Especial

Especial Ryan O'Connell

Resenhas - Especial

Jheni 06/01/2021

É um livro legal, mas não consegui me conectar muito coma história. É uma autobiografia misturada com auto ajuda. Achei a adaptação da Netflix muito mais interessante.

v de vanisse 27/12/2023

Meio ruinzinho, né?
O livro até que começa bem, divertido e tal? mas da metade pro final vira uma BOMBA! Fica repetitivo, sem graça? gostei não.

moonsunbie 14/11/2022

Manual gay de como sobreviver aos vinte e poucos anos
Amargamente necessário e engraçado, a autobiografia de Ryan O'Connell é tudo que está escrito na capa! Em resumo: "É tipo a bíblia, só que gay!".

Além de sarcástico e divertido, o livro trata de assuntos importantes desde a ingressão a vida adulta a vícios em drogas lícitas! Mas cada frase é um ensinamento e por isso ele é tão essencial e especial.

@osilenciodoslivros 17/11/2020

Esse é o típico livro que vai te encantar pela sinopse...e nem sempre isso é bom.

Este livro aborda temas importantíssimos. Ryan narra sua trajetória enquanto uma pessoa com paralisia cerebral e homossexual. Ele conta a cada capítulo momentos, pensamentos, dificuldades diferentes que ele teve ao longo da vida e a forma como não deixou que pessoas o limitassem por conta da sua deficiência. O tom de escrita dele é bem descontraído e, muitas vezes, sarcástico, o que foi meio contra o que eu esperava, rsrsrs, mas isso foi bom, rende risadas, então sei que a leitura deve fluir fácil para muita gente...não foi o meu caso.

Quando escolhi ler este livro, não prestei atenção que era uma história do próprio autor e contada pelo mesmo. Esse tipo de livro normalmente não me atrai tanto e, por isso, em muitas passagens do livro eu me senti exausta, os capítulos são imensos.

Uma coisa que me incomodou bastante também foi que tudo era remetido à conotação sexual/malícia. Era um cara de quase 30 anos narrando, achei meio forçado toda hora voltar pra esse ponto. Não lembro de ter ficado 5 páginas sem o sexo ou órgãos genitais serem citados. Sério, é o livro não pornográfico que mais citou coisas do tipo que eu já li, rsrs. Deixando claro que não tenho nada contra, só não é algo de acordo com o MEU gosto.

Portanto, aprendi que esse tipo de leitura (autor contando sua própria história) não me agrada. O livro tem boa escrita, em muitas partes eu ri, mas não me prendeu, sabe?! Não sei se senti isso porque achei que seria uma história com personagens fictícios e etc, ou porque esse tipo de leitura realmente não é pra mim. E também achei que seria emocionante, rsrs, tinha até preparado os lenços. Eu gosto quando minhas expectativas são quebradas, mas a quebra, nesse caso, não curti

Para concluir, existe a série da Netflix inspirada nesse livro, mas depois da última adaptação que vi (A Química Que Há Entre Nós) e odiei, estou com medo de assistir adaptações, rsrsrs, então, se eu for assistir será num futuro meio distante.

sarita 30/08/2021

"há três certezas na vida: morte, boletos e pé na bunda."
um grande white gay boy problem!! lendo esse livro você percebe que todo mundo tem uma vida meio estranha e que sempre vai ter alguém pior que você??

Jardy 19/12/2021

Especial
Irônico e inteligente, Especial mostra que, independentemente da geração, o amadurecimento é um pro cesso doloroso, repleto de dúvidas e muitas, muitas decisões equivoca das. A única diferença é que, agora, o Wi-Fi permite que esses erros sejam divulgados em tempo real.

Quero que se lembre de se sentir confortável consigo mesmo, e não como se precisasse se desculpar por tudo. Quero que se lembre da primeira vez que decidiu não colocar o próprio coração nas mãos descuidadas de outra pessoa. São esses os momentos mais importantes: os instantes em que você não mais se sente a pessoa que quer ser, mas a pessoa que já é. Isso é muito foda. É especial.

Bruno 29/04/2023

Eu comecei a ler esse livro por causa da série, e não tem nada a ver com a série, rsrs. No livro você conhece melhor o Ryan, seus perrengues, seus problemas e como ele superou. É uma leitura fluida e divertida.

Fabi | @ps.leitura 31/07/2019

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você já se sentiu especial alguma vez? Seja por ter alguma doença, seja por sua opção sexual, seja por qualquer coisa. Já se sentiu assim? “Especial”, escrito por Ryan O’Connell, é um dos lançamentos de julho do Grupo Editorial Record e deu origem à série Special, da Netflix.

Ryan é um garoto considerado da geração Millennial. Como se já não enfrentasse todas as situações complicadas, desafios e clichês dessa geração, Ryan era um jovem gay e ainda precisava lidar com a sua paralisia cerebral.

