Noite em Caracas

Noite em Caracas Karina Sainz Borgo

Resenhas - NOITE EM CARACAS

LarissaLemes 10/03/2021

Superficial.
O enredo é bom, achei criativo, mas a forma como é escrito não me agradou, faltou descrever melhor a situação e época em que os fatos estão ocorrendo. Alguns capítulos são confusos. Me agrada a força da personagem principal.
Caio169 12/03/2021minha estante
???

Laura 01/11/2021

Noite em Caracas
Fazia muito tempo que não lia uma ficção assim, tão crua e tocante ao mesmo tempo. A história de Adelaida é entrelaçada ao cenário político de uma Venezuela em crise, onde as decisões que a personagem tem que tomar são extremas e levam a pensar sobre a morte, lembranças, identidade e atitudes políticas.

JL Marcal 27/10/2021

Fictício, mas pesado
Uma história fictícia, porém carregada de simbolismos e reflexões. Muitas das coisas aqui retratadas são vividas diariamente na Venezuela. Recomendo demais!!!!!

Rosane Gardin @livrosportodososcant 25/02/2020

Visceral
Com uma escrita bem fluida, utilizando se metáforas bem interessantes, o livro é uma ficção, mas se baseia em fatos reais. O retrato da violência e do caos em um país que já foi um dos mais ricos da América latina.

Ana K. 29/11/2021

Um livro sobre perdas e sobrevivência
Noite em Caracas, romance de estreia da venezuelana Karina Sainz Borgo, tem como ponto de partida a morte de Adelaida Falcón. Quem narra a história é sua filha homônima, uma editora de 38 anos que passa a relatar sua vida sozinha em meio a uma Venezuela em guerra, entremeada com lembranças da infância em um país ainda promissor.
Sem trabalho, sem dinheiro e sem a mãe, Adelaida precisa repensar limites e princípios para sobreviver em um país em que reinam a violência, a escassez, a corrupção e o medo.
A escrita de Borgo é fluida e muito poética, conseguindo representar momentos de beleza e de dor com igual intensidade. Um bom livro.

lay 24/10/2021

A leitura é muito fácil e aborda uma história que eu não conhecia, mas achei bem superficial o modo que retratou

Danilo546 17/03/2023

O livro se passa numa Venezuela em crise, rachada e sofrida. Enquanto a protagonista sofre seu luto pela morte da mãe, a nação também está enlutada, pois é apenas um espelho do que poderia ser.
É uma narrativa fluida, super rápida de ler, envolvente e emocionante. Mas também é dura, pelos horrores que são narrados.
Desde meu TCC da faculdade eu me interesso bastante pelo tema dos refugiados, então foi muito marcante ler esta história, em que uma mulher enlutada pela mãe e pelo país encontra uma alternativa louca para começar a vida em outro lugar.
Senti um pouco de dificuldade, porém, para situar a história no tempo e identificar os grupos da narrativa com os grupos da vida real, mas a história fluiu muito bem e, quando acabei, fiquei com a sensação de que o livro poderia ter mais 100 páginas, pois acabou rápido demais.
Não é uma leitura leve, mas recomendo demais!

Kelly 05/01/2022

Interessante e chocante conhecer a história de um lugar e saber que essas coisas realmente aconteceram, que as pessoas não estavam seguras sequer dentro das próprias casas. Vale a leitura!

romulorocha 07/02/2022

Noite em Caracas, de Karina S. Borgo - 9/10
Neste romance que parece nos confundir propositalmente com realidade e ficção, Adelaida Falcão é apenas uma jovem venezuelana que se vê completamente perdida e confusa com o adoecimento e morte de sua mãe. Sem pai ou outros familiares próximos e com uma cidade tomada por um clima de guerra e instabilidade, Adelaida precisará ir além de seus valores para sobreviver e ter uma esperança de futuro.

