As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Isa 23/12/2023

Luto é vazio
Bom, confesso que não foi um dos melhores livros que eu já li, porém gostei da escrita da autora e de como ela desenvolveu a história.
A Gabriela é uma adolescente passando pelo luta depois de perder a melhor amiga de infância, tudo muito triste, mas não justifica algumas atitudes que ela teve (oh garotinha para ser babaca de vez em quando).

Todos os personagens, tanto os principais quanto os secundários, são muito queridos e interessantes de saber sobre. Foi muito legal ver ela se descobrir e entender o mundo e no fim a amiga ainda conseguiu dar para ela a perspectiva de que ela precisa ter gente por perto.

Algumas coisas eu achei meio nhe, tipo sei lá a forçação do estereótipo gay de falar ?bi? ou ela ir ser marmita de macho, e o final aberto, mas o livro foi bom, foi até gostosinho de ler (mesmo ela me irritando com a babaquice e loucuras q ela falava ou fazia e todo mundo justificava pelo luto), fiquei super feliz quando a Lorena deu uma lição de moral nela sobre o quão egotista ela era, mas adorei a evolução dela durante o livro.

Óbvio que o seu Toninho e a dona Mirtes são os melhores personagens desse livro, seguidos de tião e belinha!!! Um beijo a todos kkkkkkk

vanlarue_ 18/12/2023

Me surpreendeu
Eu realmente achei que não fosse gostar, mas me prendeu desde o começo, apesar de que eu fiquei com tédio no começo às vezes.
Gabriela deu muito trabalho e começou a ficar chata pra caramba lá pro final, misericórdia.
Mas a história é incrível, e os envelopes são a chave de tudo.

Bia 17/12/2023

Cativante e surpreendente
❣️ O que você faria se tivesse 10 itens de uma lista da sua melhor amiga para cumprir ? Gabriela e Júlia como melhores amigas pensaram em escrever uma lista com itens para que cada uma realizasse depois que a outra morresse, mesmo que demorasse anos, como acreditava elas. Até que um acidente aconteceu. Gabriela está de luto, mas precisa cumprir com os desafios que a amiga deixou para ela e que dificuldade seria se apaixonar ?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▫️Como seria se você perdesse seu melhor amigo? Nem consigo imaginar direito. Mas, esse livro me fez refletir a respeito disso. A autora conseguiu construir personagens adolescentes cativantes e com uma narrativa que intercala a vida da protagonista e sua melhor amiga no passado e no presente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 E que interessante acompanhar essa jornada de amizade se fortalecendo, mesmo após a morte. É cada situação engraçada, divertida que é impossível não rir com o livro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“As dez-vantagens de morrer depois de você” é uma leitura nacional incrível. Sério! É imprescindível não valorizar uma amizade depois dessa leitura.Fernanda de Castro Lima acentua o quanto é importante aproveitar a vida, suas amizades verdadeiras e a se entregar ao que realmente te faz feliz .
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 Cativante, surpreendente é que te mostrar que precisamos valorizar a vida, mesmo quando perdemos alguém que amamos.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

sarahsits 14/12/2023

A Julia conhecia perfeitamente a Gabi
Tenho a impressão de que tudo o que a Gabi mais precisava na vida era realizar todos os desejos que a Júlia tinha pra ela. O livro foca mais no desenvolvimento da protagonista e como ela lida com o luto, e a autora soube escrever com muita maestria sobre essa dor da perda.

O problema é que a protagonista é muito chata (mas eu me identifiquei com ela às vezes), as conversas no chat virtual são insuportáveis e dava muita vergonha alheia, e o Fabinho é a representação do estereótipo de amigo gay que a sociedade tem em mente. A ideia da história tinha muito potencial, só que a autora se perdeu em alguns pontos.

Seu Toninho e dona Mirtes são donos do meu coração e a carta final da Julia pra Gabi é extremamente linda e mostra perfeitamente como as duas tinham intimidade, essa parte é impecável.

Nique09 10/11/2023

As dez-vantagens de morrer antes de você
Favoritado com certeza. Esse livro me trouxe uma reflexão sobre a morte, e como o luto é difícil de ser vivido por todos ao redor do falecido. O livro mostra o ponto de vista da protagonista, que tinha uma melhor amiga que morreu em um acidente. Antes de morrer, as duas decidem deixar cartas com 10 desafios pra outra fazer caso a outra morresse. A protagonista se vê em várias situações que ela nunca pensaria, como pular de paraquedas ou distribuir abraços na rua.
Podemos ver os erros da protagonista, seus pensamentos, medos, paixões e acompanhar seu crescimento como pessoa, tentando superar a morte de sua melhor amiga.
O final é bom, e eu amei esse livro ?

