O signo dos quatro

O signo dos quatro Arthur Conan Doyle

Resenhas -

Rayssa 14/11/2023

Finalmente terminei esse livro depois de uns 3/4 anos lendo.
Não tem nada para falar, é um livro ótimo.
Zack0 14/11/2023minha estante
Essa saga é incrível, Conan Doyle concerteza é um dos melhores autores do seu tempo.

Carolina2215 14/11/2023minha estante
Igual eu lendo IT....kkkkkk

Rayssa 14/11/2023minha estante
Com certeza, uma tamanha criatividade

Rayssa 14/11/2023minha estante
Foi pura preguiça de terminar e nem é tão grande kkkkk?

Ester 09/01/2022

Eeehhh... mais ou menos...
A história não é lá muito interessante, gostei bem mais de Um estudo em vermelho. O interessante desse livro é conhecer mais um pouco sobre os personagens do Sherlock e do Watson, mas o caso em si é bem chato. Fora que eu achei uns lances aí bem problemáticos. Espero que os próximos livros sejam mais legais
Diego 09/01/2022minha estante
Eu gosto muito de Sherlock, mas gosto mais da histórias de Poirot. Já leu algum com ele?

Ester 09/01/2022minha estante
Ahhh simm os da Agatha! Gosto tbmm, já li algumas com ele!

Diego 09/01/2022minha estante
São estilos diferentes de detetives, mas gosto dos dois. E prefiro Watson a Hastings.

Ramon157 16/05/2021

ora ora
Parece que temos um xeroq rolmes aqui

O caso era muito interessante, a solução de Holmes também é muito boa, mas o relato depois da solução perdeu bastante a minha animação... Mas, no geral, o livro é bem bom
Fernanda.Calixto 16/05/2021minha estante
Aí "estudo em vermelho" teve o mesmo problema pra mim. A história é super interessante, como ele resolve e tal, mas qnd vai para a segunda parte, senhor, quase que eu não termino o livro

Ramon157 17/05/2021minha estante
Simmm, mas ainda o estudo em vermelho eu achei mais cativante do que desse. Esse quase larguei também ?

Fernanda.Calixto 17/05/2021minha estante
Ja leu algum livro de Agatha Christie? O desenvolvimento da história dela é muito bom, não tem muita história paralela, sempre gostei muito dos filmes e séries de Sherlock, mas em questão de livros de investigação e crime, os livros dela, para mim, são os melhores.

moony 14/08/2021

Fui ler com expectativa por conta de ?Um Estudo em Vermelho? mas conseguiu quebrar todas elas

A história é meio chatinha e o livro contém partes MUITO racistas e xenofóbicas

Outro ponto fraco do livro foi o desenvolvimento do par de romântico do Watson, esperei que a Mary fosse mas desenvolvida, ou ao menos a relação deles,

Mas simplesmente tudo que acontece é o Watson ficar obcecado por ela em uma noite e fica querendo que ela não receba o tal do tesouro porque a chances dele pra cortejar ela seriam baixíssimas se isso acontecesse

Ele cria a fic toda na cabeça, depois dessa interação não vemos quase nada deles até que mais ou menos uma semana depois ele vai lá aleatoriamente pedir ela em casamento

Prefiro #johnlock cof cof

Eu ia dar meia estrela, dei uma porque gostei da cena de perseguição, foi o ponto alto do livro pra mim.
manuara 15/08/2021minha estante
johnlock shipper por aqui??

moony 15/08/2021minha estante
óbvio

nickyeomie 11/01/2024

Meio chatinho
Estava com altas expectativas pra esse, mas foram todas desmanchadas. Achei extremamente confuso (muitos nomes de lugares, difícil de acompanhar), a linguagem estava um pouco mais complexa, e minha imaginação não foi capaz de acompanhar muitas das descrições.

Apesar disso, Sherlock continua sendo super incrível nas deduções, e é muito interessante os métodos que ele usa, principalmente os irregularidades de Baker Street haha

E dr. Watson vai se casar? Tá aí uma coisa que não imaginaria acontecer tão rápido haha mas espero que dê tudo certo daqui pra frente.
(Obs.: primeiro da MLV2024 - um livro que possui alguma adaptação)
Nanda;) 12/01/2024minha estante
Hummm, mas dr Watson?? Kkkk

nickyeomie 12/01/2024minha estante
Dr. Watson não perdeu tempo, já foi pedindo a mulher em casamento kkkkk

emillyvnn_ 24/02/2023minha estante
n sei pq, mas tive uma crise de riso com essa resenha

Eedeen 25/02/2023minha estante
Obrigada eu acho?kkkk

Lis 27/01/2022

Desnecessário
Tirando o fato de sermos apresentados apresentados a Mary linda maravilhosa, o livro é completamente desnecessário com várias páginas contendo racismo explícito, deu até nojo. Sherlock viradao na coca
Leonarto 27/01/2022minha estante
Esqueceu de falar do Watson gadão

Brisa 17/02/2022minha estante
Mds simmmm. Tb fiquei incomodada

Cheese_P 23/01/2023

Uma completa decepção
O Signo dos Quatro foi um livro que eu li ainda quando eu era criança. Foi um livro que eu amei muito na época e que fez eu me interessar muito pelos livros do Sherlock Holmes (apesar de hoje não me atrair por eles). Esse ano eu o finalizei pela segunda vez e hoje, com uma mente mais velha e politizada pude perceber o quão problemático é esse livro.

