O xangô de Baker Street

O xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Darla 17/11/2016

Pra descontrair...
Não é propriamente um livro de grande suspense.

Achei irônico e divertido.
Quero Reler, pois gostei.

Sherlock no Brasil seria realmente um fato notório, especialmente no período tratado.
Vale a pena a leitura.

Momentos da Fogui 17/09/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2014/09/o-xango-de-baker-street-jo-soares.html

Erica Jeani 30/08/2016

Genialidade na junç?o do real com o fictício
Aqui, Jô Soares mostra mais uma vez sua capacidade de contar histórias usando dados reais misturados aos criados pela sua mente. E tudo montado para nos fazer rir sem igual. Brilhante.

Camila 29/08/2016

Divertidíssimo
A escrita de Jô Soares é leve, divertida e mantém a atenção de uma forma fácil e leve. Os personagens, bem construídos e reais, tornam a narrativa instigante. Se não tivesse assistido à adaptação para o cinema antes de lê-lo ficaria ainda mais surpreendida com o final inesperado. Watson melhor pessoa ?

Evandro.Atraentemente 01/08/2016

O Xangô de Baker Street
Nesse incrível romance de Jô Soares, figuras reais de nossa história e personagens famosos da ficção se encontram na cidade do Rio Janeiro em pleno século XIX, mais precisamente no ano de 1886.
O misterioso roubo de um raríssimo violino Stradivarius, presente do Imperador D. Pedro II à jovial viúva baronesa de Avaré, Maria Luíza Catarina de Albuquerque, é o pontapé inicial para uma onda de crimes na cidade.
Na sequencia, uma pálida figura toda vestida de negro, chapéu e uma capa que chegava aos pés, assassina uma jovem prostituta com requintes de crueldade, o que se tornaria um ritual estranho e macabro, tornando-lhe o que viria a ser o primeiro Serial Killer do Brasil.
A cidade estava agitada com a visita da grandiosa atriz francesa Sarah Bernhardt, para uma longa temporada nos teatros do Rio de Janeiro. No intuito de evitar que o roubo do violino chegasse aos ouvidos populares e não chateasse a Imperatriz, D. Pedro II evita o envolvimento da polícia e seguindo um conselho da atriz, chama o famoso detetive Sherlock Holmes, amigo intimo de Sarah, para um passeio às terras brasileiras.
Começa aí uma aventura da vida de Holmes que Conan Doyle jamais contou. Sherlock Holmes, desembarca por aqui, acompanhado do seu fiel escudeiro Dr. Watson, no intuito de descobrir o paradeiro do violino e também se envolve na busca para capturar o misterioso assassino. Basta saber se nosso herói terá sucesso por aqui, mas uma coisa posso garantir, esse Serial Killer se tornou muito conhecido na história (rsrsrs).
Tudo isso regado a muito humor e situações extremamente diversas, colocando o detetive em meio a sessões de candomblé, Pai de Santo, feijoadas e vatapás, corridas de cavalos, cannabis e muito mais. O clima tropical faz, até mesmo, nosso querido detetive se apaixonar loucamente por uma típica mulata brasileira.
O livro mostra como surgiu a nossa famosa caipirinha e alguns segredos que a historia jamais permitiria revelar… rsrs
Com toda pompa que vivia a monarquia e os artistas boêmios retratados, você vai se divertir muito ao ver o outro lado da história e conhecer um pouquinho mais de personagens que você antes só via nos livros escolares. Além dos já citados, você tem nessa história Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Paula Nei, José do Patrocínio, entre outros.
A proposta de Jô Soares é muito interessante e muito bem desenvolvida. O livro se tornou leve, bem humorado e com uma história e personagens simplesmente fascinantes. Você vai se divertir muito e ajudá-los a resolver todo esse mistério, e com certeza se surpreender com seu desfecho.
A única reclamação que tenho é chegar ao fim do livro e querer mais....
Para os que se interessarem tem a adaptação feita para o cinema. O filme tem direção de Miguel Faria Jr. e é uma produção luso-brasileira de 2001.
Lembrando que esta é uma obra de ficção e mesmo os personagens históricos apresentados são tratados de forma ficcional.

site: http://www.atraentemente.com.br

Paixão 18/06/2016

Um quadro do Brasil imperial que demonstra a algumas de nossas heranças e o pouco da nossa história. O que jô soares fez foi traçar um cômico panorama histórico mesclado de realidade e ficção, fatos verídicos são misturados à invenções para um encademento de ações.
O rítimo do livro é fascinante, além do tom irônico que ri não apenas do passado, mas do presente herdado.
Marcel Koury 18/06/2016minha estante
Excelente resenha.

Suellen 23/05/2016

A estória começa com um violino super raro (um Stradivarius) ter desaparecido. Esse violino pertencia a baronesa Maria Luíza, amante de Dom Pedro II.
Por indicação de uma amiga de Dom Pedro II, a atriz Sarah Bernhardt, ele entra em contato com Sherlock Holmes para ele solucionar o caso, já que Dom Pedro II não quer a polícia brasileira envolvida.