Um tempo de sua vida, Ryan passou estagiando para Divas Delirantes, tomando remédios devido a sua doença e buscando o amor verdadeiro. Mas durante tantas tentativas de buscar o certo, muitos erros foram cometidos e sua vida tomou um novo rumo.

“Especial” é um livro autobiográfico do autor.
Nele ele apresenta como foi a sua vida, sua jornada e como enfrentou todos os problemas da geração millennial. Mostra como o mundo pode ser cruel com os jovens que são superprotegidos pelos pais.

Isso me faz pensar: será que as próximas gerações serão assim? Uma proteção excessiva, diversos dilemas, problemas, dificuldades e não conseguindo lidar com a realidade do mundo lá fora? Afinal, a vida é totalmente diferente do mundo digital.

Infelizmente o mundo de hoje é apenas likes e seguidores. Os jovens procuram aceitação na internet de pessoas desconhecidas, fazem isso como uma disputa de quem é mais popular que o outro e vive apenas em função disso. Será que isso realmente vale a pena? O mundo é tão maior além disso. Você realmente precisa de aceitação do desconhecido?

A reflexão que o livro traz é ótima, mas é só.
Você realmente começa a pensar nas próximas gerações, em como o mundo ficará daqui uns dias e tudo mais. Em contrapartida, o livro tem uma linguagem bem grosseira.

Apesar de tratar de assuntos importantes em nosso cotidiano, o autor Ryan O’Connell apresentou tudo de uma forma simplificada e uma linguagem na qual não estou acostumada e, sinceramente, não gostei.

Para entender um pouco melhor, em um capítulo ele conta como ele foi utilizar o banheiro, entupiu a privada e a sua mãe teve que fazer o trabalho sujo. Um adolescente de vinte e poucos anos precisando da ajuda de sua mãe para limpar sua própria sujeira (literalmente)?! E ainda relatado de forma explicita?! Um incomodo sem fim.

Infelizmente “especial” não teve nada de especial para mim.
Foi uma leitura difícil de concluir, com acontecimentos rasos, sem profundidade e uma linguagem totalmente fraca. Apesar do livro relatar a vida do próprio autor, acredito que se tivesse narrado de uma forma diferente, aprofundando nos momentos certos e contado um pouco mais de alguns fatos que realmente eram legais de narrar, a história teria tomado um rumo diferente e me cativado.

Um livro com um adolescente se conhecendo, se descobrindo e descobrindo como viver nessa geração; buscando o amor verdadeiro, cometendo erros e acertos. É um livro de autobiográfico, mas também de autodescoberta.

site: https://www.psamoleitura.com/2019/07/resenha-especial-de-ryan-oconnell.html

Paloma F. 15/03/2020

Leitura leve 3 divertida, virou fácil um dos favoritos

jlucass 10/06/2023

As desventuras e aventuras de Ryan O?connell que é um escritor e ator estadunidense que escreveu sua autobiografia em 2015, nela descreve suas dificuldades sendo um homem gay e com paralisia cerebral? desde sua infância quando descobre sua sexualidade a vida adulta com dificuldades na universidade, como em manter relações afetivas com alguém, uso excessivo de drogas lícitas, dentre outras? no epílogo finaliza o livro contando como se estabilizou e seguiu fortemente, aconselhou o leitor a nunca se arrepender de algo e sempre lembrar do que fez, ações resultam no que somos hoje! É uma história legal, não me comoveu, só interessante!

Nanda 26/11/2020

Esse livro é tipo: Calma, cara, tu só tem 20 anos!
Como diria Jout Jout: Tá todo mundo mal.

Mariana 27/04/2023

Você (não) é especial
Não costumo ler autobiografias, mas decidi dar uma chance quando me dei conta que nunca li nada que tivesse pessoa com paralisia cerebral envolvidas- seja como autor ou personagem.

Eis a Bíblia gay e da geração z (millennial).

Não esperava receber lições de vida, momentos engraçados, relatos de partir o coração e muitos muitos conselhos úteis para quem está nas crise dos 20.

Recomendo!
Ryan, no meu coração você sempre será famoso!

(Chorei)

Ritchelly - @garotagirassol_ 01/02/2020

#resenhadagirassol - Especial
Como se não bastassem os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral, Ryan O’Connell também lida com as dificuldades de fazer parte da geração superprotegida pelos pais, os Millennial.

Vamos acompanhar alguém que acreditava poder ser qualquer coisa, ter todas as suas vontades saciadas com um pouquinho de birra e atenção exagerada aos seus acertos, sair da bolha e sentir as dificuldades que o mundo proporciona, os vários dedos apontando cada erro, as cobranças e malicias do mundo corporativo. Realmente não é fácil sair da própria bolha, não é mesmo?!

Neste relato autobiográfico, Ryan nos conta em meio a reflexões e altas doses de sarcasmo suas aventuras pela vida adulta e a busca por si mesmo em meio a tantos complexos sociais e disputas nas redes sociais.

