O signo dos quatro

O signo dos quatro Arthur Conan Doyle

Resenhas -

Crisfeh 09/06/2024

Comentário
Achei ele meio confuso no começo, mas, creio que isso foi culpa minha ou da tradução. A história é bem singular.

kittyleitora 07/06/2024

O signo dos quatro
O mistério do livro é bom, porém permanece com algumas pontas soltas e não resolvidas, o que me incomodou, já que há o último capítulo feito para resolver todo o problema, porém continuei com algumas dúvidas sobre a solução do caso.
O que mais me incomodou foi a escrita do autor criticando a cultura indiana e seus povos, ainda com algumas falas e descrições contendo racismo e discriminação de religiões. O livro é do século XIX, mas a opinião dele é persistente no livro sobre a "mediocridade dos indianos e como os europeus são melhores".
Exemplos: (Os personagens estão entrando na casa do Sr. Sholto) "Quando entrei, me deparei com uma casa deplorável."
(Uma mulher está descrevendo um dos criminosos) "Era um sujeito moreno, com cara de macaco."
Poderia listar vários, entretanto não desejo me estender na resenha. A escrita às vezes fluía mas na maior parte do tempo o livro foi um sufoco de ser lido. Achei o final sem sentido com
( SPOILER!!! )

o Watson casando com a srta.Marston lá, parecia que a menina nem gostava dele.

Felipe.Mendes 14/05/2024

Bem mais cômico e frenético que o anterior
O Signo dos Quatro é a segunda aventura de Sherlock Holmes e Watson, aqui temos um livro muito divertido, engraçado e bem caótico quanto a narrativa.

Aqui o mistério me prendeu do inicio ao fim, fazendo com que eu levasse menos de 1 dia para ler. A leitura é fluida, cômica e realça ainda mais as características tão marcantes dos personagens.

Só não dei 5 estrelas por um certo preconceito a outros povos, e a explicação do criminoso que novamente é longa e chatinha.

Tatá 05/05/2024

O começo do livro é até legal, tirando a parte que os capítulos são muito grandes, mas em compensação o livro é bem legal escrito. Por mais que não seja o tipo de suspense que eu gosto, ele vai tomando um rumo legal, mas quando chega no último capítulo fica extremamente chato e maçante, não precisaria de tantas páginas

Léo 22/04/2024

Por enquanto, foi o "menos bom" dos livros do Sherlock Holmes que já li.
O enredo, que trata da solução de um assassinato conjugado com o roubo de um tesouro, fica meio acumulado ao longo do texto e com muitos pontos a elucidar, o que tornou a leitura do fim do livro mais cansativa que divertida.
Mas, de fato, a genialidade excêntrica de Holmes faz a leitura valer à pena.

aan.miguel 17/04/2024

"O Signo dos Quatro" é uma obra de mistério protagonizada pelo famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro Dr. Watson. A trama gira em torno de um tesouro perdido, intrigas familiares e um duplo assassinato. A narrativa é bem conduzida, com momentos de suspense e ação.

Como em outras obras de Arthur Conan Doyle, os personagens são o ponto forte da história. Holmes é astuto e enigmático, enquanto Watson continua sendo um parceiro confiável e mais sensível. No entanto, personagens secundários, como Mary Morstan e os antagonistas, são um pouco menos desenvolvidos, o que pode limitar o envolvimento do leitor com eles.

A escrita de Doyle é clara e detalhada, mantendo a atenção do leitor. No entanto, o livro reflete os valores e atitudes da época em que foi escrito, incluindo expressões e ideias racistas que podem causar desconforto.

No geral, "O Signo dos Quatro" é uma obra sólida do universo de Sherlock Holmes, com uma trama interessante e personagens marcantes. No entanto, suas falas racistas e alguns elementos previsíveis podem tornar a leitura menos agradável para alguns leitores. É importante abordar a obra com um olhar crítico sobre esses aspectos.

Mari.Vasconcelos 07/04/2024

Só para constar, em se tratando dos mistérios de Sherlock Holmes, não esperem nada de trivial.
Popularmente falando, 'por aqui o buraco sempre é mais embaixo' .

"Não tolos tão incômodos como os de espírito"

Jovem.leitoraa 23/03/2024

Bom, mas não incrível.
Eu não gostei muito deste livro, não me prendeu tanto. O livro é bem escrito, porém, eu não gostei tanto quanto esperava. Claro que vale a leitura, é um bom suspense, mas não meu favorito.

O final mesmo com a narrativa do Small me deixou cansada.
O livro estava maravilhoso e do nada o Small conta a história dele (até ai tudo bem), mas não precisava gastar quase 10 páginas pra isso. Foi realmente enfadonho. A história tinha tudo pra ser boa, mas foi chata e maçante.

O primeiro livro que li do Sherlock (As aventuras de Sherlock Holmes) é maravilhoso, achei que esse também seria.

Amei que o Dr. Watson arrumou uma esposa!!

Allana silva fe 17/03/2024

Horrível
Pior livro que já li, não tem outra coisa que defina, pulei muito do final já não aquentava mais. Não recomendo!!!!

Ana_Leituras 07/03/2024

Esperava mais
A história foi boa, as vezes foi entediante e realmente insuportável ler esse livro, porém tiveram horas que a única coisa que eu poderia pensar ou fazer foi nesse livro, acho um livro bom, entretanto, um aspecto que me INCOMODOU MUITO é que em algumas partes ele passar um ar de preconceito (no final do livro). Eu não leria de novo nem ferrando.
Jordão. 07/03/2024minha estante
Eu li esse livro há muitos anos atrás não lembro de preconceito, é em relação ao que esse precoceito?

Marina516 28/02/2024

Gostei
O livro é pequeno e só a narrativa da história do Small que foi um pouco cansativa, fora isso foi muito bom. Eu gostei bastante, os truques do Sr.Holmes me surpreendem a cada livro. Recomendo muito.

Jôjô 28/02/2024

Livro maçante demais
Esse conseguiu ser melhor que o outro, mas continua sendo uma escrita maçante e arrastada. Não recomendo!! O livro chato

Luis41070 21/02/2024

Misericórdia
QUE LIVRO PAIA pelo amor de Deus
Além de ter várias descrições racistas ele acaba muito mal
Me diz quem quer saber a história do bandido, até pode ter sido injustiçado, se desenvolvesse ele desde o começo faria muito mais sentido a porcaria do final ser a história dele
Uma coisa que eu ODIEI foi o sherlock literalmente tirar do 🤬 #$%!& que era um canibal negro nada a ver e o pior que assim que eu li isso eu sabia que ele ia estar certo no final pqp
Além dos negros canibais tem MUITO esteriotipo nos personagens indianos como o Sholto mano descreveram ele como um bizarro drogado extremamente expressivo muito extrovertido o que sei lá não é ruim mas entregar logo de cara essa 🤬 #$%!& é muito ofensivo
Sério quem quer ler esse livro NAO LE estraga muito o personagem do sherlock e do watson seriao
Mas é nesse que o watson conhece a Mary então só pelo apaixonadinho não vale a pena nao mas se quiser ver isso acontecendo infelizmente vai ter que ler esse
Horrível