Um leitura precisa e contagiante. Enquanto acompanhamos a saga de Adelaida, adentramos no cerne de uma Venezuela bem diferente do que se vê na TV, talvez daí o título ?noite? em Caracas, pois é como se a autora nos revelasse em sua narrativa o que não está a mostra, o que se esconde no escuro. E o mais interessante, é que o que se esconde não é apenas a realidade civil, mas os valores e partes da história de um povo que há muito se perdeu.

Trechos do livro:
?...entendi que a primeira morte acontece na linguagem, nesse ato de arrancar os sujeitos do presente para instalá-los no passado. Transformá-los em ações acabadas.?

?O fogo purfica apenas quem não possui mais nada. Há tristeza e orfandade nas coisas que ardem.?

#resenhasdoromulo #literaturavenezuelana #noiteemcaracas #karinaborgo

Aegla.Benevides 23/12/2021

Ficção e realidade
Você já leu um livro e agradeceu aos céus por aquilo tudo ser apenas ficção? No caso de Noite em Caracas, não é algo que possa ser feito: ficção e realidade se misturam ao longo das páginas, com um enredo criado e incrementado para incomodar.

Adelaida Falcón, a personagem principal, inicia o livro enterrando sua mãe recém-falecida. Em meio à enorme crise no país, faltam suprimentos, remédios, comida e, com a morte da mãe, faltam também os laços que permitem a protagonista manter-se firme nessa vida. A única coisa que resta para ela é o apartamento, outrora ocupado pelas duas, e os seus pertences dentro dele. No entanto, logo isso também é tirado de Adelaida: um grupo paramilitar de mulheres invade seu imóvel e a impede de retirar até seus documentos de lá.

Sem saber para onde ir, a protagonista vai buscar ajuda no seu prédio e, ao procurar por uma das vizinhas, descobre que ela está morta. No apartamento, encontra a esperança: documentos de cidadania espanhola que permitiriam sua saída do país. Num dilema pessoal e ético, Adelaida precisa escolher entre permanecer no caos de Caracas ou tomar para si uma nova identidade, fugindo o mais rápido possível dali.

Em diversas cenas, precisei parar a leitura e pensar por alguns minutos se aquilo era a parte ficcional ou se era realidade pura. Muitos acontecimentos do livro beiram o absurdo, mas colaboram para uma visão desconstruída do enredo e reforçam a veracidade de uma decadente época na Venezuela. Unindo contextualização histórica, uma realidade sofrida e a potência de protagonistas femininas, é um livro ideal para quem deseja sair um pouco da zona de conforto literária.

mere 13/04/2022

Uma história triste em.tempos dificeís. A leitura fluiu muito bem e e gostei do livro. Em alguns momentos me senti triste lendo.

Rute31 07/08/2021

É sempre noite para Adelaida
Vi muitas avaliações negativas à esse livro, mas resolvi ler assim mesmo, e que bom que fiz isso. Noite em Caracas conta a história de Adelaida Fálcon, que enquanto vive o caos em Caracas, também lida com sua própria tragédia pessoal: a morte de sua mãe. Após o enterro, Adelaida encontra sua casa tomada. Então vai pedir ajuda de sua vizinha, e a partir desse ponto, tudo muda.
Grande parte do livro acontece enquanto Adelaida está no apartamento de sua vizinha, e isso dá uma estranha sensação de claustrofobia, uma vontade de tirá-la de lá. Ao mesmo tempo, a narrativa, em primeira pessoa, é marcada por reminiscências, os dias com a mãe, sua solidão, sua infância, as mulheres em sua família. Adelaida é uma personagem profundamente humana e eu senti muita empatia por ela e sua mãe. Eu recomendo muito essa leitura.

mdudalivros 26/03/2020

poderia ser melhor
a escrita é muito melhor do que o enredo em si

Marjorie 26/02/2020

Livro interessante que mostra a realidade da Venezuela da forma mais crua.