Especial

Especial Ryan O'Connell

Resenhas - Especial

Carolina.Souza 22/09/2020minha estante
não sabia que tinha livro :O

Eri 28/11/2023

Bonzinho
É um livro bem levinho, terminei em 4 dias. Não é super profundo e complexo. É simples mas é bom.
Não achei que conseguiria me identificar de primeira com um livro que é principalmente sobre um millenial já q sou gen z, mas foi super gostoso de acompanhar a visão de um millenial, gay e pcd.

Luvanor N. Alves 12/02/2022

Tirando as questões pertinentes a se discutir sobre capacitismo, achei a personagem pedante demais com uma narrativa, por muitas vezes, inverossímil.

Luvale 01/06/2023

Pra rir e refletir
Raramente eu leio autobiografias assim e essa foi bem interessante, conseguiu me fazer refletir, emocionar e rir em questão de parágrafos.

Ryan escreve de um jeito muito interessante, trazendo uma leveza pras situações ruins, sem tirar a profundidade delas.

É um livro que fala muito sobre os dilemas da atualidade, vida adulta, vida profissional, aceitação, amizades, amores, drogas, família e sexualidade. Tudo de um jeito não linear, mas que faz todo o sentido e consegue manter o leitor interessado e investido.

Gostei muito da forma que o autor contou sobre sua vida e como podemos relacionar os problemas com a nossa realidade. Algumas passagens sobre as amizades da vida me deixaram bem triste. Um livro pra ler rapidinho e tirar boas reflexões. Amei ambos, o livro e a série.

booksdreamz 06/01/2022

achei o livro muito bom, as histórias do ryan são muito engraçadas e algumas frases me impactaram bastante, realmente uma grande lição de vida

leobalarin 28/11/2023

ESPECIAL
O livro serviu de base para a série ?Special? da Netflix, e por gostar bastante quis poder ler essa história.?Basicamente é uma autobiografia do autor e ator da série, Ryan O'Connell, então se você já viu a série e vai ler depois, igual foi meu caso, se prepare, pois aqui as coisas são mais intensas e temos uma visão bem mais forte de todas as memórias vividas por Ryan. ?
Ele é um homem gay e tem paralisia cerebral e teremos alguns retratos da infância, período da escola, inicio da vida adulta e os desafios que precisou enfrentar, tudo isso é trazido com bastante humor (as vezes até ácido), mas entendemos bem como é ter alguns sentimentos, certas dificuldades e seus desejos. ?
O livro aborda um tema deliciado sobre o uso em excesso de álcool e outras drogas e todo o impacto que isso causou em sua vida, pode ser gatilho para algumas pessoas, então fica o alerta. ?
No geral a história é gostosa e muito fácil de ler, então se está passando por uma ressaca literária, fica a indicação.

adrianlendo 03/02/2021

Não recomendado para menores de 16 anos.

Ryan é um millennial gay e com paralisia cerebral e narra sua trajetória até a chocante descoberta de que ele não é o centro do universo.

Especial tem uma narrativa divertida e leve que flui muito bem, fazendo com que o leitor o leia sem nem perceber, são 224 páginas que passam voando por mais que alguns capítulos se tornem levemente tediosos.

No início da leitura eu estava amando por não ser mais uma autobiografia de alguém que já sofreu muito e agora tá escrevendo algo motivacional, o livro segue nessa linha até um pouco mais da metade e isso resulta em uma escrita hilária que rende boas risadas e que mesmos assim da pra se tirar alguma lição.

O problema é que dá metade pra frente essa mesma narrativa se mantendo do mesmo jeito acaba por prejudicar o livro e transmitir uma aparência de auto-ajuda que torna meio entediante, aí não há ironia que salve.

Ryan é uma pessoa maravilhosa e muito do que ele narra criticando os millennials é feito de uma maneira ótima, são esses pequenos percalços que fazem com que, para mim, o livro não seja tão bom assim, mas também não seja ruim. Também acredito que o fato de eu não ser um millennial e não me identificar com metade das coisas ditas ali tenha prejudicado a leitura, isso é totalmente culpa minha, mas não deixa de ser algo que tenha prejudicado a experiência para mim.

Thiago 26/12/2020

Esse livre trouxe dualidades de sentimentos, me identifiquei muito em algumas partes e detestei o autor em outras,as no geral me diverti com a leitura.

Jheni 06/01/2021

É um livro legal, mas não consegui me conectar muito coma história. É uma autobiografia misturada com auto ajuda. Achei a adaptação da Netflix muito mais interessante.

lucasrespindola 03/02/2021

Esperava uma história inspiradora, recebi um livro de autoajuda que por mais que seja cativante, não é algo que mereça ser lembrado.

