Especial Ryan O'Connell

Resenhas - Especial

Athenna 26/12/2022

Li ja faz alguns meses por conta da série. É uma leitura bem fluída e rápida que aborda diversos temas importantes de forma leve e até divertida.

Georgiana 27/06/2020

Razoável
Até a metade do livro eu amei. Mas depois parecia um autoajuda. Ficou chatinho.

Max.Milly 08/09/2020

Decepção
Comprei com emoção, queria muito ler, mas foi tudo por água a baixo, fiquei com um incomodo enorme durante a leitura.

Kadu 31/12/2022

Essencial pra gen Y e, principalmente, Z
Se você é Millenial ou gen Z, PRECISA ler este livro. São lições essenciais (mas que aprendemos sem o livro, nos lascando mesmo) para todos da nossa geração. O livro é de uma honestidade brutal. Maravilhoso.

Ogando 17/06/2020

Especial
O livro nos leva a fundo na vida do personagem que relata suas vivencias, angustias, prazeres e descobertas ao longo de sua vida. Ryan passa por altos e baixos tentando se identificar na vida de jovem adulto.
O livro deu origem a série homônima na Netflix, porém pelo que me lembro é bem mais profundo do que a produção do streaming. A história de Ryan é um prato cheio para tentarmos entender um pouco mais a vida de uma pessoa com paralisia cerebral, nos mostrando que ao contrário do que pensamos eles tem os mesmo problemas que nós, só mais complicados devido ao preconceito da sociedade.

Mila 27/09/2020

N funcionou pra mim
Uma mistura de biografia romantizada com livro de autoajuda. Gostei não viu? Blé

Alexandre | @estantedoale 25/01/2023

UM BLOG DE PAPEL?
A leitura de “Especial” é divertida. Mas é um erro procurar o livro achando que ele será igual à série que você viu na Netflix. Ou procurar a série achando que será igual aos escritos de Ryan O’Connell.

A divertida biografia da vida comum de um millennial gay com paralisia cerebral: esta é a melhor descrição para este livro. O autor tem uma maneira ácida de falar dessas questões, contribuindo para o humor dos relatos.

Não é só risos. Quando narra sua vida, Ryan foge da linearidade biográfica. Ok, ele começa falando da infância, adolescência e independência dos pais e como eles contribuíram para quem é hoje. Mas consegue sair e voltar para esse eixo nos capítulos seguintes.

“Especial” é sobre sua deficiência, sexualidade, educação, trabalho, amizades, drogas e descobertas. É isso que divide o livro, não o tempo. Talvez, sem esses tópicos, fosse mais difícil para ele narrar ou para nós lermos.

Os capítulos são intitulados de uma forma que parecem ter saído de um blog – o que não surpreenderia, já que um dos diversos passos da carreira do autor foi o trabalho em plataformas assim. Porém, não são nada curtos. Para facilitar a leitura, temos a irreverência do texto e a diagramação espaçada já conhecida da Galera Record.

Há quem diga que o livro muda seu olhar sobre a série. De fato: essa leitura me pareceu muito mais aprofundada, apesar de entender que a proposta da produção inspirada é ser rápida, fluida e mais sarcástica do que cômica.

Ler “Especial” me fez ter um olhar diferente sobre a vida a adulta, as relações amorosas, amistosas e familiares e mostrou uma perspectiva sobre a vida que, muitas vezes, deixamos de lado: precisamos ser responsáveis por nós mesmos.

site: instagram.com/estantedoale

mary_pt 21/10/2022

Especial
O que posso citar sobre está divina obra, é que ela é perfeita.
Em alguns momentos são bem... pesados e a ironia vai estar presente no decorrer da história, Ryan é um jovem com paralisia cerebral e também é gay, o que ao longo de sua vida conta vários acontecimetos Muito engraçados, e que alguns deles estão presentes na geração atual de jovens. Esse livro, me deixou pensativa e quase sem post-it de tanto marcar o livro.

As Frases que mais me definiram foram:

"Apenas deixamos de ser amigos porque nos tornamos pessoas diferentes."

"Quando abri a porta estava desanimado com o clima alegre."

Kaprãn 31/12/2022

Adorei a série, mas não consegui me conectar com o livro, muita coisa desnecessária. Achei lento e sem trama.

niciogs 27/09/2020

Uma mistura de biografia com auto ajuda. Gay com paralisia cerebral, Ryan é um retrato dos jovens millennials e compartilha com os leitores suas experiências de vida. O livro é verdadeiro e muitas passagens me fizeram refletir

Miki 22/02/2020

Gostei
Ri muito
Mas não lembro o pq (minha memória é de peixe)
Mas ta ai como favorito querido Ryan

12/03/2020

RYAN, SEJA MEU AMIGO
Ryan é maravilhoso! Queria ser amiga dele!
Me diverti bastante com as histórias, mas tive alguns tapas na cara. A leitura flui muito bem e tudo é contado com leveza.

Paulo.Oliveira 08/11/2020

Curti mais a série!
Ok, assisti a série primeiro, então talvez isso tenha me influenciado a gostar menos do livro. Gosto da história e talvez o estilo da narrativa não tenha me chamado tanto a atenção, mas vale bem a pena ler!

Lucas.Marques 07/06/2020

Incrivelmente especial!
QUE LIVRO INCRÍVEL! O livro é bom, por evitar cair no lugar comum, de citar os preconceitos por Ryan ser gay e ter paralisia cerebral. Ressaltando Ryan e sua vida comum, o livro passa pela adolescência e juventude, contando como ele se assumiu, os desastres profissionais e amorosos! Livro leve, despretencioso. Grata supresa.

luizedu 13/01/2023

A crise dos 20 é universal.
O mais delicioso em ler Especial, foi ter a sensação de ler um diário de tão aberto e pessoal que Ryan era ao contar suas histórias sem nenhum tipo de pudor. Isso me aproximou da sua narrativa enquanto leitor.
É ótimo ler as contradições, dúvidas e acertos de alguém que não tem vergonha de se assumir imperfeito sem deixar de se responsabilizar pelos seus erros.
Através da leitura refleti sobre minha fase atual e já não me sinto tão culpado por me sentir perdido no caos que é estruturar uma vida aos 20 e tantos anos.
Alguns leitores podem desgostar da estrutura do livro por não ter uma progressão narrativa mais tradicional com início, meio, fim e funcionar mais como uma compilação de relatos que ora se conectam e outras vezes nem tanto.
De qualquer forma, fico contente de ter iniciado meu 2023 lendo este aqui. :)