder conquistar objetivos reais, ficam evidenciados na maravilhosa descrição dos muros que cercam as escolas e delimitam o mundo de cá, tão perto e absolutamente longe do mundo de lá.

A narrativa é muito moderna, posso imaginar o burburinho que gerou naquela Inglaterra Vitoriana, trazendo temas de grande relevância aos tempos atuais, como a personagem Sue, com sua coragem e determinação, buscou durante toda a ficção sua liberdade individual como mulher, seu reconhecimento como ser de desejos e decisões, questionando a opressão da instituição do casamento - contrato sórdido sem amor, mera disposição sobre conveniências materiais e propriedade humana.

Será que Jude, autodidata dedicado vence os muros? E Sue consegue derrotar tamanha opressão à mulher? Ou serão massacrados pela sociedade rígida e frígida de sua época?

Super recomendo!!

Mr.C 24/03/2023

É um livro bom, apesar de ser enrolado e com cenas repetitivas. Fiquei com tanta raiva da vida injusta desse personagem! Só desgraça. É um livro muito atual, por mais que você se esforce para ter um futuro melhor quem tiver mais dinheiro vai tomar o seu lugar, o tal filho do patrão.

Tatiana 22/03/2023

Opéra
Terminei Judas e posso falar que é um livro profundo com personagens bem intrigantes. Uma verdadeira opéra e das mais tragicas!Ainda vou digerir ele por uns dias.