As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Caroline 08/01/2023

Não prometeu nada...
ENTREGOU TUDO! AMO ESSE LIVRO!
Acho que todos deviam desfrutar do sabor que é ler-lo pois ele é surreal.

Line Ls 06/01/2023

Sobre Amizade, luto e recomeço
Comecei a ler por causa da amizade mas demorou pra engrenar ..quando a lista começa a ser realizada eu me empolguei mais (e até chorei na última página) porém não me cativou como eu esperava ,DE TODA FORMA é rápido,gostoso de ler e de bastante aprendizado

Faelly:) 05/01/2023

As dez- vantagens de morrer depois de você
As dez- vantagens de morrer depois de você é um livro que trata sobre muitos assuntos importantes e precisos.
Ao decorrer do livro lemos sobre a superação do luto de uma forma muito bonita,lemos sobre todas as coisas que a Gabriela passou por sua amiga,coisas que ela jamais faria se não fosse por ela.
Por isso também lemos sobre a importância de uma boa amizade. Esse livro é um livro muito bom, nem percebi enquanto lia,super rapidinho de se ler!:)

Esther.Tomazeli 05/01/2023

triste porém aconchegante!
esse livro me fez lembrar muito das minhas amigas, principalmente na lorena, pq tenho ela como minha melhor amiga igualzinha a gabi tem a julia. então por relacionar a julia com a lory, esse livro doeu muito em mim e não consigo imaginar minha vida sem minha melhor amiga, então conpreendo TOTAL o nível de sofrimento que a gabi teve.
desde quando li a sinopse desse livro algo me intrigou, pq essa ideia de lista de desejos pra fazer dps que uma das duas morrer, é genial! tipo eu amei essa ideia mas uma reflexão veio na minha cabeça, será que foi o melhor que a gabi realizasse esses desejos sozinha, e não cm a julia? no meio do livro achei importante a presença da julia, e desejava que elas tivessem feito os desejos juntas, mas depois que a gabi foi na psicologa realmente percebi que era importante que a gabi fizesse isso sozinha.
eu amei o lucas, e tbm o plot que na vdd quem entregou o bilhete n foi ele e sim o nico, achei genial essa ideia da autora! E amei que o final deles ficou bem aberto.
e o final, o ultimo desejo da júlia realmente mostrou o quanto ela realmente amava e se importava cm a melhor amiga, e sim esse livro é perfeito, logo não podia ser menos que 5 estrelas.
Fernanda Lima, você é um arraso!

cecilia.capistrano 04/01/2023

Perspectivas diferentes sobre o luto
Antes de acabar o livro eu já tentava imaginar o que poderia escrever na minha resenha sobre ele. Pensei muito e as vezes ficava confusa com meus próprios pensamentos pois em determinados momentos da leitura eu sentia que o livro tinha sido feito para a faixa etária de pré-adolescente entrando na adolescência, nos seus 12/13 anos, inclusive achei inicialmente que Gabriela possuía essa idade. Já em outros pontos do livro eu o achava bastante profundo, principalmente em momentos que a personagem descrevia seus momentos de imensa tristeza devido ao luto pela morte da amiga, e como ela se sentia diante dessa situação.

Entre o início e meio do livro eu me senti confusa sobre o que eu estava achando, não sabia se estava odiando ou se estava achando razoável. A Gabriela, personagem principal, se mostrou ter uma dependência emocional gigantesca na amiga que veio a falecer, além de ser bastante egoísta com os demais personagens que aparecem no livro, acho que isso que me fez não gostar tanto do livro. É claro que é bem compreensível a postura dela em determinadas situações, pois ela está em processo de luto e tudo mais, porém alguns dos outros personagens que tinham seus sentimentos totalmente ignorados por ela também estavam enfrentando o mesmo processo, talvez de uma forma não tão dolorida como ela, mas eles também sentiam muito pela morte da Júlia.

A minha conclusão final é que a Júlia ainda vai permanecer viva enquanto a Gabriela estiver viva, não com seu corpo e alma presentes, mas suas memórias, personalidade e essência ainda vão estar junto com a Gabriela pelo resto da vida.

O final do livro foi meio que um divisor de águas para que eu tirasse a minha conclusão final de que o livro é bom, de todas as tarefas que a Júlia deixou para a Gabriela cumprir a minha favorita foi a de adotar um cachorrinho (sou suspeita para falar pois amo cachorros). Mas enfim, o livro tem seus altos e baixos, mas eu realmente gostei do final, valeu a pena chegar até aqui!

Luana 04/01/2023

ok
A premissa do livro é incrível, me despertou muito a curiosidade, mas ao longo da leitura eu fui perdendo o interesse pelos personagens e pela a história em si. Achei a Gabi bem chatinha, mesmo entendendo que ela está passando por um período difícil, ela firava babaca DO NADA. No entanto é um livro bonito com reflexões sobre o luto, se permitir amar e superação. Os capítulos são curtinhos, da para ler bem rápido.

Bkunz 31/12/2022

D+
Esse livro de atraiu de uma forma, a premissa dele já me criou altas expectativas e que foram no fim supridas. É um livro que toca a gente da mesma forma que diverte. Quanto + li, + queria rs. Muito bom, é aconchegante, leve.. d+.

