Especial Ryan O'Connell

Resenhas - Especial

juliana1514 28/07/2023

Ameiiiii!
Dá série eu comprei esse livro e nunca li. Sim meus caros eu fiz isso mesmo. Na verdade tenho esse hábito de comprar vários títulos e colocá-los em minha estante e esquecer de lê-los. Às vezes até os coloco no meu planner mensal de leitura, mas acabo sendo atraída por outra leitura e assim alguns títulos vão sendo esquecidos. E foi justamente isso que aconteceu com esse livro que me encantou em todos os sentidos.
Essa é a biografia de Ryan O'connell um escritor, ator, ativista LGBTQ e ativista pela deficiência norte-americano. Ficou conhecido por sua biografia que lhe rendeu uma adaptação na Netflix a série "Special", que confesso não ter assistido, mas irei procurar para maratonar.
Ryan tem uma escrita muito fluida e gostosa. Você devora esse livro em uma sentada à tarde, porque a cada página ficamos mais envolvidos. Uma história muito divertida, que irá nos contar a trajetória do Ryan e as adaptações sociais com sua deficiência cerebral, descoberta de sexualidade, trajetória profissional e relacionamentos.
Eu amei muito esse livro e ri bastante e me vi agindo igual o Ryan em algumas situações. Penso que foi bom ter esquecido esse livro na estante e não ter lido lá em 2019, talvez eu não tivesse a compreensão que tive hoje. Foi uma leitura surpresa muito agradável.

Jade.Cavalcante 26/12/2020

Resenha feita por: revelandosentimentos.com.br

É com essa reflexão que trago a história de um personagem do livro Especial. Ryan O?Connell está perto de completar suas três décadas de vida, tem paralisia cerebral e ainda é gay. Entendam o meu ?ainda? como uma forma de ele enfrentar uma dificuldade dos personagens do livro, o fato de tanto sofrer bullying por ter a paralisia e ainda sofrer por ser homossexual. O preconceito reina no livro, assim como em vários lugares que vamos, sempre tem alguém que vira os olhos pela orientação sexual de alguém, como se isso fosse uma doença. Doença de verdade é essa pessoa achar que está certa só porque é o pensamento dela, então todos os outros estão equivocados. Mas continuando?

Ryan passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta.

Especial conta um relato autobiográfico, que tinha tudo para deixar o leitor feliz e satisfeito com a escrita, mas acredito que ele pesou um pouco a mão e o sarcasmo se tornou exagerado, algumas coisas foram desnecessárias e algumas descrições não faziam sentido de existir. O fato é que o livro busca trazer uma reflexão sobre a forma cruel que os jovens vivem hoje.

Existem poucos diálogos na narrativa, esse fator também deixa a leitura um pouco cansativa e monótona. O autor não tem papas na língua e isso limita seu público alvo, já que não é indicado para crianças. Há quem goste de coisas mais pesadas, há outros que preferem mais leve? Eu sou adepta a ambos, mas nesse caso acho que não se enquadra umas frases pesadas, penso que o autor poderia ter limitado os termos de forma que até uma criança pudesse ler. Não apenas isso, mas como disse no parágrafo anterior, algumas coisas soam forçadas.

É um livro que deve ser indicado para quem curte o gênero e para quem não se preocupa com a falta de policiamento nas palavras. Infelizmente o livro não funcionou para mim, mas sem dúvidas ele nos faz refletir sobre como as pessoas estão tão preocupadas com curtidas, com ser famosas e mostrar à sociedade o quanto são fodonas no que fazem. Talvez seja uma forma de ocultar a carência em algo ou alguém. Pode ser que o livro funcione para você, mas tenho certeza que você refletirá sobre esses mesmos assuntos que iniciei esse desabafo, que nem chamaria de resenha.
Ryan 16/05/2021minha estante
Você queria que ele escrevesse uma autobiográfia pra crianças? Se eles escrevesse pra tentar fazer crianças lerem ele teria que descartar várias coisas da própria história da vida dele, o capítulo sobre Ser gay pode ajudar bastante jovens que estão começando a descobrir a própria Sexualidade, apagar isso só pra poder vender o livro pra crianças iria ser uma ideia terrível, nem todo livro é pra criança.

