Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

Moons 10/11/2016

Santos e Pecadoras
Até conhecer Hilda, eu nunca tinha tido uma relação tão (literalmente) íntima com o 1º de Abril. E agora, digo que é mais uma das mulheres de minha vida que mora em minha alma. Me identifico com muitas mulheres meio trágicas, eu confesso, talvez pela poesia, talvez pela força ou resignação, não sei. Só sei que muitos aspectos de Hilda Furacão me remetem a mim mesmo. Os olhos tristes, os olhos de culpar os outros, mas ao mesmo tempo portadores de uma alegria de levantar qualquer ser. Mas não é apenas isso que me faz sentir Hilda em mim.
É a penitência imposta. A conformidade paciente. Por vezes, até a resiliência de saborear o inferno em terra na procura do Éden carnal. A resignação quando se entende que a vida, ou até mesmo Cristo, se interpõe nos seus sonhos de amor. E vi Hilda ao meu lado quando a felicidade me passou outro primeiro de Abril.
Hilda, Hilda... Mito ou realidade? Pois tal como eu pedi aos deuses, por que é que, caso minhas querenças não me cheguem e não deem certo, por que é que não me transformam em poema? Em letra exposta, literária. Porque assim eles podem me reescrever e então dizer aos meus leitores que, tal como os romances de minha vida, eu, Saymon Freire, nunca existi e sou apenas um primeiro de abril que o tempo quis passar nos leitores.

Antonio Maluco 15/02/2017

expectativa X realidade=decepção
legal o livro mas esperava mais cenas sensuais e não vi a minissérie e estou ansioso em ver se o livro é parecido com a minissérie e legal saber sobre a história brasileira

Zé Guilherme 15/05/2024

O mito da garota do maiô dourado!
Ahhh, Roberto Drummond que livro envolvente. Tudo nele tem aquele ar mítico e atmosférico do interior, mas o maior trunfo são as figuras emblemáticas que ele nos apresenta!!

Às vésperas de um Golpe Militar, somos apresentados as desventuras e aventuras de três amigos de infância: o narrador Roberto, Aramel o Belo e Frei Malthus o Santo. Daí em diante, a chegada da misteriosa Hilda Furacão na zona boêmia de Belo Horizonte, vai nos deixando a par do universo plural que percorre as ruelas da capital mineira e da pequena Santana dos Ferros, cidade de origem do nosso trio.

Divertido, emocionante, sensual e político! Impossível não terminar a obra máxima do autor com os olhos marejados. Adorei.

Elis133 31/08/2014

Divertido, surpreendente e histórico
Roberto Drummond me conquistou de vez!
Se você julga essa obra pela minissérie da Globo (com o padrão global de sempre) se surpreenderá com o livro. O autor R. Drummond como narrador é divertido, fofo e cativante. Adorei.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 28/12/2017

De volta ao quarto 304
Muitos anos depois da exibição da minissérie produzida pela Rede Globo de Televisão, retornamos a história original da prostituta mais famosa do país: Hilda Furacão, livro do brasileiro Roberto Drummond.

Em uma narrativa que mescla o romance proibido entre um frade e a prostituta mais cobiçada da capital mineira e o cenário político e social conservador que antecedeu o golpe militar de 1964, Hilda Furacão narra a história de três amigos e uma bela prostituta que chamou a atenção de toda a capital mineira. Os amigos são Roberto, um jovem jornalista comunista que se divide entre a causa e os desafios de quem começa no jornalismo; Aramel, um belo rapaz que sonha em tornar-se ator em Hollywood e livrar-se da vida de pobreza que vivia; e Malthus a quem todos chamavam de Santo, porque desde pequeno foi guiado pela mãe e pelo padre de Santana dos Feros a seguir a vida religiosa para alcançar uma pretensa santidade. E ela era Hilda, a Garota do Maiô Dourado, uma moça de família rica que desprezava todos os pedidos milionários de casamento e que por algum motivo desconhecido abandona tudo e muda-se para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia da cidade para o desassossego de esposas, namoradas e mães de toda Belo Horizonte.

Através de sua narração muito pouco preocupada com a linearidade da narrativa, Roberto vai contando o que ocorre com cada personagem da trama, as aventuras amorosas dos amigos, as rusgas e agitações políticas, as articulações comunistas e dos conservadores de direita. Essa falta de linearidade se manifesta quando, na sua narração, ele vai pulando de um fato para outro, de uma lembrança a outra, criando hiatos entre um acontecimento e seus desdobramentos, apenas para criar expectativas. Um jeito muito próprio de contar história, que usa de uma linguagem informal e muito próxima do leitor, enredando-o com o seu bom humor e até mesmo com essa sua falta de objetividade. Assim todas as histórias que conta encontra sua vez e se entremeiam com a sua própria história.

Mais do que uma história romântica de um amor impossível entre um religioso e uma prostituta, Hilda Furacão é um livro que aborda diversas questões que descrevem o cenário social moralista e conservador das elites brasileiras bem como os fortes sentimentos anticomunistas do período que antecedeu ao golpe militar de 1964.

