Especial Ryan O'Connell

Resenhas - Especial

mary_pt 21/10/2022

Especial
O que posso citar sobre está divina obra, é que ela é perfeita.
Em alguns momentos são bem... pesados e a ironia vai estar presente no decorrer da história, Ryan é um jovem com paralisia cerebral e também é gay, o que ao longo de sua vida conta vários acontecimetos Muito engraçados, e que alguns deles estão presentes na geração atual de jovens. Esse livro, me deixou pensativa e quase sem post-it de tanto marcar o livro.

As Frases que mais me definiram foram:

"Apenas deixamos de ser amigos porque nos tornamos pessoas diferentes."

"Quando abri a porta estava desanimado com o clima alegre."

Athenna 26/12/2022

Li ja faz alguns meses por conta da série. É uma leitura bem fluída e rápida que aborda diversos temas importantes de forma leve e até divertida.

Kaprãn 31/12/2022

Adorei a série, mas não consegui me conectar com o livro, muita coisa desnecessária. Achei lento e sem trama.

Kadu 31/12/2022

Essencial pra gen Y e, principalmente, Z
Se você é Millenial ou gen Z, PRECISA ler este livro. São lições essenciais (mas que aprendemos sem o livro, nos lascando mesmo) para todos da nossa geração. O livro é de uma honestidade brutal. Maravilhoso.

luizedu 13/01/2023

A crise dos 20 é universal.
O mais delicioso em ler Especial, foi ter a sensação de ler um diário de tão aberto e pessoal que Ryan era ao contar suas histórias sem nenhum tipo de pudor. Isso me aproximou da sua narrativa enquanto leitor.
É ótimo ler as contradições, dúvidas e acertos de alguém que não tem vergonha de se assumir imperfeito sem deixar de se responsabilizar pelos seus erros.
Através da leitura refleti sobre minha fase atual e já não me sinto tão culpado por me sentir perdido no caos que é estruturar uma vida aos 20 e tantos anos.
Alguns leitores podem desgostar da estrutura do livro por não ter uma progressão narrativa mais tradicional com início, meio, fim e funcionar mais como uma compilação de relatos que ora se conectam e outras vezes nem tanto.
De qualquer forma, fico contente de ter iniciado meu 2023 lendo este aqui. :)

Alexandre | @estantedoale 25/01/2023

UM BLOG DE PAPEL?
A leitura de “Especial” é divertida. Mas é um erro procurar o livro achando que ele será igual à série que você viu na Netflix. Ou procurar a série achando que será igual aos escritos de Ryan O’Connell.

A divertida biografia da vida comum de um millennial gay com paralisia cerebral: esta é a melhor descrição para este livro. O autor tem uma maneira ácida de falar dessas questões, contribuindo para o humor dos relatos.

Não é só risos. Quando narra sua vida, Ryan foge da linearidade biográfica. Ok, ele começa falando da infância, adolescência e independência dos pais e como eles contribuíram para quem é hoje. Mas consegue sair e voltar para esse eixo nos capítulos seguintes.

“Especial” é sobre sua deficiência, sexualidade, educação, trabalho, amizades, drogas e descobertas. É isso que divide o livro, não o tempo. Talvez, sem esses tópicos, fosse mais difícil para ele narrar ou para nós lermos.

Os capítulos são intitulados de uma forma que parecem ter saído de um blog – o que não surpreenderia, já que um dos diversos passos da carreira do autor foi o trabalho em plataformas assim. Porém, não são nada curtos. Para facilitar a leitura, temos a irreverência do texto e a diagramação espaçada já conhecida da Galera Record.

Há quem diga que o livro muda seu olhar sobre a série. De fato: essa leitura me pareceu muito mais aprofundada, apesar de entender que a proposta da produção inspirada é ser rápida, fluida e mais sarcástica do que cômica.

Ler “Especial” me fez ter um olhar diferente sobre a vida a adulta, as relações amorosas, amistosas e familiares e mostrou uma perspectiva sobre a vida que, muitas vezes, deixamos de lado: precisamos ser responsáveis por nós mesmos.

site: instagram.com/estantedoale

Kamilla 22/07/2019

Me senti cativada pela história do Ryan desde a primeira página!
Ryan O'Cannell é um jovem que conta sua vida, suas desventuras e desafios de ser um homem gay com paralisia cerebral. Por conta da paralisia ele anda mancando, tem problemas de coordenação motora e as coisas só ficam mais difíceis quando ele é atropelado e perde o movimento de uma das mãos. Mas não pensem que o Ryan é um coitadinho ou especial por causa disso, ele é bem mais que as dificuldades que passa.

Especial é uma obra autobiográfica, onde o Ryan apresenta a história de sua vida no decorrer dos seus vinte e tantos anos. Suas descobertas, medos, conquistas, revelações e críticas.

“Mande as suas inseguranças darem o fora e simplesmente aceite que nosso legado pode ser um pouco não sofisticado. Assim que fizer isso, pode parar de se preocupar em ser a pessoa que o mundo espera que seja e começar a descobrir quem, de fato, é.”

