O Vale Do Medo

O Vale Do Medo Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas -

Desiree Iasmin 27/02/2023

Dos livros que li de Sherlock esse é o mais integrante, o tanto que foca na história da vítima e não em como o detetive desvenda o caso chega a saturar.

Wes 07/03/2023

Um plot twist muito bom
Comeca com o mistério depois parte pra uma história que parece que nao se conecta em nada com a historia inicial. Mas nas ultimas páginas tudo comeca a fazer sentido. So achei que podia desenvolver um pouco mais o desfecho com o Sherlock. Mas é muito bom.

srta_luaa 18/03/2023

4 ?
Sherlock Holmes: O Vale do Medo é o último romance escrito por Arthur Conan Doyle, e ele é dividido em 2 partes. A primeira parte se chama: A tragédia de Birlstone, que começa com Sherlock Holmes apresentando ao Dr. Watson, uma mensagem criptografada que recebeu de Porlock, um criminoso que trabalha para o professor Moriarty e vende informações para Sherlock Holmes. Não demora muito para que Sherlock desvendasse o código do bilhete, o qual dizia que um homem muito rico, Sr. Douglas de Birlstone corria perigo, o que eles não esperavam é que no mesmo instante um inspetor que trabalhava para a Scotland Yard, Alec MacDonald, entraria na mesma sala em que ambos estavam, com um caso para eles resolverem: o brutal assassinato do Sr. Douglas de Birlstone. Sem pensar duas vezes Holmes dirige-se junto com Dr. Watson e o inspetor MacDonald para o vilarejo de Birlstone, onde encontraram o local que estavam buscando: totalmente cercada por um fosso misterioso e mostrando-se bem segura, Manor House: mansão onde o Sr. Douglas morava com sua fiel esposa, seu mordomo, a governanta e outros empregados e seu melhor amigo Cecil Barker, local esse também onde o mesmo foi morto brutalmente. Inquieto com o caso confuso, Holmes acaba descobrindo muitas coisas do passado de Douglas e uma delas tem a ver com um Vale do Medo.

A segunda parte se chama: Os Scowrers, parte da história destinada a experiência de Jack McMurdo vivendo em Vermissa, onde encontravam-se os vales de ferro e carvão. Essa segunda parte abordará detalhadamente sobre o Vale do Medo em si e sobre a sede dos homens livres (gangue local extremamente perigosa), também abordará o suposto envolvimento do Sr. Douglas com o local, e o que de fato poderia ter sido a razão pelo qual sua vida fora tirada.

Minha opinião
Confesso que gostei mais da primeira parte do que da segunda, mas a segunda foi essencial para entender a primeira. O mistério que ronda essa história é impressionante e prende bem. O plot twist é muito bom, mas só vem no final de ambas as partes, ou seja, você só descobre de fato o que aconteceu na penúltima, se não na última página, então se quer entender a história tem que ler tudinho, se não você acaba ficando perdido, diante dos fatos apresentados. A escrita de Arthur Conan Doyle no começo é bem puxada para entender, mas depois a leitura fica fluida, demorei um pouco para terminar de ler esse livro, pois estou passando pela famosa "ressaca literária", mas estou me forçando a ler e mesmo sendo um leitura difícil no começo, a história em si é muito boa.

Rafaela 22/03/2023

Não foi o melhor, mas foi bom!
O mistério em si foi muito bom, adorei (como sempre) acompanhar a investigação, supor coisas, acompanhar o raciocínio do Sherlock.. mas a segunda parte do livro foi meio blé, achei que enrolou bastante, não me cativou tanto e não foi tão interessante. mas, me surpreendi com o desfecho da (longa) história de "Douglas", eu realmente não esperava o plot! foi muito bom! no mais, ele é maior do que os outros dois que li, não é o melhor, mas é uma boa experiência, recomendo o mistério em si, o caminho até o plot não é tão interessante.

Fau 24/03/2023

O Vale do Medo
Desde pequenininha eu adoro as histórias de Sherlock Holmes! Essa é uma das mais misteriosas que já li, cheia de tramas e nuances importantes que levam a gente a pensar muito sobre como será o final. Leitura muito boa!

Steh 16/04/2023

Uma boa leitura, adoro o raciocínio do Sherlock, porém achei um pouco previsível a resolução do caso.

Neve 21/04/2023

Um dos melhores
A primeira parte do livro, em que conta o mistério em si, eu achei um pouco previsível, embora não seja ruim. Já a segunda metade, que conta com um flashback e serve para contextualizar o presente, é muito provavelmente um dos ápices do autor. A história prende muito e a reviravolta final é apresentada de maneira surpreendente, que dá uma sensação muito prazerosa ao leitor.

maxnotedio 23/04/2023

Li pela metade
mas até onde eu li é bem legal
eu tô tentando ler outros do Sherlock mas não tô tendo tempo, espero que seja bom

Adriana.Ferraz 29/04/2023

Sherlock Holmes o Vale do Medo
Mais uma ótima aventura do detetive mais famoso de Londres.
Desta vez um final inesperado. Uma história de mistério onde o final é bem diferente do imaginado.

Loh.br 02/05/2023

Então, é um tanto confuso, eu diria, mas bastante surpreendente, fiquei surpresa com toda a história, e me senti uma investigadora/detetive, não sei se os outros iriam gostar, mas é ótimo, gostei bastante da história, e do final, apesar de ter ficado confusa a cada página passada

jao 11/05/2023

Gosto
Não é um tão bom quanto Cao dos Baskerville ou Estudo em Vermelho, mas é um livro interessante e recomendo, bem melhor que os contos do sherlock

Freezerburn 25/05/2023

O Vale do Medo
Eu li O Estudo em Vermelho e odiei, o mistério é chato e a história contexto é pior ainda, levando a um final trágico que deixa um gosto amargo na boca. Mas este não, apesar do meu pré-conceito estabelecido de que os romances de Sherlock são chatos por quererem inventar uma história do nada, esse me surpreendeu.

O mistério inicial é bem intrigante e interessante, deixando certas dicas do que poderia ter acontecido (e as minhas suspeitas estavam corretas, uma pelo menos), engraçado do próprio livro criticar os mistérios de romances que não deixam dicas para o leitor conseguir sozinho resolver o mistério, pois foi justo o que eu senti lendo o primeiro livro. Foi bem divertido aquela primeira criptografia que o Sherlock e o Watson estavam resolvendo.

A história contexto no início estava chatinha, mas por conta do protagonista se mostrou até que interessante. Por conta do trauma do primeiro livro eu esperava algo trágico ocorrendo, mas o final foi surpreendente, algo que eu não esperava. Apesar do nome, o local não passou tanto medo que eu achei que iria passar, talvez por ser curto demais não deu pra passar a sensação de terror, só algum contexto da situação mesmo.

Recomendo demais este aqui, apesar de eu não encaixar tanto como uma história de mistério, é mais um drama bem interessante

Silvana 09/06/2023

Livro muito bom, Sherlock sempre trazendo casos emocionantes para desvendar. Quando pensamos que chegamos a uma solução o jogo muda totalmente.

Gabi1424 10/08/2023

QUE LIVRINHO DELICIOSO, leitura rápida e fácil, quando você menos espera consegue se ver no local, com os personagens, investigando e criando teorias, a primeira parte é mais fácil, soluções simples, já a segunda te engana do início ao fim, cria uma tempestade em copo d'água, mas vale totalmente.