Bianca | @arteespressa 20/07/2020

UMA BIOGRAFIA +18
Me identifiquei muito com o Ryan pelo fato dele ver tudo com humor, sempre tirando sarro da própria situação (e praticando o famoso autobullying). Ele se permite ter seus momentos de tristeza, admitindo a derrota e mergulhando fundo na depressão. Mas assim que nota o tempo perdido, dá a volta por cima e corre atrás do seu objetivo.
Indo de uma vida "fácil", proporcionada por uma mãe superprotetora, a um vício destrutivo em drogas (lícitas ou não), Ryan nos mostra que, muitas vezes, o problema começa na nossa própria cabeça. É óbvio que algumas situações têm o poder de nos incapacitar, nos jogando no poço mais fundo e impedindo de enxergarmos qualquer solução. Mas, com muito bom humor e descrições bem detalhadas, Ryan explica (e exemplifica) que a arrumação precisa começar de dentro: se aceitarmos a derrota e permanecermos nela, nada nunca irá melhorar.
A mensagem é clara: nada precisa ser impossível, principalmente quando o nosso maior impedimento vem de dentro. Então, assim que arrumarmos o nosso interior, seremos capazes de enxergar métodos e soluções pra alcançarmos o nosso objetivo, seja ele qual for.
Essa foi minha primeira biografia e não me arrependo. O autor conseguiu contar a sua história mostrando todos os ângulos, explicando os problemas e mostrando as soluções. Marquei várias frases que, embora altamente pessoais, me resumiram bastante (e acredito que irão resumir muitos jovens por aí, porque, afinal, a cobrança em cima deles nunca vai deixar de existir).

site: https://www.instagram.com/p/CCt9YAUFtxV/

Luh 10/12/2020

Um livro meio especial .
Foi muito bom ter a visão de uma pessoa com paralisia cerebral ( mas não tanta).
Me divertir e me identifiquei com as situações pelas quais o Ryan passou.
Um livro bem leve e descontraído, que, ainda assim acrescentou de forma positiva o meu modo de ver algumas coisas.

Julinho 19/06/2021

Um livro divertido
É um livro muito legal - melhor escrito que a média dos livros direcionados ao público adolescente - bem humorado e inteligente, ainda que de um jeito bastante ingênuo. Mas tal como outros livros desse nicho, a realidade está muito distante da vivida pelos adolescentes brasileiros: ainda que a deficiência e o acidente de carro tornem a vida de Ryan mais "especial", logo notamos que o rapaz foi privilegiado e suas dores, alegrias e concelhos, as vezes acabam resvalando num tom de "coach" e soando como white people problems. O último capítulo sobre dependência com drogas, acabou destoando do resto do livro, não sendo exatamente leve e confesso que olho com preconceito para jovens ricos e bonitos se jogando em cima de entorpecentes por surtos de "rebeldia".

rafazaakar 04/03/2020

EU AMO AUTORES QUE NAO TEM VERGONHA DE PASSAR VERGONHA <3
#resenha ? ?Especial? (Ryan O?Connell, 2019) #15

Ah gente, é tão bom quando a gente se surpreende com um livro, né? Eu conheci essa história quando a @netflixbrasil lançou a série e logo depois o livro apareceu, mas nunca tive interesse em ver/ler. Mas, como toda promoção é bem-vinda, achei essa preciosidade por 15 realzinhos e falei: VOU LEVAR.

A escrita do Ryan tem aquela pegada meio autoajuda, meio autobiográfica e no meio de tudo isso causos e narrativas vividas por ele nesses anos todos. O?Connell nasceu com Paralisia Cerebral, nada muito grave, mas ele mancava. Dai ele sofreu um ?acidente? e perdeu grande parte da movimentação de um braço. Em seu livro ele conta como é crescer, se desenvolver e se encontrar tendo que lidar com isso e com o fato de ser gay.

Eu gostei muito do jeito que ele criou toda a narrativa e focou em pontos importantes de seu amadurecimento. As críticas que ele faz a geração Millenium ? e por consequência a si mesmo ? não podiam ser mais assertivas. Teve um momento em que eu falei: Não é possível, ele ta escrevendo isso pra mim!

Em relação a série, já que terminei o livro e corri para maratonar ? o que não é difícil, já que são 8 episódios com cerca de 15min cada, eu gostei por ver a vida dele representada e PRINCIPALMENTE POR VER QUE ELE É O ATOR INTERPRETANDO UM PAPEL QUE CONTA A SUA VIDA! Obviamente o roteiro da série não segue à risca o livro, o que é chato, porque a serie mostra algumas coisas que nunca aconteceram em sua vida. Mas é uma romantização da história dele, e preciso dizer que gostei MUITO.

Se tiverem a oportunidade, eu super indico essa leitura. Vai fazer vocês refletirem e darem boas risadas!

#editoragalerarecord #editoragalera #galerarecord #ryanoconnell #especial #special #lgbt

Luccas.Soares 16/05/2021

Quando descobri o livro, pensei que seria apenas uma versão mais realista da série da Netflix. Mas acabei descobrindo uma história incrível e que apesar de características muito distintas, Ryan consegue descrever os sentimentos de quase toda uma geração. Sentimentos esse, sem a culpa, mas com um toque de humor que criaram uma leitura fluida e deliciosa.
Termino o livro com a sensação de ter encontrado um dos meus favoritos dos últimos tempos. Especial de verdade!
Lari 16/05/2021minha estante
Melhor livro p qm é mais novo e tá desesperado c o futuro, eu amei dms