As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Chris 16/08/2019

Intensa e comovente
Quando me deparei com esse livro logo pensei pronto mais um pra eu desidratar de tanto chorar, afinal a sinopse dele já nos deixa meio sem chão ao saber que a história será sobre duas melhores amigas e que uma morre. (Ps. Não é spoiler esta na sinopse). E pra minha surpresa o livro é uma graça, uma leitura dinâmica e super leve, lógico que varias vezes eu me coloquei no lugar Gabi ao perder Julia confesso que não consigo e nem quero me imaginar nesta situação dói muito só de pensar ?. A autora conseguiu levar com uma leveza incrível esse tema tão pesado que é o luto, e de forma incrível como Gabi teve que seguir a vida, e eu achei que não iria as lagrimas haaaaaa doce ilusão, último envelope me fez soluçar ?? não que isso seja difícil neh (ta ta ta sou um tico chorona). Mas realmente foi lindo o desfecho da história ... então esta ai mais um que eu recomendo ???

Jhenifer (Girl Books)@_girlbooks 07/08/2019

Provavelmente o melhor livro que li esse ano
Em breve resenha...
Por enquanto deixo esse quote

"A morte nunca é justa e sempre chega cedo demais, não importa a idade em qje a gente se encontre com ela."

Fabi | @psamoleitura 07/08/2019

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você e sua melhor amiga escreveram uma lista de desejos uma para outra para ser realizada após a morte. Você teria coragem de realizar esses 10 itens? “As dez-vantagens de morrer depois de você”, lançamento da Editora Verus e escrito por Fernanda Castro Lima, vai contar a jornada de Gabriela em busca de realizar todos os desejos de sua melhor amiga.

10 itens para cumprir.
Antes de tudo acontecer, Gabriela e sua melhor amiga, Júlia, conversaram de escrever uma lista com 10 itens para cada uma realizar depois da outra morrer. Algo totalmente inocente e que nenhuma acreditou que iria realizar antes dos 70 anos. Mas, infelizmente, um acidente mudou essa realidade.

Gabriela está no período de luto. Acabou de perder sua melhor amiga e ela tem apenas 17 anos! Como conseguir sobreviver com essa tamanha dor? A única coisa que restou foram os desafios que sua melhor amiga deixou. Seria loucura realizá-los? Talvez. Mas é tudo o que ela tem no momento.

Apesar de alguns desafios serem completamente loucos – afinal, o quão sério poderia ser esses desafios já que eram adolescentes? –, principalmente “se apaixonar”, Gabriela tentará realizar esses desejos de sua amiga. Júlia merece isso.

Uma incrível homenagem.
Acho que é a primeira vez que leio um livro assim, com uma mensagem tão linda e sincera de uma amizade. Eu fico imaginando como seria se perdesse a minha melhor amiga e tivesse que realizar os seus desejos. Seria difícil, doloroso, mas ao mesmo tempo seria como tê-la próxima de mim.

Se essa foi a mensagem que a autora quis passar, sem dúvidas passou de forma perfeitamente maravilhosa. A forma como a autora Fernanda descrevia sua personagem, intercalando algumas passagens do passado, é impossível não se sentir parte do enredo e admirar esse verdadeiro laço de amizade. Elas eram quase irmãs de tão unidas!

Quando Gabriela começa a realizar os desejos, em alguns momentos o leitor começa até a rir das bizarras situações. Imagina você ir para a Paulista, com uma plaquinha de “me dá um abraço?” e ficar por lá o dia todo abraçando pessoas? Apesar do lindo gesto, imagina o que isso pode ocasionar? Lembranças e risadas, claro.

Assim como aprender a dançar. Se você começasse uma aula de dança e seu companheiro fosse um senhorzinho super fofinho, o que ele poderia te ensinar? Além da dança, pode mostrar o verdadeiro sentido da vida, mostrar o verdadeiro amor e criar um vínculo incrível.

E se ela se apaixonasse por uma cara totalmente famoso, tivesse que subir em um palco, cantar para a multidão e outras situações bizarras acontecessem? Isso, sem dúvidas, é algo que proporciona muitas risadas.

Isso foram alguns dos pontos que quis ressaltar dos desejos deixados por Júlia, mas existem outros que são bem loucos e que você não consegue imaginar. E o melhor de tudo é que a forma como foram descritos, você começa a vivenciar cada ponto de uma maneira diferente e se sente parte do enredo. Não é demais?

Enfim, todos os desejos foram realizados!
Depois de 9 desejos realizados e vários aprendizados, Gabriela ainda não estava preparada para dizer adeus, mas o último desejo de sua amiga é o que faz ela se sentir em paz. É o que traz a paz que seu coração precisava.

Quando digo de aprendizados, digo que foram vários, inúmeros! Gabriela teve que “tomar vários tapas na cara” da vida para entender o real sentido das coisas e aprender a ver a vida com outros olhos. Os desejos de Júlia realmente a ajudaram em diversos aspectos.

E eu não poderia deixar de comentar dos personagens secundários, né? Eles ganharam destaque na história e foram importantes em cada pedacinho desse processo. São aqueles personagens que você sente vontade de colocar em um potinho!

“As dez-vantagens de morrer depois de você” foi uma leitura incrível!
Eu me apaixonei por cada detalhe desse livro! Os desejos que Júlia deixou para Gabriela a ajudaram ser uma pessoa diferente, fizeram ela voltar a enxergar um mundo sem sua melhor amiga, a fazer algumas loucuras e a maior de todas, sem dúvida, foi a de se apaixonar.

Fernanda de Castro Lima mostra a importância da verdadeira amizade; a importância de aproveitar a vida e os pequenos momentos, a viver tudo com intensidade e se entregar. Mostra que não importa o que aconteça, a amizade verdadeira é capaz de superar qualquer coisa, até mesmo a morte.

Não é porque você perdeu sua melhor amiga que você precisa se privar do mundo. Você precisa viver, conhecer outras pessoas, deixar outras pessoas se aproximarem de você. Você precisa de pessoas ao seu redor para fazer novas lembranças e momentos inesquecíveis.

Um livro com uma leitura cativante, marcante e que vai fazer seu coração transbordar de diversos sentimentos.

site: https://www.psamoleitura.com/2019/08/resenha-as-dez-vantagens-de-morrer-depois-de-voce.html