Ryan descreve várias das suas descobertas, crises, ansiedade e expectativas que ele vivenciou em suas 3 décadas de vida. Uma narrativa que vai do simples e atual ao divertido e casual, Ryan passou vida a história, deixando claro suas emoções no texto. Acredito que isso foi um ponto positivo pois, o livro não conta com muitos diálogos, dessa forma, ver a oscilação de emoções na escrita do autor contribuiu para que passasse a imagem de algo verdadeiro.

Eu gostei bastante da leitura, várias partes do livro foram inspiradoras, pois o autor sempre lembra que é essencial sermos nós mesmos, nos amar e aprender com nossos erros e não nos cobrar incessantemente por algo que não está sob nosso controle.

Em várias partes me identifiquei com as situações, principalmente quando ele fala sobre sua fase pós faculdade e entrada no mercado de trabalho, as frustrações que passou e as lições que tirou delas foram reconfortantes haha.

Antes que eu me esqueça, assisti a série da Netflix também, posso garantir que o livro é melhor e a série não tem absolutamente nada a ver com o livro (a não ser sua essência) mas, vale a pena assistir, pois achei que a série mostrou um outro ângulo da história, o da mãe. Se você for assistir, sugiro bastante atenção nessa personagem.

É um livro rápido de ler, com dilemas que talvez todos nós passamos, independente de nossa geração. Uma narrativa sem filtro que se você não se sentir incomodado, poderá tirar várias lições e boas gargalhadas.

site: https://www.instagram.com/garotagirassol_/

Thiago Pontes 13/12/2020

Realista
Em 2019 a Netflix estreou a série Special baseada nesse livro e produzida pelo Jim Parsons. O livro é um relato das experiências do Ryan O'Connel um rapaz gay e com paralisia cerebral. Não é uma história em que você vai debulhar-se em lágrimas. É um relato sincero, forte e muitas vezes tragicômico em como é ser uma pessoa com deficiência gay. Recomendo que assistam a série. Ryan também é ator e protagoniza a produção.

Jade.Cavalcante 26/12/2020

Resenha feita por: revelandosentimentos.com.br

É com essa reflexão que trago a história de um personagem do livro Especial. Ryan O?Connell está perto de completar suas três décadas de vida, tem paralisia cerebral e ainda é gay. Entendam o meu ?ainda? como uma forma de ele enfrentar uma dificuldade dos personagens do livro, o fato de tanto sofrer bullying por ter a paralisia e ainda sofrer por ser homossexual. O preconceito reina no livro, assim como em vários lugares que vamos, sempre tem alguém que vira os olhos pela orientação sexual de alguém, como se isso fosse uma doença. Doença de verdade é essa pessoa achar que está certa só porque é o pensamento dela, então todos os outros estão equivocados. Mas continuando?

Ryan passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta.

Especial conta um relato autobiográfico, que tinha tudo para deixar o leitor feliz e satisfeito com a escrita, mas acredito que ele pesou um pouco a mão e o sarcasmo se tornou exagerado, algumas coisas foram desnecessárias e algumas descrições não faziam sentido de existir. O fato é que o livro busca trazer uma reflexão sobre a forma cruel que os jovens vivem hoje.

Existem poucos diálogos na narrativa, esse fator também deixa a leitura um pouco cansativa e monótona. O autor não tem papas na língua e isso limita seu público alvo, já que não é indicado para crianças. Há quem goste de coisas mais pesadas, há outros que preferem mais leve? Eu sou adepta a ambos, mas nesse caso acho que não se enquadra umas frases pesadas, penso que o autor poderia ter limitado os termos de forma que até uma criança pudesse ler. Não apenas isso, mas como disse no parágrafo anterior, algumas coisas soam forçadas.

É um livro que deve ser indicado para quem curte o gênero e para quem não se preocupa com a falta de policiamento nas palavras. Infelizmente o livro não funcionou para mim, mas sem dúvidas ele nos faz refletir sobre como as pessoas estão tão preocupadas com curtidas, com ser famosas e mostrar à sociedade o quanto são fodonas no que fazem. Talvez seja uma forma de ocultar a carência em algo ou alguém. Pode ser que o livro funcione para você, mas tenho certeza que você refletirá sobre esses mesmos assuntos que iniciei esse desabafo, que nem chamaria de resenha.
Ryan 16/05/2021minha estante
Você queria que ele escrevesse uma autobiográfia pra crianças? Se eles escrevesse pra tentar fazer crianças lerem ele teria que descartar várias coisas da própria história da vida dele, o capítulo sobre Ser gay pode ajudar bastante jovens que estão começando a descobrir a própria Sexualidade, apagar isso só pra poder vender o livro pra crianças iria ser uma ideia terrível, nem todo livro é pra criança.