Larissagris 31/12/2022

AS DEZVANTAGENS DE MORRER DEPOIS DE VOCÊ (FERNANDA CASTRO)
Tudo sempre dá certo até o dia em que dá errado. (Pág. 15)

É tanta coisa dentro de mim ao mesmo tempo que um sentimento anula o outro e, no fim, sobra o nada. Choro pelo vazio. (Pág. 23)

Uma vontade de fugir de mim mesma, de deixar de ser eu, de abandonar minha existência. (Pág. 25)

- É gostoso, não é?
- O quê, seu Toninho?
- Essa sensação de superação, de fazer alguma coisa que a gente não acreditava que era capaz. (Pág. 32)

- Você só se permitiu gostar do Fabinho porque sabe que nunca vai dar certo, porque sabe que ele não vai se apaixonar por você, porque esse relacionamento nunca vai existir e porque, como existe zero probabilidade de vocês se envolverem, existe zero possibilidade de você se machucar. (Pág. 34)

Você é apaixonada pela fantasia de se apaixonar por alguém que acredita ser perfeito e que não vai te magoar. Mas eu vou fazer uma revelação, que vai mudar a sua vida: não existe ninguém perfeito pra ninguém, e, quanto mais você evitar se apaixonar, mais vai perder coisas incríveis na vida. E as frustrações e as decepções vão surgir de qualquer maneira. Se não for por causa de outra pessoa, vai ser por causa da ausência de outra pessoa.(Pág. 34)

Em algum momento você não vai mais ser suficiente para você. Talvez eu não acredite num único amor pra vida toda, mas acredito em vários amores numa única vida. (Pág. 35)

A morte nunca é justa e sempre chega cedo demais, não importa a idade em que a gente se encontre com ela. (Pág. 49)

Depois que a Júlia morreu, você passa tempo demais sentindo falta dela para perceber que existem outras pessoas por perto. (Pág. 79)

O dicionário define o luto como tristeza profunda pela morte de alguém. Mas para mim não existe uma maneira mais sutil, mais delicada ou educada de dizer que o luto é uma grande merda. (Pág. 85)

Falar sobre o luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E aí está um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita. (Pág. 116)

Por favor, seu Toninho, por favor, seja forte, o senhor é tão forte, fica com a gente, seu Toninho, por favor, fica. O seu coração tem que remendar o meu. (Pág. 147)

Às vezes a gente precisa fazer coisas malucas para entender que ainda está vivo, sabe? (Pág. 155)

E entendo, enquanto o Rafa ainda fala, que desperdiçar a vida não é só deixar de fazer alguma coisa - é também fazer alguma coisa sem vontade. (Pág. 255)

É corajoso admitir que a gente precisa de ajuda. (Pág. 278)

madoo :) 30/12/2022

não fede, nem cheira...
Uma leitura fluida, rápida, emocionante em alguns pontos, mas um pouco brega em outros...

A história me prendeu com muita facilidade. Em vários momentos acabei me identificando com alguns personagens, porém achando um pouco clichê em outros.

A protagonista me irritou do início ao fim, principalmente quando ela ignorava o fato que as pessoas ao redor dela também tem sentimentos.

Não esperava nada mas foi uma leitura gostosinha (chorei bastante)

mari:) 29/12/2022

Ok
Foi o que eu imaginava: nada muito incrível mas uma leitura gostosa e leve. O livro é curto e da pra ler rápido

Beatriz.Izidio 26/12/2022

o livro aborda o tema do luto de uma forma real, com as dúvidas, com os sentimentos que realmente temos. achei uma verdadeira graça, ainda mais no último envelope.

Lari Germiniani 26/12/2022

Meio chatinho, mas vai
Sinceramente, a história é legalzinha e tranquila mas a personagem me irritou MUITO. Oh menininha chata que tem uma dependência emocional absurda. Não sei se estou amargurada ou se é tudo isso mesmo. No fim a proposta é legal.

Nicolly 19/12/2022

Que livro mais amorzinho!
Foi uma gostosa experiência acompanhar a Gabi nessa jornada de superação e enfrentamento do luto.
Leitura divertida e nada cansativa. Gostei muito de todos os personagens e o fato da autora não deixar pontas soltas.

Recomendo a leitura para passar o tempo, se distrair ou até mesmo sair de uma ressaca literária.

momô 17/12/2022

"Tem gente que é grande demais pra ser finita."
Realmente não consigo lembrar como esse livro veio parar na minha lista de "quero ler", mas que surpresa boa!
A maioria dos livros que li esse ano foram dark romance/livros com hot, então esse livro com o gênero mais leve realmente ganhou um espacinho no meu coração.

Pensei que seria um livro estilo "sessão da tarde", bem divertido e até meio bobo, mas eu estava totalmente enganada. O livro é de uma sensibilidade gigante e é um abraço a todos que perderam alguém.

Eu amei acompanhar a trajetória da Gabi e conhecer mais sobre a amizade dela e da Júlia. Me apaixonei pelo seu Toninho e sua esposa e o Lucas quaaaaaase curou meu trauma por esse nome kkkkk.
Também amei o fato da história se passar em cenário brasileiro e abordar acontecimentos mais realistas.