Ryan nos relata sua jornada de forma divertida, cômica, real e às vezes bem desbocado. A narrativa do livro é praticamente uma conversa entre o escritor e o leitor, o que deixa a leitura bem dinâmica e rápida.

Apesar de todas as limitações ele é um jovem comum, que adora beber (e aprendeu algumas coisas em relação as bebidas), adora se divertir, sexo, aplicativos de namoro, que quebra a cara e teve amizades tóxicas. Em alguns momentos é impossível não se identificar com ele, principalmente em relação as críticas feitas pra ele mesmo e pra toda a geração Millennial.

“É o que acontece quando você ainda não sabe quem é: você deixa outra pessoa decidir.”

De forma humorada e simples o autor aborda que a geração vem a muito tempo se tornando dependente das redes sociais, de likes, de divulgar tudo o que faz e esquece dos prazeres da vida, de viver mesmo. Além disso, ele fala sobre como a nossa geração foi criada em uma bolha pelo nossos pais, que sempre tentaram nos proteger de tudo e/ou fizeram de um tudo para que tivéssemos experiências melhores do que as deles e consequentemente nos tornaram dependentes e um pouco narcisistas. São críticas muito válidas e bem construídas que todos deveriam ler.

A obra não é um livro que foca nas dificuldades do Ryan com a paralisia cerebral ou por ele ser gay, claro que isso faz parte dele e é abordado no livro, mas somos presenteados com as suas descobertas, autoconhecimento e amadurecimento de uma pessoa que passou por dificuldades como todos nós como o primeiro amor, amizades, empregos, vícios. Ele é especial, não pelas deficiências, mas por vencer cada batalha e dificuldade que a vida colocou em seu caminho.

“Não dar a mínima para a possibilidade de parecer estúpido é, na verdade, a decisão mais acertada que alguém pode tomar.”

Sem dúvidas Especial é uma obra que me fez bem, me fez querer ser amiga do Ryan, refletir e até querer ser melhor. Muitas das vivências que ele passou não faz parte da nossa realidade, mas há partes, frases ou pensamentos dele que me identifiquei bastante.

