Noite em Caracas

Noite em Caracas Karina Sainz Borgo

Resenhas - NOITE EM CARACAS

theusmiura 04/06/2021

ótima escrita
ja fazia tempo que eu não lia um livro com a escrita tão fluida como essa. o desenvolvimento ficou a desejar mas foi uma ótima experiência.

Mari Pereira 20/06/2021

Em Caracas, sempre seria noite.
Consegui esse livro em uma troca aqui no skoob. O fato de ser um livro de uma escritorA latino-americana contemporânea já foi suficiente para despertar meu interesse. E não me decepcionei.
O livro é narrado por Adelaida, uma mulher de classe média, que acaba de perder a mãe. Após a orfandade, ela se vê obrigada a pensar o que fazer da vida e aprender a lidar com o vazio deixado pela mãe.
É então que Adelaida precisa enfrentar uma Venezuela imersa no caos, violência e corrupção para tentar sobreviver.
O livro nos leva a uma Caracas apocalíptica e a jornada de Adelaida é tensa, envolvente e repleta de perdas. No fim, fica a pergunta: o que somos capazes de fazer quando se trata de preservar nossa própria vida?
Com uma escrita bastante fluida e imersiva o livro me capturou desde a primeira página. Óbvio que não podemos lê-lo como um livro factual ou jornalístico. Mas, para mim, o tênue limite entre o que é real e o que é ficção foi mais um dos atrativos da obra.
Além disso, Noite em Caracas é recheado de boas reflexões e questões comuns a todos nós dessa latinoamérica. De brinde, Adelaida, como boa graduada em letras, cita um monte de livros latinos que já entraram para minha lista de livros para ler e poder me aprofundar ainda mais nesse universo fantástico.
Gostei muito do livro e mais ainda de ter conhecido um pouco mais da literatura latino-americana em sua diversidade.

Patrick 27/05/2021

Uma Caracas arrasada
Mais do que um caos provocado por distúrbios políticos, a autora retrata uma Caracas praticamente como um território em guerra. Onde o ordenamento jurídico dá lugar a lei do mais forte. Lembrando que o livro é uma ficção, e portanto, não mostra uma Venezuela real.
Karina Sainz Borgo possui uma boa escrita.

Vilamarc 12/03/2020

Apenas um livro midiático
Esse livro foi muito falado a partir da Flip 2018 quando sua autora esteve presente. Mas não passou disso, sua baixa avaliação se deve ao enredo fraco, superficial e pouco envolvente. Não chegamos sequer a identificar em que momento se passa, já que a Venezuela há décadas tem um contexto conturbado na política. Vale pela experiência de ler o mundo latino contemporâneo, nada mais.
Jossi 30/05/2020minha estante
Contexto "político conturbado"? É COMUNISMO do mais violento, sanguinário e desgraçado, com uma transição entre um socialista populista e um ditador vagabundo e violento. Se o livro é apenas um 'relato poético' sobre 'um momento desagradável', nem vale a pena ler mesmo.

Mey Linhares 07/01/2024minha estante
Ainda bem que li sua resenha. Quase comprei essa bomba.

rafa_._cardoso 01/08/2021

Leitura importante
Noite em Caracas tem como pano de fundo a Venezuela, aparentemente sob o comando de Maduro (não fica explícito, mas tudo indica).

Na história temos Adelaida Falcón, que perdeu a mãe após a luta contra o câncer e que está em uma Venezuela decadente, com medo, fome, violência e morte.