Nesse meio tempo começa a acontecer alguns assassinatos. As vítimas são mulheres, mas não há nenhuma ligação entre elas. Essas moças são encontradas sem as orelhas e com uma corda de violino amarrada entre as genitálias. E o delegado Mello Pimenta não está conseguindo resolver esse crime.

Ao saber que Holmes está a caminho do Brasil, ele também entra em contato com ele pedindo ajuda com esse caso.

Holmes chega ao Brasil acompanhado de seu ajudante, o Dr. Watson.
Holmes, que fala português de Portugal, está encantado com o país e quer experimentar tudo, já Watson não está muito a vontade no país e não vê a hora de poder voltar para a Inglaterra.

Durante as primeiras investigações, Holmes percebe que os dois crimes estão interligados e com a ajuda do delegado Mello Pimenta eles vão tentando desvendar esse mistérios.

Durante as investigações, Holmes e Watson são responsáveis por criar várias coisas no Brasil, como por exemplo a caipirinha e o termo Serial Killer.

Eu sempre quis ler um livro do Jô Soares e acabei pegando esse para ler pois parecia bem interessante.
Ele colocou vários personagens históricos e fictícios no livro, o que achei bem interessante, mas um pouco cansativo pois às vezes não lembrava quem era e o que fazia um determinado personagem.

O livro é cheio de ironias e humor negro, o que nos leva a dar umas boas risadas.

Mas um ponto que não gostei foi como ele construiu Holmes e Watson.
Eu já li vários livros do Sir Arthur Conan Doyle, e o que o Jô fez foi uma caricatura desses personagens.

Watson parece um cara extremamente chato que não gosta do país, da temperatura, das comidas e não vê a hora de pegar o navio e voltar ao seu país.
Já Sherlock Holmes foi criado como um pateta. Completamente distraído, desastrado e sem fazer suas incríveis deduções.

Mas não posso deixar de admirar a pesquisa que Jô fez para criar esse livro. No final temos uma extensa lista de livros lidos por ele, sendo de história, biografia e ficção, para poder criar os personagens e todos os detalhes de como se vivia naquela época.

site: https://www.instagram.com/sula_fenix_

Juliano 27/01/2016

livro excelente!
A história é incrível e envolvente!
O humor de Jô Soares é notado em cada linha!

Dioneia.Rios 14/01/2016

Este livro é uma delícia. Uma narrativa alegre, inusitada, com acontecimentos pra lá de engraçados. uma leitura leve, e que toma por base de seus personagens, perfis clássicos, conhecidos do público, como Sherlock Holmes e seu parceiro memorável Watson, Jack o Estripador, a Marquesa e outras pitorescas figuras reais ou imaginárias da sociedade do séc.XIX . O final da trama, perfeitamente plausível, a deixa ainda mais interessante e satisfatória.

Rafael 11/01/2016

o xangô de Backer street - uma resenha
humor e ação na medida, com a quele toque de confusão tropical para inglês não ver

site: http://rafaoguerreiro.blogspot.com/2015/12/o-xango-de-baker-street.html

Roberto.Suga 27/10/2015

Muito divertido
Divertidíssima estória, onde podemos acompanhar a passagem de Sherlock Holmes no Rio de Janeiro. A leitura flui bem, super engraçada (com pitadas de humor negro), onde conhecemos também um pouco da Cidade Maravilhosa do século XIX. Super recomendado.

Juliara ZonaC 17/09/2015

O XANGÔ DE BAKER STREET - JÔ SOARES | ZONA DE CONSPIRAÇÃO
Fala galera! Hoje trago a resenha do último livro que li na Maratona Literária de Inverno. Não sabe que treco é esse? Clica aqui que você vai entender.
Bom, finalizei minha maratona com uma obra do grande Jô Soares. Ainda não tinha lido nada dele e gente, como eu adorei esse livro! Já quero comprar outros dele, pra ontem!

O Xangô de Baker Street narra um caso em que o grande detetive Sherlock Holmes foi solicitado para resolver em terras tupiniquins. Sherlock inicialmente é chamado para ajudar no caso do desaparecimento de um violino Stradivarius, que D. Pedro II havia dado à sua amiga Maria Luísa Catarina de Albuquerque, mas acaba auxiliando o delegado Mello Pimenta no primeiro caso de serial killer registrado.

site: http://www.zonadeconspiracao.com/2015/09/oxangodebakerstreet.html

Beatriz.Dias 06/09/2015

Surpreendente
É incrível como Jô Soares transporta Sherlock Holmes para o Rio de Janeiro através de um caso inesperado. O desenvolvimento da trama é impressionante e realmente te leva a experimentar aquela década, aquele lugar, aquelas vidas. Para uma grande fã de Conan Doyle, Jô me surpreendeu.

Nete 25/08/2015

Diversão
Não sei vocês, mas eu quando li imaginava o Roberto Bolanos na estória e ficava rindo sozinha. rsrs