Cley 29/07/2019

Não tem como uma geração ser igual a outra, seria praticamente impossível. As coisas mudam, os tempos são outros, mas os erros permanecem os mesmos, a única diferença é que esses erros estão visíveis, basta o wi-fi para expor nossas vidas.

Os millennials cresceram acreditando que podiam fazer qualquer coisa. Relacionamentos conturbados, autoestima medida através de uma selfie postada no instagram, e a certeza de desconhecer o rumo que a vida está seguindo, essas e outras características pertencem a um millennial.

Ryan está perto de completar suas três décadas de vida, tem paralisia cerebral, gay e quer encontrar seu lugar no mundo, mas antes vai errar muito e descobrir que amadurecer não é tão simples.

"Mentiras podem alavancar sua autoconfiança, podem fazê-lo ser aceito por um grupo de amigos e conseguir uma transa, mas nada, exceto a verdade, sobrevive."

“Especial” é uma autobiografia que narra as descobertas, crises, ansiedades e alegrias do autor.
Confesso que tenho certa obstinação em ler autobiografias pela forma estrutural dos textos.
Na do Ryan, me identifiquei em várias experiências vividas por ele, e pude entendê-lo como ninguém.

Há poucos diálogos nesta obra, admito que essa característica me deixa impaciente. Quando uma obra fica restrita à tipologia narrativa, a leitura torna-se (para mim) demorada, apesar de a linguagem do livro ser fluida.
O Ryan não tem filtro em suas palavras, talvez a forma que ele narra os acontecimentos deixem determinados leitores desconfortáveis, acredito que por isso o livro seja indicado para maiores de 16 anos. Mas isso não me incomodou, pelo contrário, deu mais veracidade ao que ele vivia.

A série “Special” da Netflix foi inspirada nesta obra e o Ryan interpreta a si mesmo.
“Especial” mostra que apesar de sermos diferentes, somos especiais a nossa maneira, e que não devemos nos cobrar tanto quando erramos, porque podemos pegar esses erros e transformá-los em aprendizados.

Fabi | @ps.leitura 31/07/2019

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você já se sentiu especial alguma vez? Seja por ter alguma doença, seja por sua opção sexual, seja por qualquer coisa. Já se sentiu assim? “Especial”, escrito por Ryan O’Connell, é um dos lançamentos de julho do Grupo Editorial Record e deu origem à série Special, da Netflix.

Ryan é um garoto considerado da geração Millennial. Como se já não enfrentasse todas as situações complicadas, desafios e clichês dessa geração, Ryan era um jovem gay e ainda precisava lidar com a sua paralisia cerebral.

Um tempo de sua vida, Ryan passou estagiando para Divas Delirantes, tomando remédios devido a sua doença e buscando o amor verdadeiro. Mas durante tantas tentativas de buscar o certo, muitos erros foram cometidos e sua vida tomou um novo rumo.

“Especial” é um livro autobiográfico do autor.
Nele ele apresenta como foi a sua vida, sua jornada e como enfrentou todos os problemas da geração millennial. Mostra como o mundo pode ser cruel com os jovens que são superprotegidos pelos pais.

Isso me faz pensar: será que as próximas gerações serão assim? Uma proteção excessiva, diversos dilemas, problemas, dificuldades e não conseguindo lidar com a realidade do mundo lá fora? Afinal, a vida é totalmente diferente do mundo digital.

Infelizmente o mundo de hoje é apenas likes e seguidores. Os jovens procuram aceitação na internet de pessoas desconhecidas, fazem isso como uma disputa de quem é mais popular que o outro e vive apenas em função disso. Será que isso realmente vale a pena? O mundo é tão maior além disso. Você realmente precisa de aceitação do desconhecido?

A reflexão que o livro traz é ótima, mas é só.
Você realmente começa a pensar nas próximas gerações, em como o mundo ficará daqui uns dias e tudo mais. Em contrapartida, o livro tem uma linguagem bem grosseira.

Apesar de tratar de assuntos importantes em nosso cotidiano, o autor Ryan O’Connell apresentou tudo de uma forma simplificada e uma linguagem na qual não estou acostumada e, sinceramente, não gostei.

Para entender um pouco melhor, em um capítulo ele conta como ele foi utilizar o banheiro, entupiu a privada e a sua mãe teve que fazer o trabalho sujo. Um adolescente de vinte e poucos anos precisando da ajuda de sua mãe para limpar sua própria sujeira (literalmente)?! E ainda relatado de forma explicita?! Um incomodo sem fim.