Sozinha e com situação econômica em declínio, Adelaida, que gastou suas economias no tratamento da mãe, precisa se reerguer e seguir em frente em um país cheio de protestos, ódio, torturas e quebra econômica que arrastam a população consigo.

pedr.santos 11/06/2021

Que demais, sério.
Foi uma leitura super tranquila, ri em diversos trechos kkkkk, fiquei chocado em outros e super feliz em outros. Foi super fluída a leitura desde o início, amei a escrita e o desenvolvimento da Borgo, leria sim algum outro dela. Na história retratando a vida de Adelaida no meio de uma “revolução”, e você sobreviveria? “Mataria” alguém para conseguir sair do seu país? Fatos onde você pensaria muito sobre hoje em dia, e que acontece, não como no livro, mas parecido em muitos lugares. Gostei que colocaram a parte das mulheres invadindo a vida, assim mostrando também o poder feminino por mais que não foi uma coisa boa pra história kkkk, mas foi bom ter colocado isso. Fiquei triste pois achei que Adelaida sairia namorando no final do livro, decepcionado com o final dele... Sem muitos spoilers, é isso. Em breve no meu insta de livros devo postar essa resenha com uma fotinha do livro, corre lá: @books.in.air

Pedro 16/04/2022

Emocional, angustiante e real
O livro é muito bom, a autora tem uma escrita visceral e criativa com o uso de interessantes metáforas. É possível observar o esfacelamento de um país, e como a sociedade e a protagonista vão perdendo valores éticos e morais em nome da sobrevivência.

Kath 25/02/2021

Um livro sobre finais e sobrevivência
Um livro sobre finais e sobrevivência.
Acompanhamos nossa personagem tentando sobreviver em uma assustadora Venezuela tomada pelo terror politico e militante.
Difícil resenhar um livro dessa magnitude sem ser superficial, apenas leiam. Aconselho que estudem o contexto venezuelano político e socioeconômico dos últimos 20/30 anos.

site: www.instagram.com/naopossoestoulendo

isa.dantas 16/05/2020

É um livro sobre o luto, não apenas da mãe da personagem principal, que já tomamos conhecimento no primeiro capítulo, mas o luto por várias perdas que são narradas ao longo do livro. Achei a escrita fluida e poética.

Vitoria Milhomes 28/11/2020

Um romance venezuelano
Foi a primeira vez que li um romance venezuelano e confesso que gostei bastante.

A história tem um enredo completamente diferente.

Infelizmente, a forma como é descrita a Venezuela é muito triste e assustadora.
Um lugar cheio de perigos e infelicidade...

Mas o livro é bom, gostoso de ler e o primeiro livro da autora.

Alguns pontos do livro deixaram à desejar, mas como foi dito anteriormente, é o primeiro livro da autora...

amandaox 14/11/2021

A história é muito interessante e me fez refletir muito sobre as condições da Venezuela, não conhecia tão a fundo a situação. Por outro lado, achei que foi contada com um pouco de superficialidade, em momento algum eu realmente temi pela protagonista.

Hanna.Ramos 12/05/2020

O livro expressa através da história de vida da corajosa personagem Adelaida a situação socioeconômica da Venezuela, pais latino americano que até hoje passa por situações que nós fazem desacreditar da ética humana mas também mostra que ainda há empatia no coração de algumas pessoas.

Nat 24/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
O livro relata bastante sobre problemas econômicos da Venezuela, que levam a insurreição de uma parte da população; o dinheiro praticamente não vale nada. E ela se vê sozinha após a morte da mãe e precisa sair do país. A solução é assumir a identidade de outra pessoa... É um livro interessante até, porém tem alguns problemas quanto a personagens que se acham superiores que outros e certos preconceitos apresentados.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

May - @may.book.s 23/03/2020

Sem pé nem cabeça!
Realmente não entendi o alvoroço acerca deste livro... Achei fraco, morno... Nada acontece, e quando acontece é só ao redor da protagonista que lida com uma revolução do país na porta de sua casa somente.

Sem comentários a mais, não gostei. A ditadura e revoluções descritas no enredo não são aprofundadas e ficamos totalmente perdidos no quê ou quem estão envolvidos... Tudo muito superficial.

Alan kleber 17/06/2021

Um bom livro. Vale muito pela personagem principal.
A personagem narra a história sobre a perda da dignidade dela, das pessoas e de uma cidade. Revoluções, golpes e falsidades que levaram a cidade onde mora, Caracas, ao abismo.