Minha Vida de Menina

Minha Vida de Menina Helena Morley

Resenhas - Minha Vida de Menina

Eduardha 04/04/2022

Gostei muito do livro, foi uma leitura divertida! Estava nas minhas metas para esse ano!! Adorei a escrita

Lívia 01/04/2022

Minha vida de menina
Minha vida de menina é o diário de uma menina - Helena - dos 13 aos 15 anos escrito no final do século retrasado.

Leitura pueril, porém nos faz refletir sobre o momento histórico das mulheres e ex-escravizados.

Vitoria 27/03/2022

Pelo olhar de Helena, uma adolescente no final do século XIX, conhecemos uma Diamantina pós-ouro. O ciclo de riquezas se exauriu, e a cidade já não exibe a mesma potência de outrora. A escravidão, abolida poucos anos antes, mostra seus resquícios nas falas sobre as "crias da casa" e "alugadas".

Helena, uma menina branca e pobre, dá os primeiros passos na juventude, e registra em um caderno o corriqueiro dos dias, os acontecimentos em casa, na escola, as questões que a afligem. A leitura dos registros é gostosa, me senti transportada para o mundo juvenil de Helena.

Juliana626 02/02/2022

Suspeita para falar
Sou de Diamantina MG onde se passa essa história, na verdade um diário sobre a perspectiva de uma pré adolescente dos 13 aos 15 anos de vida, Helena Morley. Ela fala de conflitos familiares, cotidiano escolar e interesses jovens da época.
Fiquei encantada por conseguir conhecer um pouco mais da história de minha querida cidade, cada rua, cada pedra tem algo a nos contar, isso é fascinante.
Também mostra uma crise diante da abolição da escravidão, o rascismo e o machismo são algo forte da época.

Marconi Moura 08/01/2022

9,0
Uma leitura "arqueológica". Um diário de uma adolescente dos 13 aos 15 anos, entre 1893 e 1895, vivendo em Diamantina/MG que foi publicado pela autora Alice Dayrell Caldeira Brant na maturidade sob pseudônimo. É uma visita à rotina das famílias daquele tempo e lugar, sob o olhar atento daquela jovem intelingente. O estilo é simples e de franqueza que muitas vezes faz rir.

Vi 29/12/2021

Um retrato provinciano
Esse livro é o diário da mineira Alice Dayrell (pseudônimo Helena Morley), que essa escreveu quando tinha entre 12 e 15 anos, durante os últimos anos do século XIX.

As passagens do diário contam casos da infância e adolescência de Helena, da vida de seus familiares e das pessoas que moravam em Diamantina naquela época. Foi muito divertido ler esses casos e acompanhar os acontecimentos pelo olhar de uma menina tão esperta. Ela fala sobre a política da época, sobre a visão dela em relação às atitudes das pessoas, sobre a relação dela com os pais e com a avó. É fofo e divertido.

Mas, como todo clássico, há partes que incomodam. Para mim, essas partes correspondem ao retrato do olhar desumano em relação às pessoa negras e escravizadas. Helena retrata essa questão com uma sensibilidade muito grande, ainda que a mesma reproduza comportamentos da época.

Como os relatos de Helena são de poucos anos seguintes à abolição da escravatura (1893-1895), é quase como se as pessoas em Diamantina continuassem vivendo o período escravista.

De uma maneira geral, foi muito divertido ler sobre os acontecimentos da infância, as amizades e as fofocas dentro desse contexto tão específico que é a vida cotidiana de uma menina no interior de Minas Gerais, no final dos anos 1800. Deve ser ainda mais legal se você é de Diamantina nos dias de hoje.

murilomerino 24/10/2021

impossível não amar a helena!
esse livro na verdade não é um livro, é uma coletânea de diários da Helena de quando ela era pequena e morava na área rural de Diamantina. ela conta seu dia a dia e suas vivências com sua família e amigos de uma forma muito leve e engraçada, de modo que vc se pega rindo em vários momentos da personalidade despojada e rebelde dela.
super recomendo pra quem quer uma leitura bem descontraída e ao mesmo tempo gosta de história e tem interesse em saber como era a vida no final do século XIX no Brasil, logo após o fim da escravidão e com a crise do ciclo da mineração.
dei 4 estrelas pelos momentos que passei raiva pelo racismo da época

