As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

leticia 27/07/2021

as dez-vantagens de morrer depois de voce
a ideia do livro é até boa, mas não foi para mim
os personagens são insuportáveis, especialmente a personagem principal, ela faz alguma besteira e tudo se resolve mto rapido
os diálogos e os pensamentos dela foram mto falsos, a autora tentou fazer um pequeno plot twist mas não funcionou...
apesar de tudo, essa foi a minha experiência e qualquer um deve ler para ter sua própria opinião :)

Marca texto verde 14/08/2021

Primeiro livro do ano
As dez vantagens de morrer depois de você é um livro que fala sobre o luto, a amizade, sair da zona de conforto, e tudo isso durante a fase da adolescência.
Após a morte (inesperada, diga-se de passagem) da melhor amiga, Gabriela tem que (re)aprender a viver sem a marcante presença de Júlia, e para isso ela terá a ajuda de uma lista, que foi deixada pela amiga, com 10 desejos a serem realizados.
Cada um desses desafios fará a protagonista lembrar da perda que foi a morte da amiga e das coisas não realizadas em vida, mas também trará novas visões, pessoas e situações que a ajudarão a seguir em frente.
Uma coisa que eu gostei: ao contrário de outras histórias, aqui quando a protagonista deixa de estudar ou fala merda, essas ações terão consequências proporcionais e não algo exagerado.

Clarinha 13/06/2022

É incrível!
Tanto a escrita quanto o desenvolvimento da Gabi no livro é perfeito. É sim um livro pra chorar e deixar o seu coração derretido. O livro não aprofundou 100% ali no relacionamento dela e em diversas fases eu duvidada de quem seria o menino que ela ficaria no final. As cartas me desestabilizaram completamente, a forte ligação entre a Gabi e a Júlia continuar mesmo após com a morte da Júlia é incrível.
Enfim, leem! Apreciem a literatura brasileira pois vale muito apena

lilabardy 13/01/2021

achei meio ble
vai ser uma resenha curta e grossa pq to sem saco !
o plot é legal e tudo mais, mas eu nem sei pq que eu compre esse livro, e admito que talvez 90% da razão pra eu nao ter gostado seja culpa minha, pq não é o tipo de livro que eu leio

mas enfim, é uma historia legalzinha, triste pra porra, mas também é sem graça, e a protagonista é insuportavel < 3

Emilly 11/09/2020

Você precisar ler!!!!!
História sobre luto sempre me chamam atenção e com esse livro não seria deferente q por sinal é nacional !!!
Foi super leve, divertido e é claro em alguns momentos melancólicos a autora soube muito bem trabalhar pra n fica tão pesado o que foi uma estratégia maravilhosa, q me tirou boas risadas hahaha
Sobre o desenvolvimento da personagem foi ótimo!! além de estar passando pelo luto ela passa pelo processo de descobertas e amadurecimento durante sua jornada no livro, e com uma pitada de romance o q me fez gostar ainda mais da história sem dramalhão romântico!!!

Marlia 11/09/2020

Me estrecei um pouco com a personagem principal em algumas partes, mas acho que essa era a intenção da autora e um pouco da personalidade dala. Mas gostei, apesar disso, a personagem se arrisca e enfrenta seus medos e foi bem divertido.

LetAcia.LutiA 07/10/2020

Júlia era animada, divertida e sempre estava preparada para qualquer situação. Já Gabriela é tímida, estudiosa e sempre preferiu viver em sua zona de conforto até o dia que sua melhor amiga Júlia morre de uma forma inesperada.

Antes de Júlia morrer elas fizeram uma lista de coisas que uma deveria fazer caso a outra morresse e nem no pior pesadelo de Gabriela ela teria que rever essa lista tão cedo.

A amizade delas é muito bonita, uma sempre estava presente quando a outra precisava. O problema é que depois que a Júlia se foi, a Gabriela praticamente parou de viver. Não estudava direito, mal falava com seu único amigo, não deixava outras pessoas se aproximarem (porque na cabeça dela ela não podia mais ter amigas), não se divertia...

Eu até entendo o luto dela e o quanto é difícil, mas ela se mostrou um pouco imatura e egoísta. Ela acabava esquecendo (ou preferia não se importar) que as pessoas a sua volta também sofria com a perda de Júlia e que as pessoas também tinham seus problemas e acabava descontava nos outros suas frustrações e chateações.

Enquanto cumpria os desejos de Júlia, ela acaba conhecendo seu Toninho (que amooor de pessoa) e dona Mirtes que são um casal de idosos tão adoráveis que me deu até vontade de conhecê-los também.

anneð 18/02/2023

Perfeito
É o tipo de livro que eu recomendo pra todo mundo porque eu quero que todo mundo leia isso e fique pensando sobre a vida do mesmo jeito que eu fiquei, especificamente adolescentes como eu que ?desperdiçam? a vida em casa ou que estão passando por um luto difícil.

melissalfr 08/07/2023

Me surpreendeu
Eu não tava dando nada! Quase abandonei no início e no final das contas virou um favoritado. Estou com a sensação de plena felicidade após um bom livro

Brenda 19/01/2020

Queria ter conhecido a Júlia, amei a história!
"Falar Sobre o luto é falar sobre o pior momento da sua vida, porque é a compreensão do fim."