Infelizmente “especial” não teve nada de especial para mim.
Foi uma leitura difícil de concluir, com acontecimentos rasos, sem profundidade e uma linguagem totalmente fraca. Apesar do livro relatar a vida do próprio autor, acredito que se tivesse narrado de uma forma diferente, aprofundando nos momentos certos e contado um pouco mais de alguns fatos que realmente eram legais de narrar, a história teria tomado um rumo diferente e me cativado.

Um livro com um adolescente se conhecendo, se descobrindo e descobrindo como viver nessa geração; buscando o amor verdadeiro, cometendo erros e acertos. É um livro de autobiográfico, mas também de autodescoberta.

site: https://www.psamoleitura.com/2019/07/resenha-especial-de-ryan-oconnell.html

mi.sh 22/05/2021

Olha, eu fui atrás desse livro porque eu achei a série bonitinha mas é tudo TÃO DIFERENTE que posso dizer que o livro me deixou traumatizada com a quantidade de cenas explícitas e que envolvem fezes (as vezes na mesma cena)

hscardigan 13/01/2023

i'm special (and other lies we tell ourselves)
Gostei muito desse livro (apesar de ser uma biografia), a esvrita do Ryan é muito leve e engraçada e me fez rir em vários momentos.
Apesar de ter gostado eu acho que eu deveria ter esperado um pouco para ler ele, para ter uma experiência sobre o que o livro trata.

Juliany12 06/09/2023

Sou especial?
Foi um livro bem gratificante e fácil de ler. No início eu não sabia que era uma autobiografia, mas me surpreendeu muito.

Em diversos momentos senti empatia por Ryan, pela sua deficiência, sua sexualidade e seus momentos ruins e em diversos momentos eu me identifiquei muito com ele, em relação aos trabalhos, a expectativa do futuro e outros pontos...

Adorável e recomendo!

Thiago Pontes 13/12/2020

Realista
Em 2019 a Netflix estreou a série Special baseada nesse livro e produzida pelo Jim Parsons. O livro é um relato das experiências do Ryan O'Connel um rapaz gay e com paralisia cerebral. Não é uma história em que você vai debulhar-se em lágrimas. É um relato sincero, forte e muitas vezes tragicômico em como é ser uma pessoa com deficiência gay. Recomendo que assistam a série. Ryan também é ator e protagoniza a produção.

Senjuleu 09/03/2023

Como se sentir Especial
Tornar-se adulto não é uma tarefa fácil, principalmente quando você vive numa geração tecnológica e viciada em se expor. Acrescente também, a ideia de ser gay e uma pessoa com deficiência...
Parece ser uma loucura, e de fato é, mas quando olhamos com outra lupa para a situação percebemos que essa viagem pode ser divertida. Ryan ao contar sua história, de forma tão cômica, nos coloca no âmbito da questão humana: será que a nossa existência vale de algo? A resposta é indecifrável. Mas com toda certeza em algum ponto você vai se identificar, porque acho que é isso que nos faz humano, sermos tão parecidos e diferentes, tudo ao mesmo tempo.

hstied 06/09/2022

especial
gente do ceu esse livro me deu um tapa na cara, li coisas que eu nao estava preparada para ler e passei um bom tempo parada pensando no que eu tinha acabado de ler. eu gostei muito desse livro (nao achei que ia gostar), ele fala sobre assuntos super importantes de um jeito divertido e rapido de ler. eu ate daria 5 estrelas porem os personagens nao me prenderam e nao tem muitas falas

naosxi 13/09/2023

Especial
Sinceramente, gostei muito dessa leitura. Quando se fala que é uma autobiografia, ficamos meio desanimados porque imaginamos aquela coisa pacata e chata (pelo menos pra mim é assim) e Especial é totalmente diferente desse estéreotipo criado na minha cabeça, a escrita do Ryan é engraçada, objetiva e bem fluída.

A cada cada capítulo, ele fala sobre algum assunto que afete de alguma forma os jovens, seja amizade, sexualidade, bebidas...enfim. Acima de tudo, em todos esses assuntos, ele fala sobre ele. Sobre um homem com paralisia cerebral homossexual que demorou muito tempo pra descobrir como gostar de si mesmo e se encontrar no mundo, e acho isso muito bonito. Ryan pegou todos seus pensamentos, inseguranças e momentos que, de alguma forma soam constrangedores e colocou no livro sempre deixando no final de cada capítulo reflexões que mexeram comigo de verdade.