O cenário político da época é um dos principais panos de fundo da narrativa que comenta fatos do momento político do país como as reformas de base e a disputa entre direita e esquerda durante os governos de Quadros e Goulart.

O livro termina com a eclosão do movimento golpista empreendido pelos militares e que contava com o apoio dos partidos de direita. Desse modo, o destino dos personagens principais coincidem com o dia seguinte ao golpe que deu início à Ditadura Militar no Brasil, ironicamente 1º de abril, Dia da mentira. Contudo o desfecho da narrativa não foi exatamente o que eu esperava, marcado por muitos desencontros e deixando um ar de história inconclusa.

Em conclusão, Hilda Furacão é um livro muito bem-humorado, que fala dos bastidores de uma época no qual a tensão entre a elite de direita e tradicionalista e os movimentos trabalhistas (de esquerda) se encaminhavam para o Golpe de 1964. Trata-se também de uma obra que desnuda, de um lado, os últimos anos de uma era de grande participação política por parte da população, representados por Roberto, e, de outro, os anos de ouro da boemia, representados por Hilda Furacão e pelas pessoas da Rua Guaicurus. Enfim, um livro bom.

Confira a resenha completa do penúltimo livro da campanha do #AnoDoBrasil, a segunda edição da Campanha Anual de Literatura do Conhecer tudo.

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com.br/2017/12/hilda-furacao-roberto-drummond-resenha.html

Fabby 06/05/2020

Fui visitar Minas
Olá pessoas, que por algum motivo me seguem nessa rede social! Tudo bem com vocês?
Comigo está tudo bem, na medida do possível. Estou aqui hoje para contar a vocês, que durante está pandemia tenho viajado bastante e ontem fui até o nosso estado vizinho, Minas Gerais.
Estive lá ontem entre meados de 1959 e o comecinho do golpe militar em 1964 ( ou seria 2020? Agora fiquei um tanto confusa, será que voltei para a época certa?). Sim prezadxs, fui até lá atraída pelo Mal de Hilda Furacão e não fugi a regra, me tornei uma adimiradora obcecada também, tanto que consegui um dia inteiro em sua ilustríssima presença, assim como na presença de tantas outras ilustres personagens que tanto amei conhecer.
O Francis (Robert Francis Drummond) me conquistou na primeira linha de seu romance, sua escrita criativa, sem floreios, cheia de alegria, leveza e fatos históricos, me levou pelo romance quase platônico entre o Santo e a Prostitua e por um Brasil em meio à crise política que seria estopim para o golpe de 64, vivenciei esse momento junto aos bastidores e pasmem, por um momento fiquei esperando aparecer o nome do atual presidente ?
Entre encontros e desencontros, entre tanques de guerra, entre o "se-me-dão", entre tia Ciana com seu fiel companheiro doguistico, Jolie e tia Çãozinha e o drama do Adão nu, Emecê e sua vida dupla, entre os Três Mosqueteiros, dei muita risada, que foi gratamente acompanhada pela risada de mainha já que compartilhei a leitura com ela, aprendi um pouco mais sobre a história política de nosso país e sobre a vida, com suas certeza incertas e sobre a força de uma mulher Furacão.
Para quem acha a literatura brasileira um saco, ahh prezadx vc está redondamente enganado!

Gabi Ribeiro 22/05/2020

Boa história...
Eu li muitas resenhas negativas sobre esta obra, no entanto, a minha experiência com ele foi diferente.
Gostei muito dos elementos de contexto histórico que o autor vai soltando durante a obra para ambientar a história.
Confesso que em alguns trechos o chove e não molha da Hilda e do Malthus fica um pouco entendiante, mas não chega a afetar o livro todo. Enfim... gostei, atendeu as minhas expectativas.

Rodrigo 24/05/2020

Furacão, Hilda
Mistério, amor, sexo, política, boemia mineira e Hilda são os ingredientes que permeiam esse livro que conquistou-me abruptamente.

Lorena Tostes 30/06/2020

Livro cheio de humor e uma curiosidade angustiante para descobrir quem era Hilda furacão... o fim da trama condiz com o tema brincalhão, nos deixa de "calças abaixadas". Rsrs

Nathália 27/07/2020

Escrita peculiar de Roberto Drummond
No início estranhei o jeito de escrever do autor. Afinal, o livro era sobre Hilda Furacão ou Roberto Drummond? Era sobre os dois, sobre o Roberto da época que ele conviveu com Hilda, seus amigos, família..Depois que me acostumei ao "jeito de Roberto", a leitura fluiu, comecei a me deliciar, me transportando para a época, torcendo para o Santo, divertindo com o grupo de amigos e adorando quando a tia mandava telegramas ao sobrinho. Recomendo!

Beatriz Aparecida Nogueira 05/12/2020

Quando o inacreditável acontece... Glória Pérez salvou Hilda Furacão de Roberto Drumond!