Patricia.Silva 11/09/2021

Sobre ser criança
Livro super engraçado e fofo! É o diário da Helena quando criança. E assim ela vai relatando os pontos altos do seu dia ou as piores coisas que acontecem.
Me identifiquei muito com ela no sentido de ser muito questionadora e dona das suas ideias.
Linda a relação dela com a avó e com os pais dela.
Leitura por demais prazeirosa!

Nirley 22/07/2021

Uma delícia de livro
Publicado pela primeira vez em 1942, antecipa a voga das histórias do cotidiano e dos relatos confessionais de adolescentes ao traçar um retrato bem-humorado da vida em Diamantina entre 1893 e 1885.

Da estagnação econômica ao surgimento de inúmeras modalidades de trabalho entre a escravidão e o regime salarial, Helena Morley compõe um painel multicolorido, desabusado e inconformista de um momento histórico singular no Brasil. De lambuja, o leitor é apresentado às vésperas de um novo século.

Eu amei conhecer um pouco da Diamantina de 1893, e participar das aventuras. Eu amei esse livro e super recomendo!

Thiago 07/06/2021

Pra q título mano
Cara, sinceramente? Eu amei o livro. Nele a gente consegue aprender muitas coisas, como por exemplo os costumes e a cultura da sociedade daquela época. Como o bullying na escola era muito mais pesado, como as escolas cobravam muito mais que hoje em dia. Além disso, também é interessante ver a influência que o catolicismo tinha nessa época, dada as diversas vezes que ela recebe um ênfase central no texto. Porém, a única coisa que me impede de dar 5 estrelas é o fato de que, durante a leitura, muitas vezes passamos por sentenças ambíguas, onde é difícil entender o que a autora queria dizer. Fora isso, o livro é perfeito.

nelisa 22/05/2021

Minha vida de menina
o livro em si é bom mas eu achei muito enrolado e isso o tornou um pouco cansativo,tem muitas coisas desnecessárias mas tem uns pontos bem interessantes e é interessante como era antigamente,muito sofrimento,sem nenhuma tecnologia e ainda viviam felizes,até vale a pena ler mas tem que ter paciência de ouro

Carol 01/05/2021

Ok
Livro muito parado em algumas partes e mesmo sabendo da época em que se passava,algumas passagens como o racismo e o machismo me incomodaram demais,teve horas em que eu revirei os olhos enquanto lia. A gente vê em primeira pessoa então é difícil julgar,mas a Helena parece ser uma pessoa chata, intrometida e egoísta. Faz as coisas ruins e depois vai se confessar e acha que está tudo certo. Me deu vontade de ler por causa de um trecho que caiu na prova da fuvest e eu achei que fosse engraçado,mas o humor aqui é muito fraco. Não está mais na lista da Fuvest,pelo menos. Vale a leitura só pra conhecer um pouco mais daquela época,ainda que pelos olhos de uma criança meio sem sal

Laura.Curi 09/04/2021

Guardado como diamante!
Em 2009 assisti ao filme "Vida de menina" cuja origem vem daqui. Desde então revi a obra incontáveis vezes até chegar ao livro. Grande coisa!
A identificação que tenho por Helena/ Alice é absurda. Inenarrável. Ela é o que habita de mais puro em mim, sua alegria, sua impetuosidade. Sua teimosia! E a delícia e grande vontade de viver no campo no sec xix.
Brincar nas ruas, comer fruta da árvore. Tomar banho e lavar roupa em riachos.
Procurar diamantes.

CahFurlan.Mello 08/04/2021

Um livro leve, doce e divertido de ler!!!
Helena conta seu dia a dia com leveza e aventuras...
Ela conta suas alegrias, suas raivas e decepções.... mostra seus sentimentos de inveja, dor e felicidades...