Em relação aos personagens protagonistas, é mais um pouco do mesmo, o Sherlock, o Watson, a vítima e os detetives da polícia. O Sherlock sempre transmite mais um pouco daquela alma vazia e triste que ele parece ter, o que é muito legal a primeira vista, mas as vezes acaba se tornando chato e sem graça. O Watson, muitas vezes deixa de ser um personagem interessante pra ser só o companheiro sem personalidade do Sherlock e isso desanima muito o leitor que deseja ver esse personagem evoluindo e sendo desenvolvido.

A construção da história também é simples e segue questões padrões dos romances policiais de época, mas um dos detalhes principais desse livro é a quantidade de páginas com citações racistas e xenofobicas, parte do livro critica os indianos por não aceitarem bem o imperialismo inglês (alguém deveria ensinar ao Conan Doyle como a colonização destruiu os países colonizados ao redor do mundo) e em muitos capítulos, as pessoas não brancas são demonizadas, principalmente o Tonga, personagem descrito diversas vezes sendo "o negro monstruoso". Eu sou um homem negro e fiquei no mínimo decepcionado de ver que o romance de infância que me fez ficar interessado por narrativas policiais era, na verdade, um livro tão sujo e preconceituoso.
Julia4894 28/01/2023minha estante
NOSSA FALOU TUDO

DANILÃO1505 13/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Rianny.Mendes 31/10/2022

Basicamente é isso q tenho pra falar desse livro ele é bom, não tem nada de muito extraordinário, sinceramente eu esperava mais dele, o Sherlock é sim um detetive maravilhoso e gosto de acompanhar seus surtos kkkkkkk mas sei lá não teve muita emoção, foi só uma cena pra ser mais exata, enfim o primeiro livro é melhor.
Sonic Judeu 31/10/2022minha estante
achei o msm, gostei muito da interação entre Sherlock e Watson que foi melhor explorada nesse livro, mas no quesito do caso eu não gostei muito.

Malu 02/08/2020

Contos
acho que esse foi um dos melhores contos do Sherlock que eu já li
Lici 02/08/2020minha estante
O plot twist desse conto é perfeito!

Ana 30/12/2022

Minha primeira leitura com Sherlock Holmes
Não tenho muito o que dizer, o livro é bom e envolve o leitor, vi várias resenhas sobre o fato de ser uma narrativa bastante racista e preconceituosa, e realmente é, mas considerando que foi escrito numa época que essas questões eram tão naturalizadas, não achei que fugiu da situação que o autor vivenciava, mesmo sendo algo infeliz.
No geral, é um bom livro, leve, curto, sem muitas reviravoltas, e com um romance de leve pra mudar um pouco o foco da investigação pura.
?A principal prova da verdadeira grandeza do homem está na percepção de sua própria pequenez.?
Eriiiick 14/01/2023minha estante
Lê Sherlock Holmes um estudo em vermelho
Vale muito mais a pena

Julia4894 28/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK Q RESENHA BOA

gabz 30/04/2021

O jeito que ele descobriu como aconteceu foi até bonzinho mas o modo como os personagens indianos foram representado, é extremamente racista e problemático, não indico
Michele 10/01/2023minha estante
Sim li um pouco e não to gostando

Mariana Araujo 14/01/2021

Péssimo²
Eu fui ler esse livro achando que iria achar legal igual aos outros que ja li e me deparei com uma história totalmente xenofobica e racista, tá tá que é de 1800 e bolinha, ser de época n torna o livro menos difícil de ler hoje em dia, fiquei realmente mal com as descrições pejorativas e animalescas de pessoas negras e de como os indianos são postos como canibais revolucionários e o homem branco é um pobre coitado. Não é anacronismo e nem estou cobrando outra visão no livro que claramente foi escrito na época que o mundo era visto pelos olhos da Europa, é só que realmente não me senti bem lendo essas coisas.
Jamile1 15/01/2021minha estante
Sinto um pouco disso quando leio livros de época tipo Os Bridgertons. A forma como as mulheres eram tratadas naquela época me deixa nervosa e revoltada. Por isso não li muitos livros nesse estilo, acaba não sendo uma leitura prazerosa.