Ryan O'Connel apresentou sua história de maneira simples, leve, divertida e que me cativou já nas primeiras páginas. Especial é um livro curto, com uma narrativa fluída e informal (tem palavrões e relatos da vida sexual dele), mas que trás grandes lições e reflexões sobre o próprio Ryan e talvez até pra nós mesmos.
~~~
Curiosidade 1: Os millennials, também conhecidos como a geração Y, são aqueles nascidos entre 1979 e 1995.
Curiosidade 2: Há uma série pela Netflix, Special. A série foi inspirada nesse livro e é protagonizado pelo próprio Ryan.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2019/07/resenha-especial-ryan-oconnell.html

Jaque @blogmalucadoslivros 24/07/2019

Resenha: Especial
Ryan é um jovem millennial. Assim como muitos jovens ele enfrenta problemas cotidianos, com faculdade, crushes, amigos, boletos e bebidas. Ele é gay e tem paralisia cerebral, e a situação se agrava após sofrer um acidente e ter perdido o movimento de uma das mãos.

Apesar disso ele não gosta de ser tratado como especial e às vezes até chegava a dizer que mancava por conta deste acidente, pois assim as pessoas o trata com mais respeito. Mas a trama não gira em torno desse acidente, nem da paralisa e muito menos no homossexualidade; nesta autobiografia, conhecemos um jovem comum, que faz algumas críticas a sua geração com sarcasmo e leveza.

? Você é especial porque todo mundo está prestando atenção em sua geração, se perguntando que tipo de legado vão deixar, e você gosta de ser notado.?

? Somos a geração que cresceu em uma bolha super protetora, a geração que cresceu postando cada segundo da vida. A geração que é pressionada para fazer mais e ser melhor do que a dos nossos pais. Adorei a forma com que o autor criticou algumas coisas da nossa geração e deixou brecha para que o leitor possa discordar também, como aconteceu comigo.

Ryan conta como foi se descobrir gay, seu relacionamento com amigos e também no mercado de trabalho de uma forma divertida e descontraída. Ele também nos conta como foi sua vida quando usava drogas e como ele chegou naquele ponto.

O único ponto que me incomodou um pouco, foi a exposição exagerada do autor sobre seus relacionamentos. Entendo que ele quis contar o máximo que podia sobre ele, afinal, é uma autobiografia, mas acredito que algumas coisas pessoais demais não tinham necessidade de ser contadas.

Ainda assim foi uma leitura leve, rápida e divertida! Me identifiquei em muitos momentos, principalmente quando o autor citou suas amizades que foram embora e me identifiquei muito e acredito que muitos vão se identificar também.

O livro inspirou a série, que está disponível na Netflix. E embora a série seja extremamente diferente, vale a pena assistir também!

Ley 17/08/2019

Especial, primeiro de tudo é uma lição
Não sei bem em que gênero esse livro se enquadra. Para mim, ele é uma biografia, drama, um pouco de auto ajuda e muita comédia. Mas nada de rotular ele ainda, e menos ainda desprezar ele por isso. Especial, primeiro de tudo é uma lição em forma de relato sobre a vida do autor Ryan O'Connell. Ele tem paralisia cerebral, é gay e faz parte da geração millennial (geração criada com internet, os nascidos a partir dos anos 1980).

Sabendo que Ryan possui esses atributos, já levamos em consideração de que ele seja especial e mereça um tratamento também especial. Pois bem, Ryan é como todos nós, e prova isso em seu maravilhoso livro, que trás várias experiencias que passou. Nesse relato biográfico do autor, conhecemos bem como foi sua vida em suas várias etapas pelos seus capítulo bem elaborados e cheios de humor.

Isso mesmo, o livro também possui muitos traços humorísticos que me fizeram rolar de rir! Mas também trás lições importantíssimas. Ele fala sobre a vida de Ryan e em como sempre foi afetado pelas pessoas terem uma ideia equivocada de que alguém com paralisia não pode ter uma vida com qualidade; e como sua paralisia também afetou seus relacionamentos.

Estamos falando sobre paralisia + ser gay. Ryan passou por muita coisa e nos ensina a como termos orgulho de nós mesmos independentemente da sua sexualidade ou condição. Achei bem interessante a forma que o autor falou sem reservas sobre os momentos em que sentiu vergonha de si mesmo e teve amizades tóxicas que o fizeram se sentir um lixo. Ele não esconde absolutamente nada, nos deixando a par até mesmo dos episódios mais vergonhosos que teve.

Provavelmente nem todos vão gostar do que o autor vai falar no livro. A linguagem é crua, contendo palavrões e relatos sobre cenas de sexo do autor. Não me incomodei por esses fatores, pelo contrário, achei bastante necessário para o que Ryan queria nos mostrar. Acontece que esse não é um livro para apenas ler sem absorver nada.

Todas as situações citadas servem para nos ensinar algo e a linguagem ajuda a nos mostrar o impacto que o livro trás. Ri muito com tudo, o livro é curto e com uma e escrita extremamente fluída. Se gosta daqueles livros que te ensinam algo, te fazem rir sem reservas, e para ler em apenas um dia, recomendo muito Especial.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/08/especial.html

Mariana @amarilendo 05/09/2019

Uma autobiografia hilária
"São esses os momentos mais importantes: os instantes em que você não mais se sente a pessoa que quer ser, mas a pessoa que já é. Isso é muito foda. É especial."

Especial vai contar toda a trajetória de crescimento e amadurecimento que Ryan O'Connell levou. O autor possui paralisia cerebral e se descobriu gay quando criança. Diante disso, ele compartilha sua história de uma forma hilária e reflexiva, fazendo críticas à geração Millennial.

Cada capítulo, Ryan explora alguns aspectos diferentes da sua vida. A adolescência, o primeiro amor, a faculdade, o trabalho, entre diversos outros momentos, sempre de uma forma bem sarcástica e crítica. E ao longo do livro, com as atitudes contadas pelo autor, vamos acompanhando o amadurecimento do mesmo enquanto, naturalmente, vivencia as experiências da vida.

Eu adorei o livro, me identifiquei muito com alguns pontos explorados pelo Ryan e quase acabei com meus flags de tantas citações que gostei hahahaha

O livro tem uma adaptação para a Netflix, que eu ainda não assisti mas pretendo.

AmAlia51 01/08/2020

Divertido
Legal, divertido, dá pra gente dar umas boas risadas e, ao mesmo tempo, parar e refletir sobre a vida de alguém como o Ryan.

Jessi18 23/02/2022

No começo eu fiquei com receio de ler esse livro, mas depois surgiu avançado passei a amar. Adoro a forma em como o autor trás a questão do amadurecimento e da vida adulta.

Acredito gostei pq estou vivenciado essa fase na minha vida e passando por algumas situações que o Ryan passou.

O livro é divertido e bem rápido de ler e sim eu acho que as pessoas que estão na faixa do 20 poucos anos e que acabaram de sair da faculdade precisam ler esse livro para entender que teremos que passar por algumas situações e que está tudo bem.

Yara 25/03/2022

Especial
Eu entendo que a pegada do autor é mais leve, mais voltada pro público jovem, mas a sensação que tive foi que ele perdeu uma bela oportunidade de tratar de forma melhor esses temas cheios de nuances da própria vida. A forma de escrever pobre? ou eu que sou intolerante, vai saber? Talvez a série seja melhor, mas ainda assim eu indicaria a leitura.

Umbrelliy 05/05/2024

Li quando eu era bem nova também, mas lembro de não ter achado uma grande coisa. atualmente não releria esse livro pq a história não me interessa, mas empatizo com os problemas familiares do autor.

Arthur 07/06/2022

É legal
Não é um tipo de livro que eu costumo ler, então sair da bolha é um pouco estranho, mas Ryan traz reflexões bem legais, nas quais muitas eu me identifiquei (a parte em que ele conta sobre estagiários, me vi ali) e tem uma Grande Denúncia sobre as relações Fakes que as pessoas estão criando através das redes sociais.

E assim, se você tá procurando um livro Para rir muito, então especial é Perfeito.