Letlivros 03/11/2023

Leitores mais jovens vão adorar esse livro
Duas melhores amigas que por acaso decidem fazer uma lista de tarefas que a outra precisa cumprir caso uma delas morra. Tudo que elas menos esperavam era que isso fosse mesmo acontecer, e tão cedo.

O livro é sobre a jornada da protagonista cumprindo vários desafios, que por acaso são coisas que ela jamais faria (pular de paraquedas, cantar para uma multidão, acampar, e por aí vai).

Apesar de ser um livro triste em diversos momentos, é muito legal acompanhar a protagonista abrindo os bilhetes e descobrindo sua próxima aventura. Esses desafios faz com que a conexão entre essas amigas se torne mais profunda ainda apesar das circunstâncias

Também tem um senhorzinho que roubou a cena e que deixou a história melhor ainda.

No geral é um livro bem interessante, legal pra passar o tempo. Por ter protagonistas na fase da adolescência, o livro não foi 5 estrelas pra mim, mas isso é uma coisa pessoal minha.

Leitores mais jovens vão amar e devorar esse livro

Sther 30/10/2023

Bom, mas fraco
Toda a idéia do livro é genial, por isso acabei me interessando porém achei que a execução foi fraca.

O livro fala sobre o luto e mostra como é difícil nos acostumar com a realidade de não ter uma pessoa amada com você. Porém enquanto a Gabi vai completando a lista há acontecimentos sem relevância nenhuma pra história, ela faz coisas que não condiz com a personalidade dela e é babaca e sem noção em muitos pontos da história. O único defeito que eu senti verdade foi o egoísmo, pois ele realmente acaba fazendo parte do luto, tirando isso todas as ações dela foi de uma pessoa idiota

Apesar de tudo, a leitura é muito fluida e o livro passa bem rápido, é um livro bom pra tirar da ressaca de um livro mais pesado.

Pri 08/09/2023

Uma leitura leve e divertida que trata sobre o luto de uma forma bonita e não leviana.
Achei a parte da viagem um pouco corrida e detalhada demais, de resto os personagens principais e secundários são muito bem desenvolvidos e a história me prendeu do início ao fim.

ju! 08/09/2023

Achei bem chato o livro
Sério, acho que foi um dos piores livros q eu li de tão chato
tudo bem, a história é comovente e triste ate, mas não me prendeu de nenhum jeito
a personagem principal é chata pra caramba é só faz besteira, e todo mundo tem que perdoar por conta do que aconteceu, mas sei lá parece uma fanfic
enfim, não leria de novo e nem indico para alguém

Raissa.Heizenreide 03/09/2023

Gostei MT do livro, mas faltou um desfecho, n curti mt o final ter ficado em "aberto", queria ver a redação da Gabi, queria ter visto a reconciliação c a Lorena, a amizade com a família da Júlia, a Gabi entrar na faculdade. mas é MT bom

Manuu.Luchi 16/08/2023

As dez-vantagens de morrer depois de você
Eu chorei tanto com esse livro KKKKKK
A história da superação do luto é linda, ele mostra que tá tudo bem em pedir ajuda, se perder, se sentir bem um dia, mas se sentir mal no outro...
São fases, e eu achei que retratou muito bem o assunto.
Além dos desafios incríveis e divertidos, você passa vergonha junto com a protagonista!
Não sei como escrever essa resenha além de dizer que é um livro nacional que recomendo demaissss

calixxverse 06/08/2023

Tem gente que é grande demais pra ser finita.
"Ao mesmo tempo, penso que uma vida inteira se resume em pouco mais de uma hora de conversa. E me entristece imaginar que, para contar a biografia da Júlia, não será preciso mais do que dez minutos. Ela merecia mais. Muito mais."

Finalmente poder me encontrar com esse livro graças à ironia do destino de lembrar sobre ele aleatoriamente e procurá-lo no Kindle e descobrir que ele é presente no K.U, foi uma das melhores experiências que eu tive esse ano com relação à leituras, sem sombra de dúvidas.
Acompanhar toda a trajetória da Gabriela lidando com o luto foi como me ver diante de um espelho, principalmente sobre a maneira como ela fala sobre lidar com esse sentimento. Sobre como falar sobre o luto é falar sobre o término de algo que não deveria ter ocorrido, como é falar sobre o nunca mais. Toda essa dor presente e a maneira como os passos sempre são lentos mas de que é possível aprendermos a viver mesmo convivendo com essa sensação, é feito com um cuidado tão precioso, que é impossível não se envolver.
E além disso, acompanhamos o processo não apenas do luto, mas da protagonista se descobrindo, se permitindo viver o que nunca viveria se não fosse a influência da Júlia e um combinado que haviam feito uma com a outra sobre as dez coisas que a outra deveria fazer em caso de uma das duas morrerem. Fico imensamente feliz de ter sido uma das pessoas a acompanhar essa trajetória que, posso dizer, definitivamente me mudou um pouco para melhor, e que vai sempre ficar marcado em mim.