A gente nunca sabe quando é nosso último momento com as pessoas que amamos.
Se soubéssemos cada segundo seria ainda mais precioso.

Júlia e Gabriela eram amiga inseparáveis, unha e carne. Durante um dia bem tedioso Júlia sugere que elas escrevam 10 coisas que a amiga terá que fazer assim que a outra morrer, parece uma coisa besta e muito improvável, talvez, como a morte parece estar sempre tão distante, elas fazem essa tal lista.
O tempo passa e uma delas sofre um acidente fatal, deixando para a outra 10 missões a serem cumpridas em sua memória.

O livro já começa com a ausência de uma das amigas, a Júlia, o sentimento de dor e sofrimento reina por todas as páginas do livro.
Durante aquele período terrível de luto, a Gabriela se lembra da lista e decide que sua amiga merece que seus desejos sejam realizados e aí que a coisa toda começa.

O mais interessante do livro é ver o amor que uma tinha pela outra, o quanto essa amizade era valiosa para elas, a Júlia levou a lista a sério, e tudo o que foi imposto para Gabriela era para ela sair totalmente de sua zona de conforto, como, saltar de paraquedas, abraçar estranhos na rua e por aí vai.

Foi impossível conter as lágrimas em muitos momentos da história e isso fez ele se tornar tão marcante pra mim, mesmo sendo uma história muito leve.

Terminei o livro com uma vontade enorme de ter uma Júlia na minha vida.

"Tem gente que é grande demais para ser finita."

@aceita.cafe

gabrielrjf 09/08/2020

Amei e super recomendo! E é NACIONAL
Felicidade define em ter lido esse livro em menos de 48h e ele ser nacional! Infelizmente encontro raríssimos autores nacionais bons (que eu me lembre e que eu indico, somente o Raphael Montes)

E confesso que já comecei com a expectativa baixa devido a nacionalidade mas que surpresa!!! E super recomendo povo! Leiam por favor e fortaleçam

Se trata de um drama... uma amizade linda e não ?romantizada?. Gostei que a autora não colocou ambas como perfeitas e eu posso dizer que amei a Gabi inclusive em todos seus erros e defeitos. E não gostei do par romântico dela, porém não atrapalha a história porque não é o foco principal

Só amor por esse livro que é o de estreia da Fernanda!!!! Quero ler tudo que ela escrever!!!

elybranca 09/01/2022

Realmente achei bem clichê, porém em alguns momentos era bem interessante. Infelizmente eu achei a protagonista Gabriela um porre, não consegui ter muita empatia com ela e a achei muito egoista, o final foi bom, mas bem clichê. Consegui me emocionar um pouco com o final, mas tb não me gerou tanta emoção assim.

Esther.Tomazeli 05/01/2023

triste porém aconchegante!
esse livro me fez lembrar muito das minhas amigas, principalmente na lorena, pq tenho ela como minha melhor amiga igualzinha a gabi tem a julia. então por relacionar a julia com a lory, esse livro doeu muito em mim e não consigo imaginar minha vida sem minha melhor amiga, então conpreendo TOTAL o nível de sofrimento que a gabi teve.
desde quando li a sinopse desse livro algo me intrigou, pq essa ideia de lista de desejos pra fazer dps que uma das duas morrer, é genial! tipo eu amei essa ideia mas uma reflexão veio na minha cabeça, será que foi o melhor que a gabi realizasse esses desejos sozinha, e não cm a julia? no meio do livro achei importante a presença da julia, e desejava que elas tivessem feito os desejos juntas, mas depois que a gabi foi na psicologa realmente percebi que era importante que a gabi fizesse isso sozinha.
eu amei o lucas, e tbm o plot que na vdd quem entregou o bilhete n foi ele e sim o nico, achei genial essa ideia da autora! E amei que o final deles ficou bem aberto.
e o final, o ultimo desejo da júlia realmente mostrou o quanto ela realmente amava e se importava cm a melhor amiga, e sim esse livro é perfeito, logo não podia ser menos que 5 estrelas.
Fernanda Lima, você é um arraso!

alinetiemi 01/06/2021

Mais um livro incrível
Perder sua melhor amiga na adolescência não deve ser fácil e podemos acompanhar a dor de Gabriela após perder a Júlia.
Um livro muito fofo e emocionante, com personagens secundárias ótimas.
Algumas lições que podemos tirar com esse livro é que, devemos aproveitar o agora e tentar ao máximo e sermos corajosos, para superar e conseguir fazer coisas que nos parecem impossível.
Uma escrita muito boa, capítulos curtos que nos fazem querer ler mais.