Especial é como um aconchego, como abraçar alguém e escutar essa pessoa dizendo "Ei, tá tudo bem! Também já passei por isso, vai passar!"

Indico com toda certeza! Vale a pena a leitura.

Ritchelly - @garotagirassol_ 01/02/2020

#resenhadagirassol - Especial
Como se não bastassem os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral, Ryan O’Connell também lida com as dificuldades de fazer parte da geração superprotegida pelos pais, os Millennial.

Vamos acompanhar alguém que acreditava poder ser qualquer coisa, ter todas as suas vontades saciadas com um pouquinho de birra e atenção exagerada aos seus acertos, sair da bolha e sentir as dificuldades que o mundo proporciona, os vários dedos apontando cada erro, as cobranças e malicias do mundo corporativo. Realmente não é fácil sair da própria bolha, não é mesmo?!

Neste relato autobiográfico, Ryan nos conta em meio a reflexões e altas doses de sarcasmo suas aventuras pela vida adulta e a busca por si mesmo em meio a tantos complexos sociais e disputas nas redes sociais.

Ryan descreve várias das suas descobertas, crises, ansiedade e expectativas que ele vivenciou em suas 3 décadas de vida. Uma narrativa que vai do simples e atual ao divertido e casual, Ryan passou vida a história, deixando claro suas emoções no texto. Acredito que isso foi um ponto positivo pois, o livro não conta com muitos diálogos, dessa forma, ver a oscilação de emoções na escrita do autor contribuiu para que passasse a imagem de algo verdadeiro.

Eu gostei bastante da leitura, várias partes do livro foram inspiradoras, pois o autor sempre lembra que é essencial sermos nós mesmos, nos amar e aprender com nossos erros e não nos cobrar incessantemente por algo que não está sob nosso controle.

Em várias partes me identifiquei com as situações, principalmente quando ele fala sobre sua fase pós faculdade e entrada no mercado de trabalho, as frustrações que passou e as lições que tirou delas foram reconfortantes haha.

Antes que eu me esqueça, assisti a série da Netflix também, posso garantir que o livro é melhor e a série não tem absolutamente nada a ver com o livro (a não ser sua essência) mas, vale a pena assistir, pois achei que a série mostrou um outro ângulo da história, o da mãe. Se você for assistir, sugiro bastante atenção nessa personagem.

É um livro rápido de ler, com dilemas que talvez todos nós passamos, independente de nossa geração. Uma narrativa sem filtro que se você não se sentir incomodado, poderá tirar várias lições e boas gargalhadas.

site: https://www.instagram.com/garotagirassol_/

Jardy 19/12/2021

Especial
Irônico e inteligente, Especial mostra que, independentemente da geração, o amadurecimento é um pro cesso doloroso, repleto de dúvidas e muitas, muitas decisões equivoca das. A única diferença é que, agora, o Wi-Fi permite que esses erros sejam divulgados em tempo real.

Quero que se lembre de se sentir confortável consigo mesmo, e não como se precisasse se desculpar por tudo. Quero que se lembre da primeira vez que decidiu não colocar o próprio coração nas mãos descuidadas de outra pessoa. São esses os momentos mais importantes: os instantes em que você não mais se sente a pessoa que quer ser, mas a pessoa que já é. Isso é muito foda. É especial.

sarita 30/08/2021

"há três certezas na vida: morte, boletos e pé na bunda."
um grande white gay boy problem!! lendo esse livro você percebe que todo mundo tem uma vida meio estranha e que sempre vai ter alguém pior que você??

eduarda 17/05/2020

Inspirador, mas confuso.
Nessa autobiografia é possível acompanhar a trajetória de Ryan, um homem gay com paralisia cerebral leve.

Sem pesquisar anteriormente e tendo base na série da Netflix, comecei a história imaginando ser um romance. Quando percebi ser uma autobiografia (bem diferente da série, por sinal), desanimei um pouco, mas não parei a leitura.

Ryan sempre coloca uma pitada de humor e alguma coisa motivacional no final de cada situação e é por isso que o livro se torna bom, no entanto, a linha temporal é muito difícil de ser acompanhada e isso torna o livro muito confuso.